Impacto dos materiais

Durante o processo de escolher um novo material para jogar, onde o pessoal do fórum ajudou muito, me surgiu um questionamento sobre a diferença que os equipamentos fazem durante o jogo.

Quão impactante vocês acham que os equipamentos são durante o jogo? É muito mais uma questão de habilidade, ou as ferramentas realmente fazem diferença?

Por exemplo, eu jogo atualmente com uma Speedo Outburst que tenho há alguns anos. As borrachas já estão super lisas e um dos lados está descolando nas bordas. Muito raramente consigo fazer drives de BH e inconsistentemente de FH, mesmo quando percebo que a técnica está relativamente correta. Por isso quero montar uma raquete nova, para ver se isso irá me ajudar a melhorar. Acham que um dos motivos para minhas dificuldades nas jogadas que mencionei, se devem ao meu equipamento atual?

Devemos comparar cada material com sua classe, ou seja, sua Speedo é uma mera raquete de recreação de R$100,00 logo deve-se compara-la com as demais de mesma categoria.

1º - É o jogador que faz a raquete e não a raquete que faz o jogador; é claro, quanto melhor for a ventagem de material, mais “fácil” se torna o jogo se souber como usar a seu favor no jogo.

2º - De certa forma, borrachas lisas por desgaste, se torna quase uma anti-spin, então dificulta um pouco o jogo do adversário. A bola volta toda torta e morta.

3º - Não adianta ter um conjunto top, de R$1200,00 como você queria, se não souber usar.

3º - Tenho colegas de jogo que jogam com materias “de marca” mas já com algum desgaste perceptível (por condições financeiras), e estão subindo no pódio em compeonatos por aí…

4º - Quando falamos de materiais profissionais, não tem lógica comparar com materiais de recreação, não se eqivalem em nenhum aspecto, exceto pelo conjunto ser de madeira + borracha hahaha.

5º - o importante é um conjunto balanceado. E isso você pode nunca descobrir, principalmente se não tiver um jogo bem definido e querer ir trocando de material para ver se isso vai fazer você jogar melhor.

6º - Você com um conjunto de supostos R$3000,00, ainda vai perder para alguém com um de R$1000,00.


Resumo:
1º - Técnica / teoria
2º - Perca muitas vezes
3º - Prática
4º - Perca muitas vezes
5º - Repetição
6º - Perca muitas vezes
7º - Troca de borracha(s)
8º - Perca muitas vezes
9º - Troca de madeira
10º - Perca muitas vezes
11º - Repita todos os anteriores sem desistir

Abs

1 Curtida

Muito legal sua resposta. Penso o mesmo, acho que o que mais importa é o jogador em si.

O que me fez pensar sobre os equipamentos, é que vejo tantas borrachas e raquetes que prometem milagres durante o jogo, mas que em alguns casos não mostram mudanças impactantes.

Justamente, nunca tive um grande contato com materiais de melhor qualidade, por isso que fico nessa dúvida. Se borrachas que prometem mais controle, realmente vão proporcionar isso, ou é apenas um mínimo detalhe, e um mesmo jogador poderia manter o seu estilo de jogo com vários equipamentos diferentes sem necessitar de mudanças drásticas. Claro que falando de materiais semelhantes, do pouco que sei não há como comparar borrachas lisas com borrachas de pinos, por exemplo.

De fato, saber se uma borracha á “controlável” ou não, é fazendo testes.
Mas há um “jeito burro” de fazer isso: Quanto mais lenta e menos efeito, mais controle - tudo isso de uma forma “básica” sem deixar de ser verdade.
Quanto mais dura: mais velocidade, menos efeito e menos controle
Quanto mais macia: mais efeito, menos velocidade e mais controle

O problema é quando comparamos borachas rápidas e com spin de natureza própria, de diferentes fabricantes, linhas ou durezas. Cada um adota um processo e protocolo, esponjas, topsheet, etc. Mesmo que não seja perceptível, mecanicamente tem diferenças.

Mas isso tudo colocando apenas o fator borracha. Ainda precisa a combinação com uma madeira

Realmente não vejo com comparar borrachas lisas com pinos. Pinos chegam a ter 80-85% a menos de velocidade e efeito se comparado com borrachas de alto desempenho. Pino só serve para atrapalhar o jogo hahaha. Tanto é que no catálogo da butterfly, o gráfico de lisas e pinos são separados…

Abs

1 Curtida

Boa noite @zaz,

É importante não cair no romance de que é possível fazer ABSOLUTAMENTE qualquer coisa com ABSOLUTAMENTE qualquer material. Isso seria a mesma coisa que dizer que se pode ganhar uma corrida de F1 com um carro de passeio.

Ou seja, é importante estar minimamente amparado para poder desenvolver e desempenhar qualidade. A partir daí, a coisa volta sim a estar nas suas mãos. Por exemplo, não é justo dizer que você, com uma raquete de recreação, deveria conseguir imprimir efeito relevante num golpe. Por isso é importante ter um material adequado, que te permita evoluir sem esta restrição, e daí em diante aprender um monte até TALVEZ precisar trocar de equipamento. Nem por isso material X ou Y é menos ou mais, mas pode simplesmente não ser para você, pelo menos naquele momento. O resto é especulação e sobregeneralização.

Abraços!!!

1 Curtida