Dúvida!

2.4.6. A superfície do material de cobertura de um lado da raquete, ou o outro lado, se ele não for coberto, deve ser fosca, de um lado e preto do outro.

Pois é Nakata…olha a regra ai. Se a face da raquete não for coberta (isto é, não possuir borracha), deve ser da cor fosca vermelho-vivo ou preto, diferenciando da cor da borracha.

e c o maluco estorar a borracha no meio do jogo tem q c dar o msm procedimento,(trocar a raqetec nauim tivert uma reserva pode ser desclassificadoetc…etc…e etc…) ou neste caso pode continuar?

Pessoal, bom dia.

Gostaria de sanar uma dúvida; e já que esse tópico é um tanto quanto relacionado ao assunto, decidi “pegar uma carona” ao invés de criar outro. É o seguinte: minha empunhadura é classineta e, como apoio os dedos na borracha do back, isso está machucando - frequentemente cortando na área de apoio, devido ao atrito com a borracha. Daí vem a pergunta: é permitido colar algum material (contact, por exemplo), na área de contato dos dedos, sendo de mesma cor da borracha? Colei um pequeno pedaço de contact e resolveu o problema, mas não sei se isso é permitido.

Aos entendidos que puderem colaborar, agradeço.

Um abraço a todos,

Saliba

Estava vendo um jogo de wttc no youtube do Oh Sang Eun X Ryu Seung Min (ambos da Korea do Sul), e o Oh, em determinado momento da partida, acerta a borracha na ponta da mesa e me parece que danifica. Dai o árbitro vê a raquete, e eles (Ryu,Oh e o árbitro) ficam conversando. Não sei se o Oh não tinha raquete reserva, mas me parece que vem o árbitro geral e pede pro Ryu se ele aceita o Oh jogar com a borracha daquele jeito, e o Ryu aceita, e o jogo continua…

[quote=“AndreLopes”:13on1z2q]
Estava vendo um jogo de wttc no youtube do Oh Sang Eun X Ryu Seung Min (ambos da Korea do Sul), e o Oh, em determinado momento da partida, acerta a borracha na ponta da mesa e me parece que danifica. Dai o árbitro vê a raquete, e eles (Ryu,Oh e o árbitro) ficam conversando. Não sei se o Oh não tinha raquete reserva, mas me parece que vem o árbitro geral e pede pro Ryu se ele aceita o Oh jogar com a borracha daquele jeito, e o Ryu aceita, e o jogo continua…[/quote]

Ocorreu ± isso mesmo, parece que Oh Sang Eun nao tinha outra raquete, e o árbitro geral conversou com ambos jogadores, e o Ryu parece ter dito nao se importar com a borracha rasgada do seu adversário…

[quote=“j0rnal1sta”:3cgktluk][quote=“AndreLopes”:3cgktluk]
Estava vendo um jogo de wttc no youtube do Oh Sang Eun X Ryu Seung Min (ambos da Korea do Sul), e o Oh, em determinado momento da partida, acerta a borracha na ponta da mesa e me parece que danifica. Dai o árbitro vê a raquete, e eles (Ryu,Oh e o árbitro) ficam conversando. Não sei se o Oh não tinha raquete reserva, mas me parece que vem o árbitro geral e pede pro Ryu se ele aceita o Oh jogar com a borracha daquele jeito, e o Ryu aceita, e o jogo continua…[/quote]

Ocorreu ± isso mesmo, parece que Oh Sang Eun nao tinha outra raquete, e o árbitro geral conversou com ambos jogadores, e o Ryu parece ter dito nao se importar com a borracha rasgada do seu adversário…[/quote]

enquanto isso no brasil… :roll: :roll:

Com relação à minha dúvida acima, alguém sabe responder se é permitido colar algum material onde se apoiam os dedos? (Lembrando que esse lado é usado - borracha e não costas da madeira).

Abraços,

Saliba

Saliba, tenho certeza qse absoluta que não pode fazer isso não, pois colando contact no topsheet estará modificando ele e isso não deve ser permitido

mas uma dica, descole o contact e lixe a parte da boracha. o wang hao faz isso…

saudações alvinegras (antes a tristeza de ter perdido, do que a vergonha em não ter lutado…)

Blz, Eduardo. Já pensei em lixar também, mas eu acho que isso não resolveria o problema, já que não é nada de aderência e sim atrito da borracha com o dedo. Parece que vai ficar na mesma, a não ser que depois de lixada o coeficiente de atrito diminua.
De qualquer forma, vou lixar pra ver no que dá.
Outra forma seria colocar um esparadrapo na ponta do dedo médio, mas imagina ter que fazer isso toda vez que for jogar…

Depois posto o resultado com o lixamento.

Saudações alvinegras tb - essa galo tá danado, rs…

Abraço,

Saliba

[quote=“Kamikaze2”:aqosjszn]Quando se inicia a partida, o atacante do time A, recua o bola para seu zagueiro que simplesmente se senta em cima da bola, com a intenção de fazer o tempo passar…

Pergunta-se: Pode fazer isso?

Resposta: Sim
[/quote]
Na verdade, não há proibição explícita nas regras, mas a “cera” pode, segundo critério interpretativo do árbitro, ser punida com cartão amarelo.

[quote=“Saliba”:aqosjszn]Colei um pequeno pedaço de contact e resolveu o problema, mas não sei se isso é permitido.

Aos entendidos que puderem colaborar, agradeço.[/quote]
Se for por cima da borracha, não pode colar. Mas vc pode cortá-la, contornando os dedos, segundo anui a regra 2.4.4 (acima). Segundo ela, a região mais próxima do cabo, onde seguram os dedos, fica sem borracha, podendo ser coberta com qualquer material.

A regra não diz que o corte nessa parte deva ser retilíneo, nem que o emblema da ITTF não pode ficar do outro lado. Ou seja, pra não cortá-lo, quando for fazer o contorno, o atleta pode inverter a borracha de ponta-cabeça.
Obs.: tenho curso de arbitragem, mas não sou entendido não, viu? he he

Já ia esquecendo:

Embora seja permitido, como o Jadson esclareceu, quem já usou sabe q não é vantagem nenhuma: o adversário “sai” fácil em todas as bolas que vc saca, pq vão sem efeito. Além disso, seus ataques vão se resumir a drives chapados, o q é muito pouco.

Ok, grande Fábio. Vou pensar o que fazer.

Já vi em algumas fotos da raquete do Wang Hao que ele cola uma fita adesiva (ou pelo menos colava), tipo um plástico transparente na região onde apoiam os dedos.
Agora não sei o que ele tem feito, se isso, ou tem lixado. Porque eu confesso que jogar com os dedos apoiados na borracha, não dá não…

Já pensei em colar uma folha de cortiça até a região dos dedos (como em uma raquete caneta), e a partir daí colar a borracha até a outra extremidade. Mas essa idéia está descartada (pelo menos a princípio), porque eu perderia uma grande parte da área de contato com a bola.

Tô pensando seriamente na idéia do esparadrapo no dedo, rs…

Abraço,

Saliba

Para informação.

   Finalmente criei coragem, tomei de um pedaço de lixa, posicionei a raquete e... lixa! Me senti como um pai castigando um filho, para que este seja educado, rs... uma baita aflição ao lixar a borracha. Mas não é que deu certo? Parece que esta perdeu o grip, a superfície ficou mais lisa (como as costas de uma madeira caneta japonesa), e o pouco atrito ficou satisfatório para dar firmeza na empunhadura.

Problema resolvido, agora é continuar jogando para confirmar.

De tudo, fica a lição:

“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.” Einstein

ou seja, mesmo que o caminho não pareça o correto (no meu caso, meter a lixa na borracha), só alcançamos os objetivos através da experimentação.

Obrigado pelas dicas.

Um abraço,

Saliba