Ecolo Expander Tupiniquim

[quote=“Nakata”:3pjk6u8h]Gustavo, você estimou seu produto em 40 reais, mas seria bom rever isso ou não se tornará competitivo. O Ecolo Expander II da Juic com a mesma quantidade (100 ml) está saindo por menos de 10 euros, ou seja, 26 reais.
http://www.tms-tischtennis.de/product_i … fb461eb80f[/quote]

bom eu dei uma olhada e notei q esse preço q vc citou é o do expander 1, e parece ser um preço promocional tbm… e sem contar q isso é na europa, se colocarmos um frete deve encarecer mais um pouco tbm…

e nesse mesmo site o ecolo expander 2 tá por 19,95 euros…

de qualquer forma humildemente deixo meus parabens pro guauad pelos estudos e pesquisas sobre o novo material…

mt bom mesmo… tomara q dê certo o produto e q seja um sucesso…

Ops! Tem razão, é o Ecolo 1. Alguém sabe a diferença desse p/ o Ecolo Expander 2?

[quote=“Nakata”:10rvn7nk]Ops! Tem razão, é o Ecolo 1. Alguém sabe a diferença desse p/ o Ecolo Expander 2?[/quote]O Mitidieri deve saber . Mas pelas pesquisas que fiz , parece que foram “melhorando” o resuldado , porque o primeiro , ja foi até um oleo amarelado , depois ficou incolor , igual ao do 2 . Pelo que percebi nessas experiencias iniciais , deve ter muito pra melhorar , mas gasta tempo . E agora to esbarrando em outro problema . Não tenho mais borrachas pra testes . Apliquei ontem numa bryce fx que respondeu muito bem ao produto . Queria saber se alguém faz coleção de retalho , ou se tem borracha velha sem condição de uso e poderia doar para testes . Se alguém puder ajudar , seria muito grato .

Sds
Gustavo

:smiley:
Putz, legal mesmo!

Andei lendo estes dias uns artigos na página do pessoal de Campinas.

Dêem uma olhada lá! tem muita informação interessante, sobre os princípios da ação da cola, etc.

Lá eles desenvolveram um produto que substitui a cola rápida e o chamam de ECOSPIN. :slight_smile:

Vão os links:

http://www.tmcampinas.com.br/ARTIGOS/ecospin1.pdf
http://www.tmcampinas.com.br/ARTIGOS/ecospin2.pdf
Abraços,
Eduardo.

[quote=“guauad”:5u8m2aml][quote=“Nakata”:5u8m2aml]Ops! Tem razão, é o Ecolo 1. Alguém sabe a diferença desse p/ o Ecolo Expander 2?[/quote]O Mitidieri deve saber . Mas pelas pesquisas que fiz , parece que foram “melhorando” o resuldado , porque o primeiro , ja foi até um oleo amarelado , depois ficou incolor , igual ao do 2 . Pelo que percebi nessas experiencias iniciais , deve ter muito pra melhorar , mas gasta tempo . E agora to esbarrando em outro problema . Não tenho mais borrachas pra testes . Apliquei ontem numa bryce fx que respondeu muito bem ao produto . Queria saber se alguém faz coleção de retalho , ou se tem borracha velha sem condição de uso e poderia doar para testes . Se alguém puder ajudar , seria muito grato .

Sds
Gustavo[/quote]

Eu vou fazer o possível pra arrumar umas borrachas mais velhas pra você testar, assim que conseguir te envio mp.

Putz, legal mesmo!

Andei lendo estes dias uns artigos na página do pessoal de Campinas.

Dêem uma olhada lá! tem muita informação interessante, sobre os princípios da ação da cola, etc.

Lá eles desenvolveram um produto que substitui a cola rápida e o chamam de ECOSPIN. :slight_smile:

Vão os links:

http://www.tmcampinas.com.br/ARTIGOS/ecospin1.pdf
http://www.tmcampinas.com.br/ARTIGOS/ecospin2.pdf
Abraços,
Eduardo.[/quote]

Bons artigos . E o produto que eles comentam parece ter o mesmo principio do meu .

Sds
Gustavo

[quote=“j0rnal1sta”:18789s4w]
Eu vou fazer o possível pra arrumar umas borrachas mais velhas pra você testar, assim que conseguir te envio mp.[/quote]

Po , muito obrigado mesmo . Os testes aqui estão muito animadores , e se tudo correr assim , tento lançar o produto na semana que vem .
Levei uma amostra pro Bob , que usou “pela metade” (não seguiu as instruções … garoto rebelde … não gosta de seguir manual), ja colou com menos de 12 horas … rs
Mas notou um aumento de velocidade … apesar de ter testado um procedimento pra colar que nao funcionou , mas vai testar corretamente em breve (assim espero).

Sds
Gustavo

Oi pessoal .

Agora com os testes do produto praticamente concluidos (apenas testes mais longos de durabilidade a concluir) , ja tenho dados suficientes pra afirmar algumas questões .

O produto não é capaz de obter exatamente o mesmo efeito de uma cola rápida . Mas ele estica bem a borracha , deixa ela mais veloz que só com cola normal , e mais lenta que com cola rápida . A borracha fica com um toque diferente da cola , e diferente também da borracha sem cola , é um toque caracteristico , e todos que bateram com as borrachas tratadas com o produto , notaram significativa diferença entre antes e depois , e apesar de não obter a mesma velocidade da cola rápida , todos aprovaram .

Dos comentarios efetuados por quem testou , destaco :
“Todos notaram um barulho diferente , muito semelhante ao da cola , mas não tão alto , e acharam que a borracha botava mais efeito na bola . Comentaram também da difença no toque , o que todos gostaram . Alguns acharam que a borracha estava mais macia .”

Das conclusões que tirei , com as minha borrachas de uso trivial e de algumas que colei pra testar :
"Realmente o toque é bem interessante , bem diferente da cola rapida e parece que a sensibilidade da bola melhora . Os golpes mostram ter mais efeito do que numa borracha nao tratada . Realmente elas parecem mais macias , mas isso variou de borracha pra borracha , já que a bryce fx pareceu igual , enquanto a speedy spin pareceu amaciar . Em termos de velocidade , não chega a substituir a cola , mas na segunda aplicação , na borracha que testei , a velocidade aumentou significativamente em relação a primeira aplicação .(fato também observado pelo Mitidieri com o Ecolo Expander original) "

Testei as borrachas tratadas com algumas colas rápidas que eu mesmo fabrico(diferentes) e com a tibhar rapid clean . É incrível como a cola age nas borrachas tratadas . Onde eu precisava de umas 5 camadas de cola pra ficar bem rápido , após a borracha tratada , com uma só camada , ficava um canhão , independente da cola usada . Ou seja , é uma super ferramenta pra ser associada a cola rápida , principalmente pras colas aprovadas pela ITTF que são mais lentas . Observei também , que o efeito da cola se prolonga muito mais nesse caso , chegando a durar um dia inteiro , e talvez até mais de um dia ,o que é ótimo para competições .

Enfim , considero o produto pronto , apesar da parte comercial não estar definida . Qualquer dúvida , podem perguntar a vontade que o que eu souber , respondo com o maior prazer .

Com esse produto finalizado , volto a pesquisa da cola “clean”(com produtos aprovados pela ITTf) . Já estou usando um protótipo dessa cola , e o resultado é muito animador , portanto , em breve também teremos uma cola com os produtos permitidos pela ITTF .
A grande novidade , conforme até comentei com algumas pessoas hoje no msn , é que estou testando uma cola a base dágua , 100% atóxica . Ainda não sei se essa cola será capaz de deixar a borracha mais veloz , mas como está em fase inicial de testes não tenho mais detalhes . Mas com certeza será um prato cheio , também associada ao oleo , pra ter um processo de colagem 100% atóxico e seguro para a saúde .
Pelo que sei , o único fabricante no mundo que tem uma cola a base dágua é a JUIC ( assim como o oleo) . Se alguém conhecer essa cola , tiver usado , ou mesmo souber qualquer informação sobre ela , ficarei bastante grato .

Volto a agradecer ao apoio do pessoal do fórum e espero que possamos mostrar que o Brasil é capaz de ter bons produtos para Tênis de Mesa , sem dever nada aos produtos “Made in Estrangeiro” .

Sds
Gustavo

Eu li um artigo no site da ITTF que foi rapidamente retirado de lá, não sei por que motivo. Um químico francês, se não me engano, comentava sobre a proibição do uso de solventes numa taxa x, agora não me lembro direito. Mas a matéria esclarescia: existem SOMENTE 3 colas atualmente no mundo que atendem as normas impostas pela ITTF. O motivo disso é que os fabricantes estão perante a um desafio enorme que é produzir colas dentro do padrão exigido. Inclusive foi comentado que naquele padrão era muito provável que a cola não produzisse nenhum resultado significativo na borracha, ou seja, exatamente aquilo que a ITTF quer: diminuir a velocidade do jogo p/ torná-lo “vendável”.

Oi Nakata , não entendi . Você quis dizer que hoje , as colas vendidas como aprovadas pela ITTF não são mesmo aprovadas ? Ou que colas atualmente aprovadas , somente 3 passariam nessa nova norma ?

Você ja viu por ai a cola c base dágua ?

Sds
Gustavo

Eu me expressei mal. O que eu li foi que atualmente somente 3 colas atendem as normas que entrarão em vigor a partir de setembro de 2007. E que os fabricantes ainda não estão produzindo colas dentro das normas não por terem bastante tempo, mas sim por causa da dificuldade exigida.

Posso estar errado, mas acho que a dificuldade dos fabricantes não está apenas em encontrar um substituto “limpo” para o solvente. A própria cola em si, ou seja, a substância usada para “grudar” a borracha à raquete, já contém produtos proibidos pela ITTF em sua fórmula. É preciso, portanto, desenvolver também uma fórmula nova para o adesivo. No caso do Brasil, Vipal e similares estão descartados. Não podem ser misturados a um reagente que substitua o solvente, sob risco de “contaminar” o produto final.

Ah , agora ta bem entendido . A boa notícia é que não será proibido o uso da cola , e sim mais uma vez limitado . Agora , por acaso você saberia quais seriam as 3 colas que eles citaram ?

Sds
Gustavo

Minha experiência com o ecolo 2 bate com esta observação.

Eita , depois de muito tempo , fui atualizar esse tópico e vi essa mensagem e ta certíssimo . Os adesivos tradicionais já possuem solventes aromáticos e alifáticos nas suas composições .
Estou finalizando testes com uma adesivo a base dágua e o mais interessante é que ele também pode ser usado com solventes permitidos pela ITTF . Espero poder disponibilizar em breve mais essa cola .

Sds
Gustavo

Ah , o Ecolo Expander Tupiniquim já está pronto , testado e em comercialização . Foi batizado de €vo 1 (Evolution One) e será comercializado em embalagens de 130ml que é o refil e também um aplicador spray(super pratico) de 5ml .

Obrigado a todos que me ajudaram .
Mitidieri , entre em contato pra te mandar uma amostra .

Sds
Gustavo

Por favor, mande mais informações. Como comprar, qual o preço? É você mesmo que está vendendo? Onde você mora? Obrigado.

me interesso tambem, quanto custa, vc manda viia sedex?

Eita!Tb to muito interessado.Manda ai como comprar!!Abraços!

Meus parabens guauad pelo desenvolvimento, certamente tb vo querer esse seu produto, espero q o correio nao seja caro, e nao deem problema caso me enviar, pois eu moro na argentina…

Sucesso
Esteban Loredo