Dúvidas / sugestões / comentários sobre materiais

[quote=“lsn_82” post=98429]Então, vamos a minha dúvida. A pouco tempo comprei uma borracha em um site internacional (Friendship RITC729 Pips-in Table Tennis Rubber Top Sheet (Rubber only)) e, como sou iniciante, não sabia que ela vinha sem a esponja.
A esponja é vendida separadamente aqui no Brasil ou vou precisar remover a borracha de uma raquete ja montada pra colar a nova borracha por cima? Se a esponja for comercializada separadamente no Brasil, qual o nome que devo pesquisar para comprar a esponja? Vocês me indicariam algum modelo/espessura de borracha?[/quote]
Eu não conheço loja / pessoa nenhuma no Brasil que venda esponja em separado. Na verdade, até hoje eu só vi isto em sites chineses. Minha recomendação é que vc compre uma borracha aqui no Brasil mesmo. Ainda que vc conseguisse uma esponja, a colagem do top sheet na mesma é algo da qual já tive inúmeros relatos inegativos, portanto acredito que não valha a pena.

[quote=“Marcelo Moraes” post=98430]Amigos, como saber antes de comprar uma borracha se ela é Pré-Tensionada? Ainda tem borracha sendo vendida sem ser Pré-Tensionada? Como lidar com isso?
Outra dúvida, quanto á maciez da borracha, existe uma graduação 30°, 40°, etc. Quanto menor a graduação é mais macia a borracha?[/quote]
Basicamente, todas as borrachas lançadas após o banimento do uso da cola rápida (agosto de 2008) são tensionadas. Além disso, acho que uma das formas de identificar é o número de registro ITTF na superfície da borracha (um retângulo ou forma parecida com um número no formato XX-XXX), que começou a ser aplicado desde então. Ainda existirão borrachas que são tensionadas que não trazem este registro, mas não são muitos casos, e trata-se dos primeiros modelos a partir das novas diretrizes. E quanto à graduação de dureza das borrachas, o sentido é este mesmo: quanto menor o grau, mais macia.

Eu acredito que a Xeon Sensitec é uma madeira mais coerente para o que vc precisa, te dando mais controle para que vc consiga desenvolver seu jogo sem interferência do material (ou seja, que ele não jogue por vc). Já testei esta madeira e ela realmente é muito boa. E quanto a borrachas, a Aurus é bastante rápida e então não acho muito bom para vc. Na minha opinião, um par de Nimbus Sound estaria ótimo.

Antes de mais nada, como já postei acima, realmente não faz sentido te indicar um material sendo que não acredito que ele seja uma forma para resolver o seu problema. Além disso, infelizmente meu conhecimento sobre pinos é tão pequeno que não te daria nenhuma informação 100% confiável. Enfim, acredite, a prática é sempre a melhor solução.

Abraços!!!

pow alcir você apaga meu post e depois fala pela metade as coisas haha

gabriel, é burrada colocar pino só pra receber saque, receber bem é dificil, pelo que você falou acho que você é iniciante afinal não entendo muito bem o que é um estilo de velocidade e técnica, o que seria?
se você usa o pino ele até te facilita pra receber saque, mas não pense que é só empurrar a bola que tá blz, isso num nivel muito baixo vai dar certo, mas conforme você jogar com pessoas melhores vai ter os mesmos problemas e ai vai perceber que pulou uma etapa muito importante do seu aprendizado.
isso sem falar que você vai ter que adaptar seu jogo, seu ataque vai ser muito limitado e por ai vai.
não tem jeito é treinar e comer muito saque até aprender

abs

Eu que o diga. Já tentei de quase tudo para fazer uma boa colagem topsheet + esponja e nenhuma foi um êxito. Já colei com Vipal, com adesivo dupla face, com colas alternativas, mas nunca fica uma boa colagem. E pior do que isso, fica uma borracha com desempenho abaixo do esperado, geralmente lenta e xoxa.

Sobre usar pino apenas para recepcionar saques acho que o único caso a se pensar é para jogadores com raquetes rotoras. Geralmente se coloca uma lisa ofensiva de um lado e um pino seco do outro. Mas este estilo é antiquado e não sei o quão seria eficiente atualmente.

Não era nada aproveitável mesmo, então tanto faz. Brincadeira, me desculpe mesmo!!! Deixo vc ganhar de mim depois hahahahahahahahahah.

Abraços!!!

Obrigado DarkStalker, então vocês teriam alguma dica de treinamento para mim melhorar esse recepcionamento de saques, e também se considera bom este meu material…

Obrigado.

Gabriel,

o treinamento de recepção envolve muita coisa, você tem dificuldade com qualquer saque?
normalmente temos dificuldade com saques que não identificamos o efeito, então a primeira coisa que temos que ter é muita atenção e conversar com os mais experientes para pegar macetes dos movimentos para entender melhor como a pessoa da certos efeitos com o mesmo movimento.
caso voce tenha dificuldade com algum efeito em especifico é pedir para alguem ficar sacando com tal efeito e você ir devolvendo até se acostumar.
quando eu dava treino sempre separava um tempo do treino para saque e recepção, acho de extrema importancia e muito facil de ser feito.
de dicas gerais é o seguinte, sempre tentar interceptar a bola mais perto possivel de onde ela pinga e de preferencia com a raquete em movimento para n]ao depender apenas do angulo para receber.

abs

Valeu, minha dificuldade e no saques de efeito ainda não tenho essa percepção de saber que efeito é e do que fazer…

Normal no começo e essa a maior dificuldade mesmo, depois de um tempo na maioria dos saques você vai ter pelo menos uma noção de que efeito ta, e difícil um cara que saque tão bem a ponto de você nem fazer idéia que efeito ta.
Eu tentava ficar bem abaixado que me facilitava ver a marca da bolinha para ter referencia.

Abs

Oi, Pessoal!

Sou iniciante e me indicaram , à pedido, duas raquetes: SANSONOV ALPHA ou Butterfly Timo Boll 1000. Qual seria a mais interessante uma vez que elas custam entre R$ 150,00 a 200,00?
Muito obrigado,

renato fernando

Alcir, obrigado por sanar minhas dúvidas! Abraço.

[quote=“guerra.br”]Olá pessoal, blz? Estou para comprar mesa e raquetes, para diversão, e gostaria de umas dicas. A mesa é melhor que seja de 12mm ou 15mm? E gostaria de saber também se a Butterfly Addoy II Clássica é boa. Abaixo segue suas características. Agradeço desde já.

Modelo: Addoy AIICS (Raquete)
Estilo: Clássico (Shakehand Grip)
Cabo Longo
Raquete em madeira laminada: 5 lâminas coladas sobrepostas.
Cabo com o nome do fabricante em plaqueta adesiva: no caso Butterfly Addoy II
Borracha lisa (IN) dos 2 lados (1 lado vermelha e 1 lado preta)
Espessura da borracha: 1.5 mm
Borracha celular (Esponja na cor laranja ou amarelo) nos 2 lados da raquete
Espessura da esponja: 1,5mm
Espessura da borracha + esponja: 3.0 mm
Nome do fabricante na borracha: no caso Butterfly Addoy
Chancela da Federação Japonesa Tênis de Mesa J.T.T.A (Aproved)
Chancela da Federação Internacional de Tênis de Mesa I.T.T.F (Aproved)
Peso da raquete + borrachas: 160 gramas
Side Tape: 6mm largura com logo do fabricante: no caso Butterfly
Peso (Bruto): Raquete + Embalagem: 160 a 170 gramas
Medidas: 26 x 15.5 x 2.5 cm[/quote]

Eu to começando a aprender a jogar tenis de mesa (sempre joguei ping pong) e comprei essa Addoy II, só que caneta. Posso falar que ela melhorou muito meu jogo. Gostei muito dela, tanto no ataque quanto na defesa… claro que num nível de iniciante. Aproveito para pedir sugestões pra minha próxima raquete e borracha; jogo no estilo allround, então estava vendo uma Galaxy Y-4 com Yasaka Zap pra começar, sem gastar muito (quando começar a treinar RPB coloco o outro lado). É uma boa escolha? Obrigado, pessoal.

estou trocando de borracha e gostaria de uma sugestão. Tenho mark v no back e mark v xs no fore, estou querendo uma borracha com mais velocidade e efeito, estive pensando em uma xiom omega IV ou donic bluefire , qual delas vs me indincam? aberto a sugestoes

Boa tarde a todos, sou novo aqui no Forum e gostaria de umas sugestões dos mais entendidos se possível. eu voltei a treinar recentemente depois de 7 anos parado, estou praticando o estilo classineta e estou com um problema : possuo uma Hurricane Wang Hao, estou usando no Forehand uma Skyline TG2 e no Backhand uma Donic BlueFire M3, sendo que a raquete está uma bocado pesada, alguém pode me indicar uma boa borracha para o backhand? pois gostei muito das 2 porém mais ainda da Skyline Neo Tg 2.

eu tenho uma Bluefire M3 e ela é bem rápida e possui bastante efeito também.

.

digocael.
Tem muita gente que pode te dar indicações melhores, mas seria interessante você falar sobre seu estilo de jogo e o que espera da nova borracha (efeito, velocidade, controle). De imediato borrachas que eu experimentei e gostei bastante para back estão a donic desto F3, xiom vega europe e haifu white shark speed (soft). Em alguns dias chega uma acuda S3, que creio ser um boa pedida para você dependendo do seu estilo de jogo. Importante ressaltar que eu jogo clássico, mas existem alguns feras aqui do forum que jogam ou já jogaram clasineta, inclusive com uma madeira igual a sua (Nakata, Bombeiro/SC, rpb_player, DarkStalker só pra citar alguns) e poderão dar dicas preciosas.
Espero ter ajudado.
Abraço.

amigos do T de M, estou parado ha algum tempo, e voltei a jogar a uns 2 meses, comprei uma zetro quad + fh sriver g3 + bh sriver g3 fx, para readaptar e entrar no ritmo de novo, gostaria de ajuda p montagem de uma raquete rapida, meu tipo de jogo e offensivo a curta e media distancia, tenho pensado em:
timo boll zlc usada = 400,00 ou
power drive nova = 325,00
viscaria nova = 450,00
spintech carbon nova e de borrachas

2 t energy 25 no fh e bh oq vcs acham das combinaçoes e o que me sugerem?
agradeço e t+

Muito obrigado didiosan, ajudou sim, e desculpe por não ter colocado mais informações : eu gosto muito de jogar dando bloqueios e drives no momento certo, e no backhand eu gosto de surpreender dando golpes de recepção de saques com ele, e por isso preciso de uma borracha que tenha uma velocidade considerável e efeito também considerável, e por conta da skyline neo tg 2 que uso no forehand, creio que ela(borracha do backhand) precise ser de espessura fina por causa do peso da raquete que pode ficar acentuado.

Tem muita gente que pode te aconselhar melhor, mas apenas pra dar uma clareada… Se a intenção é acrescentar velocidade ao conjunto, eu aconselharia trocar apenas as borrachas. A zetro quad é uma raquete rápida e, embora existam outras “Insanas” (como diria o Mutley) acredito que você conseguiria mais velocidade apenas trocando as borrachas. Até porque, das raquetes da lista, não sei se alguma daria esse ganho todo de velocidade que você quer. Pra acrescentar velocidade realmente considerável em relação ao seu atual conjunto das que eu conheço: Butterfly Amultart, alguma das Tamca 500, Primorac Carbon, Xiom Axelo e Strato. Se vai ter controle, aí já são outros 500.
Sugestões de borrachas para usar com a zetro: Donic Acuda S1, M1, Andro Hexer HD, Rasant, Xiom Omega IV Pro, Stiga Boost X, Magna TX e Yasaka Rakza 7 para o fore. Donic Acuda S3, S2, M3, M2, Andro Hexer +, Hexer, Donic Baracuda, Xiom Vega Europe, Omega IV Europe e Rakza 7 soft são ótimas opções para back.
Espero ter ajudado.

PS.: Encomendei uma zetro quad clássica que deve chegar em breve, junto com acudas S1 e S3. Assim que tiver condições de experimentar o conjunto posto as impressões.

PS2.: O Kleber Silvestre (KSilvestre) joga com um zetro e certamente tem muito a dizer sobre a madeira e indicar borrachas que casem bem com ela. Gente finíssima!