Senhores
Considerem duas mesas com espessuras diferentes. Agora considerem duas bolas de mesma massa atingindo cada uma das mesas com a mesma força de impacto. Segundo a terceira lei de Newton, as mesas reagirão com uma força de mesma intensidade. Concordam? Bom, se as forças de reação são iguais em intensidade, como é que a mesa mais espessa poderá acelerar mais a bola, se ambas (as bolas) têm a mesma massa?
O problema é que este “fenômeno” envolve a interação de dois corpos deformáveis (mesa e bola), mesmo que a deformação da mesa seja microscópica. Neste caso, outras variáveis devem se levadas em consideração, como as propriedades elásticas de ambos os corpos. Mesmo que vocês tentem explicar por meio da conservação de momentum e impulso, ainda assim será necessário conhecer, pelo menos, o comportamento mecânico do material da mesa, pois, o impulso (I) é dado por I = Frt e sabemos que I = Delta(Q), em que Q é a quantidade de movimento. Em outras palavras, tem-se que: Frt = Delta(Q). Isso já foi escrito antes. A força resultante (Fr), neste caso, é a mesma e Delta(Q) é função apenas da massa da bola e da sua velocidade inicial (conhecida) e final, que é a variável que pretendemos determinar. Para isso, temos de determinar o tempo de contato (t).
Como eu expliquei anteriormente, considerando as duas mesas com o mesmo material, a mais espessa é mais rígida. Quando a bola bate na mesa, ambas se deformam, mesmo que microscopicamente. A mais espessa se deformará menos. Consequente, o tempo de contato (t) será menor. Agora, para entender porque uma mesa mais rígida se deforma menos, dêem uma olhada em qualquer livro de Resistência dos Materiais e procurem pela equação da linha elástica. Como o tempo de contato é diferente, pois, as mesas têm rigidez diferentes, então as velocidades finais, consequentemente, serão diferentes, realmente. Por isso é que eu disse que o entendimento deste fenômeno tem mais a ver com Resistência dos Materiais do que com leis de Newton. Mais uma vez, os engenheiros de plantão me corrigam se eu disse alguma besteira.