Espessura da mesa faz diferença?

São estes detalhes (científicos) que realçam ainda mais a beleza do tênis de mesa.

Isso é verdade. Estes pequenos detalhes (este é um pouco mais acentuado, mas tem outros que são bem sutis), que fazem uma diferença tão grande, causam muita curiosidade e admiração. Algumas coisas que parecem fáceis são difíceis, outras que parecem complicadas não são tanto assim… enfim tudo isto aumenta bastante o interesse (nosso né hahahahhahah).
Abraços.

eu já acho q é algo mais simples.
a mesa mais grossa vibra menos dispersando menos energia fazendo a bolinha pular mais.
será que nao é isso?

[quote=“tripossante”:1c45z9h0]Claro que faz. Eu leio e releio isso toda hora. 25 mm é mais rápida que 15mm. Eu acredito. Mas ao mesmo tempo acho absurdo

como pode haver alguma diferença entre mesas de 15 ou 25mm em relação a uma bolinha de 2,7g?
Pra mim que tenho um conhecimento das leis de Newton, a diferença entre os dois corpos (mesa e bolinha) é tãoooo grande que seria imperceptível a diferença de ação mesa/bolinha entre mesas de 15 ou 25mm ou até mais.

Coloquei o texto aqui só porque comecei a frequentar fóruns do tema, por ter interesse na compra de produtos, e simplismente fiquei abismado com esta questão da diferença entre mesas de 15, 18, 25 e 30mm.

Abraços

E saudações ao colega Bombeiro, pois também sou bombeiro (Espírito Santo)[/quote]
Para mim o q determina o q vcs estao discutindo sao a matéria-prima e o processo de producao

Que me desculpem os fãs de Newton, mas acho que é mais importante lembrar do empirismo de Francis Bacon, John Locke, etc.

É fundamental sentir a diferença entre as mesas jogando. Só para se ter uma idéia, há diferença grande entre o lote de mesa Tibhar com rodinha e o lote com pés fixos que vieram para SP, ambos de 28mm.

Pegando carona no q o Nakata citou sobre a mesa da San-ei, nesse caso talvez seja valido o ditado “nao se fazem mais mesas como antigamente”. Essa marca deve continuar fazendo como antigamente. Jah joguei com mesas antigas Butterfly Japao bem fininhas (ou 18 ou 22) q pulam mais e mais certinho do q as de 25mm q jogamos hj.

A melhor q já joguei foi Stiga. Outras mto top foram Butterfly, Yasaka e Joola.

[quote=“HelderK”:2zyu3dp3]Acho que voce está confundindo bastante , voce está no ensino médio ? Que o que estou falando são conceitos de mecanica um pouco mais avançados(choque elastico) . A mesa não exerce força na bolinha , é o inverso a bolinha exerce força na mesa (isso que eu quis dizer com a mesa não exerce força na bolinha) aí é gerada uma força de reação que faz a bolinha subir. Da sua lógica:
1- Pra bolinha andar mais segundo vc, a mesa mais pesada exerceria uma força de reação maior nela . Por que ela exerceria uma força maior já que ela NÃO acelera para cima ?
2- Pra bolinha andar mais a mais espessa gera um impulso maior mas por que ? Considerando que teoricamente a força de reação seria igual para as duas mesas ?[/quote]

aeee, finalmente voltei, e sim, estava no ensino medio, e minha ausencia se deve ao fato de estar pretando vestibular para a UFSC… e quantidade de movimento não é matéria mto “avançada” não como eu li antes, tive sim isso no ensino medio e por acaso teve uma questão na prova sobre este assunto e acertei… ironia não? rs
mas acho que já explicaram o suficiente, que se a mesa não fizer força a bola não sabe, como eu havia dito…
agora estou numa fase que desde que eu saí, não sei mais nada de fisica, quimica, biologia… tudo! hahahaha

desculpe pelo “off topic” mas não consegui conter a emoção… hahaha
agora é so esperar o resultado da prova para saber se vou ou não morar na ilha… rsr

abrs!

Sem querer ser chato…mais estudar “quantidade de movimento” (que na verdade se chama Momento) em 3 dimensões, é bemmmm avançado =P

Sem querer ser chato…mais estudar “quantidade de movimento” (que na verdade se chama Momento) em 3 dimensões, é bemmmm avançado =P[/quote]
Haahahahahahahhaahah… Em duas dimensões já tirou meu sono por alguns dias hehehehehehehehe.
E aproveitando o gancho do outro tópico…
Acontece que quanto maior a densidade da mesa (além da questão da espessura), menos ela se deformará, dissipando menos energia e sendo assim mais “rápida”, termo que costumamos usar para caracterizar a mesa (pelo menos por aqui).
Por essa razão, só para mostrar extremos (mais perceptíveis), a diferença de mesas de recreação é tão grande em relação às profissionais: pq o material com o qual elas são feitas tem baixa densidade e se deformam bastante. Isso é facilmente percebido pela massa delas: com pés e tudo, é mais fácil carregar uma dessa do que um tampo de uma mesa profissional.
Abraços!!!

Mesas profissionais ou nao, o que vale na verdade é a regra “do pingo da bola” …
A bola estacionária numa altura de 30 cm, deve produzir um pingo de pelo menos 27 cm…
Bem, assim sendo (dentro da regra), a espessura da mesa (em termos gerais) nao é “tao importante” …
Coisas como a “tinta usada na superfície” , alteram (já que nao tem especificação quanto a densidade ou aspereza) muito mais o jogo.
Para quem disputa por exemplo os torneios da FPTM e/ou Copa Brasil, sabe que as mesas Tibhar de 28mm sao bem velozes, porem um pouco mais ásperas que as Hobby ou Kloppf com isto sempre há uma certa dificuldade…
Fazendo o teste do pingo com a mesa Tibhar de 28mm pode-se observar que a bolinha pinga mais do que numa Hobby de 30mm (por exemplo)…