Dúvida sobre borracha

Olá pessoal, sou novo por aqui e já chego cheio de dúvidas…
Estou em dúvida entre algumas borrachas:
Andro - Rasant Powergrip
Yasaka - Rakza X
Butterfly - Tenergy 05
Xiom - Vega Europe
Sou caneteiro, tentando migrar para caneta chinesa. Se puderem me ajudar… Gostaria de saber também o porquê da escolha. Valeu!

Olha,já usei tenergy 05,vega europe e Rasant Powergrip(usando agora). Se gosta de borracha mais mole,acho que é com a Vega europe…A tenergy continua sendo uma excelente borracha sem dúvida,mas se vc quer uma borracha com o arco menor(parábola) a Rasant cai bem,rápida e com bom efeito,controle bom considerando a velocidade da borracha. No japão amigo?

Sim, atualmente moro no Japão.
Obrigado por responder :lol:

Sent from my 305SH using Tapatalk

Cara,jogo em Komaki as vezes,se quiser aparecer lá,todo ano fazemos encontro do pessoal que joga no japao,esse ano sera em shizuoka,se tiver afim ,está convidado.me passa teu cel.

Komaki é meio longe…sou de Kariya, as vezes jogo com meu filho, ele começou bukatsu na escola e escolheu o tenis de mesa (Pai e filho ruins). Brincamos no taikukan de Kariya.

Sent from my 305SH using Tapatalk

Entendo,mas no dia 4 de maio vamos jogar em hamamatsu ou iwata,tenho q conferir…Pai e Filho convidados.

Masayuki, dessas que você havia citado usei a Xiom Vega Europe e a Tenergy 05. Como você quer migrar pra caneta chinesa, posso dar uma sugestão para você. A Vega Europe é mais macia; da linha Vega da Xiom só é mais macia que ela a Vega Elite. Eu, particularmente, achei uma borracha bem legal para backhand. Para forehand talvez você possa achar macia demais ou com pouca velocidade.

A Tenergy 05 dispensa comentários. Para forehand acho ela excelente, pois ela tem superfície bem aderente e uma esponja bem tensionada, o que faz ela boa tanto para saque quanto para drives. Isso faz dela uma borracha quase única. Como você está no Japão, o fator preço não deve ser um empecilho. Acho ela é excelente para forehand. Se você quiser uma esponja mais macia, pode pedir uma Tenergy 05 na versão FX.

Claro que isso são características gerais, daí teria que ver seu jeito de jogar para gente fazer uma recomendação mais exata. Também você tem que ver que tipo de madeira você pretenderia usar com essas borrachas, que é muito importante, e também qual madeira você usa atualmente. Se você realmente quer migrar para caneta chinesa, não é uma transição muito fácil de se fazer, por isso quanto mais informações soubermos melhor.

Qualquer coisa só mandar mais mensagem.

Komaki é meio longe…sou de Kariya, as vezes jogo com meu filho, ele começou bukatsu na escola e escolheu o tenis de mesa (Pai e filho ruins). Brincamos no taikukan de Kariya.[/quote]
Olá Masayuki. Pô cara, Kariya é um pulo de Komaki. Eu saía de Toyota e ia de trem para Komaki jogar com o pessoal.
Já Iwata sim é bem mais longe, ainda mais se for de trem.

Quanto às borrachas eu já usei T05 e Vega Euro. A Vega Euro para forehand é lenta, acho mais apropriada para o backhand rpb de classineta.
A T05 é muito boa sim, dependendo do estilo. Para mim não serviu, pois eu jogo mais próximo da mesa e nenhuma borracha parecia ter um ângulo de saída satisfatório. Resultado, acabei voltando para o pino curto, rs.

Olá Diogo, obrigado por comentar.
Meu estilo de jogo é mais mesa e meia distância.
Joguei muito até o ano de 1996, ai por motivos maiores meus pais acabaram vindo pro Japão.
Fiquei parado por 20 anos, e voltei agora por causa do meu filho, que acabou escolhendo tênis de mesa como esporte escolar. Tomei o maior susto, o esporte que tanto gosto teve uma reviravolta e tanto de 1996 pra 2016…principalmente a bolinha.
Na época eu usava uma nittaku A com borracha Donic Desto, hoje estou com uma cypress com Andro Rasant Grip.

Sent from my 305SH using Tapatalk

Olá Nakata san, obrigado por comentar.
Komaki realmente não é tão longe, mas o trânsito da rota 41 é desanimador…
Mas vamos marcar aí um dia com o Celojp, bora bater bola.

Sent from my 305SH using Tapatalk

Legal, Masayuki, como você usa uma Cypress, ela é de Hinoki e a batida dela é bem macia. Por ela ser de uma folha só, será muito difícil achar uma caneta chinesa com 1 folha apenas para dar feeling exatamente igual a você. Para caneta redondo tem uma muito famosa que é a Nittaku Septear (que tem feeling parecido apesar de não ter uma única folha só). O que você vai notar é que caneta redondo o apoio nos dedos é menor do que caneta quadrado. Outra desvantagem será o peso da raquete, que será maior com borracha dos dois lados. Mas claro tem o backhand classineta que é ótima arma.

Madeiras parecidas com seu gosto pra caneta redondo seriam a Nittaku Septear , a Yasaka Ma Lin Soft Carbon e a Butterfly Innerforce Layer ZLC CS (essas duas últimas com carbono que dão maior maciez). Existem outras, mas estas daí já dão um feeling bom de batida para você que gosta de sentir mais a bola. Creio que o dólar não será uma barreira tão grande a você visto que você estará fora do Brasil.

[quote=“Diogo Jorqueira” post=106239]Legal, Masayuki, como você usa uma Cypress, ela é de Hinoki e a batida dela é bem macia. Por ela ser de uma folha só, será muito difícil achar uma caneta chinesa com 1 folha apenas para dar feeling exatamente igual a você. Para caneta redondo tem uma muito famosa que é a Nittaku Septear (que tem feeling parecido apesar de não ter uma única folha só). O que você vai notar é que caneta redondo o apoio nos dedos é menor do que caneta quadrado. Outra desvantagem será o peso da raquete, que será maior com borracha dos dois lados. Mas claro tem o backhand classineta que é ótima arma.

Madeiras parecidas com seu gosto pra caneta redondo seriam a Nittaku Septear , a Yasaka Ma Lin Soft Carbon e a Butterfly Innerforce Layer ZLC CS (essas duas últimas com carbono que dão maior maciez). Existem outras, mas estas daí já dão um feeling bom de batida para você que gosta de sentir mais a bola. Creio que o dólar não será uma barreira tão grande a você visto que você estará fora do Brasil.[/quote]
Para caneta chinesa tenho em mãos uma Ma Lin Carbon da Yasaka, que acabei comprando pro meu filho, mas ele não gostou do cabo, que é um pouco grosso.
Comprei uma Zhang Jike Super ZLC da China, mas pro meu desconforto é uma réplica bem feita, só descobri quando fui trocar a borracha…
To com essas 2 paradas sem borracha de FH.

Sent from my 305SH using Tapatalk

Rapaz, fique com a Ma Lin Carbon de olhos fechados, ela é excelente. Sinceramente, é um sonho pra mim jogar com essa madeira. Todo mundo que vejo em fóruns pelo mundo afora só fala bem dela. Fora que tem a moral de ela ter sido utilizada pelo Ma Lin na carreira dele. Só acabei comprando a Clipper pelo preço que estava na época, que era cerca de 30 % mais barato. A Ma Lin Carbon tem batida bem macia. Essas borrachas que indicamos pode colocar nela que ficará bom com certeza para você (no caso a Tenergy 05 no seu forehand, já que você joga mais longe da mesa).

A Zhang Jike ZLC nunca joguei com ela, então não daria para opinar. É uma pena que tenha acontecido isso com você e que exista isso hoje em dia infelizmente.

[quote=“Diogo Jorqueira” post=106241]Rapaz, fique com a Ma Lin Carbon de olhos fechados, ela é excelente. Sinceramente, é um sonho pra mim jogar com essa madeira. Todo mundo que vejo em fóruns pelo mundo afora só fala bem dela. Fora que tem a moral de ela ter sido utilizada pelo Ma Lin na carreira dele. Só acabei comprando a Clipper pelo preço que estava na época, que era cerca de 30 % mais barato. A Ma Lin Carbon tem batida bem macia. Essas borrachas que indicamos pode colocar nela que ficará bom com certeza para você (no caso a Tenergy 05 no seu forehand, já que você joga mais longe da mesa).

A Zhang Jike ZLC nunca joguei com ela, então não daria para opinar. É uma pena que tenha acontecido isso com você e que exista isso hoje em dia infelizmente.[/quote]
Realmente é uma pena mesmo…o preço que paguei pela Zhang Jike daria pra comprar quase 5 Ma Lin Carbon…
Não é uma madeira ruim, a réplica é realmente boa, mas pena que não é original. A senhora que tem a loja aqui riu pra caramba, entrou em contato com a Butterfly Japan, mas ficou só na conversa mesmo. As outras madeiras foram recolhidas da prateleira, mas meu dinheiro até hoje não voltou…

Agora vou falar de preços daqui:
Tenergy Séries - 9.000 yen ±
Yasaka Rakza X - 3.800 yen ±
Andro Rasant Séries - 4.400 yen ±
Xiom Vega Séries - 3.400 yen ±

Tenergy bem mais caro que as outras.
Não sei se pode colocar preços aqui, se caso violei alguma regra, me avisa que edito imediatamente o post.

A linha Tenergy de um modo geral é cara, mas vale a pena se você tiver o orçamento para tal. Se você quiser pode pegar uma borracha mais barata e colocar booster (óleo) nela. Aí no Japão deve ter muitas marcas de booster, como o Falco Long Tempo e outros. De um modo geral, costuma dar certo porque você vai ter um aumento de velocidade se você sentir falta disso futuramente.

Uma da Xiom mais dura e rápida para forehand que as pessoas gostam é a Xiom Vega Pro, ela possui esponja preta. Pelos preços que você colocou parece uma alternativa boa, caso não seja possível pegar a Tenergy. Obviamente não será a mesma coisa. Creio que questão de preço pode falar sem problemas, pois você não está fazendo propaganda de nenhuma loja a princípio.

Nossa, vou dar uma pesquisada, porque antes era só speed glue, agora parece que a cola mudou, e tem mais essa de booster…kkkk, to realmente por fora do assunto…

Sent from my 305SH using Tapatalk

Para te ajudar Masayuki, o booster é tipo um óleo mineral que você põe na esponja, está aqui o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hrc8lixJ4r8

E um tópico que teve aqui que está aberto para discussões.

https://mesatenista.net/forum/8-materiais/96608-colas-alternativas-e-boosters.html

Por mais que fizesse mal pro pulmão, eu gostava mais da época da cola rápida, kkkkk. Praticamente toda borracha ficava boa com ela, pois amolecia e inflava a esponja, e não precisávamos pagar tão caro para ter um material de qualidade (bastava colar uma Sriver e passar speed glue de tempos em tempos que ficava excelente). Hoje com essa bola nova os materiais ficarão cada vez mais tensionados e isso servirá de desculpa para os fabricantes aumentarem ainda mais o preço. Como a speed glue foi banida em 2008, hoje usa-se ou cola branca ou cola adesiva pra colar. O booster tenta fazer a mesma coisa que a cola rápida, e de fato é o que chega mais próximo a ela hoje em dia. Não é a mesma coisa, mas já ajuda muito e preserva nosso pulmão porque não tem solvente tóxicos.

Celo, como você compararia a Powergrip com a T05?

Celo, como você compararia a Powergrip com a T05?[/quote]

Speed muito similar…
Spin a tenergy ganha por pouco…
Controle eu me senti bem mais confortável com a Powergrip, no meu parecer blocks mais consistentes e poderosos hehe.
Dureza de esponja outra coisa que me agradou…européias num geral são um pouco mais moles,mas essa é medium hard.Ela é um pouco mais pesada em comparação a maioria das européias.
O grande lance que curti nela foi o arco nos loopsdrives e drives com bastante giro.A tenergy tem o arco muito alto,o que eu definitivamente não gosto.
Eu joguei por muito tempo com borracha chinesa…e achei que não acharia uma borracha que me faria voltar e ficar no lado euro/japas novamente… parece que me enganei… Só a durabilidade que não posso lhe ajudar.
Num geral,correspondeu aos reviews que li sobre ela em sites de fora.
Nota 10 para essa borracha.

Você acha que é uma borracha viável para backhand?

Eu encomendei uma folha e estou esperando há algum tempo, mas com a Grip que eu já estou testando tive até o momento uma certa dificuldade para fazer bloqueio passivo de topspin. Pela falta de arco ela ia longa ou para a rede então eu tinha que me afastar um pouco da mesa para funcionar o que não é ideal porque dá tempo para o adversário. A melhor solução que encontrei foi bater ativamente, aí ela sobrepõe o efeito fácil, mas como voltei a jogar há pouco tempo não estou com reflexo em dia para fazer isso sempre, ainda me sinto lento para chegar na posição e preparar uma batida correta. Talvez a espuma mais firme da Powergrip resolva isso já que você diz que ela bloqueia bem, normalmente me sinto mais confortável com espumas mais firmes e a Grip é bastante macia.