Indicação Técnica - Jogos Olímpicos Londres 2012

Saiu agora a pouco a indicação técnica para completar a seleção que vai representar o Brasil nos jogos olímpicos:

Indicação feminina: Gui Lin
Indicação masculina: Thiago Monteiro

Antes de mais nada, sucesso para ambos!
O espaço fica aberto para comentários a respeito da indicação, afinal fórum existe para isso. Mas com base no histórico, antecipo que não esqueçam de ter respeito para com os atletas e todos os que estão com eles envolvidos, acima de tudo.

Abraços!

Antes de mais nada, parabéns para ambos os atletas,e em especial o Thiago que eu não tenho palavras para descrever a recuperação fantástica dele,é um guerreiro mesmo.
Eu não queria estar na pele do pessoal da cbtm para fazer tal tipo de escolha,mas como o Alcir disse bem,esse fórum é um local de discussão e opinião,portanto eu deixarei a minha sem propriedade nenhuma,com o único embasamento de um espectador atencioso.
Mesmo com a excelente atuação do Thiago nesse Latino,eu ainda acho que esse ano é o ano do Cazuo,todos devem concordar comigo que ele enfrenta a melhor fase de sua carreira (sem mencionar que ele é o atual numero 1 do Brasil),e também pelo fato dele nunca ter participado de nenhuma Olimpíada,eu acho que essa seria a sua oportunidade de ouro.
Já no feminino não posso nem opinar,pois não acompanho nada do feminino,e aproveito o debate para deixar a minha pergunta;Quais são as atletas que compõem a seleção feminina??

falo,abraço :mrgreen:

Muito triste pela Jessica!! Acompanho pelo pai dela todo empenho e dedicação dessa atleta. Ainda acho a Jéssica mais bem preparada e mais talentosa.Meu recado a ela é: Não desanime nunca , sua hora vai chegar!!

Parabens ao Thiago! ::aplausos::
Nunca tive chance de falar com ele [só pelo Orkut ha muito tempo, na epoca q o Facebook nao era uma febre…], mas sempre q cruzo com ele aqui no meu estado, ele acena com a cabeça para mim, acho q ele me conhece de algum lugar! 8O
Eu falo com o Leleu, o irmão dele, qdo a gente se cruza no Campeonato Cearense, apesar dele estar meio ausente ultimamente.

Contudo acho q o Cazuo merecia ir tb, principalmente pela grande fase q está atravessando. Mas li a justificativa do Tecnico da Seleçao para a convocaçao do Thiago e ela me pareceu bastante sensata, pq para jogar duplas, faz mais sentido o Thiago destro com algum jogador canhoto. Se fosse o Cazuo seriam 3 canhotos na equipe!

Sim, tambem parabenizo os atletas escolhidos, pois deve ser um sentimento de grande felicidade ser selecionado para disputar jogos olimpicos.

Ja eu queria muito ser da CBTM e ter poderes para decidir sobre quem vai para Londres. Deixaria tudo para ser disputado na mesa, sendo os 2 melhores colocados para disputar simples e equipes, e o 3o melhor para disputar equipes. Simples assim.

É uma pena que não podem ir quatro, pois considero que ambos (Thiago e Cazuo) são importantes e estão jogando bem. Além disso, a dupla Thiago/Tsuboi de fato já teve resultados excelentes e é uma combinação muito boa… só que o Cazuo teve resultados internacionais excelentes… era uma escolha bem dificil.

Em relação ao feminino, eu teria convocado a Jéssica, nada contra a Gui Lin que joga muito bem e é mais nova, mas a Jéssica joga muito bem em eventos por equipes e tem bastante experiência internacional também.

Até entendo e concordo em parte com os argumentos de muitas pessoas que preferem esta forma de seleção. Mas eu acredito que parte da função da comissão técnica (tão importante quanto o próprio “coaching”) é acompanhar e avaliar a capacidade dos atletas para as competições durante o período de interesse, além de prospectar futuros entrantes. Um exemplo disso para mim foi a justificativa do Jean René a respeito da convocação do Thiago: provou por A+B qual era o plano a respeito disso, sendo muito claro e objetivo dentro do que era a convocação. Isto para mim é o papel do técnico de uma seleção.
Eu particularmente não acredito que um evento pode definir com mais qualidade um convocado do que todo um período de análise de muitas perspectivas.

Penso exatamente assim (tanto para o masculino quanto para o feminino). Esta regra se encaixou de forma bastante cruel dentro das atuais circunstâncias, tanto que eu já havia dito em outro tópico que, na minha humilde opinião, qualquer dos dois que fossem escolhidos estariam representando de forma justa a seleção. Mas se infelizmente só um pode ser convocado, a indicação do Thiago me deixa bastante contente (como a do Cazuo me deixaria tb), pois são grandes atletas e pessoas.

Abraços!!!

Definitivamente uma equipe de TM são 4 atletas , não três!

Eu estava torcendo pelo Cazuo, mas a culpa por não ter ido as Olimpiadas foi dele. O Cazuo teve 200 chances no Preolimpico e não aproveitou. O Preolímpico estava bem fraco e o Hugo se arrastando conseguiu classificação. Deste time olimpico, Hugo é disparado o que está jogadando pior, mas foi competente pra ir ao preolimpico e não tremer.

Era bastante difícil a situação no feminino tb. Mas a Gui Lin é a melhor jogadora do Brasil hoje e ela é brasileira, então… Se é para levar o mlehor time, tinha que ter a Gui Lin.

Segue o link da reportagem que saiu hj no Uol falando sobre a decepção da Jéssica em não ir pra Londres:

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/r … ateada.htm

Embora o assunto seja polêmico, eu acho que a decisão tem que ser na mesa, não foi assim que a China fez antes dos jogos olímpicos em Pequim com o Ma Lin e o Wang Liqin?
Saudações.

Perdoem a minha frieza e minha ignorância sobre as regras da CBTM, mas não concordo com a decisão da escolha de Gui Lin ao invés da Jéssica Yamada.

Se Gui Lin teve problemas físicos e não pôde participar de alguns torneios são coisas da vida, na história do esporte mundial há inúmeros casos deste tipo em que um atleta de destaque não pôde participar devido a falta de pontuação no ranking de sua modalidade. Dito isto, para que serve o ranking ???

Ao meu ver está se supondo por critérios subjetivos (pois o objetivo seria o ranking) que a Gui Lin é melhor que a Jéssica Yamada e no término da olimpíada de Londres sempre irá pairar uma dúvida se o resultado poderia ter sido melhor levando a Jéssica.

Quando temos uma só escolha, nunca poderemos saber o que a outra nos traria, para pior ou melhor. Ninguém pode objetivamente afirmar que a Gui Lin será melhor ou pior do que a Jéssica seria. Este é um problema que não tem solução definida e eu acredito que as pessoas precisam entender isso. A única certeza é que existe uma pessoa responsável pela escolha, que é o técnico da seleção, designado para estabelecer seus critérios e assumir esta responsabilidade. Acredito escolha entre uma ou outra se define pela perspectiva adotada, ou seja, dependendo de cada uma delas, uma ou outra seria justamente escolhida. Coube ao técnico escolher qual seria a melhor perspectiva.
Fato é que a Gui Lin não é uma jogadora qualquer e esteve sim junto à equipe brasileira. É claro que eu entendo a frustração da Jéssica, pois mesmo não tendo maiores contatos com ela do que “ver por aí” (o que vale igualmente para a Gui Lin), admiro muito a sua dedicação ao esporte, logo sei que esta escolha deve ter causado danos muito profundos e não poderia ser diferente. Mas preferências à parte, não se pode dizer que a Gui Lin entrou de gaiato na seleção, afinal o seu processo de naturalização e os objetivos do mesmo eram de conhecimento geral há muito tempo, e não vejo motivo para só agora isto ser questionado.
E acima de qualquer coisa, o esporte deve estar sempre acima dos indivíduos. A própria Jéssica, apesar da tristeza e decepção, está apoiando sua colega (e pelo pouco que conheço dela, disso eu não duvido), e acho que isto deveria servir de exemplo para todos. Acho que se as coisas continuarem a tomar maiores proporções polêmicas, vai começar a acontecer algo que é tudo o que não precisamos: divisão. Somos muito pequenos para nos dar tal luxo.
Sucesso para o tênis de mesa brasileiro.

Abraços!!!

Caro Alcir e colegas mesatenistas.

O meu intuito não é causar nenhuma divisão nem questionar as decisões dos responsáveis pela escolha dos atletas, não conheço nenhuma das atletas, mas o que questionei é o motivo do ranking não ser levado em conta, pois fica muito estranho no meu entender uma pessoa que está acima no ranking não participar e a que está abaixo participar e pelo visto isto causou tanta estranheza que até no portal Terra este fato foi noticiado.

Vamos ser sinceros, para um portal como o Terra noticiar algo sobre o Tênis de Mesa …

[quote=“Armando J Tanaka”:pko0g3j0]Caro Alcir e colegas mesatenistas.

O meu intuito não é causar nenhuma divisão nem questionar as decisões dos responsáveis pela escolha dos atletas, não conheço nenhuma das atletas, mas o que questionei é o motivo do ranking não ser levado em conta, pois fica muito estranho no meu entender uma pessoa que está acima no ranking não participar e a que está abaixo participar e pelo visto isto causou tanta estranheza que até no portal Terra este fato foi noticiado.

Vamos ser sinceros, para um portal como o Terra noticiar algo sobre o Tênis de Mesa …[/quote]
Boa tarde Armando!
Na verdade eu que acabei, por falha de expressão minha, dando uma impressão equivocada em relação ao seu texto. Não quis dizer nem de longe que VC está causando qualquer tipo de intriga com os seus comentários, afinal vc só disse que não concorda com os parâmetros e tem todo o direito de fazê-lo, bem como o de imaginar o que vai acontecer.
O que eu acho injusto (e que VC definitivamente NÃO está fazendo) é tratarem a coisa de forma a desqualificar a Gui Lin ou as referências pelas quais ela foi convocada. A partir do momento em que começa existir uma revolta contra o fato, passam a existir vilões e mocinhos, e então eu pergunto: para quê? Todos nós não queremos a mesma coisa?
Com toda a sinceridade, eu concordo com a escolha (embora aceitaria perfeitamente o contrário dadas as atuais circunstâncias), mas estaria escrevendo a mesma coisa se as posições estivessem trocadas. Quero que ambas tenham sucesso e que, com ele, ajudem a fazer o tênis de mesa crescer no Brasil.
Tenho considerações um pouco distintas a respeito de ranking, mas não vem ao caso discutí-las aqui tb.
Por fim, repito:
Não há nada de errado com seu texto OK, Armando? Me desculpe por ter te dado esta impressão.

Abraços!!!

Até entendo e concordo em parte com os argumentos de muitas pessoas que preferem esta forma de seleção. Mas eu acredito que parte da função da comissão técnica (tão importante quanto o próprio “coaching”) é acompanhar e avaliar a capacidade dos atletas para as competições durante o período de interesse, além de prospectar futuros entrantes. Um exemplo disso para mim foi a justificativa do Jean René a respeito da convocação do Thiago: provou por A+B qual era o plano a respeito disso, sendo muito claro e objetivo dentro do que era a convocação. Isto para mim é o papel do técnico de uma seleção.
Eu particularmente não acredito que um evento pode definir com mais qualidade um convocado do que todo um período de análise de muitas perspectivas.[/quote]
Opa, timeout! Tsuboi e Hugo Hoyama nao conquistaram a vaga na mesa? Por que nao o terceiro jogador? Acho mais importante se eliminar o menor sinal de injustica e/ou duvidas do que supor que X sera mais adequado que Y. A duvida sempre existira e nunca sera esclarescida, pois a outra opcao sera apenas hipotese. Mas se todos conquistassem suas vagas na mesa, a outra opcao nem existiria, ou seja, a duvida nao existiria.

Pois é Nakata, como que estávamos falando especificamente da indicação técnica, nem cheguei ao mérito da seletiva. Mas mantenho a mesma linha de pensamento em relação à mesma, ou seja, acho que existem métodos melhores. Acontece que não sei até que ponto estes “métodos” (seletivas) são mandatórios para serem reconhecidos para a competição.

Abraços!!!

“Não há como comparar uma coisa com a outra. Tecnicamente, ela [Gui Lin] é muito melhor” Alaor Azevedo

Nossa 8O 8O 8O 8O 8O nunca eu pensei que algum dia eu concordaria com o Alaor kkkkkk.Mas brincadeiras a parte,entendo (igual à todos) a forma de como a Jéssica se sente,e admirei muito a sua postura em relação a situação,colocando sua opinião,mas ao mesmo tempo,apoiando a colega de esporte que vai defender o Brasil…realmente um postura admirável; Parabéns.

E quanto mais nós discutimos esse método,mas eu defendo a ideia de colocar TODO MUNDO na mesa (claro,entenda-se esse “TODO MUNDO” como os atletas selecionados para participar da seletiva cujo qual eu não sei os critérios).Bom…de mais a mais,boa sorte para a Gui Lin,e que toda essa polemica não afete em sua participação nos jogos.

falo,abraço :mrgreen:

Passou hoje no Esporte Record News uma entrevista com Alvaro Jose (comentarista da Record), Paco e Caroline Kumahara presentes no estudio. Alguem viu? Depois eu vou tentar achar um link na net, mas por hora farei um resumo dos assuntos abordados.
Como nao poderia deixar de ser o primeiro e principal assunto foi sobre a convocacao da Gui Lin preterindo a Jessica Yamada. Em entrevista, a Jessica foi muito elegante ao disfarcar ao maximo sua decepcao e ainda apoiar a Gui Lin.
A controversia foi o porque da convocacao da Gui Lin, que estava 12 posicoes atras da Jessica na epoca da convocacao. Paco respondeu, obviamente, que foi criterio do treinador Lincon Yasuda. Mas depois fez praticamente um palanque em favor da Gui Lin, explicando que ela chegou com 12 anos no Brasil e teve que esperar ate completar 18 anos para se naturalizar. Disse tambem que um confronto entre ambas para decidir a vaga (hipotese levantada pelo entrevistador) nao seria ideal porque o vencedor nao seria necessariamente a melhor opcao tecnica, pois o objetivo eh levar o melhor time possivel. Sobre o ranking mundial nao ter influenciado, Paco disse que o ranking de ambas esta muito longe do ranking das atletas tops e nao poderia servir de parametro, esta explicacao nao me pareceu muito convincente. Enfim, me parece que deixou clara a sua preferencia pela Gui Lin.
O programa nao deixou as polemicas de lado. Citou o plano da CBTM de levar a Gui Lin para ganhar experiencia, mas tambem citou que a Jessica tem apenas 22 anos e certamente eh candidata a vaga em 2016. Ou seja, essa justificativa da CBTM nao cola.
Perguntou-se ainda se Hugo Hoyama, na condicao de treinador da Gui Lin, teria tido alguma infuencia nesta convocacao. O unico que ousou responder foi Alvaro Jose, que nao explicitou sua opiniao, mas deixou no ar que Hugo tem 43 anos, 6 olimpiadas e eh um nome de respeito, talvez ate mesmo candidato a levar a bandeira na cerimonia de abertura.
Por sua vez, Caroline Kumahara mandou bem ao ser perguntada sobre a polemica da convocacao feminina. Disse que eh criterio do tecnico e que a opiniao dela nao vale muito. Quando perguntada sobre seu estilo, reconheceu que ataca bastante e tem ponto fraco na defesa. Para uma jogadora de apenas 16 anos foi bem coerente e inteligente.
Sobre a convocacao masculina nada se falou.
Concluindo, foi uma boa entrevista, com as perguntas certas mas entrevistado errado na minha opiniao. Deveriam ter levado o Lincon, que poderia tirar qualquer duvida quanto ao assunto convocacao.

O pior de tudo é levar 3 jogadores!!! ridículo , todas as modalidades coletivas levam atletas a mais para terem um reserva. TM quando se joga equipes passa a ser coletivo. O correto é levar 4 mesatenistas!
O Yasuda deveria explicar à nós os porquês da convocação , concordo.