Dúvida!

Existe alguma regra expecífica que proiba raquetes ou borrachas em mau estado de conservação , para serem utilizadas em jogos ?

existe sim uma regra desse tipo, eh soh procurar nas regras oficiais da cbtm…

RAQUETE

2.4.1. A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso, mas a lâmina deve ser plana, rígida.

2.4.2. No mínimo 85% em relação à espessura deve ser de madeira natural. Admite-se se reforçar a lâmina da raquete com uma camada de adesivos misturados a materiais fibrosos, tais como fibras de carbono, fibras de vidro ou papel prensado. A espessura de cada camada não pode ser superior a 7,5% da espessura total ou 0,35mm, prevalecendo o menor valor.

2.4.3. O lado da lâmina da raquete usado para bater na bola deve ser coberto por uma simples borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima, incluindo o adesivo, de 2mm, ou por uma borracha “sanduíche” com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima, incluindo o adesivo, de 4mm.

2.4.3.1. “Borracha Simples” é uma lâmina não celular, natural ou sintética, com os pinos para fora, com altura uniforme e igualmente distribuída sobre toda a superfície a uma densidade de não menos do que 10/cm2 e não mais do que 30/cm2.

2.4.3.2. “Borracha Sanduíche” é uma camada de borracha celular (esponja) coberta com uma camada de borracha simples, com pinos para dentro ou para fora, tendo uma espessura de 2mm, incluindo a camada adesiva.

2.4.4. O material de cobertura deve estender-se até, mas não além, os limites da lâmina da raquete, exceto para a região mais próxima do cabo onde seguram os dedos. Esta região pode ser deixada descoberta ou ser coberta com qualquer material e pode ser considerada como parte do cabo.

2.4.5. A lâmina da raquete, qualquer camada dentro da lâmina ou qualquer camada de material de cobertura ou adesivo deve ser contínua e da mesma espessura.

2.4.6. A superfície do material de cobertura de um lado da raquete, ou o outro lado, se ele não for coberto, deve ser fosca, vermelho-vivo de um lado e preto do outro.

2.4.7. Leves desvios no que concerne à uniformidade e continuidade das coberturas, definidas nos itens anteriores, devido à fadiga ou acidentes, podem ser ignorados desde que tais desvios não mudem significativamente as características da superfície.

2.4.8. No início de cada jogo ou se houver troca de raquetes durante o jogo o atleta deve mostrar ao seu oponente e ao árbitro a raquete que ele vai usar e permiti-los examiná-la.

fonte:www.cbtm.org.br

Valew JooSeHyuk , a minha dúvida era com relação à assidentes , mas agora já estou sussegado , brigadão mesmo !

Se a borracha estiver muito desgastada com a esponja aparecendo nas pontas.ou mesmo se vc bateu no canto da mesa e machucou a top sheet e aparece a esponja,provavelmente o arbitro podera pedir p/ que vc use sua raquete reserva.Se nao tiver podera ser desclassificado tambem dependendo do arbitro principal.

Se a borracha estiver muito desgastada e lisa sem marca da ittf o jogador pode ser desclassificado?Se o outro lado da lamina no caso de caneteiro chines for de madeira pode ser exigido do jogador cor oposta ou adesivo?Quantos pedidos de tempo ao juiz pode ser feito num set?Pode trocar de raquete de um set para o outro? :roll:

Opa Villela,

Agora vc me lembrou o grande idolo do Mazinho: O Gabrielzinho! :lol:

Vou responder 2 de suas perguntas, deixo o resto pros D+:
Pra quem eh caneteiro, na parte das ‘costas’ da raquete deve usar um adesivo (+ facil pra trocar, se precisar) na cor vermelha ou preta, sempre diferente da cor de sua borracha;
Vc soh pode perdir 1 tempo tecnico POR PARTIDA!

Alguem me corrija, se eu estiver errado! :slight_smile:

Um abraco,

se naum tiver a marca da ittf ou estiver mto ruim o jogador pode ou ter q jogar com sua raquete reserva ou será desclassificado.

Mas não podemos nos esquecer que vai depender muito da interpretação do arbitro(quando tem problema na borracha).

sim realmente. uma parte pequena da esponja aparecendo na minha opinião num tem problema, mas uma borracha tipo sriver totalmente lisa, deveria sim ser desclassificada, uma vez q todas as caracteristicas dela foram alteradas.

Acho que o material só pode ser desclassificado quando apresenta danos ou defeitos grandes, mas se o material está sem efeito(lisa) ou coisa assim não deve ser desclassificado.

2.4.8. No início de cada jogo ou se houver troca de raquetes durante o jogo o atleta deve mostrar ao seu oponente e ao árbitro a raquete que ele vai usar e permiti-los examiná-la.

Pode ou nao trocar de raquete de um set para o outro?

Só si vc rasgar ah borracha tipo batendo na mesa…

Tipo que fui participar de um campeonato e o Juiz disse o seguinte… raquete em mau estado de conservação naum pode… assim como borracha com coca-cola, café… etc… (pra puchar mais) tb naum pode raquetes lisas… pois isso anularia o efeito por completo… (pior que as antispin) assim como tb naum pode raquete molhada… (quando digo lisa quero dizer aquelas que naum pucham o cabelo quando se passa na cabeça… heheheheh)

tipo que o cara era Juiz de torneios… e ex jogador federado… bom… acho que ele tava certo…

ah. borracha lisa eu acho que pode sim. se estiver só gasta mas bem conservada. bom não sei, mas acho que pode. afinal ja vi jogadores que tem borrachas super velhas, sem estar rasgadas, etc, porém lisas.

bom…mais de acordo com o juiz do jogo… ele disse que naum pode raquete totalmente lisas, ppois seria pior que anti-spin…
se pudesse mesmo… imagine todos os cateiros iriam usar yashima XX5 com 5 anos de uso… naum iria pegar nenhum efeito nela… e ainda iria devolver com o mesmo efeito que veio…

[quote=“Tiago_tns”:vpwd95dh]bom…mais de acordo com o juiz do jogo… ele disse que naum pode raquete totalmente lisas, ppois seria pior que anti-spin…
se pudesse mesmo… imagine todos os cateiros iriam usar yashima XX5 com 5 anos de uso… naum iria pegar nenhum efeito nela… e ainda iria devolver com o mesmo efeito que veio…[/quote]

Mas seria imprudência ou excesso de preciosismo o arbitro exigir a substituição pela borracha estar “desgastada”.

Segundo a regra, a raquete ou borracha deverá ser substituida em casos de danos graves na mesma. Ex. Um rasgo no topsheet, que por ventura a bola tocar nessa região mudará totalmente a trajetória/efeito da bola.

Por essa razão esta em discussão a continuidade da permissão do uso das borrachas de pino longo, devido a imprevisibilidade do retorno da bolinha.

Quanto ao exemplo dado pelo colega, de se utilizar uma Yashima XX-5 com 5 anos de uso, se responde por uma questão ética esportiva.

Imaginem a seguinte situação: Está em disputa o titulo de um determinado campeonato de futebol… Sendo que para o time A, basta um empate para ser campeão… Quando se inicia a partida, o atacante do time A, recua o bola para seu zagueiro que simplesmente se senta em cima da bola, com a intenção de fazer o tempo passar…

Pergunta-se: Pode fazer isso?

Resposta: Sim

É moral para o jogador e para o time? Não

Vou tentar responder algumas perguntas:

  1. Pode-se trocar de raquete durante uma partida?
    Resp: Pela regra vc pode sim, se sua raquete sofreu algum dano que o impeça de continuar jogando com ele. Mas alguns jogadores usam uma tática desonesta de trocar a raquete no meio de uma partida que possuem borrachas diferentes que tragam alguma dificuldade ao adversário. O juiz pode impedir a troca do material nesses casos.

  2. Pode jogar com material desgastado?
    Resp: Pode-se jogar com material velho e conservado. Mas se a superfície possuir alterações, como rasgões, ou borrachas com pino faltando, etc…não pode! No entanto borrachas que não puxam mais (topsheet sem nenhuma aderência) pode sim.

  3. Borrachas sem o logotipo da ITTF podem ser usadas?
    Resp: Não. Pode-se haver um relaxamento quando se tratar de iniciantes. Mas depois que o atleta começar a disputar campeonatos frequentemente, nao poderá mais usar borrachas não autorizadas.

  4. Quantos pedidos de tempo podem ser feitos durante uma partida?
    Resp: Apenas um tempo por atleta ou dupla.

  5. Caneteiros podem jogar sem colorir os fundos da raquete?
    Resp: Não. Se a borracha for vermelha, o outro lado da raquete deve ser preto, e vice-versa. Pode-se usar papéis-adesivos ou pintar diretamente na madeira.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS CLARAS E OBJETIVAS.EU IMAGINAVA QUE TALVEZ PUDESSE DEPOIS DE TOMAR UMA SURRA NO PRIMEIRO SET ,MOSTRANDO AO JUIZ E OPONENTE ,MUDAR A RAQUETE POR EXEMPLO PARA PINO ALTERANDO TOTALMENTE A TATICA DO JOGO. :cry: :cry:

[quote=“jadsonalmeida”:x2fci947]5) Caneteiros podem jogar sem colorir os fundos da raquete?
Resp: Não. Se a borracha for vermelha, o outro lado da raquete deve ser preto, e vice-versa. Pode-se usar papéis-adesivos ou pintar diretamente na madeira.[/quote]
Dessa eu juro que não sabia. P/ mim era permitido jogar com a madeira “ao natural”, só colando a borracha e mais nada. É que a maioria dos caneteiros que jogam em clubes ou colégios no Japão utilizam a madeira como ela vem de fábrica. Só colam a borracha e vão jogar.