Hugo Hoyama, até quando?

Em entrevista à Gazeta Esportiva.Net Hugo Hoyama declarou: “O jogo foi equilibrado, o placar de 3 a 0 não mostra a realidade da partida. Estive na frente nos três sets e não soube aproveitar a vantagem. Cometi erros de jogo, que acontecem. O adversário jogou muito bem e aproveitou as chances dele. Agora, não adianta lamentar, mas se tivesse fechado o primeiro set, a história poderia ser diferente.

Gente mais uma vez vou levantar esta questão, até quando vamos ter que ouvir estas desculpas, essas mesmas estorinhas? Será que o cara não percebe que tá ficando velho e que os outros estão evoluindo? Daqui a pouco vai estar perdendo pra todo mundo e dando as mesmas desculpas. O cara não é o mesmo de 10 anos atrás. o que vcs acham?

Fala Wellington, cume que ta? Sempre que eu vi o Hugo Hoyama perder, vi tambem alguma entrevista dele dizendo que aconteceu isso ou aquilo. Ele jamais disse apenas: “o adversario foi melhor que eu e mereceu vencer.” Quanto a questao da sua queda de producao nos ultimos anos, acho que eh natural pela sua idade e uma eventual aposentadoria deveria ser considerada por parte dele. Eu me lembro de ter ido assistir ao sul-americano de menores na Ilha em Volta Redonda (vc se lembra?) e ali estava o verdadeiro Hugo Hoyama, com seus 15 ou 16 anos. O muleque era um demonio, fazia coisas inacreditaveis, que eu nunca tinha visto na vida.

[quote=“WellingtonRodrigues”:212joiml]Em entrevista à Gazeta Esportiva.Net Hugo Hoyama declarou: “O jogo foi equilibrado, o placar de 3 a 0 não mostra a realidade da partida. Estive na frente nos três sets e não soube aproveitar a vantagem. Cometi erros de jogo, que acontecem. O adversário jogou muito bem e aproveitou as chances dele. Agora, não adianta lamentar, mas se tivesse fechado o primeiro set, a história poderia ser diferente.

Gente mais uma vez vou levantar esta questão, até quando vamos ter que ouvir estas desculpas, essas mesmas estorinhas? Será que o cara não percebe que tá ficando velho e que os outros estão evoluindo? Daqui a pouco vai estar perdendo pra todo mundo e dando as mesmas desculpas. O cara não é o mesmo de 10 anos atrás. o que vcs acham?[/quote]

Eu acho que se ele te der 5 pontos, ainda sim ganha de 11 x 7. Queira você ou não, ele ainda faz parte do 1º time do Brasil e vai continuar por um bom tempo. É muito importante que o Hugo se mantenha em atividade. Vencê-lo é um marco importante para os mais novos, assim como foi para o Claudio vencer o Ricardo e para o próprio Hugo vencer o Claudio. Ninguém é imbativel e muito menos eterno.

e o cazuo ganhar do hugo

No primeiro time do Brasil acho que ele já não está a muito tempo… tentam criar no Hugo uma forma de marketing para o TM e infelizmente ele não corresponde. O Cláudio sempre foi notícia, sempre teve carísma e sempre mostrou resultados expressivos. O Hugo já foi notícia (1991) e se prende nisso até hoje, vive de passado.
O Thiago, Cazuo, Tsuboi são o futuro de um TM promissor.
Quando o cara era bom tudo bem não vamos discutir, mas acabou não dá mais pra aguentar as mesmas desculpas, sem contar as promessas…
Acredito que ele tenha muito mais a colaborar com o TM do Brasil se virasse técnico, aliás seria um senhor técnico.

Fala Wellington, cume que ta? . Eu me lembro de ter ido assistir ao sul-americano de menores na Ilha em Volta Redonda (vc se lembra?) e ali estava o verdadeiro Hugo Hoyama, com seus 15 ou 16 anos. O muleque era um demonio, fazia coisas inacreditaveis, que eu nunca tinha visto na vida.

E claro que lembro… vc lembra que os nomes da época era o do Fumihiro, Inokushi, Cláudio despontando e o Hugo bem novo… Aliás o TM de Volta Redonda vingou apos esse Sul-americano. Época Boa…

Acho que o Hugo foi um excelente jogador, mas sempre teve esse defeito com ele de não aceitar a derrota sem dar uma desculpa antes.

Eu acho q o Hugo um bom jogador, MTO BOM, mas tbm acho q está na hora dele perceber q ja esta envelhecendo! :smiley: :smiley:

Concordo q o é momento do Hugo Hoyama rever suas condições, ele já está “velho” msm

Porém ñ posso concordar com uma crítica tão grosseira

Só a aceitaria se vc convivesse com o Hugo, algo q acredito q vc ñ vive

Chamá-lo de ignorante, menosprezando a personalidade do ser humano Hugo Hoyama é uma falta de respeito

(e de conhecimento tb, pq vc quis dizer q ele seria estúpido/ignorante é alguém pouco estudado em dterminada área)

Acredito q por ter essa personalidade tão ambiciosa e detalhista Hoyama se tornou um dos ícones do nosso TM

Não acredito q os comentários dele sejam para menosprezar o adversário, mas pra cobrar dele msm uma melhor postura

Apesar de ñ serem os comentários mais cabíveis, tb ñ são os menos convenientes

Desculpe se passei de algum limite, apenas expressei minha opinião

  1. O Hugo não foi escalado recentemente para ir ao Pan só por reconhecimento pelo que já fez. Foi porque tem jogo suficiente, e mostrou isto trazendo DUAS medalhas, ouro e bronze;

  2. Me admira que mesatenistas ( que conheçam o esporte) achem que ter pouco mais de 30 anos seja estar VELHO. Velho, ou fraco, ou sem volume de jogo, isto se vê na mesa. Seria muito divertido ver o Hugo jogar com alguns destes “mesatenistas” usando a mão direita! ( êle é canhoto, como sabem).
    Outra coisa talvez ainda mais interessante seria vê-los jogar com o Biriba, ou com o Wei. Ambos, pelas minhas contas, devem estar perto do dobro da idade do Hugo, Alguém se candidata?

  3. Assisti recentemente (este ano) diversos jogos do Hugo em que êle simplesmente deu “passeios” em inúmeros adversários com metade ou pouco mais que metade da sua idade, incluindo alguns destes mencionados como " o futuro de um TM promissor".

  4. Sem tirar evidentemente o mérito dos novos atletas, principalmente dos atletas novos, vale lembrar que jogar contra o Hugo ainda é jogar sem ter nada a perder. Todo mundo vira fera, porque se perder não será criticado. Talvez ainda seja elogiado: Perdeu mas tirou um set…, etc, etc;

  5. Por último, gostaria de lembrar aos que vivem badalando os TOPs mundiais, que talvez seja muito mais difícil ser Hugo Hoyama no Brasil que Schlager na Áustria, Timo Boll na Alemanha ou Ma Lin na China. Aqui é BRASIL!! :!:
    Basta esperar algum tempo para ver quais dos novos atletas poderão sobreviver treinando em tempo integral, e quanto durará o apoio que estão tendo agora. Ou se terão que escolher fazer uma Faculdade para garantir algum futuro, e passar à categoria dos " foi muito bom quando era juvenil"…

Oseas, seu ponto de vista eh interessante e o bom de qualquer forum eh a possibilidade de discutir ideias diferentes. Em relacao ao Hugo varias pessoas tem conceitos diferentes e vale defender sua opiniao.
Sobre o Pan, o proprio Hugo declarou-se decepcionado com seu desempenho, ja que esperava trazer 2 medalhas de ouro. E nao o estamos criticando por ter mais de 30 anos. Como vc escreveu, o volume de jogo se ve na mesa. E na mesa o Hugo tem falhado em conquistar titulos da maneira que se espera do numero 1 do pais, condicao essa que eh atribuida a ele com frequencia. O grande problema eh que ele ja passou do seu auge mesatenistico, o que deve ter ocorrido em Atlanta, quando eliminou Kim Song Hui e Persson. E poderia ter ido muito mais longe naquela Olimpiada.
E se vc acharia divertido ver uma partida nossa com o Biriba, eu lhe digo que achei muito mais divertido jogar contra ele. Nao ganhei, evidentemente, ja que sou da categoria classista panga, mas dei bastante trabalho ao Sr. Ubiraci em 2 sets (21x17, 21x17). Vc ganharia do Biriba?
Mais: vc disse sobre o Hugo dar “passeios” em jogadores jovens e sobre estes jovens jogarem sem ter nada a perder quando o enfrentam. Na minha opiniao, esta eh uma situacao que um “numero 1” do pais tem que encarar com naturalidade. Nao chega a ser uma obrigacao, mas deve ser natural p/ ele.
Finalizando, por favor, nao compare Schlager, Timo Boll ou Ma Lin, Principalmente Ma Lin, com o Hugo Hoyama. Estes que foram citados estao em outro patamar em relacao ao TM tupiniquim. Ma Lin se treinasse na China, na Europa ou em Santa Rita do Jacutinga (com todo o respeito), ainda capotaria nosso Hugo. Vc acha que eh dificil p/ o Hugo ser quem eh no Brasil? Pois eu achava muito mais dificil ser Nakata no BR. Assim como qualquer brasileiro deve achar dificil sua condicao no nosso pais. Essa eh uma questao que se estende p/ todos os nichos sociais, infelizmente.

Queria fazer outro comentário

Treinar no Brasil, com certeza é difícil pq falta estrutura

Porém ñ podemos esperar estrutura pra almejarmos algo melhor

Países com estrutura esportiva muito superior ao Brasil ñ conseguem bons resultados em certos esportes

Alguém lembra de um americano TOP Mundial (exceto os “chineses americanos”)?

É um dos países q oferece melhor estrutura

A questão é q Hugo Hoyama foi um grande jogador, mas ñ um super-jogador

Isso ñ se deve apenas a falta de estrutura, mas tb a falta de talento

Entenda-se “falta de talento” comparado aos grandes jogadores, pois talento ele tem, mas ñ o suficiente

[size=3]Olá!

Nakata escreveu ( grifos meus)[/size]
E na mesa o Hugo tem falhado em conquistar titulos da maneira que se espera do numero 1 do pais, …

E Roberto escreveu ( grifos meus também):

A questão é q Hugo Hoyama foi um grande jogador, mas ñ um super-jogador.

[size=3]Estas duas pérolas se bastam a si mesmas.

Por elas o Hugo tem que ser crucificado porque não trouxe as medalhas com as quais sonhava. Mais ainda, ser o melhor do país foi um título que recebeu por ser um rapaz latino-nipo-americano, uma honraria sem tamanho que ele não fez por merecer. Escolhido entre milhões, ele não se comportou à altura da honraria. É apenas um ídolo, e como temos o dom e o talento de destruir tudo que não é espelho, que tal confiscar as medalhas que ele ganhou de forma tão simples, apesar de sua falta de talento…

Meu comentário:
BOLAS!!! MUITAS!!! ( de Tênis de Mesa, é claro)

Em tempo, Nakata:

Se o Sr Biriba, ou o Hugo, ou outros atletas de muitíssimo menos expressão, ou um iniciante, me concederem o prazer de uma partida, ao final, ganhando ou perdendo, não importa, agradeceria, como sempre faço quando jogo com quem quer que seja. É apenas um hábito, para alguns como cortesia, para outros como reconhecimento, mas para alguns outros um exemplo, nunca se sabe …

[/size]

Oseas, vc joga TM? Porque vc parece um pouco deslocado no assunto. A questao levantada por meu amigo Wellington foi ate quando teremos que ouvir desculpas do Hugo quando das suas derrotas. Os grifos seus nos comentarios meus e do Roberto foram apenas replicas nossas p/ questoes levantadas por vc mesmo. Nao fiz a primeira resposta ao topico com a intencao de discutir a qualidade das conquistas do Hugo, muito menos jogar contra ele ou contra o Biriba ou quem quer que seja.
E ninguem aqui, tenha certeza, quer destruir o Hugo ou desmerecer suas conquistas, afinal de contas ele esta entre os tres maiores jogadores brasileiros de todos os tempos.

eu senti uma má fé nas respostas do oséas, por serem mto ofensivas acho q ele foi mal intencionado. ele aborda temas fora do assunto e pega citacoes fora de contexto q podem pegar o leitor desavisado a pensar q todo mundo tah querendo matar o hugo.

Beleza galera.

Acho que deveríamos tratar esta questão em 2 aspectos

1º Pessoal - O fato de o Hugo sempre tentar encontrar uma desculpa para suas derrotas e não simplismente admitir que jogou mau, é uma questão de personalidade e isso quer nós gostemos ou não vai ser muito difícil ele mudar " infelismente"

2º Técnico - Acho que ele perdeu alguns jogos nos últimos tempos para jogadores a quem ele não estava acostumado a perder mas devemos respeitar um atleta que joga um esporte muito difícil tecnicamente como o tênis de mesa e consegue ser um dos melhores do seu país durante + de 10 anos. Até bem pouco tempo ele não precisava nem disputar seletiva, e hoje no Brasil ele ainda é um cara de quem todo jogador quer ganhar. Acho que enquanto ele conseguir seus resultados na mesa devemos respeitá-lo.

Olá Nakata!
Jogo TM sim, e acho que meu ponto não foi entendido, pelo que peço desculpas, mas vou explicar.

A discussão iniciou com WellingtonRodrigues
" Gente mais uma vez vou levantar esta questão, até quando vamos ter que ouvir estas desculpas, essas mesmas estorinhas? Será que o cara não percebe que tá ficando velho e que os outros estão evoluindo? Daqui a pouco vai estar perdendo pra todo mundo e dando as mesmas desculpas."

Embora sem nenhuma delicadeza, para dizer o mínimo, deixa claro uma crítica às desculpas dadas pelo Hugo quando das derrotas, e acho que criticar é um direito.

Diante disso, e logo a seguir, Nakata sugere explicitamente:
" Quanto a questao da sua queda de producao nos ultimos anos, acho que eh natural pela sua idade e uma eventual aposentadoria deveria ser considerada por parte dele."

Nakata, me parece que voce bem poderia endossar as críticas às desculpas dadas nas derrotas, mas voce enfatizou a queda de produção, e a meu ver sem a menor cerimônia, e sem fundamentar, recomendou sua aposentadoria, o que não achei correto. Tampouco consegui identificar os motivos que o moveriam a fazer tal sugestão.

Meu ponto é que acho que muitos ( senão todos) buscamos explicações para as derrotas em nós mesmos, e o que o Hugo fala (em público, é verdade) muitos bons atletas falam frequentemente ao fim de suas partidas mal sucedidas: que jogou mal, que a borracha estava sem cola, que o piso era escorregadio, que o adversário deu muitas casquinhas, que o saque era ilegal e o juiz não interveio, etc, etc. Isto é quase normal, só que, dito reservadamente não desmerece o adversário, porém, dito de público, causa a crítica aqui levantada. Mas o fato em si é essencialmente o mesmo.

Com relação ao desempenho do Hugo, acho que há agora novos atletas surgindo, inclusive graças à existência dele, e que o nível do TM está subindo, a ponto de alguns eventualmente derrotá-lo. Porém, e este ponto para mim é de importância para todos nós, enquanto for notícia quase nacional que este ou aquele derrotou o Hugo, como acho que é o caso, significará que técnica e fisicamente ele será um atleta ainda de alto nível, e absolutamente não nos cabe sugerir que se aposente, especialmente quando sua atuação como ícone do esporte está prestando um grande serviço, talvez o maior que tivemos recentemente, no sentido de divulgar o TM.

Todos nós, e não só o Hugo, cometemos erros, e na minha opinião aqui foi o caso. Estas foram as motivações das minhas intervenções, e acho que estão absolutamente dentro do contexto.

Por fim gostaria de dizer que opinei sobre as idéias sem qualificar as intenções das pessoas que as fizeram, embora alguém o tenha feito com relação à meu comentário, o que só posso lamentar.

Saudações

Gostaria de lembrar que este eh um espaco onde podemos colocar nossas opinioes e se alguma regra tiver que ser imposta somente o administrador ou os moderadores deveriam dita-la.
Sim, eu posso sugerir que o Hugo Hoyama se aposente, por que nao? Se esta for a minha opiniao eu simplesmente posso divulga-la sem ter que fundamentar coisa alguma. Opiniao eh opiniao e ninguem deveria tentar provar se tem fundamento ou nao, pelo menos eu nao faco isso, sempre respeito opinioes alheias mesmo se forem contrarias as minhas. Mas eu gosto de esclarescer as coisas, apesar de estar quase me desligando do meu servidor.
Que o Hugo eh um icone todo mundo sabe. Como ja escrevi, ele eh considerado um dos tres maiores jogadores de todos os tempos no BR e suas conquistas tem valor inestimavel p/ o esporte brasileiro. Entretanto, nos recentes campeonatos ele sofreu derrotas p/ jogadores jovens que sao considerados seus sucessores como o numero 1 do BR, coisa que na minha opiniao ele nao eh mais de fato. Ele pode ser citado como o numero 1, inclusive por gente muito conceituada no esporte, mas a minha OPINIAO (de novo) nao converge nessa direcao. Nao vou nem responder qualquer discussao sobre isso. Pois bem, estas recentes derrotas sofridas pelo Hugo sao apenas o segmento de um fato que muita gente se recusa a enxergar: que o Hugo ja passou do seu auge tecnico e fisico como jogador. Jovens talentosos nos sempre tivemos e, no seu auge, o Hugo Hoyama nem sequer cogitaria a possibilidade de sair derrotado por um deles. Muito se fala em renovacao do TM brasileiro, mas p/ que tal aconteca por completo eh preciso principalmente renovar os conceitos em relacao aos principais jogadores do pais, e, consequentemente, os proprios jogadores. Por isso escrevi que o Hugo deveria considerar uma EVENTUAL aposentadoria. Por esta frase quero dizer que varios fatores devem ser incluidos, como o insucesso dele em chegar no lugar mais alto do podio (ultimamente), o mito que se mantem no nome dele como o numero 1, o lugar que ele toma de quem poderia ter mais chances de vitoria (se alguem acha que nao, otimo, eh sua opiniao. Esta eh a minha). Nao quis dizer de maneira nenhuma que ele deveria se aposentar ja, agora mesmo, como ficou subentendido em “posts” subsequentes ao meu. Quis dizer que se ele, Hugo, continuar fracassando em atingir objetivos que se auto-propoe, deveria considerar a aposentadoria. Alias sobre tomar lugar nas seletivas p/ Atenas eh evidente que ele nao tem culpa nenhuma. A decisao incorreta a meu ver foi da CBTM, baseada mais uma vez no mito. Mas suponhamos que ele ja tivesse se aposentado. Mais uma vaga teria se aberto (se a CBTM nao escolhesse outro a dedo) e teriamos mais justica quanto aos jogadores selecionados, tendo estes passados por disputas. Portanto o Hugo nao tem culpa de ter sido pre-selecionado, mas sendo protagonista do fato ele tem responsabilidade.

A grande questão levantada pelo Wellington foi supervalorização dada ao Hugo Hoyama, como tb a cobrança de resultados

Esta é a opinião de nosso amigo

Quando eu disse q o Hugo ñ é um superjogador, eu só quis esclarecer q ñ podemos exigir dele mais do que ele pode oferecer

No seu auge, ele chegou perto de ser um top

É respeitado no Brasil e sempre será, mas mundialmente ele ñ foi tão expressivo

Ele tem um limite, e começamos a perceber q ele está próximo de alcança-lo

Quanto ao comentários do “OSEAS” mantenho silêncio

Pra finalizar, queria sintetizar a resposta a questão, no post do “Bola”

Que a meu ver foi simples, objetivo e claro

Falow

Último comentário

NAKATA escreveu:
Sim, eu posso sugerir que o Hugo Hoyama se aposente, por que nao? Se esta for a minha opiniao eu simplesmente posso divulga-la sem ter que fundamentar coisa alguma.

Caro Nakata, penso que respeito à opiniôes alheias não sigifique concordância com elas, e sim, respeito à pessoa e reconhecimento de seu direito de opinar. Neste particular, quero dizer que acho sim que a tentativa de me desqualificar como interlocutor, arguindo se eu seria ou não mesatenista, é que constituiu uma tentativa ingênua de invalidar os argumentos através de artifícios primários. Poderia ser considerado um desrespeito à inteligência dos que escrevem e dos que lêem. Registro aqui, porém não me importo e procuro ater-me ao que se discute, sem entrelinhas nem motivos outros que não sejam os que estão úblicos através da discussão em si.

Por fim e por último, com relação a seu direito de opina rsem ter que fundamentar coisa alguma, gostaria de dizer que reconheço este direito. Cada um sabe de si, e como você diz, ninguém pode mesmo impedir que escrevam o que bem entedam.
Porém, com todo o respeito, classifico como meros palpites, ou “questões de gosto”, ou por vezes mera verborragia, como não é incomum, as opiniões que não vêm suportadas por mínima fundamentação, especialmente quando nomeiam pessoas e seus atos, e que podem por vezes imputar-lhes ou insinuar eventuais intenções.

Abraços à todos do grupo de discussão

Oséas

Puxa!! Não pensei que ia dar tanta discussão…
Mas o que importa mesmo é…
Que o Hugo tá velho e se acha…
Que o Hugo sempre da desculpas qdo perde…
Que ele nunca simplesmente aceitou o adversário foi melhor no jogo…
Que tentam fazer um markenting do TM x Hugo Hoyama e isso não cola…
Que ele deveria seguir a carreira de técnico pq já está na hora de parar.

Pelo que li muitos concordam com esses tópicos, outros não.
Aqueles que concordam vamos torcer pra nova geração e acreditar.
Aqueles que não concordam continuem sonhando que o Hugo ainda conseguirá um resultado expressivo para o Brasil.

Aliás a medalha de ouro no Pan que já era certa não é mesmo?Ah! mas o chines roubou no saque… esqueci desta…