[quote=“lsn_82” post=98429]Então, vamos a minha dúvida. A pouco tempo comprei uma borracha em um site internacional (Friendship RITC729 Pips-in Table Tennis Rubber Top Sheet (Rubber only)) e, como sou iniciante, não sabia que ela vinha sem a esponja.
A esponja é vendida separadamente aqui no Brasil ou vou precisar remover a borracha de uma raquete ja montada pra colar a nova borracha por cima? Se a esponja for comercializada separadamente no Brasil, qual o nome que devo pesquisar para comprar a esponja? Vocês me indicariam algum modelo/espessura de borracha?[/quote]
Eu não conheço loja / pessoa nenhuma no Brasil que venda esponja em separado. Na verdade, até hoje eu só vi isto em sites chineses. Minha recomendação é que vc compre uma borracha aqui no Brasil mesmo. Ainda que vc conseguisse uma esponja, a colagem do top sheet na mesma é algo da qual já tive inúmeros relatos inegativos, portanto acredito que não valha a pena.
[quote=“Marcelo Moraes” post=98430]Amigos, como saber antes de comprar uma borracha se ela é Pré-Tensionada? Ainda tem borracha sendo vendida sem ser Pré-Tensionada? Como lidar com isso?
Outra dúvida, quanto á maciez da borracha, existe uma graduação 30°, 40°, etc. Quanto menor a graduação é mais macia a borracha?[/quote]
Basicamente, todas as borrachas lançadas após o banimento do uso da cola rápida (agosto de 2008) são tensionadas. Além disso, acho que uma das formas de identificar é o número de registro ITTF na superfície da borracha (um retângulo ou forma parecida com um número no formato XX-XXX), que começou a ser aplicado desde então. Ainda existirão borrachas que são tensionadas que não trazem este registro, mas não são muitos casos, e trata-se dos primeiros modelos a partir das novas diretrizes. E quanto à graduação de dureza das borrachas, o sentido é este mesmo: quanto menor o grau, mais macia.
Eu acredito que a Xeon Sensitec é uma madeira mais coerente para o que vc precisa, te dando mais controle para que vc consiga desenvolver seu jogo sem interferência do material (ou seja, que ele não jogue por vc). Já testei esta madeira e ela realmente é muito boa. E quanto a borrachas, a Aurus é bastante rápida e então não acho muito bom para vc. Na minha opinião, um par de Nimbus Sound estaria ótimo.
Antes de mais nada, como já postei acima, realmente não faz sentido te indicar um material sendo que não acredito que ele seja uma forma para resolver o seu problema. Além disso, infelizmente meu conhecimento sobre pinos é tão pequeno que não te daria nenhuma informação 100% confiável. Enfim, acredite, a prática é sempre a melhor solução.
Abraços!!!