Experiências na Alemanha

Obrigado pelos votos, Augusto.

Eh, meu bisavo era italiano.

E de fato, minha integracao foi muito facilitada pelo TT. Tenho bons amigos e respeito no clube. Mas tb, acho que dei sorte na escolha do clube, que foi mais ou menos por acaso, atraves de um contato por email.

Skin-heads sao reprimidos por aqui e considerados pelo seu verdadeiro valor: parias da sociedade. O problema de agressoes realmente soh ocorre em grandes cidades e, quase que unicamente nos estados da antiga Alemanha Oriental comunista (RDA), onde a economia eh muito mais fraca, ainda hoje, depois de todo investimento feito pela Alemanha Ocidental. (onde falta pao, todos discutem e todos tem razao…)

Agora, o alemao eh orgulhoso da sua nacionalidade, o que pode aas vezes descambar para uma certa arrogancia. Ai, meu irmao, vc tem que respitrar fundo e discutir na base das ideias. Se vc tiver argumentos e conseguir expor as tuas ideias de uma maneira que pareca racional para eles, ai tudo fica bem e vc ganha admiracao deles.

Eh isto. No mais, eh muito comum mesmo ver jovens com colantes nas mochilas escolares com dizeres como “nazismo nunca mais”.

Quanto ao meu TT, acho que mudou minha abordagem e claro, tive algum ganho, pricipalmente pela grande variedade e qualidade dos oponentes. Hoje em dia, depois de 2 anos, ainda eh comum jogar com alguem completamente desconhecido nos torneios. Este eh o diferencial de um atleta realmente de ponta: ganhar de qualquer um com um nivel mais baixo, mesmo que tenha um jogo desconhecido. Se adaptar rapidamente a trejeitos e colocacoes de bola que nao sejam familiares…

Comecou a nevar novamente. Com isso, hoje de manha, jah fiz meu preparozinho fisico, tirando a neve da calcada em frente aa minha casa. Usa-se uma pah especial para isto. Eh obrigatorio cada um remover a neve da sua calcada, sob pena de ser multado. Aqui hah multa para tudo. Jogar uma bituca cigarro no chao pode te custar 16 euros. Atravessar a rua fora da faixa, outros tantos. Nos onibus da cidade nao hah catraca nem cobrador. Voce pode comprar o ticket em automatos que existem em cada ponto, ou o passe mensal, que eh o que a maioria faz. Vc simplemente entra por qualquer porta e senta. Um fiscal pode entrar no onibus e te pedir um passe valido. Se vc nao tiver, multa de 40 euros. Eu sempre pago, porque essa eh a unica maneira do sistema, que eh bom, confortavel e digno para o usuario, funcionar.

Uma vez vi uma menina de uns 10 anos ser abordada pelo fiscal sem ticket. O fiscal, com a maior cordialidade, perguntou o nome da menina e o endereco, para prencher a guia e enviar ao pais dela. A guria se fez de louca, e disse que havia esquecido o seu nome. Ai, com a maior calma do mundo e muito didaticamente, o fiscal disse que poderia chamar a policia, caso ela nao coopera-se. Assim eh que se faz e eh assim que funciona.

É Mitidieri, outra civilização, mas aí tem o famoso jeitinho brasileiro ?

Nao sei se entendi. Bem, se o fiscal te pegar em flagrante, nao tem salvacao. Nao adianta conversa que nao sabia, etc. , etc. As pessoas em geral pagam e nao choram. Melhor comportamento ou sorte da proxima vez. A maioria das restricoes sao muito razoaveis e acho que quaqleur pessoa com um pouco de bom senso nao pode se opor a nenhuma delas.

Por exemplo, sabe porque o pedestre deve esperar o sinal verde para atravessar a rua, mesmo sem movimento de autos? Porque este procedimento eh o unico seguro para as criancas. Elas sao ensinadas a agir assim na escola, em casa, etc. Agora, se a crianca ve os adultos fazendo o contrario do eles ensinaram para ela, o que ela vai pensar? Que foi feita de “otaria”. O contrario gera confianca entre as geracoes. Moreover, quem tem crianca, sabe a tranquilidade que representa ter a certeza que eles estao fazendo o correto. Entao eh isso, todos devem colaborar para o bem comum. Sem excessao.

Vc tem razão, aquí em São Paulo (eu tenho um filho de treze anos), todas as vezes em que ele sai, aquí no bairro mesmo; eu fico sempre muito preocupado e faço mil recomendações, mesmo assim só fico tranqüilo qdo ele liga assim que chegou a seu destino.

Temos que dar o xemplo, como vc falou e reforçar estes preceitos de segurança quer seja na legislação, quer seja nas escolas, (doutrinando as crianças, no bom sentido, desde cedo) e também inserindo o tênis de mesa na rede escolar, eh eh eh !

Com certeza, o esporte eh fundamental para a socializacao e formacao de espirito de corpo. Mas tem que ser tutelado pelos mais experientes, no intuito de formar o carater e o sentido de etica nos mais novos. Se a tolerancia for baixa com os desvios (temos um otimo exemplo postando neste site…) estes fatalmente se enquadrarao, ou terao que ser excluidos para evitar a contaminacao. Tem que haver um certo rigor educacional, para que o “lado do bem” possa prevalecer…

É verdade, Dr. Mitidieri, concordo em gênero, número e “degrau”. Tenho alguma experiência na área educacional e posso afirmar que está ficando cada vez mais difícil ensinar qualquer coisa em escolas regulares, quer sejam públicas ou privadas; nos encontramos distantes deste rigor educacional e toda a atual pedagogia estimula esta permissividade total. Hoje, no Brasil (e Estados Unidos) vale tudo para se conseguir uma promoção na empresa, a impressão é que quanto mais “esperto”, anti-ético e destituído de um verdadeiro espírito de corpo for o funcionário, mais postos galgará, seja ele parcamente instruído ou que sequer consiga dominar o seu próprio idioma…
No TT encontro uma garotada que não se dá nem ao menos ao cuidado de cumprimentar o adversário depois de uma partida. É necessário ensinar a eles a ter “fair play” ! Eh eh eh …

E não perdoam nada, são intolerantes; não valorizam o fato de um Thiago Monteiro ganhar um set de um jogador Top 30, como o sueco Hakansson, por exemplo. Se pararmos para pensar, veremos que já é um grande feito para Thiago Monteiro. E ele é ainda muito jovem; então por que menosprezar sua atuação, ele vem evoluindo…

Bem, fazem duas semanas que estou treinando o maximo que posso: 3 vezes por semana, duas horas por treino.

Treino no halle do SSG Ulm, em Gögligen. Gögligen eh um pequeno Dorf (vila residencial) a 10 minutos do centro de Ulm. O fato interessante sobre Gögligen eh que a pequena vila existe hah 900 anos no mesmo lugar!!! Nao temos treinador para os adultos. O assumido eh que todo jogador adulto tem o conhecimento necessario para elaborar um plano de treino. Isto muda, obviamente, nos niveis mais altos. Entre os meus colegas de equipe, 2 sao terinadores nivel D. Na Alemanha existem 4 niveis de treinadores, D, C, B e A. Para cada nivel, existe um curriculo e uma certa exigencia de conhecimentos. Nivel D trabalha com iniciacao ao tenis de mesa, ateh juvenis.

Treino tambem no Halle da Uni. Na uni, temos jogadores da Landesliga, Verbandsliga e ateh Oberliga. Lah tenho a oportunidade de jogar com caras realmente bons. Tenho notado que estou cada vez mais proximo de ganhar de cada um deles. Semana passada, quase (3x2, 11x9) ensaquei o Ralph, que eh um bom jogador da Landesliga.

Daqui a 15 minutos o Christian passa aqui pra me pegar. Hoje jogamos contra Belenberg. Teoricamente, devemos ganhar sem maiores dificulades. Mas nunca entro “mole” no jogo. Respeito eh bom, para evitar surpresas.

Semana que vem, Erbach. Eles andaram remanejando o time. Jah sei que tenho um “cozinhador” e um kateiro pino-longo pela frente. Semana para treinar top suave e colocado contra efeito forte por baixo e bola morta …

E esta foi mais uma edição da coluna: Diário do Alemão.

Manda estas notícias sempre que puder. Pessoalmente, adoro lê-las!

De vez em quando manda notícias do Tênis de Mesa alemão (Dundesliga) também!

Abraços,

Mazinho

[quote=“Mazinho”:10z2un1e]E esta foi mais uma edição da coluna: Diário do Alemão.

Manda estas notícias sempre que puder. Pessoalmente, adoro lê-las!

De vez em quando manda notícias do Tênis de Mesa alemão (Dundesliga) também!

Abraços,

Mazinho[/quote]

Eu tb gosto muito! ::perfeito::

Parabens Mitidieri por sua grande ideia! ::aplausos::

Um abraco,

P.S.: Oh coisa + enrolada sao essas 500 subligas de TM da Alemanha ne? :smiley:

Isso ai cara! ::aplausos:: tbm gosto muito de ler essas “confissões”!!!

Obrigado pelo incentivo, colegas.

Ganhamos de Bellenberg por 9x3. Minha parte eu garanti 100%. Estou ficando proficiente nas taticas contra anti-spin e pino-longo. Estou tendo uma clareza pra jogar contra este tipo de oponente que eu nunca tive antes. Acho que esta base falta aa grande maioria no Brasil, esta seguranca de jogar contra qualquer estilo que pintar pela frente. Mas isto, digamos, nao eh merito meu, mas do sistema do TM alemao que permite a existencia de todos os estilos.

Nas ultiimas 3 semanas andei meio atribulado, preparando as apresentacoes de artigos publicados em conferencias, essas coisas da academia. Mas a semana que vem vou estar mais aliviado e pretendo fazer algum esforco para apresentar alguma novidade sobre o sistema alema de tm. vamos ver…

Gostei muito destes seu relatos, continue a nos enviar A Larissa esta ::babando:: para jogar um dia fora do Brasil

Oi Wellington,

parabens pelo campeonato. Depois conte como foi.

Para a Larissa, soh posso dizer palavras de incentivo. E posso recomendar a Alemanha com toda a tranquilidade. Eh um pais muito interessante e seguro. A outra vantagem da Alemanha eh poder estudar em paralelo ao TM, visto que a Universidade eh gratuita aqui. O custo de vida eh alto para nos, brasileiros, mas existem varios orgaos de fomento, que oferecem bolsas para bons estudantes. Exemplo: DAAD. Claro, tem que falar alemao bem, para fazer a graduacao na Alemanha. Mas isso depende de voce, Larissa. Posso dizer que vale a pena todo esforco que voce fizer.

Depois de 3 dias, vou saindo devagarinho do fundo do poco… pois perdemos para Erbach. Com isso, qualquer possibilidade do nosso time subir de liga esta agora fora de nossas maos. Dependemos de resultados de terceiros: alguem teria que empatar ou ganhar de Erbach. Para ser realista, isto eh quase impossivel. Soh com reza forte … ::oracao::

De qualquer forma, foi um jogo emocionante, com torcida dos dois lados. Uma galera de Gögligen se deslocou ateh o Halle de Erbach, e nao precisa nem dizer que o time da casa reuniu uma “multidao”. Perdemos tres partidas no 3x2, 11x9… quer dizer, sem desmerecer o adversario, nos faltou um pouco de sorte…

Depois do jogo, desolados, fomos todos ao “Thuringuer Klause”, o kneipe preferido da galera de Gögligen, onde comemoramos para nao chorar.

Eh isso… continuo outra hora… :cry:

Mitidieri

As nossa derrotas são grandes mestras, basta aprender com elas, pois na verdade são só obstaculos para o nosso crescimento interior, pois são as derrotas que fazem nos olharmos para os nosso defeitos e corrigi-os e faz saber que precisamos melhorar, e tambem coloca nosso égo no devido lugar, então caro amigo
Parabens pela nova oportunidade de aprender a aprender…

falou e disse

Quem disse que nao hah carnaval na alemanha? Pois desde de quinta feira estao ocorrendo diversos bailes aa fantasia e muita festa nas ruas, com palcos montados nas pracas (apesar do frio) e muita cerveja. Eh carnaval com bandinha alema (naturlich) e a maioria das fantasias evocam tipos medievais, bruxas e ogros. Hah ateh um dia de desfile de blocos pelas ruas.

Com tanta festa, as ligas tiveram uma pausa neste fim de semana. Oportunidade para os mais fominhas procurarem algum torneio por ai… assim jogamos ontem o torneio de Laichingem, sistema davis para duplas. Joguei com o Matze, um parceiro de outro clube. Na categoria ateh Kreisliga (na qual joguei), 30 duplas inscritas, 7 chaves na classificatoria. O torneio comecou ao meio-dia (pra nao atrapalhar os carnavalescos…), e como eu e o Matze fomos avancando, jah era 22:00 quando jogamos a semi-final e perdemos, para resumir. Ganhei uma partida, perdemos a dupla e estava 2 a 1 para o meu adversario quando o Matze “capitulou”. Provavelmente eu iria perder tambem. O adversario havia descoberto os meus pontos fracos e estava dominando o jogo naquela altura e, a bem da verdade, eu jah nao tinha mais forcas para me movimentar como me estava sendo exigindo… A meu favor conta que o cara jah havia jogado na Bezirksliga em temporadas anteriores. Desculpas, desculpas desculpas…??? Acho que nao, pois reconheco que nao tinha mais o dominio do jogo. Mas analisei cuidadosamente minhas fraquezas, tao bem evidenciadas pelo meu adversario neste jogo, e vou focalizar meu treino para elimina-las.

WFO, obrigado pelas palavras. Louis, falou e disse.

Ai galera da SOGIPA, estarei no Brasil, Porto Alegre, entre os dias 22 de marco e 22 april. podem ir se preparando que eu vou pintar por ai …

aee mitiedrii
bahh aki em SL vai te uma rodada do estadual mas vai se dia 20 e 21
pena q n estará aki ainda senão poderia assistir se quisesse
e eu estou interessado na sua tempest.

e a proposito n teria nenhuma borracha chinesa para vender n?
estou mto afim de comprar uma.