Olá Nakata!
Jogo TM sim, e acho que meu ponto não foi entendido, pelo que peço desculpas, mas vou explicar.
A discussão iniciou com WellingtonRodrigues
" Gente mais uma vez vou levantar esta questão, até quando vamos ter que ouvir estas desculpas, essas mesmas estorinhas? Será que o cara não percebe que tá ficando velho e que os outros estão evoluindo? Daqui a pouco vai estar perdendo pra todo mundo e dando as mesmas desculpas."
Embora sem nenhuma delicadeza, para dizer o mínimo, deixa claro uma crítica às desculpas dadas pelo Hugo quando das derrotas, e acho que criticar é um direito.
Diante disso, e logo a seguir, Nakata sugere explicitamente:
" Quanto a questao da sua queda de producao nos ultimos anos, acho que eh natural pela sua idade e uma eventual aposentadoria deveria ser considerada por parte dele."
Nakata, me parece que voce bem poderia endossar as críticas às desculpas dadas nas derrotas, mas voce enfatizou a queda de produção, e a meu ver sem a menor cerimônia, e sem fundamentar, recomendou sua aposentadoria, o que não achei correto. Tampouco consegui identificar os motivos que o moveriam a fazer tal sugestão.
Meu ponto é que acho que muitos ( senão todos) buscamos explicações para as derrotas em nós mesmos, e o que o Hugo fala (em público, é verdade) muitos bons atletas falam frequentemente ao fim de suas partidas mal sucedidas: que jogou mal, que a borracha estava sem cola, que o piso era escorregadio, que o adversário deu muitas casquinhas, que o saque era ilegal e o juiz não interveio, etc, etc. Isto é quase normal, só que, dito reservadamente não desmerece o adversário, porém, dito de público, causa a crítica aqui levantada. Mas o fato em si é essencialmente o mesmo.
Com relação ao desempenho do Hugo, acho que há agora novos atletas surgindo, inclusive graças à existência dele, e que o nível do TM está subindo, a ponto de alguns eventualmente derrotá-lo. Porém, e este ponto para mim é de importância para todos nós, enquanto for notícia quase nacional que este ou aquele derrotou o Hugo, como acho que é o caso, significará que técnica e fisicamente ele será um atleta ainda de alto nível, e absolutamente não nos cabe sugerir que se aposente, especialmente quando sua atuação como ícone do esporte está prestando um grande serviço, talvez o maior que tivemos recentemente, no sentido de divulgar o TM.
Todos nós, e não só o Hugo, cometemos erros, e na minha opinião aqui foi o caso. Estas foram as motivações das minhas intervenções, e acho que estão absolutamente dentro do contexto.
Por fim gostaria de dizer que opinei sobre as idéias sem qualificar as intenções das pessoas que as fizeram, embora alguém o tenha feito com relação à meu comentário, o que só posso lamentar.
Saudações