Estou contruindo um robôpong (novas fotos do novo projeto)

Ooooolha!
É bom saber que teu projeto tá dando certo. Tá de parabéns.

Se der tudo certo, quanto você acha que cada robô desse iria custar? Como te disse, já tem um cliente.

Bom que com os clientes aqui, quem sabe você não faz uma fábrica nacional de robôs-pong? hehehe

OBS.:
Se levar a idéia pra frente eu vou cobrar royalties! rs rs

Ola, amigos do Tenis de Mesa!

Respondendo a ironia do “nosso amigo” Isaovet e esclarecendo que o cara que havia “falado” em construir um robô, fui eu.
Inicialmente dei inicio à criação de algo muito artesanal, ainda que bem trabalhado. Vejam características dos projetos:
Projeto inicial, iniciado em 2004:

Material Utilizado: Durepoxi (bem moldável, porém pesado e pouco resistente)
Motores: 4 (quatro)
- 2 para propulsão das bolas (3600rpm cada um)
- 1 para impulsionar a bola de baixo para cima (recipiente de bolas para o canhão (dispositivo lançador))
- 1 para sincronizar o tempo de bola a bola.
Impulsão da bola:
- Os dois motores à plena força (bola chapada): 10 metros
- O motor de cima à plena força (top spin): 5 metros (uma curva excelente).
- O motor de baixo à plena força (under spin): 8 metros

Projeto 2

Material Utilizado: Fibra de vidro (não é tão difícil de trabalhar, é bem maneira (baixo peso) e de excelente resistência.
Motores: 4 (quatro)
- 2 para propulsão das bolas (18000 rpm cada um, pra mim, excelentes)
- 1 para impulsionar a bola de baixo para cima 18000rpm
- 1 para sincronizar o tempo de bola a bola 2400rpm. (não é preciso alta rotação e sim força)
Impulsão da bola (Expectativa):
- Os dois motores à plena força (bola chapada): 15 metros (muito mais força).
- O motor de cima à plena força (top spin): 10 metros. Excelente para treinar over-drives
- O motor de baixo à plena força (under spin): 12 metros. Em bolas curtas será bom para treinar bolas cavadas, flick, etc.

-A cabeça de impulsão tem giro de 360°, para proporcionar outros tipos de efeitos, como side-spin, por exemplo.
-Um técnico em eletrônica havia feito os reguladores, que permitiam desde deixar os motores contanto até dar giro máximo, mas queimavam constantemente.
-Hoje disponho de 2 reguladores de apenas 5 velocidades cada um, o que me dá condição de ter 5^5=3125 (cinco elevado a cinco) efeitos com o canhão fixo.
-Ainda não desisti do regulador integral, de 0-100.
-O sincronizador de bolas poderia ser eletrônico mas como não encontrei (foto-célula) tive que criar um a meu modo (mecânico).
-Gastei inicialmente 24 caixa de Durepoxi, para criar/recriar peças (tentativa e erro).
-Nos dois projetos gastei aproximadamente R$1700,oo (mil e setecentos Reais). Não deu pra sentir porque foi a longo prazo.
-Acredito que tal projeto, com a experiencia que adquiri, ficará por cerca de R$280,00 (duzentos e oitenta Reais) de gasto.

Portanto, meus amigos, espero ter tirado a dúvida daqueles que duvidam do potencial das pessoas e esclareço àqueles que querem tentar constriuir um robô. Não é fácil mas com força de vontade se consegue.
No mais, assim que terminar este projeto (não vai demorar) o apresentarei em primeiríssima mão neste forúm, do qual me valho muito, seja para baixar os meus vídeos, seja para aprimorar minhas técnicas, seja para tirar dúvidas.

Até mais…

Legal mesmo , depois pretendo aprimorar tambem…

coloca fotos se possível , que tipo de roda vc usou para impulsionar a bolinha ?

outra pergunta , essa sriver é rápida ? estou pensanso em uma g2 ou FX ,será que é mais rápida que a makss ? aí eu colocaria a makss no back e sriver fx/G2 no fore com muita cola hehehe

grato

galera o projeto sera desmontado , para o início de algo descente… isso serviu para me dar uma idéia e decidir se vou comecar ou nao , quero com cabeca giratória para todos tipos de efeitos , um motor mais rápido ( estou pesquisando motores aqui , encontrei inclusive mais potentes dos originais :smiley: . o sistema de bolinha eu pretendo fazer em cima , por ser mais fácil igual a que postei acima mas com um motor a marcha lenta regulável… a roda sera uma com cerca de 3,5 cm de largura revestida com borracha de raquete.

gasto esperado : R$150 ,R$250
contando rede de protecao

Parabéns pela iniciativa!!! ::aplausos::

Também ainda pretendo construir meu próprio robô. Agora que vou começar Faculdade de Engenharia terei uma base para bolar um bom projeto.

opa , boa sorte tambem…

acabei de ter uma idéia muito boa , todos sabem que os robôs originais tem a opcao de ficar virando de um lado para o outro , jogando no seu back , fore… achei que isso seria muito complicado de fazer , mas nem é tao difícil…pode ser usado um ventilador e usar a base que fica girando de um lado para o outro. :smiley:

Estou gostando da ideia de construir um robo tambem, assim q eu entrar na faculdade de engenharia acho q vou dar inicio ao projeto.
Maluf so queria sabe quanto vc gastou ateh agora e quanto vc acha q vai ter q gastar para termina o seu robo…se puder dizer mesmo q aproximado eu agradeceria muito.

trata-se de um motor de um mix ,220v muito silencioso e 20000rpm…nem vou tirálo da carcaca , vou aproveitar seu acabamento :smiley: :smiley:

[quote=“NonatoLeite”:2o1t8eid]Ola, amigos do Tenis de Mesa!

Respondendo a ironia do “nosso amigo” Isaovet e esclarecendo que o cara que havia “falado” em construir um robô, fui eu.
Inicialmente dei inicio à criação de algo muito artesanal, ainda que bem trabalhado. [/quote]

Olá

Não vejo nenhuma ironia no meu comentario, pelo contrário, foi bom para q vc se manifestasse e trocar idéia com o Maluf. Faço artesanato também e sei q não é fácil construir e moldar uma idéia. Faço votos q o projeto dê certo.
Abraços.

Eu tb tinha começado um, entrei em contato com o Nonato por e-mail para trocarmos algumas idéias, seria meu trabalho de graduação…mais :? infelizmente a faculdade não quiz renegociar a divida e tive que parar, isso me desanimou e como estava trabalhando como um louco parei com tudo…

Mais é sempre bom ter alguém com iniciativa.

Ps: o meu caso ia ser mais complexo pois ele seria controlado por computador (faculdade de engenharia da computaçã…já viu né!) o que tornava o trabalho muito complexo mesmo…pois não era questão somente de lançar a bola…tem a questão dos controles e das respostas!..

O Nonato estava de parabens com seu projeto bem adiantado!

Ps: o meu caso ia ser mais complexo pois ele seria controlado por computador (faculdade de engenharia da computaçã...já viu né!) o que tornava o trabalho muito complexo mesmo...pois não era questão somente de lançar a bola....tem a questão dos controles e das respostas!...

O Nonato estava de parabens com seu projeto bem adiantado!

Nem tanto cara. Acho que facilitaria o trabalho. Talvez gastasse mais dinheiro. Bastaria arrumar um microcontrolador, fazer uma placa de circuito impresso pra distribuir as entradas do MC e programar no PC os comandos do microcontrolador.

Velocidade, efeito, poetência, tudo isso poderia ser controlado por um simples programa. Só que pra isso dar certo o projeto inicial já deveria ter esse objetivo.

[quote=“Roberto”:1ugk3coj]


Ps: o meu caso ia ser mais complexo pois ele seria controlado por computador (faculdade de engenharia da computaçã…já viu né!) o que tornava o trabalho muito complexo mesmo…pois não era questão somente de lançar a bola…tem a questão dos controles e das respostas!..

O Nonato estava de parabens com seu projeto bem adiantado!

Nem tanto cara. Acho que facilitaria o trabalho. Talvez gastasse mais dinheiro. Bastaria arrumar um microcontrolador, fazer uma placa de circuito impresso pra distribuir as entradas do MC e programar no PC os comandos do microcontrolador.

Velocidade, efeito, poetência, tudo isso poderia ser controlado por um simples programa. Só que pra isso dar certo o projeto inicial já deveria ter esse objetivo.[/quote]

Roberto,

Para economizar eu estava usando o mesmo conceito que utilizei para um robo que construimos para um projeto de iniciação cientifica, usando somente o computador para controlar, sem microcontrolador …dá bem mais trabalho…mais é mais barato…

O diferencial é que vc tem que procurar as variáveis e onde elas atuam, por exemplo vai controlar a velocidade certo? …tem que ver quem irá proporcionar e como atua e como se pode controlar esse mecanismo…algumas coisas são simples…são apenas sinais liga-desliga, outras envolve um controle mais fino…dá fica chato mesmo!

[quote=“blink182-pnd”:151k2jsc][quote=“Roberto”:151k2jsc]


Ps: o meu caso ia ser mais complexo pois ele seria controlado por computador (faculdade de engenharia da computaçã…já viu né!) o que tornava o trabalho muito complexo mesmo…pois não era questão somente de lançar a bola…tem a questão dos controles e das respostas!..

O Nonato estava de parabens com seu projeto bem adiantado!

Nem tanto cara. Acho que facilitaria o trabalho. Talvez gastasse mais dinheiro. Bastaria arrumar um microcontrolador, fazer uma placa de circuito impresso pra distribuir as entradas do MC e programar no PC os comandos do microcontrolador.

Velocidade, efeito, poetência, tudo isso poderia ser controlado por um simples programa. Só que pra isso dar certo o projeto inicial já deveria ter esse objetivo.[/quote]

Roberto,

Para economizar eu estava usando o mesmo conceito que utilizei para um robo que construimos para um projeto de iniciação cientifica, usando somente o computador para controlar, sem microcontrolador …dá bem mais trabalho…mais é mais barato…

O diferencial é que vc tem que procurar as variáveis e onde elas atuam, por exemplo vai controlar a velocidade certo? …tem que ver quem irá proporcionar e como atua e como se pode controlar esse mecanismo…algumas coisas são simples…são apenas sinais liga-desliga, outras envolve um controle mais fino…dá fica chato mesmo![/quote]

Verdade, com microcontrolador fica mais caro mesmo. Pra mim pareceu fácil porque quando usei um MC em outro projeto consegui uam doação. Economia considerável.

Penso que uns dos controles mais complicados deve ser o do efeito. Pra mim, é difícil conceber uma forma de mudar o giro.

[quote=“Roberto”:3apw6dqj][quote=“blink182-pnd”:3apw6dqj][quote=“Roberto”:3apw6dqj]


Ps: o meu caso ia ser mais complexo pois ele seria controlado por computador (faculdade de engenharia da computaçã…já viu né!) o que tornava o trabalho muito complexo mesmo…pois não era questão somente de lançar a bola…tem a questão dos controles e das respostas!..

O Nonato estava de parabens com seu projeto bem adiantado!

Nem tanto cara. Acho que facilitaria o trabalho. Talvez gastasse mais dinheiro. Bastaria arrumar um microcontrolador, fazer uma placa de circuito impresso pra distribuir as entradas do MC e programar no PC os comandos do microcontrolador.

Velocidade, efeito, poetência, tudo isso poderia ser controlado por um simples programa. Só que pra isso dar certo o projeto inicial já deveria ter esse objetivo.[/quote]

Roberto,

Para economizar eu estava usando o mesmo conceito que utilizei para um robo que construimos para um projeto de iniciação cientifica, usando somente o computador para controlar, sem microcontrolador …dá bem mais trabalho…mais é mais barato…

O diferencial é que vc tem que procurar as variáveis e onde elas atuam, por exemplo vai controlar a velocidade certo? …tem que ver quem irá proporcionar e como atua e como se pode controlar esse mecanismo…algumas coisas são simples…são apenas sinais liga-desliga, outras envolve um controle mais fino…dá fica chato mesmo![/quote]

Verdade, com microcontrolador fica mais caro mesmo. Pra mim pareceu fácil porque quando usei um MC em outro projeto consegui uma doação. Economia considerável.

Penso que uns dos controles mais complicados deve ser o do efeito. Pra mim, é difícil conceber uma forma de mudar o giro.[/quote]

O mecanismo do efeito não é facil de ser explicado por texto, mas vendo pesoalmente é bem simples. Vou tentar. É só uma tira de material com alto atrito em um dos pólos do cano(ta correto o termo?). Aí a cabeça faz um movimento de rotação. Dependendo daonde está a tira muda-se a direção dela e o efeito.

[quote=“mola_samas”:3bdcc8aw][quote=“Roberto”:3bdcc8aw][quote=“blink182-pnd”:3bdcc8aw][quote=“Roberto”:3bdcc8aw]


Ps: o meu caso ia ser mais complexo pois ele seria controlado por computador (faculdade de engenharia da computaçã…já viu né!) o que tornava o trabalho muito complexo mesmo…pois não era questão somente de lançar a bola…tem a questão dos controles e das respostas!..

O Nonato estava de parabens com seu projeto bem adiantado!

Nem tanto cara. Acho que facilitaria o trabalho. Talvez gastasse mais dinheiro. Bastaria arrumar um microcontrolador, fazer uma placa de circuito impresso pra distribuir as entradas do MC e programar no PC os comandos do microcontrolador.

Velocidade, efeito, poetência, tudo isso poderia ser controlado por um simples programa. Só que pra isso dar certo o projeto inicial já deveria ter esse objetivo.[/quote]

Roberto,

Para economizar eu estava usando o mesmo conceito que utilizei para um robo que construimos para um projeto de iniciação cientifica, usando somente o computador para controlar, sem microcontrolador …dá bem mais trabalho…mais é mais barato…

O diferencial é que vc tem que procurar as variáveis e onde elas atuam, por exemplo vai controlar a velocidade certo? …tem que ver quem irá proporcionar e como atua e como se pode controlar esse mecanismo…algumas coisas são simples…são apenas sinais liga-desliga, outras envolve um controle mais fino…dá fica chato mesmo![/quote]

Verdade, com microcontrolador fica mais caro mesmo. Pra mim pareceu fácil porque quando usei um MC em outro projeto consegui uma doação. Economia considerável.

Penso que uns dos controles mais complicados deve ser o do efeito. Pra mim, é difícil conceber uma forma de mudar o giro.[/quote]

O mecanismo do efeito não é facil de ser explicado por texto, mas vendo pesoalmente é bem simples. Vou tentar. É só uma tira de material com alto atrito em um dos pólos do cano(ta correto o termo?). Aí a cabeça faz um movimento de rotação. Dependendo daonde está a tira muda-se a direção dela e o efeito.[/quote]

Mola,

O chato é que esse material vai ter qye ter contato com diversos angulos para ter diversos efeitos, as roldanas em diferentes rotações podem ser uma boa pedida, mais o controle vai depender do tipo de motor utilizado, para sair barato teria que ser DC mais dá o controle é muito pequeno.

Como tenho um compressor pensei em fazer com ar-comprimido, mais o projeto final fica caro e a parte de efeito ficava mais dificil (ranhuras no cano ou material para atrito), eu queria mesmo é conseguir ver um robo desmontado para ter uma ideia melhor.

projeto esta andando , esquecam aquele mecanismo do CD com um furo…aquilo nao deu certo… fiz com uma colher tipo de sorvete mas menor…ela gira em marcha lenta e vai soltando as bolinhas :slight_smile:

o robo só falta ser montado mesmo e ajustado ( mais dificil). colocarei uma foto de como andas o projeto.

vlwww

Respondendo essa idéia , de fazer um robô controlado por computador eu acho que nao seria legal , pois nada substitúi um robô comprado… , na minha opniao seria melhor comprar um robo pronto aqui o mais simples custa 250€(barato, eu sei) e apartir dele aperfeicoar com comandos de PC.

Eu já acho a ideia do computador ótima. O robo que eu vi era um Newgy de uns 600 dolares, não sei o modelo, mas alem dos conectores normais, ele possuia o que aparentava ser um porta serial. Até questionei se era pr aligar no pc mas o dono dele não sabia. O problema estava que na oscilação o robo ia de fato de um lado pro outro, mas vc não conseguia programar por exemplo onde cada bola deveria ir. No aspecto de personalização acho a ideia do computador a melhor.

Eu já acho a ideia do computador ótima. O robo que eu vi era um Newgy de uns 600 dolares, não sei o modelo, mas alem dos conectores normais, ele possuia o que aparentava ser um porta serial. Até questionei se era pr aligar no pc mas o dono dele não sabia. O problema estava que na oscilação o robo ia de fato de um lado pro outro, mas vc não conseguia programar por exemplo onde cada bola deveria ir. No aspecto de personalização acho a ideia do computador a melhor.[/quote]

Molas,

A serial se não me engano é para um controle que vai em um contador digital (aquelas almofadinhas de alvo com display), é um opcional caro, vi faz muito tempo…mais acho que é isso mesmo…

foto adcionada :slight_smile:

ficou muito bom esse sistema da colher galera.

flw