Informações para quem treina sem Técnico
Obviamente esta não é a forma adequada para evoluir de forma competitiva, visando torneios nacionais e um futuro promissor como atleta profissional da modalidade, mas em diferentes ocasiões e por diferentes motivos, não dispomos de intervenção profissional.
· Forme um grupo ou encontre parceiros para de forma regular e organizada praticar fundamentos e disputar partidas.
· Os conceitos de como golpear (teoria) e atingir determinado padrão técnico substituem horas de treinamento inadequado, deve-se ter uma idéia do movimento e entender as possibilidades, as variações possíveis de um mesmo golpe: amplitude do movimento, contato com a raquete, trajetória da bola, efeitos e colocação da bola na mesa adversária.
· Estabeleça objetivos realísticos, o que você pode e tem como atingir e priorize treinar com pessoas que esperam ou querem o mesmo.
· O processo de escolha/adaptação ao equipamento serve uma ordem de grandeza, do mais lento (lento não é ruim, é controle) ao mais veloz (não é o melhor, pois tem um menor controle), as madeiras e borrachas ALL são adequadas para todos os estilos e tipos de jogadas.
· Para quem joga por hobby ou diversão não deve preocupar-se com a introdução da colagem rápida, acarreta gasto maior do material, custo maior de manutenção, menor domínio do conjunto de raquete, prejudica a assimilação correta dos golpes (no início devem ser amplos e com raquetes lentas, que ofereçam controle) após o entendimento da mecânica os acertos serão introduzidos gradualmente.
· Quem leu até aqui merece parabéns, por não ter técnico o mínimo que pode fazer é procurar material no fórum.
· O estilo irá formar-se de acordo com as suas possibilidades físicas, técnicas e psicológicas, não é você que opta por jogar de determinada maneira, mas sim o conjunto de suas capacidades.
· É indispensável uma referência visual dos movimentos e do posicionamento dos diferentes estilos (procure vídeos de treinamentos ou partidas), os movimentos incorretos treinados de forma regular melhoram o índice de acertos, mas impossibilitam/limitam a progressão técnica.
· Tênis de mesa é adaptação, um jogador inteligente que entende as ações do adversário, através da observação direta saberá o que fazer, somente restando executar. A visão é o sentido mais importante por que permite aprender com o oponente, selecionando ações e respostas.
· Os golpes devem ser desenvolvidos primeiramente em sua forma (saber a mecânica, se alguém perguntar como fazer, você terá uma imagem mental e poderá mostrar o golpe), após em sua utilização e finalmente em sua repetição, fixar de forma definitiva no seu repertório motor.
· Os treinos de habilidade, flexibilidade e regularidade são realizados antes dos treinos de força, explosão ou resistência, assim como os lançamentos são treinados, para um aproveitamento melhor, na metade do período.
· O conhecimento teórico do exercício é mais importante do que a potencia no golpe. Você tem que saber o quê e para quê está treinando determinada bola. O principio para aprender e executar bens novos fundamentos é saber avaliar quando introduzir novos fundamentos, sem deixar de praticar o básico.
Não há como, com poucas palavras, transmitir a totalidade de informações necessárias. O vocabulário é vastamente empregado para influir na percepção, tanto quanto a atenção visual.
Muitos atletas aprendem olhando, outros mais ouvindo e alguns de ambas as formas, na impossibilidade de mostrar ou corrigir, resta descrever…