Oi pessoal .
Agora com os testes do produto praticamente concluidos (apenas testes mais longos de durabilidade a concluir) , ja tenho dados suficientes pra afirmar algumas questões .
O produto não é capaz de obter exatamente o mesmo efeito de uma cola rápida . Mas ele estica bem a borracha , deixa ela mais veloz que só com cola normal , e mais lenta que com cola rápida . A borracha fica com um toque diferente da cola , e diferente também da borracha sem cola , é um toque caracteristico , e todos que bateram com as borrachas tratadas com o produto , notaram significativa diferença entre antes e depois , e apesar de não obter a mesma velocidade da cola rápida , todos aprovaram .
Dos comentarios efetuados por quem testou , destaco :
“Todos notaram um barulho diferente , muito semelhante ao da cola , mas não tão alto , e acharam que a borracha botava mais efeito na bola . Comentaram também da difença no toque , o que todos gostaram . Alguns acharam que a borracha estava mais macia .”
Das conclusões que tirei , com as minha borrachas de uso trivial e de algumas que colei pra testar :
"Realmente o toque é bem interessante , bem diferente da cola rapida e parece que a sensibilidade da bola melhora . Os golpes mostram ter mais efeito do que numa borracha nao tratada . Realmente elas parecem mais macias , mas isso variou de borracha pra borracha , já que a bryce fx pareceu igual , enquanto a speedy spin pareceu amaciar . Em termos de velocidade , não chega a substituir a cola , mas na segunda aplicação , na borracha que testei , a velocidade aumentou significativamente em relação a primeira aplicação .(fato também observado pelo Mitidieri com o Ecolo Expander original) "
Testei as borrachas tratadas com algumas colas rápidas que eu mesmo fabrico(diferentes) e com a tibhar rapid clean . É incrível como a cola age nas borrachas tratadas . Onde eu precisava de umas 5 camadas de cola pra ficar bem rápido , após a borracha tratada , com uma só camada , ficava um canhão , independente da cola usada . Ou seja , é uma super ferramenta pra ser associada a cola rápida , principalmente pras colas aprovadas pela ITTF que são mais lentas . Observei também , que o efeito da cola se prolonga muito mais nesse caso , chegando a durar um dia inteiro , e talvez até mais de um dia ,o que é ótimo para competições .
Enfim , considero o produto pronto , apesar da parte comercial não estar definida . Qualquer dúvida , podem perguntar a vontade que o que eu souber , respondo com o maior prazer .
Com esse produto finalizado , volto a pesquisa da cola “clean”(com produtos aprovados pela ITTf) . Já estou usando um protótipo dessa cola , e o resultado é muito animador , portanto , em breve também teremos uma cola com os produtos permitidos pela ITTF .
A grande novidade , conforme até comentei com algumas pessoas hoje no msn , é que estou testando uma cola a base dágua , 100% atóxica . Ainda não sei se essa cola será capaz de deixar a borracha mais veloz , mas como está em fase inicial de testes não tenho mais detalhes . Mas com certeza será um prato cheio , também associada ao oleo , pra ter um processo de colagem 100% atóxico e seguro para a saúde .
Pelo que sei , o único fabricante no mundo que tem uma cola a base dágua é a JUIC ( assim como o oleo) . Se alguém conhecer essa cola , tiver usado , ou mesmo souber qualquer informação sobre ela , ficarei bastante grato .
Volto a agradecer ao apoio do pessoal do fórum e espero que possamos mostrar que o Brasil é capaz de ter bons produtos para Tênis de Mesa , sem dever nada aos produtos “Made in Estrangeiro” .
Sds
Gustavo