Estragaram o tenis de mesa - quem jogava antes ???

Caros amigos do site;
Para dar embasamento técnico a esta discussão volto a escrever neste tópico, pois ontem, lendo o ótimo livro “Tênis de Mesa”, que adquiri a pouco tempo, encontrei o seguinte relato técnico com relação às mudanças de regras e bolas, que cito a seguir:

…“O número médio de movimentos por ponto não mudou muito, uma
vez que esse estudo é referente ao sistema de jogo anterior a mudanças de regra. Uma grande porcentagem de pontos ainda é definida em “terceira” e “quinta bola”.
Já Chunhwei et aI. (1982) apud Drianovski e Otcheva, 2002 mostraram
que o número médio de movimentos variava de 302 a 1.246 movimentos em três sets, com uma freqüência de 0.26 a 0.69 movimentos por segundo. Pela estrutura do jogo anterior à mudança de regra - sets de 21 pontos, disputados em melhores de 3 ou 5 sets - tem-se esse intervalo médio de movimentos.
Como a estrutura da disputa de ponto não se alterou muito (definição
do ponto em poucas bolas), em um torneio internacional que é disputado em partidas de sete sets, com placares com 11 a 9 em cada set, ter-se-ia uma média de 630 movimentos em uma partida, enquadrando-se dentro da média observada anteriormente. Observando todos esses números, pode-se destacar a importância da capacidade motora de resistência de força.
Tang, Mizoguchi e Toyoshima (2002) observaram que a velocidade da
bola de 40mm para a de 38mm diminui apenas de 1% a 2%, e que não há diferença na desaceleração entre elas. O tempo de bola em jogo aumentou de 2% a 4%. Todos esses dados mostram que a estrutura do jogo não se modificou tanto após as alterações de regras, e a sua dinâmica aumentou, com sets mais curtos, enfatizando ainda mais capacidades motoras como velocidade de reação, velocidade
de movimento, orientação espacial, potência e resistência de força.”…

Quero deixar claro que não tenho em nenhum momento pretenção de finalizar a discussão, somente mostrar que baseado em estudos já realizados por pessoas sérias, apesar de nossa opiniões e impressões pessoais, o Tênis de Mesa continua basicamente o mesmo, com pouquíssimas diferenças. Quem quiser ver o texto na íntegra, aconselho a adquirir esta obra, pois é realmente muito boa, e dá embasamento técnico e teórico para todos os níveis de praticantes.
O fragmento de texto descrito acima está no Cap 6, Pg 101, do Livro Tênis de mesa, Autores Marinovic, Iizuka e Nagaoka. PH Editora

Cordialmente;
Adalberto Lima

OK !
claro que houve adaptacao dos jogadores qto a mudança
as pessoas buscaram continuar jogando rapido e continuar finalizando rapido…
e conseguiram isso como vc citou com 98 99% de eficientia ( diminuindo 1%)

quero colocar uma coisa nova em questao… que é o que eu observei, agora tenho bolinhas que eu jogava antes, e de agora.
na propria caixa tem um comparativo tecnico/teorico
ou seja, comparativo em relacao a testes mecanicos iguais nas bolinhas.
e temos:
400mm em relacao a 38mm ( teste mecanico/tecnico, e nao estatistica de jogo olimpico etc etc)
diminuiu em 13% a velocidade
diminuiu em 23% o efeito
aumentou em 36% o catch ( chance de devolver a bola - nada mais do que a soma - que ideia de tentar trazer vantagem, esse foi o raciocinio de que o jogo ia demorar mais tempo os pontos… - a soma do aumento de lerdesa, e a diminuicao de efeito , acharam que isso ia refletir na realidade e dai ia ser mais facil de pegar as bolinhas nas jogadas)

O que acontece é que o pessoal começou a pegar borrachas mais rapidas, e bater mais, pra compensar na velocidade…
pora igualar ou tentar igualar o jogo anterior ( com maior dificuldade. ja explico)

num outro post, se nao me engano sobre “como dar um bom drive” ou algo assim…

eu comento sobre a questao ah ! acho que era “relacao de efeito velocidade nos saques” …
eu comento sobre a relacao de velocidade e efeito… dou varios pontos…
vou pegar um deles só pra ser mais rapido…
o topspin, ou ainda mesmo drives, efeitos pra frente (cima…)

observem que o efeito diminuiu 23% , e a velocidade 13%.
ora, por isso que ficou mais dificil dar topspin e o jogo ficou mais feio…
pra dar velocidade sustentavel vc precisa de efeito…
agora precisamos de muito mais raquetes…

e a chance de devolver bem a bola nao aumentou mesmo, diminuiu, temos isso como reflexo no tal 1% estatistico de jogo.

pq ?
ora, pq pra vc dar mais velocidade vc precisa de mais spin ainda pra fazer a bola descer ( curvar pra baixo, efeito pra cima, etc) pra bater na mesa…
ou seja, ou vc joga 20% mais lento e 30% com menos efeito igual ping pong.
ou voce tem que se foder nos movimentos pra poder colocar a bola na mesa…
e vai no maximo dos maximos conseguir 1% a menos de resultado que antes…
e ainda com tudo isso, o jogo nao ficou mais demorado…
pq o povo erra mais ainda pela questao de diminuir mais o efeito do que a velocidade.

vcs sabem qual eh o tesao de pegar uma bolinha qse no chao, dando um topspin, pra ela subir por baixo da rede lateral, e cair no campo adversario, e pular pro fundo da mesa dele… e o cara acabar jogando pra fora do outro lado ainda ???

isso nao existe mais… com essas bolinhas. nao tem como.

se viram que nao mudou nada o jogo 1% a velocidade, e caiu qualidade de jogo…
acabou prejudicando e nao ajudando a tal televisao…
entao deveriam ter voltado atras…
mas dai acho que entreou uma questao mais economica ainda…
qtas fabricas ja nao tinham se adaptado… voltar tudo denovo…

fingiram que tava tudo bem e continuaram… agora estamos nessa.

tanto que teve boicote dos jogadores e tudo mais, ninguem queria essa mudança em especifico… uma mudanlça na minha opinicao pior em qqr sentido, vc vai na contramao da evolucao natural dos esportes,
ninguem ia querer uma bola mais pesada e mais lenta no futebol.
ninguem ia aceitar jogar volei de bichiga. hahah
enfim… eh o contrario…

agora ja foi…

se quiserem, treinem ai sei la 2 semanas com 38mm… pra sentir o poder… as possibilidades e tudo mais…
dai vcs vao ver o que a gente perdeu :slight_smile:
heheh

claro e concordo com a msg anterior dos 1%…
a gente tem que correr atras etc…
mas imagine se a borracha tivesse evoluido, com a mesma bolinha…
a gente ia ter espetaculos de curvas e efeitos aluscinantes, uma tecnica maior ainda pra barrar essas coisas… neguinho pegando la do chao la atras e colocando na mesa pesada ainda…
saques com multiplos efeitos … diagonais e tal…
enfim muita possibilidade de se fazer com essa “sobra” que teriamos de 23%…

• se a bolinha fosse de 38mm, e as borrachas colas etc etc tivesse evoluido, o resultado continuando a treinar com 38mm seria extremamente um jogo mais avançado e superior ao de 40mm

entao eu acho que foi medidas contra a evolução… por medo da evolucao mesmo…

vamos colocar bolinha mais lenta, e com menos efeito e mais pesada, pro pessoal diminuir ai…

e foi isso… evoluimos mas com uma bola pior…
assim acabamos depois de anos, chegando a qse o mesmo lugar que ja estava…

imagine se nao tivesse freiado o efeito e a velocidade desse jeito…
:slight_smile:
:wink:

Caro colega Cosmotopeia;

Realmente existem evoluções que diminuem a emoção de esportes consagrados, e isso acontece com todos, infelizmente aconteceu com o TM. Eu joguei durante anos com bolas 38mm, inclusive com as horríveis Krolon citadas por você aqui mesmo neste tópico, sei exatamente do que você tá falando quando menciona “buscar uma bola no chão com Top Spin”, já fiz isso muitas vezes, já vi jogadores talentosíssimos fazendo, mas como sempre acontece, existem (des)evoluções que não são revistas.

Basta você olhar um dos melhores exemplos de como às vezes a evolução acaba com o esporte, ou pelo menos com sua emoção e dinamismo. - Você hoje em dia não consegue assistir uma corrida de Fórmula1 completa, mesmo sendo apaixonado por automobilismo, porque já se sabe que não haverá ultrapassagens, a não ser no trabalho de boxe, e que os pilotos são meros guiadores, o trabalho duro de dirigir o carro fica por conta da alta tecnologia, dos computadores de boro, dos sensores ante-derrapante, etc.

Espero sinceramente que o Tênis de Mesa não siga estes passos, e que não façam nenhuma mudança na forma de jogar novamente sem antes ser totalmente testada e aprovada por uma maioria, para não corrermos o risco de perder o gosto pelo TM.

No mais, apesar dos dados técnicos, concordo com você que com as bolas de 38mm, para quem jogava usando efeitos, e sabia sacar bem, o jogo era muito melhor, e que realmente ficou mais fácil jogar para aqueles que não dominavam tão bem estas técnicas.

Até mais…

Dando seguimento e razão ao amigo cosmotopeia, eu jogo tenis de quadra também, e um tempo atras eles tentaram colocar no circuito uma bola maior não sei exatamente quantos por cento maior, porque não me aprofundei no assunto, mas testei essa bola e sinceramente era odiável, tanto é que os jogadores não aceitaram e permaneceu a tradicional com seu peso e suas medidas, mas isso só aconteceu porque a ATP tem força e quem realmente manda são os jogadores, no caso do tenis de mesa é totalmente o inverso, por isso estragaram aquelas jogadas maravilhosas com seus efeitos inacreditáveis, por isso acabaram com o Waldner, não se ver mais o tenis de mesa vibrante que já existiu nos temos das 38mm e o triste é que nada se pode fazer a não ser gritar em alto e bom som
VIVA O TENIS DE MESA!!! e se adaptar cara.
Abraços
Speed

eu concordo com o criador desse topico kr (só achei boa a mudança de regras do saque)
eu não jogava na época das outras regras, mas eu estava vendu um dia desses uns videos antigos e viagei kr
eh mto loko memo
acho que ninguem aqui ta gostano tbm da proibição do uso de cola rapida tbm neh??!!!

Soh uma observaçao. Vcs notaram que jogadores que “controlaravam” mais o jogo como Kong e Sansonov cairam de desempenho com as bolas de 40 mm enquanto jogadores com ataque potente como Ma Lin e Kim Taek Soo, este quase se aposentando na epoca da mudança e reapareceu, melhoraram seus desempenhos? Eu pensava que com a mudança da bola voltariamos a ter jogos como no mundial de 1989. Mas não foi bem assim… Apear de tudo, I love this game. hehehehehehehehehehehhe.

Ué, na minha opinião kim taek soo sumiu também. Samsonov atacava muito mais, mas conseguiu se manter no top10, o que é muito bom, ele agora aproveita a energia dos outros.
Na minha opinião, um jogador que se beneficiou muito foi kreanga.

Só passei pra dar um oi e parabéns à galera, isso aqui mudou muito, nem reconheço mais este fórum que já foi o meu playground!

E, pra registrar minha opinião, 21 pontos é muito pouco competitivo. 11 exige muito mais do atleta. Adaptação , dinamismo, concentração, forma física levou o jogo a um nível muito mais alto.

Fica parecendo vestibular de 1900 e bolinha da MAPOFEI, com 5 ou 6 horas de prova: todo mundo levava comida, dormia um monte, desenhava na mesa, fazia a prova e ainda saía com um tempão de sobra.

Vejo o aumento no diâmetro da bolinha como necessário pra viabilizar a jogabilidade do set de 11 pontos. Com a 38mm num set de 11 o jogo seria muito mais selvagem.

Bom comentario que a bolinha acabou com o waldner…
Realmente ele fazia o outro jogar na dele… e com 40m nao consegue mais
Aiai
Agora ja foi ne
Tomara que um dia volte

E aí kayroz…

Bom, a regra mudou, mas waldner já estava velho e fazendo milagre ainda quando a regra mudou, então não ia fazer tanta diferença assim permanecer a regra antiga, ele ia continuar ganhando mais torneios, mas quem é semifinalista olimpico na nova regra aos 40 anos, nao precisa mostrar mais nada pra ninguém.

obs: nao exagera tb… qdo falei das bolas krolon era qdo eu jogava pingue ponge com uns 10 anos no colegio… em pouco tempo a gente começou a levar bola de casa… " de casquinha" ou seja, nossas de TM mesmo…
krolon era muiiito pesada… se batesse em vc vc ficava com uma marca vermelha hahahahahahahaha
enfim, krolon nao era bolinha de tenis de mesa, acho ate que era feita pra bingos, e foi adaptada pro pessoal jogar tenis de mesa, como jogo de entretenimento, junto com aquelas raquetes de uma peça inteira de madeira recortada… hahahahahaha
:slight_smile:
nao sei nem como que lembrei dessas coisas
enfim, qdo falo 38mm, falo 38mm de tenis de mesa…
as bolinhas krolon seria pior que jogar com 50mm hahahaha

alias, imagine uma bolinha se 20mm… seria massa hein ! :slight_smile:
ou umas mini tipo bolinha de gude hahahah que divertido ver aquela coizinha fazendo curva antes de bater na mesa…
wow haheauheau

Também sou mesatenista das antigas, mas aprovo as mudanças pois realmente o negócio tava ficando cada vez mais rápido, golpes , jogadores , etc…, os chineses estavam detonando, ai veio as mudanças.
Acho também que a diminuição dos ralis(em jogos de altonível)se deve a qualidade dos jogadores, pois um Waldner, um Kim taek soo(não sei se é assim que se escreve mais acho que sabem quem é), Jiam Jialiang(idem) , Gruba, Primorac etc… não aparece todo dia.
O fato é que as mudanças vão continuar, parece que o proximo passo é a cola, vamos ter de comprar a borracha altocolante(o faturamento dos fabricantes vai triplicar pois com certeza a borracha vai durar menos)! já pensou sem nossa colinha explosiva, sem o tirar e colar, vai ser horrível, mas é isso ai, não somos nós que fazemos as regras , é a vida!!!

Digamos que eu peguei a transição da fase romântica do Tênis de Mesa para a fase moderna, realmente assistindo jogos antigos percebe-se que existia mais ralis, os jogos eram mais equilibrados e penso também que os jogadores atuavam mais a vontade, a pressão não era tão grande quanto hoje a liberdade técnica e tática era maior, havia muita improvisão o que proporcionava jogadas fantásticas,só que em contrapartida eram mais demorados e difíceis de serem televisionados e como em todos os outros esportes a parte financeira (TELEVISÃO, CAPITALISMO) é o que importa, acho que a competividade foi um dos fatores principais para essas mudanças. Não quero ser tão radical quanto o criador desse tópico que disse que “acabaram com o Tênis de Mesa”, acho que independentemente das mudanças; o talento dos jogadores tops fez com que eles se adequassem a elas. Quanto ao benefício ou não ao Tênis de Mesa isso é uma questão particular, respeito a opinião dele, e acho que infelizmente para uns e felizmente para outros a tendência é continuarem as mudanças !

Comecei no TM em 86/87 , voltei a treinar em 2001.Achei muito acertada a mudança da bola para 40mm , e só acredito que um set com 15 pontos e 3 saques para cada atleta deixaria perfeita a dinâmica do TM! Na verdade se vc não montar bêm a sua estratégia antes de cada partida vai se dar mal mesmo!!