Espessura da mesa faz diferença?

Claro que faz. Eu leio e releio isso toda hora. 25 mm é mais rápida que 15mm. Eu acredito. Mas ao mesmo tempo acho absurdo

como pode haver alguma diferença entre mesas de 15 ou 25mm em relação a uma bolinha de 2,7g?
Pra mim que tenho um conhecimento das leis de Newton, a diferença entre os dois corpos (mesa e bolinha) é tãoooo grande que seria imperceptível a diferença de ação mesa/bolinha entre mesas de 15 ou 25mm ou até mais.

Coloquei o texto aqui só porque comecei a frequentar fóruns do tema, por ter interesse na compra de produtos, e simplismente fiquei abismado com esta questão da diferença entre mesas de 15, 18, 25 e 30mm.

Abraços

E saudações ao colega Bombeiro, pois também sou bombeiro (Espírito Santo)

Além das diferenças de 15mm, 25mm ou 28mm e ate 30mm, o fabricnate interfere muito. Mesa de 28mm de fabricantes diferentes também tem diferença. Nao é a toa que eu sempre ouço falar que a China compra umas mesas que serão utilizadas em campeonatos como mundiais e olimpiadas.

Eu particularmente odiava a tibhar 28mm, eu treinava só em mesa 25mm e da hobby. Na primeira vez que eu joguei na 28mm dei várias bordas, foi um tempo até acostumar. Hoje eu prefiro jogar nela.

[quote=“tripossante”:dehsa75g]como pode haver alguma diferença entre mesas de 15 ou 25mm em relação a uma bolinha de 2,7g?
Pra mim que tenho um conhecimento das leis de Newton, a diferença entre os dois corpos (mesa e bolinha) é tãoooo grande que seria imperceptível a diferença de ação mesa/bolinha entre mesas de 15 ou 25mm ou até mais.[/quote]
Nosso esporte é mesmo anti-natural hahahahahahah.

Muito interessante vc ter lembrado isso Jorge! Com estas coisas (básicas) é que vc percebe como os caras alcançam tamanha excelência.
Todo mundo sabe que antes de mundiais e olimpíadas eles fazem uma espécie de “concentração”, abandonando Pro Tour, etc. No meio disso estão aqueles famosos “Chinese Warm-up”, onde os caras jogam “oficialmente” entre si. E nestes eventos, vcs podem reparar que se simula ao máximo as condições do evento-objetivo. No relativo a mesa mesmo, no último warm-up que houve (para o mundial deste ano), eles usaram a mesa da San-Ei, que foi utilizada no mundial. Se vcs procurarem os outros eventos, vão reparar que é uma prática padrão. E com certeza, como vcs disseram, faz toda a diferença.
Abraços.

Que, por sinal, foi a melhor mesa onde já joguei na minha vida. Acredito que seja uma das melhores mesas do mercado. Para se ter uma idéia, uma San-Ei de 22mm é bem melhor que uma TSP de 28mm ou que as Hobbys de 30mm nacionais.

Metido… Vc já foi mais humilde hehehehehehehehehe.
Abraços!!!

Acho que o entendimento deste “fenômeno” tem mais a ver com Resistência dos Materiais do que com Leis de Newton. Considerando mesas fabricadas com o mesmo material, mas com espessuras diferentes, aquela com maior espessura será mais rígida. Tecnicamente falando, se é mais rígida, se deformará menos com o impacto da bola. Isto faz com que o tempo de contato entre a bola e a mesa seja menor. Por isso a percepção de maior velocidade da bola. As mesas menos espessas e, consequentemente, menos rígidas se deformarão mais, fazendo com que o tempo de contato entre a bola e a mesa seja maior. Outra variação, seria manter a espessura da mesa e mudar apenas o material, que também influencia na percepção. Os engenheiros de plantão me corrijam se eu estiver falando besteira.

bom, não sou engenheiro, mas descordo… hehe
essa resistência teria como comparar com mesas de mesma espessura, mas olhando em mesas de diferentes espessuras, como uma de 15mm para uma de 30, é totalmente haver com a terceira lei de newton, ação e reação.
podemos ver pela formula de Força resultante: F = m.a (m= massa e a= aceleração). Se vc acertar a bola sempre com a mesma intensidade ela terá logicamente a msma aceleração, agora na situação em que a bola atinge a mesa de 15, ela estará acertando um X massa e logo essa massa estará impulssionando a bola… Agora, qndo a bola atinge a de 30, haverá mais massa e haverá uma força maior.

e sobre a mesa deformar, até deforma mas deve ser algo muito insignificante, o que deforma seria a bola, que dependendo de sua pressão interna, deformará mais ou menos, aumentando ou diminuindo o tempo de contato.
se errei em algum conceito, é so falarem, mas acredito que isto seria o mais lógico…

abrs!

Usar a fórmula de força resultante não tem sentido nesse caso , pois a mesa NÃO exerce força na bolinha , visto que a mesa tem aceleração nula. Eu acredito que para a bolinha pular mais é uma combinação do que o wmascare (mas num fator mais baixo) e mais uma questão de conservação de quantidade de movimento e conservação de energia (choque elástico) . Outra coisa a se considerar como benefício de uma mesa mais espessa é que o pingo da bola é mais homogeneo (pinga igual em qualquer parte da mesa) e essa é a principal caracteristica que o pessoal mais forte sente falta quando joga em uma mesa pior.

Bernardo unica coisa que acho que ta errado (n sei tb) é que nao tem pressao a mais ou a menos q a pressao exterior na bola, oq tem a mais é um gas (n sei se é exatamente um gas) com aquele cheiro de gelol q quando quebra se sentir o cheiro vai ver rs

Eu achei que cada opiniao tem logica, só somarmos tirarmos oq tiver errado e teremos o motivo ^^

Para se ter uma idéia, uma San-Ei de 22mm é bem melhor que uma TSP de 28mm ou que as Hobbys de 30mm nacionais.
Pelo que vi na internet, as boas mesas tem sido fabricadas de fireboard (HDF - alta densidade) sendo o MDF (média densidade) uma alternativa mais barata. Por isso acho que uma HDF de 22 mm seja mais 'rápida' que uma MDF 30mm.

[quote=“tripossante”:2efjnogn]Pelo que vi na internet, as boas mesas tem sido fabricadas de fireboard (HDF - alta densidade) sendo o MDF (média densidade) uma alternativa mais barata.
Por isso acho que uma HDF de 22 mm seja mais ‘rápida’ que uma MDF 30mm.[/quote]
Realmente, faz todo sentido. Deve ser isso mesmo.
Mas eu nunca tinha ouvido falar deste material. Só depois que relacionei a sigla ao sentido da coisa, ou seja, “ligar o nome à pessoa” heheheheheeh.
Abraços.

a mesa não exerce força sobre a bola? calma aí, claro que ela faz sim, ação e reação, se a mesa não fizesse força a bola bateria na mesa e ficaria ali parada… rsr
sim, mas se vc não sabe as quantidades de movimento, estão em relação com a F resultante e o impulso tbm… e qndo a bola se choca com a mesa, a mesma proporcionará um impulso, que seria a Força de reação da bola sobre a mesa.
pena que não consigo colocar as flexas de vetor, mas vou tentar:
De acordo com a segunda lei de Newton Fr = m . a

Mas a = Delta v/ Delta t = V final - V inicial/ Delta t

Então Fr = m . V final - Vinicial/ Delta t => Fr . Delta t = m . V final - m. V inicial

Portando Impulso resultante = Q final - Q inicial => Ir = Delta Q
(Q = quantidade de movimento)

Este resultando, conhecido como teorema do Impulso, pode ser generalizado para qualquer força resultante (constante ou variável) e enunciado em palavras estabelece que " o impulso da força resultante é o responsável pela variação na quantidade de movimento do corpo" em que esta força atua.
Então não tem como dizer que um não tem haver com o outro pq ambos estão intrinsecamente relacionados, força resultante e quantidade de movimento.

abrs!

sim, tem um gás dentro dela e que por sinal tem um cheiro bom… hahaha. e se tiver mais gás dentro dela do que caberia normalmente, ela deformará menos ao contato com a mesa.

abrs

eu so viciado naquele cheiro :roll:
o q pode ajudar a deformar tb é a ‘‘dureza’’ do material da bolinha pq n é especificada que eu saiba.

a mesa não exerce força sobre a bola? calma aí, claro que ela faz sim, ação e reação, se a mesa não fizesse força a bola bateria na mesa e ficaria ali parada… rsr
sim, mas se vc não sabe as quantidades de movimento, estão em relação com a F resultante e o impulso tbm… e qndo a bola se choca com a mesa, a mesma proporcionará um impulso, que seria a Força de reação da bola sobre a mesa.
pena que não consigo colocar as flexas de vetor, mas vou tentar:
De acordo com a segunda lei de Newton Fr = m . a

Mas a = Delta v/ Delta t = V final - V inicial/ Delta t

Então Fr = m . V final - Vinicial/ Delta t => Fr . Delta t = m . V final - m. V inicial

Portando Impulso resultante = Q final - Q inicial => Ir = Delta Q
(Q = quantidade de movimento)

Este resultando, conhecido como teorema do Impulso, pode ser generalizado para qualquer força resultante (constante ou variável) e enunciado em palavras estabelece que " o impulso da força resultante é o responsável pela variação na quantidade de movimento do corpo" em que esta força atua.
Então não tem como dizer que um não tem haver com o outro pq ambos estão intrinsecamente relacionados, força resultante e quantidade de movimento.

abrs![/quote]
Acho que voce está confundindo bastante , voce está no ensino médio ? Que o que estou falando são conceitos de mecanica um pouco mais avançados(choque elastico) . A mesa não exerce força na bolinha , é o inverso a bolinha exerce força na mesa (isso que eu quis dizer com a mesa não exerce força na bolinha) aí é gerada uma força de reação que faz a bolinha subir. Da sua lógica:
1- Pra bolinha andar mais segundo vc, a mesa mais pesada exerceria uma força de reação maior nela . Por que ela exerceria uma força maior já que ela NÃO acelera para cima ?
2- Pra bolinha andar mais a mais espessa gera um impulso maior mas por que ? Considerando que teoricamente a força de reação seria igual para as duas mesas ?

A intenção do tópico não era discutir a terceira lei de Newton.

...aí é gerada uma força de reação que faz a bolinha subir...
Quem exerce esta força? A mesa? A terra? As duas? Ninguém?

Se a mesa (e a terra) não exercem força na bolinha, então todos meus professores de física estavam loucos. Inclusive o Newton era louco tb, mas isso eu já disconfiava.

Abraços

[quote=“HelderK”:1rznx2rp]A mesa não exerce força na bolinha , é o inverso a bolinha exerce força na mesa (isso que eu quis dizer com a mesa não exerce força na bolinha) aí é gerada uma força de reação que faz a bolinha subir. Da sua lógica:
1- Pra bolinha andar mais segundo vc, a mesa mais pesada exerceria uma força de reação maior nela . Por que ela exerceria uma força maior já que ela NÃO acelera para cima ?
2- Pra bolinha andar mais a mais espessa gera um impulso maior mas por que ? Considerando que teoricamente a força de reação seria igual para as duas mesas ?[/quote]
Concordo com vc, mas…

[quote=“tripossante”:1rznx2rp]A intenção do tópico não era discutir a terceira lei de Newton.

…aí é gerada uma força de reação que faz a bolinha subir…Quem exerce esta força? A mesa? A terra? As duas? Ninguém?

Se a mesa (e a terra) não exercem força na bolinha, então todos meus professores de física estavam loucos. Inclusive o Newton era louco tb, mas isso eu já disconfiava.[/quote]
… concordo mais ainda com o tripossante.
Acho que, pelo que foi apresentado, o fenômeno já pode ser bem compreendido, mesmo por quem não é “engenheiro de plantão” (créditos: wmascare hahahahahaha). Portanto, mesmo que por perspectivas diferentes (estando elas corretas ou não), o objetivo foi atingido.
Aliás, a ressurreição da Resistência dos Materiais que foi realizada na minha mente, relembrando os nem tão longínquos dias de faculdade, me causou alguns espasmos, mas já estou bem hahahahahahah.
Abraços!!!

Senhores

Considerem duas mesas com espessuras diferentes. Agora considerem duas bolas de mesma massa atingindo cada uma das mesas com a mesma força de impacto. Segundo a terceira lei de Newton, as mesas reagirão com uma força de mesma intensidade. Concordam? Bom, se as forças de reação são iguais em intensidade, como é que a mesa mais espessa poderá acelerar mais a bola, se ambas (as bolas) têm a mesma massa?

O problema é que este “fenômeno” envolve a interação de dois corpos deformáveis (mesa e bola), mesmo que a deformação da mesa seja microscópica. Neste caso, outras variáveis devem se levadas em consideração, como as propriedades elásticas de ambos os corpos. Mesmo que vocês tentem explicar por meio da conservação de momentum e impulso, ainda assim será necessário conhecer, pelo menos, o comportamento mecânico do material da mesa, pois, o impulso (I) é dado por I = Frt e sabemos que I = Delta(Q), em que Q é a quantidade de movimento. Em outras palavras, tem-se que: Frt = Delta(Q). Isso já foi escrito antes. A força resultante (Fr), neste caso, é a mesma e Delta(Q) é função apenas da massa da bola e da sua velocidade inicial (conhecida) e final, que é a variável que pretendemos determinar. Para isso, temos de determinar o tempo de contato (t).

Como eu expliquei anteriormente, considerando as duas mesas com o mesmo material, a mais espessa é mais rígida. Quando a bola bate na mesa, ambas se deformam, mesmo que microscopicamente. A mais espessa se deformará menos. Consequente, o tempo de contato (t) será menor. Agora, para entender porque uma mesa mais rígida se deforma menos, dêem uma olhada em qualquer livro de Resistência dos Materiais e procurem pela equação da linha elástica. Como o tempo de contato é diferente, pois, as mesas têm rigidez diferentes, então as velocidades finais, consequentemente, serão diferentes, realmente. Por isso é que eu disse que o entendimento deste fenômeno tem mais a ver com Resistência dos Materiais do que com leis de Newton. Mais uma vez, os engenheiros de plantão me corrigam se eu disse alguma besteira.

wmascare,
você foi perfeito na minha opinião.
Sem a Lei de Newton a bola nem subiria,
E a resistência à elasticidade dos materiais explica as diferenças na aceleração vertical da bola.

Abraços

Plantão dos Engenheiros informa:
A última interpretação do fenômeno por parte de wmascare apresenta embasamento científico correto.
Aguardem por uma próxima edição extraordinária!!!

hahahhhahhahahaha

Abraços!