Experiências na Alemanha

Ai pessoal, apos um mes pelo Brasil estou de volta aa Alemanha. A maior novidade eh que um “milagre” aconteceu: apos aquele fatidico jogo em que nos ganhou, Erbach empatou uma partida e perdeu outra, perdendo um total de 5 pontos, enquanto nos, do SSG Ulm 99 empatamos mais uma e perdemos um total de 4 pontos. Resultado: vamos subir para a Bezirksklasse. ::aplausos:: ::diabinho:: ::perfeito:: ::babando:: ::assobio:: ::Punk:: ::futebol:: ::lingua2:: 8) . Desculpem, mas nao dah pra conter minha alegria. (para ver um resumo dos resultados da temporada siga o link para o pdf anotado na assinatura )

Eh isso ai, acabou o campeonato de equipes da temporada 2003/2004 e agora tem uma pah de torneios ateh julho, ai um mes de recesso em agosto e tudo recomeca em setembro para atemporada 2004/2005.

escrevo mais na sequencia, depois de falar com a galera do clube e me interar do calendario de torneios que temos pela frente.

Tchüs brazukada

E aí mitidão (hehehe) como foram as coisas na terrinha??? conseguiu vender aquele material todo??? participou de algum torneio por essas bandas??? é bom ver que retomastes o trabalho nesse tópico, um dos melhores do site.

Quanto aa torneios, infelizmente nao pude ficar ateh a Copa Porto Alegre. mas pude jogar e me divertir bastante com a galera lah da SOGIPA. (Obrigado pelo elogio). Hoje vou reencontrar os parceiros 99ers e recomecar os treinos visando os torneios que tem ai pela frente. Eh impressionante a diferenca de estilos entre o pessoal do Brasil e os daqui e isto tem que ser levado em conta no tipo de treino que se faz.

Ah, Mitidieri, num economiza caractér, não.
Descreva melhor a diferença de estilos, e de nível técnico também.

A diferenca fundamental eh o numero de praticantes. Disso segue que na Alemanha tem uma variedade incrivel de estilos, com riqueza de nuances. Quero dizer, dentro dos estilos basicos, cada um tem um saque diferente, eh mais forte no back ou no for, and so on and so forth.

Como hah muitos jogadores, hah em todos os niveis. Hah pelo menos 16 niveis de competicao. As ligas sao administradas pelas associacoes, que se organizam de maneira federada.

As associacoes Metropolitanas (Bezirks) se reunem sob a associacao dos estados (Lande) que se reunem sob associacoes regionais (Regional, daaann) , que se reunem sob a associacao nacional (Bundes).

As associacoes administram as ligas. Cada liga pode ter diversos grupos. Ligas mais baixas, obviamente, tem um numero muito maior de grupos, usualmente cada grupo perfaz entre 10 e 12 times de 6 titulares. Por exemplo, a “associacao Lande” de Baden-Württenberg (meu estado) tem 15 Bezirks. O meu Bezirk, tem 66 clubes e 5000 jogadores ativos.

Tudo isso pra dizer que aqui os jogadores novos sao encorajados a usar material allround e treinar para fazer rally. o resultado eh que ateh um certo nivel mais alto (ali pela Bezirksliga), praticamente ninguem joga para matar na 2 ou 3 bola. O resultado eh que acaba saindo muito mais rally tambem nas ligas mais altas, apesar de nestas ligas haver um foco de se matar o ponto na 2 ou 3.

Como no Brasil se queimam etapas, o resultado eh que tem um monte de gente que nao consegue trocar bolas, e nem ganhar o ponto na 2 ou 3 bolas, com a devida consistencia. Temos um “gap” enorme entre os muito ruins e os muito bons, com poucas nuances.

Os torneios vao comecar por aqui. Neste fim de semana jogo no torneio que meu clube organiza anualmente. Jogo em casa eh vantagem. Vamo lah

Pensando na proxima temporada, jah estou reservando lugar para uma clinica de fim-de-semana na estrutura do Grenzau-Joola. O Grenzau e um dos times da Bundesliga, que alias ficou em primeiro nos playoff da Bundesliga. Eh uma super-estrutura, com orientacao do staff profissional do Grenzau, incluindo ai nomes como Steffen Fetzner , com um pouco de sorte.
Vide informacoes em www.tt-school.com.

abracos

Valeu pelo detalhamento da descrição, Mitidieri ! A gente fica sonhando com a sofisticação e a diversidade de todas essas ligas e o nível de excelencia que permeia todas elas. Fico me imaginando como espectador das competições.
Abraço do amigo de Sampa.

Lá deve ser muito mais loko treinar e competir no tm!!! 8)