fazendo sua raquete

ola a todos sou novo aqui e eh meu primeiro post.
gostria de saber se alguem pode me esplicar mais tecnicamente sobre a madeira que comfecciona as raquetes empunhadura japonesa de uma madeira so.
fala-se muito sobre hinoki aqui e ja vi que so tem no japao esse trem ai.
entao gostaria de saber tecnicamente mais sobre essa madeira pra mim achar uma similar aqui no brasil pq eu realmente gostaria de fazer minha propia raquete.
eu tenho facilidade de conseguir madeiras aqui do brasil por maior variedade que exista tenho certeza que deve haver alguma coisa por aqui ou ate mesmo melhor. pq nao?

gostaria de saber tb onde compro somente o cabo de cortiça.

obrigado a todos pela atençao. :slight_smile:

olá, scsalla… eu também sempre tive essa curiosidade…
Qual seria a madeira brasileira que mais se aproxima do Hinoki…???
O Hinoki é duro (resistente à compressão), leve e muito homogêneo no que se refere às fibras retas e paralelas entre si. Isso, é claro, quando a árvore tem mais de 200 anos de idade e é cortada da maneira correta.
Se vc descobrir alguma coisa me avisa. Vou levar minhas raquetes no laboratório de madeiras da universidade onde leciono e pedir pro pessoal analisar e me sugerir uma alternativa… Mas, pelo pouco que eu conheço de madeiras , nunca vi nada parecido no Brasil. Quando eu descobrir alguma coisa , posto aqui. Boa sorte.

meu amigo eh marceneiro a mais de 30 anos… ele tem 55 anos e o veio eh o bixo.
tudo que ele faz faz como se fosse uma parada sagrada…
eu tive comversando com ele sobre em madeira e falei pra ele que gostaria de fazer uma raquete e tals… e ele ACREDITE SE QUISER ele nunca fez uma e olha bixo ele realmente nao sabe o que ele nunca fez.
ele ja fez de tudo e ficou empolgadissimo em fazer essa raquete pra mim.
so que eu preciso saber o mais detalhadamente possivel sobre hinoki pra dizer pra ele pq o velho eh fera e conhece muita variedade de madeira.

preciso saber mais sobre hinoki tecnicamente… pq similar existe sim.
gostaria de saber mais tb de outras madeiras pra se fazer uma raquete folha unica de nivel … pq se eu vo fazer tem que ser de nivel… pq nao tem sentido em fazer uma se nao for de nivel.

obrigado pela atencao.

Scsalla, o hinoki é da familia dos Ciprestes. Talvez vc encontre algo similar procurando por esse lado. O hinoki é usado para fazer desde ofurôs até objetos de arte.

Vai ser dificil achar algo igual ou melhor, pq já faz uns 90 anos que se tenta reproduzir madeiras de 1 folha de outros materiais (kiri, balsa, etc) e não se chega ao mesmo resultado.

Aqui no Brasil já tivemos eximios fabricantes de madeiras (Naotero Uehara, por exemplo) que usavam outros materiais para criar boas madeiras canetas, mas não conseguiam reproduzir o “feeling” / dureza / peso do hinoki.

Cabos prontos podem ser adquiridos junto aos representates de fabricantes (vc achará aqui no fórum), juntamente com as outras cortiças
que formam a raquete.

Boa sorte em sua empreitada

Abrax

Uai, Scsalla…
vc podia fazer uma coisa: pegue emprestado uma raquete de Hinoki de algum colega de treino, leve pro seu marceneiro ver e sentir o peso e a dureza, assim ele tem condições de te dizer qual a madeira que ele conhece que tem as características mais parecidas com o Hinoki… né?

Tem 5 páginas sobre o assunto:

http://www.mazinho.com.br/modules.php?n … noki+docsp

Esse já é menor:

http://www.mazinho.com.br/modules.php?n … ght=hinoki

Abs.

Ótima lembrança, Fábio… os dois fóruns esgotam o assunto.
Mas, o nosso amigo aí em cima não vai ter outra saída: pro marceneiro dele entender melhor e escolher uma madeira que possa se parecer com o Hinoki não adianta ver foto… vai ter que ver ao vivo, pegar, cheirar e sentir o peso e a dureza do material , né não?

Como eu prometi, levei minha Nittaku A ao laboratório de estudo de madeiras de faculdade em que leciono e dois professores pesquisadores de lá analisaram a raquete (ficaram impressionados com a leveza e a idade, que calcularam em mais de 200 anos da madeira!!). Daí sugeriram as seguintes possibilidades de madeiras nacionais para obter um resultado parecido: Marfim Arana, Muiratinga, Figueira e Caxeta, mas ressaltaram que não existe no Brasil nada que tenha as mesmas qualidades. Agora, eu vou experimentar a Caxeta, quando tiver construído e usado volto a postar aqui.
Abraços, Scsalla, espero ter ajudado.

eu to tentando com juritinga com cortes no angulo de 45º pra ver no que da.

vamos tentando =]

Um alternativa (que já está sendo testada) é o KIRI, extremamente leve, mas usando tecnologia da Darker, ou seja compressão.

Vamos ver se dá certo…

Mas com toda a certeza, igual ao Hinoki (kiso hinoki) não há…

Aproveitando o hinoki, existe sim em outros países (USA por ex), o problema de verdade é o tal Kiso Hinoki, muito mais raro.

Glaucão, atitude muito legal! E a XIOM, vs não teve curiosidade de compara-las tecnicamente no laboratório? Não tem como os caras fazerem uma avaliação da Xiom para vermos?

Abração!

Olá, Paulones…
Levei a Xiom também, mas como eu ia usá-la na mesma noite no treino, não tirei a borracha, então mal deu pra ver a madeira… Os dois pesquisadores ficaram encantados com o Hinoki, que não conheciam…
Pelo visual, a única mas pequena diferença entre minha Nittaku A e minha Xiom é que os veios (anéis de crescimento) da Nittaku A são ligeiramente mais finos (estreitos), mas é quase imperceptível a diferença… Quanto ao peso, as duas são leves, minha Xiom pesa só 87g. Quase o mesmo peso da Nittaku, que parece umas duas ou três gramas mais pesada.

Pois é Glauco, mas o problema é que há uma enorme diferença entre elas.

Já que vc tem uma Nittaku A, pegue uma Nittaku AA, que tem :

Exatamente o mesmo formato.
Praticamente o mesmo peso (em tese deveriam ser iguais)
Feito pelo mesmo fabricante.
Feito do mesmo material ( Hinoki )
A idade a mesma (em tese)

Então pq a Nittaku A custa 50% mais que a AA ?

Quanto aos veios que vc cita (as fibras) depende exclusivamente do tronco, às vezes claro, às vezes escuros, às vezes afastado, às vezes juntos, às vezes muito uniformes, às vezes nem tanto.

Doc, vc tem razão.
Mesmo num lote de Nittaku A existe diferenças de uma para outra, como em qualquer modelo de raquete… o que dizer então de raquetes de modelos e fabricantes diferentes, né? Madeira é assim mesmo, numa mesma tábua ou amostra tem diferença de uma parte para outra. Mas, eu acho que dei muiiiita sorte com a compra dessa Xiom pela internet. Ela veio com uma qualidade acima do normal. Não é só por ser leve e ter as fibras muito juntas e paralelas entre si (muito regulares), ela é mesmo uma madeira rápida. Mais rápida que minha Nittaku A, mas ela não é dura… Todos que jogaram com ela já atestaram esse fato e puderam comparar as duas. Vai enttender… a do Paulones já não o agradou…Comprar na internet tem essas coisas…

Os “problemas” vão muito além do que vc cita.
Já que vc citou o Paulones, por exemplo, há a questão do gosto pessoal, no caso dele, ele prefere raquetes maiores, e preferencialmente com peso na ponta.
Fora isso, tem o problema da borracha, quando vc "cria"uma raquete, ou projeta uma, vc leva em conta a borracha que vai ser usada.
Então às vezes, a combinação escolhida pode não “ficar boa” .
Vou citar meu caso, eu uso uma borracha lisa na frente e um pino nas costas (isto hoje).
Quando era juvenil, preferia usar só a lisa, e usei raquetes como Rapier e Cypress Special, porém a preferência era a Nittaku A, pois o cabo da Nittaku é ligeiramente mais comprido, fazendo com que a ponta não ficasse tão pesada quanto na Cypress, isto pq na época eu já usava borrachas Kawatsuki. A Cypress Special, não foi criada p/ tal borracha, então quando vc não usava kawatsuki, nao pendia p/ ponta.
Seria algo próximo como vc pegar uma raquete classineta e usar apenas uma borracha, ela vai parecer “xoxa” , quando na verdade é problema do modo de usar. Eu tb usei a Xiom e realmente achei uma bela porcaria, ainda mais quando descobri que é que a fabricava. (mil desculpas, não estou dizendo que a sua é porcaria)

Doc,

Dizem por aí (fontes fidedignas) que o nosso amigo Kim Taek Soo usava uma Cypress Special com uma Sriver…KAWATSUKI

Também dizem que o Ryu Seung Min usava uma Kim Taek Soo e com uma Bryce…KAWATSUKI (ou Hard Sponge)

Eu concordo com vc que as raquetes da BTY que vc citou ficam mais pesadas na ponta, mas não concordo que “não foram feitas para serem usadas com borrachas kawatsuki”. Há uma diferença de peso de cerca de 5 gramas para borrachas hard sponge versus as de esponjas normais, que para muitos é ínfima.

E também dizem que eles preferem raquetes um pouco mais pesadinhas que a média, pois, segundo o KTS, transfere maior energia para o golpe e é mais fácil de controlar/manejar. (Fonte: treinamento KTS de mile anos atrás que ví ainda no Juvenil durante treinos no Itaim)

Aquele ABRAX de sempre…

Paulones, meu caro…

Vc confunde PREFERÊNCIA com projeto.

Cada um tem sua preferência e isto melhor, não discutir.

Já sobre PROJETO, onde o que vale são leis ou regras (como as da física por exemplo), são digamos inquestionáveis.

Assim como o caso que vc cita, em que raquetes mais pesadas, transferem mais potência à bola ( e isto é claro, é óbvio é física ), porém vale lembrar que : precisa acertar a bola, e precisa tb lembrar que raquetes mais pesadas tb cansam mais o braço.
E apenas relembrando velhas “regras do TM” raquetes leves favorecem a batida, e raquetes pesadas favorecem o drive.

E falando em caneteiros, tanto Cláudio quanto Hugo, no momento da escolha das raquetes,selecionam de diversas formas e no final, pegam as mais leves. No caso do KTM ou RSM não posso dizer nada, pois não sei como eles faziam, mas o YNK por exemplo, tb escolhia a mais leve (entre as escolhidas).

Abraços

Doc, VOCÊ esta confundindo o projeto da BTY com a sua preferência. Aqui vc emite a sua opinião (Cypress Special não combina com borracha kawatsuki) e diz que a madeira não foi construída para esse tipo de borracha. Acho que não é o caso, mas aceito a sua PREFERÊNCIA. Tem jogadores que não gostam de raquetes com o peso concentrado na ponta e isso é um fato.

Me corrija se eu estiver errado, por favor:

Madeiras leves favorecem a troca rápida de empunhadura e o jogo curto/próximo a mesa, para jogo rápido/ágil. O peso baixo ajuda nos movimentos que precisam mais do pulso e até do cotovelo, mas perde-se controle e potência em movimentos de mais amplitude (usando cotovelo e ombro, por exemplo) e longe da mesa.

Madeiras mais pesadas favorecem quem usa movimento de alavanca longo e gosta de jogar em média distância, desferindo golpes com muita potência. É dificil jogar curto pq é necessario ter muita força no pulso para coordenar os movimentos de ajuste muito fino em uma raquete mais pesada. Em compensação, fica mais fácil trocar drives e executar bolas com maior transferência de potência, como batidas de backhand e drives de potência.

Abrax

Me desculpe Paulones, vc vou te dizer apenas isto :

Se o projeto é como vc diz, então me diga desde que ano existe a Cypress Special e quando surgiram as borrachas Kawatsuki.
Não há como a Cypress Special ter sido “projetada” para borrachas kawatsuki.(eles não são advinhos).

Sobre o peso, é como eu disse, madeiras leves favorecem a batida, e as pesadas favorecem o drive.

Já sobre distância (que é outro assunto), é óbvio (através da física) que quanto mais longe da mesa, melhor ter uma madeira que “tenha mais potência” .

AH, já ia me esquecendo, quando Yoo Nam Kyu foi campeão olímpico em 1988, a raquete era uma Cypress Special e a borracha era…

Doc_SP, então nenhuma nenhuma madeira top de hinoki, nem a Nittaku A, foi feita para borrachas kawatsuki, correto?

Umas, segundo sua percepção, se adequaram melhor ao uso de borrachas mais pesadas/duras do que outras, correto?

Quanto a sua prerrogativa, se a BTY tivesse inventado a Bryce em 1988 e só iniciado a comercialização em 1998 eles seriam bem burros, coisa que o sucesso comercial deles me impede de acreditar.

No entanto, não dúvido da sua colocação. Pode ser que a Bryce tenha surgido de um modelo customizado de Sriver que o YNK usou e com ela ganhou a Olimpiada de 88.