Ecolo Expander Tupiniquim

Salve pessoal .

Já a algum tempo estou comprometido em desenvolver uma cola que seria aprovada pela ITTF . Tenho pronta a mais tempo uma cola muito veloz(muito mais que reducola e etc) e menos nociva , que inclusive já foi usada por jogadores como Cazuo , Silvio Marola , o falecido Serge Mimura entre outros , mas ainda sim baseada em solventes aromáticos , que infelizmente são bastante tóxicos .

Essa cola está bem próxima de ficar pronta , pois no momento a maior dificuldade é um adesivo de qualidade e com flexibilidade adequada ao tenis de mesa . Vipal seria a pior das opções , pois tende a endurecer cada vez mais .

Porem , quando o Mitidieri citou no fórum a existência de um produto fabricado pela JUIC chamado Ecolo Expander , que prometia efeito de cola rapida , sem ser tóxico , me interessei . Superficialmente falando , é basicamente um oleo , inodoro e incolor , que aplicado na esponja , após + ou - 48 horas , você terá o efeito de cola rápida . Este efeito ainda duraria por uma longo tempo , variando de caso pra caso , chegando a tempo superiores a um mes de efeito . Isso me pareceu o futuro da cola rapida , mas ao mesmo tempo muitas dúvidas surgiram sobre forma de atuação e sobre composição do tal oleo .

Resolvi abandonar momentaneamente o projeto da cola não tóxica e mergulhei na pesquisa sobre esse produto . Existe pouquíssima informacão sobre esse produto na internet e nada que de indícios da composição e para isso , contei com a ajuda do próprio Mitidieri , que me deu algumas informações importantes .

Enfim , depois de estudar e experimentar quase uma centena de oleos e combinações que teoricamente teriam efeito de cola rapida , consegui reproduzir exatamente o efeito produzido com o Ecolo Expander , talvez com vantagens e cheguei a resultados surpreendentes .

O produto que cheguei é uma composição de dois oleos , + uma dose de alcool de lanolina acetilada(ele é mais denso que os oleos) que é o “ativador” . Nenhum dos componetes isolados funcionaram , somente associados produzem o efeito desejado e a proporção oferece modificações no tempo de atuação e duração e também de quanto o composto age na borracha (enverga a borracha produzindo o domo caracteristico da cola rapida) .

Em todas as borrachas aplicadas observei o efeito desejado (BTY sriver fx 2.2mm , Nitaku avalox purot 2.0mm ,Tibhar speedy spin max, Andro revolution 2.1mm , Thibar rapid max.) Fotografei duas dessas borrachas (sriver fx e purot) e as fotos seguem abaixo .(com baixa qualidade pois foram tiradas com celular)

Sriver FX que estava parada a uns 8 anos , e com uma significativa camada de cola na esponja , apos 5 dias e 4 aplicações(camadas) do produto .

A mesma sriver fx .

Essa é uma Nitaku Purot ,que também estava parada a anos, após 30 horas e duas camadas do produto .

Este é o produto .

O produto , é um oleo fino que pode e deve ser aplicado com o dedo . Não é tóxico , não tem cheiro , nem sabor e como podem ver é bem límpido . Se ingerido , tem efeito laxativo ( hehehe) , mas não é nocivo a saude .

Após um período de + ou - 48 horas , é só limpar o que sobrou do produto na esponja , e colar com cola grossa (não precisa ser rápida , mas pode ser usada).

Cada borracha deve responder de forma diferente e esse também é um fato observado com colas rápidas. Outro ponto observado , é que dependendo da cola usada anteriormente na borracha , o produto além de amolecer a camada de cola , se mistura a ela virando uma goma muito difícil de ser removida e super grudenta . Esse fato aconteceu nas borachas com camada de cola vipal , mas numa outra com cola aprovada tibhar(não sei qual) , isso nao aconteceu . Pelas experiencias iniciais , é desejavel que se remova toda a cola da esponja(em borrachas usadas) para não correr esse risco , ou testar num canto da esponja pra ver se vai virar a goma melequenta .

Ainda vou fazer inumeros testes no produto , mas posso afirmar que os resultados são super animadores . Pretendo enviar , conforme combinado , uma amostra para o mitidieri testar na alemanha .

Parece que seremos o segundo país (depois do japão) a ter uma produto como esse .

Um dos motivadores dessa pesquisa , foi o fato triste ocorrido com o Bob .
Se tudo der certo, em breve ele vai estar com o tão desejado efeito da cola rápida , mas com um produto completamente seguro pra saúde humana .

Aguardo opiniões e sugestões dos colegas do forum .

Sds
Gustavo

Em primeiro lugar parabéns Gustavo. Se o seu Ecolo Expander “pegar”, as consequências serão pelo menos duas:
1 - A gente se livra do perigo de mexer com solventes (sem contar o fedor dentro do ginásio);
2 - Você fica rico. :smiley:

Mas quer uma sugestão? Quando for enviar p/ o Mitidieri declare que é um shampoo, água de coco, sei lá, invente qualquer coisa. Se disser que é óleo os caras vão pegar no pé por ser um produto inflamável.

Há 3 anos não tinhamos nem raquetes brasileiras com qualidade internacional. Hoje temos a KWS.

Temos hoje mais dois projetos promissores no TM brasileiro: o robô domembro rcota e agora esta nova forma de colar a borracha. É excelente!!!

Se o produto além de tudo não eh tóxico, fica muito interessante para os jogadores, e como foi desenvolvido aqui poderia ser fabricado com um preço relativamente baixo.

Vc poderiafalar se ehpossivel produzí-lo em larga escala facilmente? Garanto q ptenteando algoassim e conseguido uma boa parceria vc poderia vendê-lo para muitos lugares inclusive fora do brasil caso torne a cola autorizada.

Boa sorte no seu projeto e nos mantenha informados :smiley:

É isso ai… seguindo uma linha de raciocinio lógico, se tiver certeza do sucesso, patenteie logo… :wink:

Estou lhe esperando para fazermos um bate bola.

Abraços,

Bob

Se esse seu produto for realmente bom, você ficará rico, não esqueça de patentear, e pode contar comigo pra divulga-lo caso você produza em grande escala se ele for autorizado :slight_smile:
Parabéns pela iniciativa e pelos testes.

Meus parabéns pela iniciativa e pelos bons resultados em sua pesquisa.
Com certeza atos como o seu ajudarão o tênis de mesa brasileiro a ser melhor reconhecido la fora. :stuck_out_tongue:
A propósito, você é formado em química ou coisa do gênero? Li em outro tópico que você recomendou um certo remédio para o Mazinho cuidar do joelho.

[quote=“Nakata”:25zijw0o]Em primeiro lugar parabéns Gustavo. Se o seu Ecolo Expander “pegar”, as consequências serão pelo menos duas:
1 - A gente se livra do perigo de mexer com solventes (sem contar o fedor dentro do ginásio);
2 - Você fica rico. :smiley:

Mas quer uma sugestão? Quando for enviar p/ o Mitidieri declare que é um shampoo, água de coco, sei lá, invente qualquer coisa. Se disser que é óleo os caras vão pegar no pé por ser um produto inflamável.[/quote]

Obrigado Nakata . Espero que esteja certo .
Vou seguir seu conselho .

Sds
Gustavo

[quote=“mola_samas”:1qtlwzrq]Há 3 anos não tinhamos nem raquetes brasileiras com qualidade internacional. Hoje temos a KWS.

Temos hoje mais dois projetos promissores no TM brasileiro: o robô domembro rcota e agora esta nova forma de colar a borracha. É excelente!!!

Se o produto além de tudo não eh tóxico, fica muito interessante para os jogadores, e como foi desenvolvido aqui poderia ser fabricado com um preço relativamente baixo.

Vc poderiafalar se ehpossivel produzí-lo em larga escala facilmente? Garanto q ptenteando algoassim e conseguido uma boa parceria vc poderia vendê-lo para muitos lugares inclusive fora do brasil caso torne a cola autorizada.

Boa sorte no seu projeto e nos mantenha informados :smiley: [/quote]
Oi Mola , é possível produzir em larga escala , só ainda não sei se facilmente . O preço ainda é difícil estimar com precisão . Devo iniciar um produção informal no início(sem empresa) , mas acredito que 100ml do produto(rende muito) não deve passar de R$ 40.00 . Parece pouco 100ml , mas dá pra usar muuuuuuitas vezes (talvez dure um ano).

Apos finalizar meus testes vai pra alemanha(mitidieri) e pra frança(cazuo matsumoto) ainda em fase de testes . Como estou indo pra austrália no meio do ano , quem sabe levo pra lá .

Obrigado

Sds
Gustavo

[quote=“Bob-Marelli”:31f35e80]É isso ai… seguindo uma linha de raciocinio lógico, se tiver certeza do sucesso, patenteie logo… :wink:

Estou lhe esperando para fazermos um bate bola.

Abraços,

Bob[/quote]
Valew Bob , vou levar pessoalmente para você testar .

Sds
Gustavo

[quote=“j0rnal1sta”:1c2yfyv4]Se esse seu produto for realmente bom, você ficará rico, não esqueça de patentear, e pode contar comigo pra divulga-lo caso você produza em grande escala se ele for autorizado :slight_smile:
Parabéns pela iniciativa e pelos testes.[/quote]
Obrigado . Quando diz autorizado , quer dizer aprovado pela ITTF ?
Se sim , não sei se já existe um comite preparado pra aprovação desse produto , pois a própria Juic não diz que o Ecolo Expander é aprovado pela ITTF .
Mas em termos de toxidade e segurança a saúde , ele não oferece risco .

Sds
Gustavo

[quote=“P3N_H0LD3R”:3a9b2tgs]Meus parabéns pela iniciativa e pelos bons resultados em sua pesquisa.
Com certeza atos como o seu ajudarão o tênis de mesa brasileiro a ser melhor reconhecido la fora. :stuck_out_tongue:
A propósito, você é formado em química ou coisa do gênero? Li em outro tópico que você recomendou um certo remédio para o Mazinho cuidar do joelho.[/quote]

Opa , Obrigado . Não sou não , tenho um “guru” que é químico e me ajuda muito nesses projetos .
A recomendação para o Mazinho , não teve contexto clinico , pois uso esse antiinflamatorio atualmente por recomendação médica pro mesmo problema com otimos resultados .

Sds
Gustavo

Nota 10 pela iniciativa. Nao sei se vc fica rico, mas que vc merece um retorno pelo teu esforco, ah merece. Weiter so.

eu sei qual é esse solvente
é muito barato, o pessoal do Tocantins usa muito ele

[quote=“Pingpongueiro”:3brz7zdy]eu sei qual é esse solvente
é muito barato, o pessoal do Tocantins usa muito ele[/quote]

Acho vc ta enganado, esse oleo não eh solvente e tem uma formula unica. Se vc tiver ctz onde vc encontra isso??? 8O

[quote=“Pingpongueiro”:23ntwjm2]eu sei qual é esse solvente
é muito barato, o pessoal do Tocantins usa muito ele[/quote].
Oi amigo , não é um solvente , é um oleo . Realmente existem solventes que são muito baratos como o reducola ou mesmo o tolueno(que tem venda controlada pela policia federal) , mas esse produto não é e nem contem nenhum solvente .

Sds
Gustavo

achei muito interessante a sua ideia! mas vc sabe que tem um oleo que aumenta a viscosidade ou melhor o atrito dando mais efeito na borracha? se quiser saber mande uma mensagem privada que eu te conto ok!

Bom pessoal , ai vão algumas atualizações do teste .

Ontem fiz mais uns 200 ml do produto pra teste e pra enviar pra alguns também testarem .

A borracha Andro Revolution ,foi a que menos respondeu ao produto(apesar dele estar agindo lentamente) , talvez pelo fato dela não ser recomendada pra uso com cola rápida(informação tirada do site www.andro.de), mas ainda é cedo pra afirmar , pois ainda vou deixar ela mais um tempo antes de colar e testar . A Mark V , assim com a Sriver , respondeu muito bem , e a que respondeu melhor até agora foi a Speedy Spin da tibhar , talvez por ser nova .

Outro ponto observado é que é preciso tomar cuidado para o produto não entrar entre a suspensão e a top sheet , pois age rapidamente (em algumas horas) na top sheet deixando a parte que entrou em contato com o produto igual uma casca de laranja , e só volta ao normal um bom tempo depois . Se for na beirada , não tem problema .

A densidade do oleo tem afetado a tempo de ação , ou seja , mais grosso , demora mais a agir , portanto estou vendo uma forma de afinar o produto , apesar dele já ser bem fino .

O produto pode receber um aroma ou perfume, mas ia ser muito engraçado o sujeito chegar no campeonato com a raquete cheirando a “flores do campo”, mas é possível colocar qualquer aroma , até de perfumes importados como Azarro … rs
Fiz um teste com um aroma amadeirado , e funcionou muito bem , mas achei muito estranho ficar com a borracha cheirosa .

Pra vocês terem idéia de como rende , com 5 ml do produto , você passa de 2 a 3 camadas na borracha .

É isso aí . Vou atualizando conforme os testes forem sendo concluídos .
Qualquer dúvidas , estamos aí .

Sds
Gustavo

[quote=“guauad”:3qmtwutq]O produto pode receber um aroma ou perfume (até mesmo cor),mas ia ser muito engraçado o sujeito chegar no campeonato com a raquete cheirando a “flores do campo”, mas é possível colocar qualquer aroma , até de perfumes importados como Azarro … rs
Fiz um teste com um aroma amadeirado , e funcionou muito bem , mas achei muito estranho ficar com a borracha cheirosa .[/quote]

Um amigo meu tinha uma Super Long Chack e aquela cola tem cheiro de suco de laranja.

[quote=“MTN”:g6kj1jgc][quote=“guauad”:g6kj1jgc]O produto pode receber um aroma ou perfume (até mesmo cor),mas ia ser muito engraçado o sujeito chegar no campeonato com a raquete cheirando a “flores do campo”, mas é possível colocar qualquer aroma , até de perfumes importados como Azarro … rs
Fiz um teste com um aroma amadeirado , e funcionou muito bem , mas achei muito estranho ficar com a borracha cheirosa .[/quote]

Um amigo meu tinha uma Super Long Chack e aquela cola tem cheiro de suco de laranja.[/quote]
Téns razão amigo , e estou recebendo o solvente base dela no máximo na semana que vem . A cola da tibhar atual tem um cheiro que lembra … hum … talvez banana . E o solvente usado nela recebo na sexta dessa semana . Se tudo der certo , em breve teremos colas como essas no Brasil pra acabar com o velho e bom reducola , que ja ajudou muita gente , mas ja mostrou no caso do nosso colega Bob(aqui do forum) que não é flor que se cheire(literalmente) .

Sds
Gustavo

PS : Fiquei indignado ao saber hoje que ainda tem fabricante de cola nacional de tenis de mesa usando reducola como solvente pra suas colas . A falta de interesse em oferecer algo melhor para o prórpio Brasileiro , é que leva o Brasil a ficar pra trás . Cito como exemplo a iniciativa da KWS que ja não deve nada pras madeiras MADE IN ESTRANGEIRO .

Gustavo, você estimou seu produto em 40 reais, mas seria bom rever isso ou não se tornará competitivo. O Ecolo Expander II da Juic com a mesma quantidade (100 ml) está saindo por menos de 10 euros, ou seja, 26 reais.
http://www.tms-tischtennis.de/product_i … fb461eb80f