[quote=“Cosmotopeia”:8jb0akvt]a atencao nao jogo diminuiu, aumentou a preocupacao,
diminuiu uma coisa basica que eh preparo fisico
soh o fato de ir 3-5 sets de 21 ja era massa ver quem aguentava mais,
era uma estrategia a mais tentar fazer o cara correr ja que nao podia fazer o cara errar por exemplo…
Discordo, já que os atletas estão ficando cada vez mais fortes fisicamente, com avanços na área da educação física. Hoje em dia temos muitos casos raros de atletas sem bom preparo físico jogando bem, como waldner, e ainda assim em poucos eventos, já que waldner é waldner e se prepara apenas pra olimpiadas, mundial, etc. Hoje em dia, fazer o cara correr não é o objetivo principal, pois os sets são curtos e nem sempre o adversário cansa, mas não sei como funciona em alto nível, não sei se os atletas tops ficam exaustos fisicamente após uma partida.
sobre ganhar mais rapido por ter mais atencao…
com 21 pontos era exigido mais atencao ainda, pois era mais tempo pra continuar se dedicando ao maximo por mais pontos…
era exigido mais, e assim os atletas se diferenciam mais por suas qualidades e nao um treco aleatorio onde começa a contar azar, o cara faz uma casquinha e uma rede la atras e pronto 2 pontos eh um monte…
Você está se contradizendo, se em set de 21 pontos você tem poder de recuperação, você pode ter desvios de atenção durante o set, já que tem possibilidade de se recuperar. No set de 11 pontos, a concentração e atenção exigidas são muito maiores, pois os pontos tem mais valor. E são raras exceções que temos partidas de tops decididas em golpes de sorte. E se você analisar o cenário mundial, os resultados correspondem as qualidades dos atletas, e não aos “trechos aleatórios” que você citou. 2 pontos realmente tem muito valor, por isso a atenção exigida é MUITO maior do que em set de 21 pontos, pois um ponto em 21 é muito mais fácil de recuperar do que 1 ponto em 11. Em 11 pontos é dificil lutar e buscar o set, em 21 pontos seria muito mais fácil, desconsiderando que quem sacava tinha muita vantagem. Se tudo tivesse mudado, mas os sets continuassem de 21 pontos, provavelmente os mesmos atletas continuariam dominando, wang liqin, timo boll, wang hao, pois são atletas fortes fisicamente.
sobre recuperacao… nao eh recuperar pq tava pior ou melhor antes, é a emoção de 2 caras dando o maximo e rendendo em partes distintas diferentemente com jogos diferentes sendo testados e tentados.
agora o embalo faz o jogo…
recuperacao no sentido de SE SUPERAR - que eh o mais tesao em qualquer exporte.
E você acha que hoje em dia os tops não dão o máximo de si?
Hoje em dia os jogadores continuam com estilos diferentes, sendo testados e tentados, só que a cada dia, os jogadores se conhecem melhor, e cada um busca jogar no erro do outro, que cada vez some. Se você fizer uma comparação rápida, pra mim a emoção continua, já que cada ponto é muito mais importante, cada ponto é uma vitória. Eu acho que a emoção é muito maior, porém de diferente forma, antes era muito mais explicito um jogo disputado, que não precisa ter trocas de bolas pra ser emocionante. Eu vi um jogo do kim taek soo x liu guozheng, que jogo chato sinceramente. Pontos tão técnicos que não parecia nada disputado. Se você pegar jogos de alto nível, vai ver muitas trocas de bola, atletas cada vez mais preparados, por isso cria-se uma rivalidade entre eles. A tendência é que os atletas treinem cada vez mais pra superar seus defeitos e erros , erros que são estudados 24h por outros adversários.
diminuiu os pontos, diminuiu o jogo, diminuiu as exigencias em todos os aspectos, inclusive no psicologico e na atencao a cada ponto, pois com 21 tambem precisa ser atencoa em todos os pontos, a diferença eh que com menos pontos vc nao precisa ficar muito tempo ali jogando e se esforçando pq acaba em menos da metade do tempo.
Volto a repetir, não precisa se esforçar? No set de 21 pontos você tem até a possibilidade de “descansar”. Descansa no set de 11 pontos pra ver o que acontece, já era, o set acaba. Vc fala que é necessária atenção em todos os pontos no set de 21 pontos, realmente, no caso dos tops isso ocorre mesmo, mas no tm popular, os atletas costumam quase que entregar pontos. Com 11 pontos, vc tem sim, que ficar ali se esforçando, já que o jogo vai acabar rápido. O fato da regra ter mudado, nao significa que o esporte piorou. pode ter piorado pra vc, mas que a atenção exigida aumentou muito, não tenho dúvidas disso. Errar um saque é um pecado literalmente.
enfim…
mais algum argumento ?
Todos argumentos foram citados acima, qdo vc se adaptar a nova regra, vai perceber que a atenção exigida é maior, e cada vez atletas mais bem treinados vencem as competições. O bom condicionamento físico é muito necessário no alto nível, no nível amador que é o meu nem tanto, já que os atletas não tem tanta regularidade, erram ataques “simples” para os profissionais. Um top, ou até mesmo um bom jogador não fica na esperança do adversário errar o ataque dele, mas sim tenta construir os pontos e joga bem pra que a vitória seja consequência. Eles tentam acima de tudo jogar bem.
sobre a bola… evolução seria ela ser mais aerodinamica, pegar mais efeito, como a evolucao em todos os esportes, aumentar a velocidade pra aumentar a tecnica pra diferenciar mais ainda os profissionais que sao com cada vez mais treino, cada vez mais iguais.
isso é evoluir o esporte.
o que fizeram com a bola foi o contrario, deixar ela mais pesada ( krolon eh uma beleza de certo ?) menos efeitos, menor velocidade…
ou seja, Menor dificuldade…
pq vc acha que nao tem mais cara bom e ruin como antes ? ta tudo uma mistureba… campeao do mundo ficando eliminado, “amador” se classificando pra quartas… etc etc etc… pq ?
pra deixar mais divertido ?
Eu acho que agora temos mais chances de termos campeonatos com surpresas, pois “zebras”, atletas bem treinados, podem surpreender bons jogadores desatentos. E isso é muito legal, acabar com o favoritismo.
eu nao acho que deixar o jogo uniforme e sem competitividade e exigencias do atleta tornem o jogo melhor.
torna o jogo mais amador,
e o interesse cai mais ainda sim.
Pra mim o jogo não está uniforme e sem competitividade, fique por dentro do tênis de mesa atual, profissional ou não.
pq os chineses ganham mais agora ?
pq eles sao mais de paulada e de arriscar mesmo pq treinam muito mais.
como qqr pais asiatico e ainda ex socialista.
Ganham mais, mas eles ganharam a ultima olimpiada? Venceram a ultima copa do mundo? Então eles não ganharam tudo. Venceram os mundiais, individual e de equipes, claro, favoritissimos como sempre.
Mas foram derrotados por ryu nas olimpiadas, e por timo boll na copa do mundo. E derrotados por schlager em 2003, não tiveram finalistas no mundial de 2003. Ou seja, eles tem a maioria dos títulos, mas ainda existem atletas que tem capacidade de vencê-los. Isso é adaptação. A diferença é a cultura, todos sabem disso.
a estrategia de jogo, o drible de jogadas, a velocidade de reacao,
e tudo mais foi pro ralo
Então, baixe jogos dos atuais tops, e perceba, veja se a estratégia acabou. Veja se o swing dos golpes acabou.
AGORA é que os chineses dominam, antes era mais equilibrado justamente pq era mais profissional e competitivo
Sempre dominaram, dominam mais, mas não são 100% imbatíveis, e pra mim o tm tem muita graça, muita competitividade. Samsonov derrotou recentemente chen qi e ma long. Boll derrotou todos os chineses. Ryu derrotou a 2 anos wang hao no torneio, considerado mais importante do tênis de mesa.
se fosse pra mudar a bola, mudasse por uma mais rapida, uma menor e mais leve, ou deixava como tava, ou mudasse o material pra ter mais aderencia ainda… ( iniciaria uma nova etapa de jogo com curvas pra tudo que eh lado… wow hehehe )
isso sim ia chamar atencao do tal publico que eu to poco me … eh um jogo sofisticado que se aprende a gostar, nao eh simples,. e como qqr jogo sofisticado, nao tem atracao do povao, esse papo de atrair publico nao existe, nunca vai existir,
a nao ser que vire pingue pongue, melhor de 5 pontos com bolas krolon, um troço aleatorio onde africanos podem ganhar sem ter tradicao nenhuam… dai atrai o publico…)
Olha o preconceito com os africanos. Olha, com certeza muitos jogos davam trocas de bolas fantasticas, entre europeus principalmente, mas entre asiáticos, a maior parte dos jogos era muito cansativa. Eu baixei varios jogos antigos, ja vi várias partidas, e não teria a menor paciência de acompanhar partidas de tantos pontos.
o que fizeram foi o contrario, tentaram atrair publico deixando o jogo mais basico e amador.
perdeu emoção, perdeu a raça que se via nos jogadores,…
virou pra jogadores proximos, dependente de sorte, como jogar na moeda quem ganha,
e nao quem tem mais raça ja que a tecnica eh proxima.
O esporte não está básico, pelo contrario, cada vez mais técnico, mais profissional, e não amador. A emoção continua, os pontos são mais valiosos. Os títulos são mais dificeis de serem conquistados, pois exige muito treino. Olha, é até um desrespeito você falar que depende da sorte, jogar na moeda, wang liqin não foi campeão mundial na sorte. Schlager também não. Ryu não foi campeão olimpico na sorte… Joo see hyuk não foi vice campeao mundial na sorte. Isso é desmerecer os atletas, eles treinaram muito e todos eles tem raça quando jogam, a diferença é o modo de expressar. Você acha que pra mostrar que tem raça tem que ter mil trocas de drives, jogos disputados até 20-20, isso não tem nada a ver… O cara pode perder de 3x0 , mas perder de 11x9,11x9,11x9 e ter jogado com muita raça, pode ter perdido no detalhe, na falta de atenção, que é muito importante no atual cenário do nosso esporte.
e eh isso…[/quote]
São esses os meus argumentos, acredito que cada um tem a própria opinião, mas dizer que tm virou um esporte de sorte, é desmerecer os atuais campeões de todas as categorias, profissional, amador, etc.
Nada mais que isso.