Experiências na Alemanha

11 de janeiro, 2004

Estamos na vespera de reiniciar a segunda fase da temporada por aqui. Recebi o calendario dos jogos da Kreisliga esta semana. O primeiro jogo eh no dia 24 de janeiro e o jogo “da morte”, contra Erbach, eh no dia 14 de fevereiro. 1 mes para nos prepararmos bem, se quisermos subir de liga… tenho certeza que em Erbach o pensamento eh o mesmo.

Neste meio tempo, varios torneios estao acontecendo. Semana passada joguei o torneio de Strass, no qual consegui chegar aas quartas de final, despachando no caminho o #12 no ranking do nosso Berzirk. Fiquei feliz, porque perdi nas quartas jogando meu jogo, sem me acanhar contra um adversario melhor, no momento.

Ontem, joguei simples e duplas no torneio de Heidenheim. Eu e o meu parceiro Josef chegamos ao segundo lugar no torneio de duplas. No simples, saltei fora nas oitavas… contra o campeao do torneio e ali-ali, 3x2. Nao fiquei feliz, porque me acanhei e nao joguei o meu jogo. Fazer o que? … treinar mais esta semana, especificamente nas minhas falhas.

Hoje fomos ao torneio de Berg, sistema davis. Em Berg, os torneios sempre sao bem legais e atrai muita gente. Cheio de gatinha … Todas jogadoras… e boas jogadoras, hein … O Halle (ginasio) eh bem grande e a cantina super bem ajeitada. Esgotado de ontem, ainda consegui manter um certo nivel de jogo nas classificatorias, mas nas eliminatorias, kaput, nao consegui manter o pique… Mais preparo fisico…

Eu sou gaucho. Pois entao, eu sempre levo chimarrao para os torneios. Os parceiros do meu clube adoram. Sempre me pedem pra levar … e ai de mim se eu esquecer… Ai fica aquela galera de alemao em volta olhando a gente com a cuia e aquela erva verde estranha … tem que explicar toda hora que eh “ein tipisch Tee aus süd Brasilien”… ai sempre ofereco e alguns aceitam, fica um clima legal. O legal disto tudo eh que se viaja bastante com as parcerias e conhece-se um monte lugares e pessoas. E tem mais, esta historia de que alemao eh muito formal e serio , eh pura balela… os caras sao super amigaveis.

eH isso. nao sei porque, mas me deu vontade de contar estas coisas. Agora vou por bolsinha de agua quente nas minhas costas, que estao bem doloridas…

Aufwiederlesen und tchüs

Eh isso ai Mitidieri, muito legal essa sua historia! :smiley:

Mas vamos parar com o lero-lero e vamos ao q interessa, as perguntas:

1. Essa sua Liga, a Kreisliga, equivale ao q afinal? Uma segunda divisao ou terceira divisao da Alemanha? Ou eh diferente de tudo isso? E em qual liga (ou divisao) joga o Timo Boll, por exemplo? Jah li em algum lugar q ele joga a Bundesliga, por falar nisso, essa sua Liga dá acesso a essa Liga das “estrelas” alemas do TM?

2. E soh por curiosidade ( :roll: ), se vc nao quiser ou “nao puder” nao precisa responder, mas vc tah na Alemanha por “tempo indeterminado” ou tah estudando, ou trabalhando por algum periodo determinado, jah com data “prevista” de volta ao Brasil?

Eh soh por hj, amanha tem +! ::perfeito::
Um abraco,
P.S.: Sobre as “gatinhas” eh covardia vc falar lah nisso ne? Jah q na Alemanha praticamente todas mulheres sao de bonitas a maravilhosas! :smiley:

Vamos por partes, dizia o estripador…

1. A organizacao esportiva eh bem diferente da existente no Brasil. Ela eh decentralizada, mas hierárquica. Ainda estou tentando entender toda a hieraquia, assim nao posso ainda descrever o quadro completo. Minha intencao eh escrever um artigo para o temp.mesatenista.net, explicando esta orgamnizacao. Mas enquanto isto nao acontece, vou falando o que eu sei…

2. O “Berzirk” esta na base. Nele reunem-se os times de uma certa regiao geografica que inclui alguns municipios. Dentro do Berzirk existem varias ligas. Da mais baixa para a mais alta: Kreisklasse D, C, B e A, Kreisliga, Berzirsklasse e Berzirksliga. O Berzirk Ulm tem 66 clubes e 5000 jogadores ativos, desde infantil ateh super-seniores, masculino e feminino .

Obs: Ulm eh a cidade onde moro. Por ser o maior municipio do Berzirk, batiza o mesmo.

1. Acima da Berzirkliga vem a Landesliga, que corresponderia aa “federacao estadual”. Na Landesliga, jogam clubes de varios Berzirks do estado. Meu estado, no caso, eh Baden-Württemberg, no sul na Alemanha.

Obs.: Em Baden-Württemberg esta provavelmente o melhor TT da Alemanha. Aqui no nosso estado estao sediados nada menos do que 5 dos 9 clubes que participam da atual temporada da Bundesliga: TTC Karlsruhe-Neureut, DJK Offenburg, SV Weru Plüderhausen, TTC metabo Frickenhausen e o time que a gente torce, o TTF Liebherr Ochsenhausen.

A coisa aqui eh séria…

1. Acima da Landesliga vem a Verbandsklase e a Verbandsliga que sao as ultimas instancias do amadorismo. Depois, eu acho, vem a segunda Bundesliga e a Bundesliga, que sao instancias profissionais do tt na Alemanha.

Mais ou menos isso. Prometo melhorar a qualidade da informacao. Jah pedi para uns colegas do clube algum material escrito e um deles ficou de me ajudar a entender o esquema.

Eu vim para a Alemanha fazer uma parte do meu doutorado, em informatica. Mas acabei conseguindo trabalho na propria universidade e estou ficando, enquanto tiver trabalho. Eu e a minha familia nos adaptamos (sou casado e tenho uma filha) bem aa vida por aqui e por enquanto esta tudo muito interessante.

Quanto aa beleza da mulher alema, acho que na media o Brasil ainda tah ganhando… Surpreendentemente, as que participam do TT sao na maioria jeitosinhas… com o maior respeito, claro.

Q coisa “enrolada” hein? P/ se dizer o minimo! Eh melhor esperar essa sua futura explicacao + detalhada p entender melhor… :lol:

Uma coisa eh certa: EH POR ESSA “SUPER-ORGANIZACAO” , Q O TM DAI EH TAO SUPERIOR AO DA MAIORIA DOS PAISES DO MUNDO! Tirando os Asiaticos, pois lah eles jah nascem com o TM no sangue! :smiley:

Tomara q deh tudo certo p vc ai na Alemanha e vc chegue ateh a Bundesliga 2 pelo menos! Serah q dah :?: :wink:

Se eu fosse vc do jeito q vc fala dai, jamais cogitaria em voltar pra ca!

Agora, sobre as “meninas”… Fala serio ne? :smiley:
Ai soh tem de Gisele Bundchen pra cima :!: :!: :!: :smiley:

Um abraco,

Nao tenho pretensoes profissionais. Sou um amador interessado. Gosto do companheirismo do clube, e devo ao TT em boa medida a minha integracao aa sociedade daqui. Soh com isto, jah me sinto recompensado pelo esporte.

Quanto ao esporte, gosto de manter o foco. Meu objetivo no momento eh um soh: subir para a Berzirksklasse. O resto vem depois. Nao me preocupa agora.

Ah bom…

Se eu tivesse ai no seu lugar e treinasse a um bom tempo jah… Eu teria pretensoes nem q fosse p jogar na Bundesliga 2, claro se conseguisse alcancar um nivel minimo p tal e eles aceitassem um “estrangeiro” de fora da “Comunidade Europeia”… :lol:

Seria maravilhoso, ganhar pouco dinheiro (+ tb nem tanto :smiley: ) p/ ser profissional de TM, nem q fosse numa Liga inferior… Seria o mesmo de ser jogador de futebol aqui no Brasil e jogar na Serie B… :smiley:

Nao vou falar nisso nao, pois NEO tah preparando o seu “novo site” de futebol e pode nao gostar disso… :roll:

Quero ver ele agora me desmentir! :smiley:

Um abraco,
P.S.: Ei Mitidiere, pq vc nao arranja p/ nos os resultados da Bundesliga hein? Valeu! ::perfeito::

Nao hah restricao para trabalhar como atleta por aqui, desde que te contratem no exterior, ou seja, vc nao pode chegar por aqui procurando trabalho… Tanto que jogam na bundesliga o Chuan Chi Yuan, varios chineses (Feng Zhe, … outros…), russos (Mazunov, Smirnov ), outros tantos do leste europeu, japones (Matsushita), e outros… O dificil eh chegar lah… Na verdade, soh chega lah hoje em dia quem, no minimo, planeja uma carreira muito cedo… tipo com 14, 15 anos jah tem que ter o alvo travado e muita forca de vontade… depois disso, eh dificil…

adriano,

no www.tischtennis.de tem os results da bundesliga e da segunda tbm…

Valeu Leleu pela dica! :smiley:

Mas eu perguntei em especial ao Mitidieri, pois os resultados jah viriam “traduzidos” do Alemao, afinal usar aqueles “tradutores” online nunca fica muito bom e tem coisas q nao dah p entender mesmo. Por exemplo, soh encontrei resultados assim:

1. Bundesliga Herren;
  2. Bundesliga Damen;
  3. Bundesliga Nord Herren;
  4. Bundesliga Nord Damen;
  5. Bundesliga Sud Herren;
  6. Bundesliga Sud Damen.

Foi buscar no tradutor saber o q era isso e descobri q era: Herren = masculino, Damen=feminino, Nord = Norte e Sud = sul.

Afinal q divisao + esquisita eh essa? 8O

Tah vendo, c/ eh necessario a ajuda de alguem na Alemanha mesmo? Claro q “fuçando” dah p/ ver qual clube ganhou do outro e assim por diante, mas com essas coisas estranhas da Alemanha fica complicado entender bem. Alem de se ter q gastar um tempao p entender as coisas num site em Alemao. Alias soh consegui achar traducao de Alemao p/ Ingles, ou seja, ateh assim vc precisa entender bem ingles, o q nao eh todo mundo q consegue.

Um abraco,

Ei pessoal entendido em Bundesliga (favor nao pensar em trocadilhos, a coisa eh seria! :smiley: ),

Depois de mexer e remexer nesse site Alemao, q o NEOzinho me disse ser o site da Federacao de lah…

Parece q descobri umas coisas (soh olhando a lista de clubes/jogadores dos clubes).

Me parece q a Bundesliga Principal eh formada por apenas 9 clubes (e olhando no post do Mitidieri q fica lah em cima isso se confirma) seriam eles:
1 Borussia Düsseldorf
2 TTC metabo Frickenhausen
3 TTC Zugbrücke Grenzau
4 TTV RE-BAU Gönnern (clube + alemao do “pedaco”, com Boll, RossKopf e Keinath)
5 SIG Combibloc Jülich/Hoengen
6 TTC Karlsruhe-Neureut/DJK Offenburg
7 TTF LIEBHERR Ochsenhausen (clube q o Mitidiere torce lah!)
8 SV Weru Plüderhausen
9 Müller Würzburger Hofbräu

E essas outras Bundesligas, Norte e Sul formariam entao a “segunda divisao” da Bundesliga ou Bundesliga 2? Eh + ou - isso pessoal?

Detalhes:

1. Na Bundesliga 1 (9 clubes), a maioria dos jogadores sao “estrangeiros” de outros paises da Europa/Asia e “super-Top-Players” alemaos: Timo Boll, Rosskopf, Stefan Feth, Zoltan Konnerth, Torben Wosik, Bastian Steger, Thomas Keinath, essa turma ai q todo mundo conhece… :smiley:

2. No clube q o Mitidiere torce temos: Mazunov e Smirnov da Russia, Constantin Ciota (Romenia, se nao me engano), Adrian Crisan (Romenia), o seria muito bom, se a maioria dos outros times nao tivessem jogadores do mesmo nivel p/ melhor… Mas nao deixa de ser um bom time… :smiley:

3. Jah na Bundesliga 2, sao 22 clubes divididos em 11 no “norte” e 11 no “sul”, e essa liga eh q podemos chamar de a “legitima liga alema”, pois a maioria dos jogodores sao alemaos, porem “desconhecidos”, pelo menos por mim. :smiley:

Aguardo seus comentarios!

Um abraco a todos,

A mesma empresa que patrocina os Mundiais, a Liebherr que fabrica e vende guindastes, caminhões e equipamentos pesado para construção e escavação parece ser a patrocinadora do time do Mitidieri o Liebherr Ochsenhausen. É como o BomBril Corinthians :slight_smile:

Exatamente. A Liebherr eh na verdade a dona do Ochsenhausen (casa dos touros).
A Liebherr atua em varios segmentos industriais, entre eles a linha branca (geladeiras, fogoes, etc…). Eu particularmente, ateh tenho uma geladeira Liebherr (eh, eh, eh…) com o poster do time colado na porta…apesar dos protestos aqui em casa

Oi Adriano, estou coletando informacoes mais precisas…aguarde mais um pouco.

A relacao de times estah correta. A BL tem normalmente 10 times, mas nesta temporada estao jogando apenas 9. A razao eh que houve a “retirada” tardia de um dos dois times que subiram na ultima temporada. Ao final desta temporada irah descer apenas 1 da BL, e subir 1 de cada “segunda liga” (1 da norte e outro da sul), compondo 10 novamente.

A temporada atual esta sendo considerada uma das mais equilibradas ( e emocianantes) dos ultimos anos.

Na composicao atual do Ochsenhausen, vc esquaceu de mencionar o Chuan Chi-Yuan, que eh o #1 do time. A posicao #2 eh do smirnov, a #3 do crisan, a #4 do mazunov, e o cioti joga como #5, isto eh, ele eh o reserva. Na ultima temporada, a posicao #1 era do Kreanga, que foi embora, e o #2 era o Feng Zhe, que foi para o Müller Würzburger Hofbräu.

O legal deste sistema de times eh que forma torcida na arquibancada… fica igualzinho jogo de futebol, com corneta, tambor e o diabo de coro da plateia… tudo regado, logico, pela melhor cerveja do mundo e muita salsicha…

Hum bem interessante isso Mitidiere… :smiley:

Agora eu nao citei o nome do Chuan, pois nao sabia, afinal soh entrei no site ontem pela primeira vez e nos “confrontos” q eu “cliquei” no link q tinha o seu clube, o Chuan nao havia jogado… Sinal q o time fica bem + forte com o Chuan…

Agora soh 10 clubes na “primeira divisao”??? Achei muito pouco, principalmente se considerando q existem 22 na “segunda divisao”…

Agora “melhor cerveja do mundo”? Existe isso??? :smiley: :D:D:D

Melhor “refrigerante” do Mundo ainda vai! :smiley:

• Cerveja! ::enjoado::

Um abraco,

P/ nao ficar 2 msg repetidas iguais… Resolvi fazer isso, jah q nao dah p/ apagar… Ou dah? 8O

Um abraco,

Adriano,
Se tem uma coisa que eu nao quero eh fazer apologia ao consumo de alcool. Mas a cerveja alemam eh saborosa, tanto que se pode beber aa temperatura ambiente, ou apenas levemente fria. Nao eh amarga e eh feita com cevada e lupulo mesmo. nao tem mistura. com moderacao, e para assistir a um joguinho da bundesliga com os amigos, desce bem…

Não esqueçamos que a Liebherr, grande incentivadora do TM na Alemanha, é quem fabrica os trens de pouso de todos os jatos da Embraer, incluindo os novos EMBRAER 170 e 190!

Abraços!

Mais um motivo para soh comprar jatos da embraer :smiley:

Quer dizer que um gaúcho, descendente de italianos (ou me equivoco ?) foi parar na Alemanha ?

Ficamos contentes por sua adaptação ter sido facilitada pelo tênis de mesa e pelo fato de haver coisas tão boas a dizer a respeito da Alemanha.

Para nós brasileiros ainda é muito forte esta imagem de skin heads agredindo imigrantes trabalhadores e o preconceito contra os turcos e contra todos. Lembra-se do best seller “Cabeça de Turco”. Pois é !

Imagino que o nível de seu tênis de mesa evoluiu muito em função de participar agora de campeonatos mais fortes do que aqueles do sul do Brasil, ou não ???

Sucesso !!!