Estragaram o tenis de mesa - quem jogava antes ???

!! to voltando a jogar agora depois de anos…
e meu deus ! !
estragaram o jogo… sem brincadeira…
voces jogam bastante tempo com essas “novas” mudanças e nem percebem…

  1. a bolinha… PO 40mm eh muito grande, da menos efeitos, da mais trabalho, “FLUTUA” mais, eh mais lenta… DA MENOS JOGO E MENOS DISPUTA. alias alguem que nao sabia jogar direito e tentou deixar mais facil soh pode ! um preguiçoso ainda !

  2. os pontos… 11 eu jogava qdo era intervalo no colegio ( antes de jogar tenis de mesa, qdo era criança) era ate 12, quem perder sai, entra o proximo da fila. JOGO RAPIDO, SEM MAIORES EMOCOES E CHANCES DE RECUPERACAO.
    com 21 pontos voce tinha tempo caso começasse mal, pra pegar o tipo do jogo do adversario, adaptar tecnicas, ver estrategias de jogo…
    era MUITO mais emocionante um jogo de 21 do que um de “12” - tanto que em treino, mesmo podendo fazer jogo de 12, TODO mundo preferia jogos de 21, mesmo que tivesse gente que ficava fora mais tempo qdo lotava os treinos e nao tinha mesa pra todo mundo.
    ou seja, 21 eh mais estrategia, eh mais sentir o jogo, eh perceber o adversário. é poder recuperar pontos e virar ( mais emoção pro publico - que deveria ser o objetivo da federacao) só nisso da mais jogo e mais emoção.
    SEM CONTAR que com 21 pontos vc se encoraja mais pra arriscar mais.
    11 pontos eh um absurdo, e basicamente quem começa bem ( sempre um dos jogadores começa melhor ( detalhe, sendo melhor ou nao, depende de compatibilidade ou nao de estilos) - ou seja, a chance de quem começa melhor ganhar eh muito maior.
    perdendo e indo a 11, o outro tenta recuperar sem arriscar muito,
    da menos adrenalina, menos estrategia e risco !..

resumindo ! sem brincadeira… se comparar HJ com 1998 por exempo, pra quem jogo, comprar direto , ( como vc notar que alguem engordou, vendo magro e gordo, e nao evolutivamente sem perceber)

se comparar; ficou pelo menos 30% PIOR o nosso jogo…
to procurando minhas bolinhas da epoca pq eu faço questao de ignorar essas regras,
e na minha mesa só vai jogar a 21, e com 38mm. e ponto.

Concordo com vc, Cosmotopeia.

  1. A única mudança que achei boa foi a de proibir o saque escondido, pois era um absurdo como alguns atletas sacavam (alguns ainda sacam irregularmente).
  2. Quanto a bola, sem dúvidas que a de 38mm dava mais rally, apesar da ITTF dizer ao contrário. Basta comparar os videos antigos com os atuais.
  3. Quanto à mudança de 21 pra 11 pts, tb acho horrível. Não dá tempo de se recuperar. Ainda mais que a maioria dos torneios são em melhor de 3 sets. Isso privilegiou os jogadores que arriscam tudo, se estiverem acertando não tem pra ninguém. Quer dizer: menos talento, mais força. Tanto que é dificil ver jogadores talentosos ganhando algo. Com as mudanças os chineses ascenderam de novo ao topo de forma quase unânime. O esporte ficou sem graça. Penso que é necessário fazer novas mudanças.

Treinar com a bola de 40mm é horrível. A bola de 40mm melhor é a de 3 estrelas pois é mais pesada e assim melhora a troca de bolas. A bola de 40mm de treino ou 1 estrela é detestável.

Eu comecei a jogar após todas estas mudanças e então não tenho como comparar muito bem mas vou tentar.

Quanto a bola eu consigo jogar normalmente com a bola de 38 pelo q já testei com algumas antigas, mas ainda prefiro a de 40(não sinto ela tão leve assim, mas gostaria de ter maior efeito, mas isso eh problema tecnico meu).

Saque escondido tinha q acabar mesmo, era muito pior. Quem sacava levava uma vantagem absurda. Joguei esta semana com um cara q só sacava escondido, e eh ruim demais pra ver. Como meu jogo depende bastante de saque até comecei a zuar e sacar como antigamente, mas como nunca treinei assim foi complicado. Apesar disso o cara não pegou quase nenhum saque meu a partir daí. Só devolvia bola alta.

Sets de 21 pontos eu acho interessante mas para o publico fica algo morno, acho q foi uma mudança acertada. Realmente estratégias kamikaze ganharam muita força mas o jogo da menos margem para erros oq eh bom apesar de tirar um pouco o brilho de certas jogadas já q ao menos q vc esteja no tudo ou nada não arrisca em bolas fáceis.

Qto a ignorar as regras tudo bem por vc, mas isto se vc joga sem interesse de participar de campeonatos e conhece pessoas q tenham a mesma atitude sua.

abraços

Veja bem …

essas mudanças do TM mudaram bruscamente as habilidades requisitadas para o atleta jogar …

com a mudança de 21 para 11 pontos, a Habilidade requisitada eh a de “velocidade de adaptação” ou seja … se tem ke fikar esperto desde o começo, um carro q demora pra eskentar, apesar de ser o mais rapido, naum vai ser mais eficiente … a mudança da bola de 38 para 40 axo exige ouuutras estrategias

axo q vc fika taum indignado, pois com isso ( mudar as habilidades essenciais pra se dar bem) muda-se praticamente todo o “jeito de jogar”

mas tem seus pontos positivos tb … soh q vc tem kle experimentar jogar por um bom tempo, treinando bem, com as novas regras, pq ai sim vc vai poder fazer uma comparação justa … tudo o q eh novo, naum eh facil de ser absorvido, principalmente pra qm tah acostumado com o antigo … entaum … nessas horas eh bom manter a mente aberta e procurar quais saum os novos valores do “novo TM” q ainda sim eh um esperte muito loko na minha opinião !

axo q com essas mudanças tb o atleta prevalecido pode ser o mais inteligente e ligeiro, pois derrepente, mesmo sendo pior tecnikamente q o outro, ele pode dar a volta por cima, forçando um ponto fraco do outro, q se demorar pra oerceber, vai perder …

eh como no futebol … q eh o esporte mais praticado no mundo pq o time q ganha pode ser :
a)o mais forte tecnicamente
b)o mais forte fisicamente
c)o mais forte estrategicamente
d) o mais forte em motivação
e) o mais sortudo

ou seja … nunka se sabe qm vai ganhar e essa surpresa faz com q as pessoas keiram assistir, ao contrario do tm, q com a hegemonia xinesa, faz com q muiota gente perca o interesse … ateh na coreia do sul o TM jah perdeu espaço pra o futebol … entaum eu concordo com mudanças a fim de tornar o esporte mais receptivo, pq se naum vai fikar na panela de sempre …

nossa axo q acabei falando muito e coisas meio nada a ver, mas eu axo isso …

flows

Eu discordo totalmente da maior parte dos pontos apresentados.
Pra mim, não estragaram o jogo, apenas evoluiram. Claro que eu ficaria muito revoltado se mudassem a bolinha, etc, mas veja bem.

  • A bola flutua agora, treine alguns meses e você irá se adaptar, ou vai parar de jogar.
  • As mudanças foram feitas para tentar acabar com o império dos chineses.
  • Eu gosto de 21 pontos, mas quando comecei a treinar já era nova regra… Olha, 11 pontos é muito ruim pra quem é fraco psicologicamente como eu, mas isso obriga o cara a jogar muito bem e concentrado em todos os pontos. Acredito que 11 pontos faz com que não ocorra falta de vontade durante o jogo, já que pra vencer, o cara não pode desperdicar nenhuma chance.
    No caso de 21 pontos, seria muito bom pra mim, pois atletas mais velhos , que eu perco, teriam dificuldades de jogar tantos pontos assim, e iria prevalecer o melhor fisicamente na TEORIA!
    O fato de ter mais força é diferente de saber jogar… Nem sempre força ganha de talento, pra mim, hoje em dia, os mais bem treinados vencem, os atletas “fortes” tecnicamente, completos. Pra mim o aumento da bola deu maiores chances pra quem é mais esforçado do que talentoso.
  • Recuperação? Essa palavra nem deveria existir no tm no decorrer dos sets acredito eu, já que com 11 pontos ambos atletas devem entrar concentrados pra fazer o melhor. Eu acho que um set de 11 pontos é necessário pra que o nível seja cada vez melhor, mais competitivo e os atletas busquem a regularidade, treinando.
  • Arriscar não significa jogar de forma louca, eu canso de ver atletas em alto nível, abrindo bolas fortes nos pontos finais, isso é concentração.
  • Pra mim a adrenalina continua em alta, o risco também, eu já virei muitos jogos de 2x0 pra 3x2 porque eu continuava confiante e tentando impor meu jogo.
  • O jogo piorou 30% pra você, mas um bom exemplo, Kreanga, quem não gosta de ver kreanga jogando? Ele foi beneficiado com a nova regra.
  • Pra mim o jogo evoluiu, saque escondido é muito ruim sinceramente, e graças a deus eu não peguei essa fase. Bolinha maior? Adaptação apenas. O jogo pode ficar mais feio, porém muito mais técnico na minha opinião.
  • 21 pontos chegava a ser cansativo dependendo do jogo. Waldner e Liu guoliang jogando? Era um jogo legal pra quem entende, mas e quem não entende? Ambos sacavam muito bem na antiga regra, e tinham muita chance de fazer seus pontos.
  • Você pode ignorar as regras, mas pode ter certeza que muitas pessoas vão acabar não jogando com vc, pois já se adaptaram. Eu mesmo não treinaria nem jogaria um torneio de bola 38mm.

como?
os chineses não ganhavam tudo com a bola de 38mm.
O jogo era mais equilibrado entre chineses e europeus.

Eu sei disso, mas o objetivo da ittf não era esse? equilibrar mais ainda?
Mas ocorreu o contrário, os chineses se adaptaram bem rápido, e acredito que ao longo do tempo deve voltar a equilibrar, com Coréia e Japão chegando mais perto do nível chinês. Com 38mm eles não ganhavam tudo mas eram favoritos, agora eles ganham quase tudo, são favoritos, mas sempre temos algumas esperanças, ryu, boll, samsonov, korbel, oh sang, joo, weixing.

a atencao nao jogo diminuiu, aumentou a preocupacao,
diminuiu uma coisa basica que eh preparo fisico
soh o fato de ir 3-5 sets de 21 ja era massa ver quem aguentava mais,
era uma estrategia a mais tentar fazer o cara correr ja que nao podia fazer o cara errar por exemplo…

sobre ganhar mais rapido por ter mais atencao…
com 21 pontos era exigido mais atencao ainda, pois era mais tempo pra continuar se dedicando ao maximo por mais pontos…
era exigido mais, e assim os atletas se diferenciam mais por suas qualidades e nao um treco aleatorio onde começa a contar azar, o cara faz uma casquinha e uma rede la atras e pronto 2 pontos eh um monte…

sobre recuperacao… nao eh recuperar pq tava pior ou melhor antes, é a emoção de 2 caras dando o maximo e rendendo em partes distintas diferentemente com jogos diferentes sendo testados e tentados.
agora o embalo faz o jogo…
recuperacao no sentido de SE SUPERAR - que eh o mais tesao em qualquer exporte.

diminuiu os pontos, diminuiu o jogo, diminuiu as exigencias em todos os aspectos, inclusive no psicologico e na atencao a cada ponto, pois com 21 tambem precisa ser atencoa em todos os pontos, a diferença eh que com menos pontos vc nao precisa ficar muito tempo ali jogando e se esforçando pq acaba em menos da metade do tempo.

enfim…
mais algum argumento ?

sobre a bola… evolução seria ela ser mais aerodinamica, pegar mais efeito, como a evolucao em todos os esportes, aumentar a velocidade pra aumentar a tecnica pra diferenciar mais ainda os profissionais que sao com cada vez mais treino, cada vez mais iguais.
isso é evoluir o esporte.
o que fizeram com a bola foi o contrario, deixar ela mais pesada ( krolon eh uma beleza de certo ?) menos efeitos, menor velocidade…
ou seja, Menor dificuldade…
pq vc acha que nao tem mais cara bom e ruin como antes ? ta tudo uma mistureba… campeao do mundo ficando eliminado, “amador” se classificando pra quartas… etc etc etc… pq ?
pra deixar mais divertido ?

eu nao acho que deixar o jogo uniforme e sem competitividade e exigencias do atleta tornem o jogo melhor.
torna o jogo mais amador,
e o interesse cai mais ainda sim.

pq os chineses ganham mais agora ?
pq eles sao mais de paulada e de arriscar mesmo pq treinam muito mais.
como qqr pais asiatico e ainda ex socialista.

a estrategia de jogo, o drible de jogadas, a velocidade de reacao,
e tudo mais foi pro ralo

AGORA é que os chineses dominam, antes era mais equilibrado justamente pq era mais profissional e competitivo

se fosse pra mudar a bola, mudasse por uma mais rapida, uma menor e mais leve, ou deixava como tava, ou mudasse o material pra ter mais aderencia ainda… ( iniciaria uma nova etapa de jogo com curvas pra tudo que eh lado… wow hehehe )
isso sim ia chamar atencao do tal publico que eu to poco me … eh um jogo sofisticado que se aprende a gostar, nao eh simples,. e como qqr jogo sofisticado, nao tem atracao do povao, esse papo de atrair publico nao existe, nunca vai existir,
a nao ser que vire pingue pongue, melhor de 5 pontos com bolas krolon, um troço aleatorio onde africanos podem ganhar sem ter tradicao nenhuam… dai atrai o publico…)

o que fizeram foi o contrario, tentaram atrair publico deixando o jogo mais basico e amador.
perdeu emoção, perdeu a raça que se via nos jogadores,…
virou pra jogadores proximos, dependente de sorte, como jogar na moeda quem ganha,
e nao quem tem mais raça ja que a tecnica eh proxima.

e eh isso…

[quote=“Cosmotopeia”:8jb0akvt]a atencao nao jogo diminuiu, aumentou a preocupacao,
diminuiu uma coisa basica que eh preparo fisico
soh o fato de ir 3-5 sets de 21 ja era massa ver quem aguentava mais,
era uma estrategia a mais tentar fazer o cara correr ja que nao podia fazer o cara errar por exemplo…

Discordo, já que os atletas estão ficando cada vez mais fortes fisicamente, com avanços na área da educação física. Hoje em dia temos muitos casos raros de atletas sem bom preparo físico jogando bem, como waldner, e ainda assim em poucos eventos, já que waldner é waldner e se prepara apenas pra olimpiadas, mundial, etc. Hoje em dia, fazer o cara correr não é o objetivo principal, pois os sets são curtos e nem sempre o adversário cansa, mas não sei como funciona em alto nível, não sei se os atletas tops ficam exaustos fisicamente após uma partida.

sobre ganhar mais rapido por ter mais atencao…
com 21 pontos era exigido mais atencao ainda, pois era mais tempo pra continuar se dedicando ao maximo por mais pontos…
era exigido mais, e assim os atletas se diferenciam mais por suas qualidades e nao um treco aleatorio onde começa a contar azar, o cara faz uma casquinha e uma rede la atras e pronto 2 pontos eh um monte…

Você está se contradizendo, se em set de 21 pontos você tem poder de recuperação, você pode ter desvios de atenção durante o set, já que tem possibilidade de se recuperar. No set de 11 pontos, a concentração e atenção exigidas são muito maiores, pois os pontos tem mais valor. E são raras exceções que temos partidas de tops decididas em golpes de sorte. E se você analisar o cenário mundial, os resultados correspondem as qualidades dos atletas, e não aos “trechos aleatórios” que você citou. 2 pontos realmente tem muito valor, por isso a atenção exigida é MUITO maior do que em set de 21 pontos, pois um ponto em 21 é muito mais fácil de recuperar do que 1 ponto em 11. Em 11 pontos é dificil lutar e buscar o set, em 21 pontos seria muito mais fácil, desconsiderando que quem sacava tinha muita vantagem. Se tudo tivesse mudado, mas os sets continuassem de 21 pontos, provavelmente os mesmos atletas continuariam dominando, wang liqin, timo boll, wang hao, pois são atletas fortes fisicamente.

sobre recuperacao… nao eh recuperar pq tava pior ou melhor antes, é a emoção de 2 caras dando o maximo e rendendo em partes distintas diferentemente com jogos diferentes sendo testados e tentados.
agora o embalo faz o jogo…
recuperacao no sentido de SE SUPERAR - que eh o mais tesao em qualquer exporte.

E você acha que hoje em dia os tops não dão o máximo de si?
Hoje em dia os jogadores continuam com estilos diferentes, sendo testados e tentados, só que a cada dia, os jogadores se conhecem melhor, e cada um busca jogar no erro do outro, que cada vez some. Se você fizer uma comparação rápida, pra mim a emoção continua, já que cada ponto é muito mais importante, cada ponto é uma vitória. Eu acho que a emoção é muito maior, porém de diferente forma, antes era muito mais explicito um jogo disputado, que não precisa ter trocas de bolas pra ser emocionante. Eu vi um jogo do kim taek soo x liu guozheng, que jogo chato sinceramente. Pontos tão técnicos que não parecia nada disputado. Se você pegar jogos de alto nível, vai ver muitas trocas de bola, atletas cada vez mais preparados, por isso cria-se uma rivalidade entre eles. A tendência é que os atletas treinem cada vez mais pra superar seus defeitos e erros , erros que são estudados 24h por outros adversários.

diminuiu os pontos, diminuiu o jogo, diminuiu as exigencias em todos os aspectos, inclusive no psicologico e na atencao a cada ponto, pois com 21 tambem precisa ser atencoa em todos os pontos, a diferença eh que com menos pontos vc nao precisa ficar muito tempo ali jogando e se esforçando pq acaba em menos da metade do tempo.

Volto a repetir, não precisa se esforçar? No set de 21 pontos você tem até a possibilidade de “descansar”. Descansa no set de 11 pontos pra ver o que acontece, já era, o set acaba. Vc fala que é necessária atenção em todos os pontos no set de 21 pontos, realmente, no caso dos tops isso ocorre mesmo, mas no tm popular, os atletas costumam quase que entregar pontos. Com 11 pontos, vc tem sim, que ficar ali se esforçando, já que o jogo vai acabar rápido. O fato da regra ter mudado, nao significa que o esporte piorou. pode ter piorado pra vc, mas que a atenção exigida aumentou muito, não tenho dúvidas disso. Errar um saque é um pecado literalmente.

enfim…
mais algum argumento ?

Todos argumentos foram citados acima, qdo vc se adaptar a nova regra, vai perceber que a atenção exigida é maior, e cada vez atletas mais bem treinados vencem as competições. O bom condicionamento físico é muito necessário no alto nível, no nível amador que é o meu nem tanto, já que os atletas não tem tanta regularidade, erram ataques “simples” para os profissionais. Um top, ou até mesmo um bom jogador não fica na esperança do adversário errar o ataque dele, mas sim tenta construir os pontos e joga bem pra que a vitória seja consequência. Eles tentam acima de tudo jogar bem.

sobre a bola… evolução seria ela ser mais aerodinamica, pegar mais efeito, como a evolucao em todos os esportes, aumentar a velocidade pra aumentar a tecnica pra diferenciar mais ainda os profissionais que sao com cada vez mais treino, cada vez mais iguais.
isso é evoluir o esporte.
o que fizeram com a bola foi o contrario, deixar ela mais pesada ( krolon eh uma beleza de certo ?) menos efeitos, menor velocidade…
ou seja, Menor dificuldade…
pq vc acha que nao tem mais cara bom e ruin como antes ? ta tudo uma mistureba… campeao do mundo ficando eliminado, “amador” se classificando pra quartas… etc etc etc… pq ?
pra deixar mais divertido ?

Eu acho que agora temos mais chances de termos campeonatos com surpresas, pois “zebras”, atletas bem treinados, podem surpreender bons jogadores desatentos. E isso é muito legal, acabar com o favoritismo.

eu nao acho que deixar o jogo uniforme e sem competitividade e exigencias do atleta tornem o jogo melhor.
torna o jogo mais amador,
e o interesse cai mais ainda sim.

Pra mim o jogo não está uniforme e sem competitividade, fique por dentro do tênis de mesa atual, profissional ou não.

pq os chineses ganham mais agora ?
pq eles sao mais de paulada e de arriscar mesmo pq treinam muito mais.
como qqr pais asiatico e ainda ex socialista.

Ganham mais, mas eles ganharam a ultima olimpiada? Venceram a ultima copa do mundo? Então eles não ganharam tudo. Venceram os mundiais, individual e de equipes, claro, favoritissimos como sempre.
Mas foram derrotados por ryu nas olimpiadas, e por timo boll na copa do mundo. E derrotados por schlager em 2003, não tiveram finalistas no mundial de 2003. Ou seja, eles tem a maioria dos títulos, mas ainda existem atletas que tem capacidade de vencê-los. Isso é adaptação. A diferença é a cultura, todos sabem disso.

a estrategia de jogo, o drible de jogadas, a velocidade de reacao,
e tudo mais foi pro ralo

Então, baixe jogos dos atuais tops, e perceba, veja se a estratégia acabou. Veja se o swing dos golpes acabou.

AGORA é que os chineses dominam, antes era mais equilibrado justamente pq era mais profissional e competitivo

Sempre dominaram, dominam mais, mas não são 100% imbatíveis, e pra mim o tm tem muita graça, muita competitividade. Samsonov derrotou recentemente chen qi e ma long. Boll derrotou todos os chineses. Ryu derrotou a 2 anos wang hao no torneio, considerado mais importante do tênis de mesa.

se fosse pra mudar a bola, mudasse por uma mais rapida, uma menor e mais leve, ou deixava como tava, ou mudasse o material pra ter mais aderencia ainda… ( iniciaria uma nova etapa de jogo com curvas pra tudo que eh lado… wow hehehe )
isso sim ia chamar atencao do tal publico que eu to poco me … eh um jogo sofisticado que se aprende a gostar, nao eh simples,. e como qqr jogo sofisticado, nao tem atracao do povao, esse papo de atrair publico nao existe, nunca vai existir,
a nao ser que vire pingue pongue, melhor de 5 pontos com bolas krolon, um troço aleatorio onde africanos podem ganhar sem ter tradicao nenhuam… dai atrai o publico…)

Olha o preconceito com os africanos. Olha, com certeza muitos jogos davam trocas de bolas fantasticas, entre europeus principalmente, mas entre asiáticos, a maior parte dos jogos era muito cansativa. Eu baixei varios jogos antigos, ja vi várias partidas, e não teria a menor paciência de acompanhar partidas de tantos pontos.

o que fizeram foi o contrario, tentaram atrair publico deixando o jogo mais basico e amador.
perdeu emoção, perdeu a raça que se via nos jogadores,…
virou pra jogadores proximos, dependente de sorte, como jogar na moeda quem ganha,
e nao quem tem mais raça ja que a tecnica eh proxima.

O esporte não está básico, pelo contrario, cada vez mais técnico, mais profissional, e não amador. A emoção continua, os pontos são mais valiosos. Os títulos são mais dificeis de serem conquistados, pois exige muito treino. Olha, é até um desrespeito você falar que depende da sorte, jogar na moeda, wang liqin não foi campeão mundial na sorte. Schlager também não. Ryu não foi campeão olimpico na sorte… Joo see hyuk não foi vice campeao mundial na sorte. Isso é desmerecer os atletas, eles treinaram muito e todos eles tem raça quando jogam, a diferença é o modo de expressar. Você acha que pra mostrar que tem raça tem que ter mil trocas de drives, jogos disputados até 20-20, isso não tem nada a ver… O cara pode perder de 3x0 , mas perder de 11x9,11x9,11x9 e ter jogado com muita raça, pode ter perdido no detalhe, na falta de atenção, que é muito importante no atual cenário do nosso esporte.

e eh isso…[/quote]

São esses os meus argumentos, acredito que cada um tem a própria opinião, mas dizer que tm virou um esporte de sorte, é desmerecer os atuais campeões de todas as categorias, profissional, amador, etc.
Nada mais que isso.

assim…
vc extremou tudo !

ja havia atencao com jogo de 21, ( e por mais tempo) e sendo mais tempo, tinha a necessidade de resistencia pra justamente “nao descansar”… com 11 pontos ninguem nem pensa em descansar…

sobre o preparo fisico, falei basicamente que: com 21 pontos o preparo era muito mais exigido, com 11 como vc mesmo citou, muito raro alguem nao ter preparo. e fazer correr nao eh mais importante. isso justamente que eu falei !, eh um fator de exigencia a menos…

basicamente 11 pontos exige menos,
em 21 se o cara puder descansar por ser bom, uma emocao a mais, ver o cara descansando pra depois tentar correr atras, a competitividade nos 21 eh maior tambem por isso.

sendo que eu nao falei que com 21 é menor pq como vc tambem concordou num jogo serio todo ponto eh visto com atencao maxima.
eu acho que o que aumenta com 11 pontos é a preocupacao. o stress.
inclusive isso como fator para jogadas mais tranquilas e tempo pros jogadores entrarem no jogo e darem seu maximo.

tipo isso…

o resto nao tem aqui embaixo pra eu ler denovo entao nao lembro o que mais vc falou …
mas basicamente eu acho que os pontos que eu coloquei vc extremou totalmente para responder…
talvez por ser um argumentador e ter sido provocado pelo "mais algum argumento ? " heheheh

abraços… :slight_smile:

ah ! sobre a proficionalizacao… o que eu disse é que a competição é menos diferenciativa por ser mais rapida e com bola mais lenta.
diferencia menos os jogadores.
isso eu nao quis dizer que estamos virando amadores, que estamos desprofissionalizando,
é no sentido de que essas mudanças foram ao meu ver num sentido oposto…

profissionalizar = exigir mais para diferenciar profissionais.

é nesse sentido que eu to falando…

e as novas regras, exigem menos, a bola eh mais lenta, tem menos possibilidades… menos pontos = menos tempo = menor exigencia de resistencia fisica,
menos pontos = menos tempo para o jogo solto e a adaptacao de ambos os jogadores e suas tecnicas e taticas…

é isso :wink:

no fim das cntas acho que nao discordei de nenhum ponto que vc colocou …

se vc viu como contradição pode ter visto como exagero da minha parte, ou eu aumentei as coisas pra valer impacto e motivar respostas como a tua, que é o que eh leval num grupo de discussao.

Entendi, relaxa, eu não sou argumentador, gosto de conhecer o outro lado de opiniões, mesmo porque eu nunca joguei efetivamente na antiga regra, só brinquei na antiga regra.
Concordo que o stress aumenta muito mesmo, é bem dificil jogar torneios em que as partidas sao decididas em melhor de 3 sets, eu sofro com essa regra de 11 pontos, provavelmente eu iria jogar melhor em sets de 21 pontos.
No set de 11 pontos, os atletas buscam a perfeição, geralmente mais cautelosos, isso faz com que busquem mais técnica do que jogo bonito.
No set de 21 pontos, não que eles busquem jogo bonito, mas a tendencia é botar a bola na mesa, assim como no set de 11 pontos tb.
Eu concordo na parte sobre menos pontos , menor tempo, mas acredito que… em um ponto o tm perdeu espaço, porém ganhou em outros. É dificil criar algo bom pra todos, que beneficie todos. Acho que 2mm fez muita diferença nos primeiros anos, eu acho assim, prejudicou um pouco na diversificação do jogo, já que é dificil jogar de qualquer pino com a bola de 40mm, mas… muitas coisas pioraram e melhoraram. Como comecei jogando já na bola de 40mm, prefiro a de 40mm, mas se voltassem pra de 38mm, eu faria de tudo pra me adaptar rápido. Sobre a cola rápida, eu nao consegui pensar em nada pra me adaptar, e vou continuar usando até o ultimo dia, mas essa é discussao pra outra hora.

Bom, eu sou mais um que concorda com o Cosmotopeia, o Tenis de Mesa, com bolinhas de 38 e com 21 pontos era muito mais emocionante, creio que quando houve essas mudanças teve muito choro e ranger de dentes, mas como tudo nessa vida há a parte do esporte que é apenas negocio, dindin $$$$, e o tenis de mesa teve que adaptar algumas de suas caracteristicas para tornar-se rentável para os patrocinadores e para as redes que transmitem esses jogos via televisão, para os patrocinadores é estranho isso, porque com setes de 21 suas marcas estariam mais tempo visíveis, com a diminuição de setes menos tempo também para vender seu peixe, já isso deve ter interessado muito as redes de televisão pois com a diminuição dos setes, abre-se espaço para outros produtos. Bom de qualquer maneira, amo o Tenis de Mesa e com setes de 11 ou 21, com bolinhas de 38 ou 40mm, irei continuar jogando até não aguentar mais levantar minha raquete.
Abraços
Speed

Eu joguei nas 2 regras. Não senti muita diferença.
Deixa eu colocar a MINHA opinião:
-Bolinhas de 38: realmente deixava mais rápido o jogo, porém com os materiais se adaptando, o jogo esta quase na mesma velocidade de antigamente. Madeiras mais rápidas, borrachas tensionadas, etc… Conversei sobre isso semana passada no treino com o Marcio, irmão do Chineis.
-Mudança nos sets: deixou o jogo mais dinâmico, porém com menos expectativas de recuperação. Isso exige uma concentração maior do jogador desde o começo do set.
-Saque escondido: unica mudança que particularmente (eu disse particularmente) nao gostei, pois um saque bem efetuado consegue ser muito mais bonito que várias jogadas do tênis de mesa.

Jan Ove Waldner - seine besten Ballwechsel seiner Karriere - tischtennis table tennis tenis de mesa ping pong.rm

peguem esse video, procurem no emule, baixa rapido,
enfim, é um exemplo do tipo de jogo que foi em parte perdido que eu me referia…

Bom, quando iniciei no TM em 1986 era 21 pontos com bolas de 38mm, e realmente as bolas de 38 eram maravilhosas, o jogo de 21 era bom e ruim, bom pq vc podia se recuperar, e ruim, porque as vezes vc estava num dia ruim fisicamente, cansado ou apenas tinha dormido mal, e isso refletia no jogo facilmente, o que levava a vc perder por exemplo pra quem nunca vc perdeu, justamente por cansar mais, acho que a mudança pra 11 pontos não foi lá um bicho de sete cabeças, a bolinha sim, acredito que todos que já jogaram com a 38mm tem saudades.

Mais como tudo na vida muda, vale a pena se adaptar, pois de qualquer forma TM é maravilhoso, eu só paro de jogar TM se eles passarem pra bola de 44mm.

Abraços,

Bob

Cosmotopeia a maioria concorda com vc sobre o tênis de mesa antigo vamos dizer “era bem mais bonito de se ver e jogar”, vc tem razão em td.

Mas acredito que todos nós podemos adaptar o nosso estilo de jogo para o NOVO tênis de mesa, como o nosso brow cyb3r2 disse, os materiais que hj usamos elovuiram drasticamente borrachas tensionadas, tecnologia nano, raquetes mais leves, etc, etc…
Bom eu não acredito que o set de 11 pontos não seja tão ruím, pois se começamos perdendo temos que ter uma maior concentração e preparo físico do caral…* para recupermos os pontos, assim podemos ver altos pegas com a nova regra…
então brow Cosmotopeia… vamos embora treinar ae… com estas novas regras… =)

PS: Eu era apaixonado em ver os caras sacando com bolas escondidas… que maravilha de saque… =P Showww!!!

O tênis de mesa com bolinha de 40mm e sets de 11 pontos ficou mto mais chato e burocrático q nas regras antigas.

Era mto mais bonito, competitivo e atraente o jogo nas regras antigas.

Haviam jogos realmente memoráveis, que ainda acontecem hoje mas em escala mto menor. Os jogos que chamam atenção hj (tipo Samsonov e Kreanga no mundial de 2003, ou a recuperação do Maze contra o Hao Shuai em 2005) aconteciam várias vezes no mesmo torneio naquela época.

Caríssimos amigos, um abraço a todos;

Existe aí um conflito muito grande entre duas opiniões, que no meu ponto de vista têm razão, cada um do seu lado.

1º - Set de 11 pontos você não tem como “recuperar” se sair perdendo; Verdade, você não recupera aquele set, mas você tem mais dois no mínimo pra fechar o jogo (eu prefiria o de 21, mas fazer o quê?!?)

2º - A bola de 38 igualou muito os jogadores; Não concordo muito não. Graças as borrachas tensionadas, a nano, etc, hoje uma Bryce faz uma bola de 40mm girar tanto quanto uma Tackiness faz girar uma de 38mm, apesar do aumento de diâmetro. Ficou mais difícil sim você bloquear, conseguir puxar aquele Top Spin lá no chão, mas o esporte é isso, evolução na busca de cada dia superar mais limites, e o Timo Boll já faz Top Spins como antigamente há alguma tempo.
Só como exemplo, mudando de esporte, no futebol mudaram o peso da bola, hoje os goleiros não conseguem mais “encaixar” uma bola como Raul Plasman, Rodolfo Rodrigues, e outros, e nem os chutes do Éder por exemplo, seriam tão maravilhosos com aquele petardo da Copa de 82, mas as defesas continuam maravilhosas e os chutes potentes…

3º - A Evolução faz parte de todo esporte, e a mudança das regras, apesar de não agradar a todos, claro, veio tentar abrir espaço para o Tênis de Mesa na mídia, com jogos menores, mais rápidos e dinâmicos, como aconteceu no Vôlei, em busca de novos patrocinadores que possam manter o esporte. A grande maioria que jogava vôlei antes ficou apavorado com a mudança das regras, mas o jogo ficou muito mais vibrante e rápido, não só pra quem joga, mas principalmente pra quem vê. Realiza um jogo do Waldner com o Li Qin, de 21 pontos, sendo transmitido na TV, demoraria umas duas horas, o tempo de uma partida de futebol, é inviável.

Resumindo, acho que todos têm sua razão, e se eu fosse olhar por mim, não jogaria com as regras novas, pois eu sempre joguei muito baseado no Saque, e escondia bem a bola, ou seja, saí de certa forma prejudicado, mas faz parte do show, né?

consegui bolinhas 38mm
alguem quer ?
heheh

Desculpe Cosmotopeia, não vou querer as bolinhas 38mm.
Não sou colecionador.
Brincadeirinha…

Um abraço,

Torto