Do Clássico para o Classineta

Fala galera, esta é a minha terceira participação no fórum! Parabéns para os idealizadores do site, muito show!

Bom, quando comecei a jogar “ping pong”, como todo bom brasileiro, tinha o estilo, quer dizer, segurava a raquete no estilo caneta. Naquela época não sabia nem que existia outras empunhaduras. :smiley:
Um dia, fui jogar no trabalho com uns colegas e apareceu um maluco segurando a raquete igual raquete de tênis de quadra (estilo clássico). Ele já treinava e dava uns backhands animais!
Fiquei maravilhado com aquilo tudo e a partir daquele dia deixei de jogar “ping pong” e me interessei pelo Tênis de Mesa.
Quando comecei a treinar, fui logo para o estilo clássico, por influência do maluco lá, mas passado alguns anos, comecei a admirar os chineses e sua forma de jogar, classineta.
Hoje, quando assisto os jogos, fico babando no estilo classineta (acho muito bonito) e fico me perguntando se meu rendimento num teria sido melhor se eu tivesse continuado com o mesmo estilo da época de quando eu jogava “ping pong”.
Alguém já passou por isso e mudou o estilo de clássico para classineta ou caneta? Ou pelo menos tentou mudar?
Gostaria de opiniões de pessoas experientes como vocês, pois estou pensando em fazer uns testes.
Ah, só para constar, sou iniciante e comecei a treinar sério, com um técnico, a + ou - um mês e meio.
O fato de querer testar outro estilo, não tem nada a ver com o fato de os Tops Mundiais chineses usarem, pois meu ídolo é e sempre será o Werner Schlager.

Abração.

Mais comum é caneta virar classineta ou caneta virar classico porque vai la ve o ranking mundial que o melhor caneteiro ta de 10 pra baixo, ve que 80% ou mais do mundo é classista (chutando), o #1 classineta e desanima. Eu mesmo ja pensei em muda mas não consigo abandonar o estilo caneta :lol: . Ao contrario é mais dificil mas acontece. Você só vai render mais se você treinar o estilo que voce gosta e joga melhor. Não tem o melhor estilo, tem o que voce prefere se gosta mais de classineta treina classineta e seja feliz :smiley:

Fala Edusena, obrigado pela resposta!

Hoje eu treino como classista, conforme eu falei! Mas acho que vou jogar de vez em quando como classineta para ver se eu realmente vou gostar! Como estou no inicio, fica mais fácil de indentificar se executo os movimentos com mais facilidade como clássico ou como classineta.

Em relação ao caneta, vi uns vídeos do Ryu e que drives são aqueles, mau consegui ver a bolinha.
Muito bonito o estilo caneta e muito potente e ágil também, pena que tem poucos representantes top mundial jogando neste estilo atualmente.

Eu não tenho muita experiência, mas acredito que seja mais fácil um classista mudar para classineta do que um caneteiro, pelo fato do classista já estar acostumado com golpes de backhand, por exemplo!

Não sei, posso está falando bobagem, né? Vou deixar para os mais experientes dá essas opiniões!

Abraço e bons treinos!

Tudo é relativo eu so caneta mas para brincar prefiro classico. acho que classineta só ganha no backhand mas perde em potencia, ai quando vo brinca classineta tento sair no maximo de back em todas bolas hehe.
Gosto é gosto treina classineta se gostar continua se não volte pra classico

Abraço

Eu penso o seguinte: coloque suas prioridades na mesa.
Se você quer vencer a qualquer custo jogue da maneira mais eficiente para você.
Se quer se divertir jogue da maneira que te dê mais prazer.
Isso vale também para o material que se usa.

[quote=“Nakata”:e19rbfny]Eu penso o seguinte: coloque suas prioridades na mesa.
Se você quer vencer a qualquer custo jogue da maneira mais eficiente para você.
Se quer se divertir jogue da maneira que te dê mais prazer.
Isso vale também para o material que se usa.[/quote]
Brilhante! Tudo na vida gira em torno disso: qual é o meu objetivo?
Cara, se vc não tem obrigações com resultados, jogue caneta, clássico, classineta, mude, “desmude”, faça o que te dê satisfação!!! Não se sinta restrito por empunhadura e nem por material.
Se vc não é profissional, divirta-se!!!
Abraços.

Alcir e Nakata, obrigado mais uma vez!!!
Estou treinando não para ser um profissional, mas sim, ser um panga, estilo Nakata, que consiga jogar com um bom nível os torneios e se divertir com a galera do clube. Além de manter a forma, é claro!!! Pois já estou quase chegando na idade dos balzaquianos e o único compromisso que tenho com resultados é perder a barriga!!! :slight_smile:

Claro que quando você se dedica e consegue ganhar alguma coisa, sua realização pessoal é completa, não é mesmo?!

Participar de fóruns é bom por isso, chega um colega do nada e te abre a mente… hehehe
Com certeza vou testar todos os estilos, pois o máximo que pode acontecer é eu fazer coleção de raquetes… terei uma de cada estilo!!!

Abração!

[quote=“Alcir”:1x43qbkb][quote=“Nakata”:1x43qbkb]Eu penso o seguinte: coloque suas prioridades na mesa.
Se você quer vencer a qualquer custo jogue da maneira mais eficiente para você.
Se quer se divertir jogue da maneira que te dê mais prazer.
Isso vale também para o material que se usa.[/quote]
Brilhante! Tudo na vida gira em torno disso: qual é o meu objetivo?
Cara, se vc não tem obrigações com resultados, jogue caneta, clássico, classineta, mude, “desmude”, faça o que te dê satisfação!!! Não se sinta restrito por empunhadura e nem por material.
Se vc não é profissional, divirta-se!!!
Abraços.[/quote]

Eu sou fã do Alcir…kkkkk

Isso me cai como uma luva!

[quote=“thiagocl”:2g417k69]Alcir e Nakata, obrigado mais uma vez!!!
Estou treinando não para ser um profissional, mas sim, ser um panga, estilo Nakata, que consiga jogar com um bom nível os torneios e se divertir com a galera do clube. Além de manter a forma, é claro!!! Pois já estou quase chegando na idade dos balzaquianos e o único compromisso que tenho com resultados é perder a barriga!!! :slight_smile:

Claro que quando você se dedica e consegue ganhar alguma coisa, sua realização pessoal é completa, não é mesmo?!

Participar de fóruns é bom por isso, chega um colega do nada e te abre a mente… hehehe
Com certeza vou testar todos os estilos, pois o máximo que pode acontecer é eu fazer coleção de raquetes… terei uma de cada estilo!!!

Abração![/quote]
Se este é o seu objetivo, bem vindo ao clube hahahahaahahhahah. Quanto à idade, amanhã chego a 1/4 de século, e meu compromisso com resultados é não voltar para casa do treino de ambulância hahahahahahhaahh.
Mas é claro que os resultados, mesmo os não tão relevantes, são gratificantes. Neste último domingo consegui subir ao pódio na Liga Nipo-Brasileira (embora na quarta posição heheheheh) e foi bem legal. Sinceramente não esperava chegar lá no meu primeiro torneio depois do retorno.
Que bom que conseguimos abrir os horizontes para vc.
Tb tenho vontade de brincar com outras empunhaduras. Quando já tiver sanado minhas outras prioridades, quero montar uma raquete classineta e uma caneta japonesa.
Abraços!!!

[quote=“junior_tm”:1j9rz9pm]Eu sou fã do Alcir…kkkkk

Isso me cai como uma luva![/quote]
Muito obrigado pela admiração heheheheheheh.
E cadê o “lá em Pato Branco se joga com pino, e daí?” Ri muito quando eu li aquilo hahahahahahhah.
Abraços.

Acho que é aniversario do alcir…
Se for Parabens heheh

Opa… Parabéns Alcir!!! Saúde e Grandes Vitórias!!!

Abraço,
Thiago.

thiagocl e edusena:
Muito obrigado.
Que todos nós vençamos muito na vida, não apenas no tênis de mesa.
Abraços!!!

OBS: Minha “comemoração” foi na Copa Brasil hehehhehehehehhe.

É preciso “criar algumas ressalvas…”

Sim, há muito mais jogadores do estilo clássico (shake-hand) do que caneteiros (Pen Holder) e mesmo somados aos classinetas (que tb sao canetas)…

Mas, o estilo caneta é muito mais novo, mas se vc olhar p/ a história do TM, vai ver que se quiser ponderar a quantidade de jogadores x resultados x número de campeões mundiais e olímpicos, os caneteiros dominam com ampla vantagem.

Assim sendo, como disse, é preciso tomar cuidado com certas afirmações.

Fora isso, pegue os resultados dos campeões olímpicos (que sao bem poucos) :

Caneteiros “japoneses” 2 (ambos coreanos)
Classinetas 2 (ambos chineses)
clássicos 2 (1 chinês e 1 sueco)…

Obs: vc já viu vários de nossos jogadores TOP Brasil ? ( Cláudio Kano, Hugo, Cazuo, SIlney, Akira, Issamu,Hugo Hanashiro,Massaki, Ivan (irmão do Kyo),Fumihiro etc…) todos estes caneteiros… dos “mais antigos” (biriba, Edu, Medina, Acácio, Aristides, Gilmar, Betinho), tb todos caneteiros…

Sim, mas tem gente que nem vai por esse lado só vai ver la quem ta ganhando o mundial e vai ser influenciado tanto que todo mundo que começa é classista ou começa caneta e vira classico/classineta.
Mas se fizer as contas vai ver que o caneteiro ‘‘foi mais eficiente’’

Edusena, acho natural que as pessoas se influenciem em jogar igual aos seus ídolos. Eu por exemplo, quando fui jogar pela primeira vez, era fã do Werner Schlager e isso influenciou bastante na minha escolha pela empunhadura clássica.
A molecada que está começando agora, se não tiver interferência do técnico, irão com certeza tentar “imitar” os classinetas tops chineses. Tenho convicção que a maioria das pessoas que frequentam esse site, eram caneteiros e passaram a ser classinetas, foi em virtude do sucesso do Wang Hao e do Ma lin.
Se aparecer algum top caneteiro, nos próximos anos, no topo do rank, com certeza muita gente que passou a ser classineta vai voltar a jogar como caneteiro “purista”.
Esta é a minha opinião!!!

Abraço.

Olá pessoal!
Estou sumido a algum tempo, mas não resisti ao tópico.
Primeiramente:ALCIR, vc é um p… ingrato mesmo…rss (anos de senai e amizade)!

Caro Thiagocl. Além do que ja foi dito existem também alguns itens importantes para essa troca significativa de empunhadura.
Cada uma dela “pode” proporcionar um tipo de jogo! (Só alertando que o que direi aqui não é uma regra).
Jogadores clássicos costumam ter uma faciliade maior para fazer suas batidas devido a troca de lado da raquete. Isso proporciona um jogo mais tranquilo para aqueles que não tem muita perna (resistência). Geralmente indicado para jogadores mais longelíneos.(Imagine o Person jogando Classineta, ou então o Liqin).Nada contra, mas creio que não haveria o mesmo rendimento com aquela envergado de braço que eles possuem. A biomecânica influi nessas horas.
Ao contrário, veja o Damien Eloi, daquele tamanho, com um jogo atípico e classista!

Jogadores caneteiros costumam ter um “footwork”(trabalho de pernas) muito bom, como no caso o Ryu Seung! Isso devido ao que ja foi citado.

Mesmo não citados: Os Kateiros possuem um trabalho de perna impecável!!Aja perna mesmo!!!Mas aí entramos em outra história.rs

Classinetas possuem, como costumo chamar, uma batida extra.Possuem uma arma a mais, principalmente em se tratando do seu Shoto, tanto como batida ativa ou passiva. Ele tem além de todas que um caneteiro e um classista tem, com uma mobilidade incrível de punho para enviar bolas com sidespin, por exemplo.

E acho que além de objetivos, vem em conjunto com eles, o planejamento!!!
Se existem objetivos a serem alcançados(como o Alcir e o Nakata falaram), deve sempre haver um planejamento por trás!!SEMPRE.

Converse com seu ténico a respeito disso. Você rende mais em qual estilo?Seu biotipo é adequado para qual tipo?Você possui diferenciais de jogo em cada empunhadura?Você tem um bom trabalho emocional diante de jogadores com empunhaduras diferentes?Qual seu estilo de jogo?Sente mais facilidade em jogar longe, perto, meia distância da mesa?(a proximidade em que joga da mesa e o estilo de jogo pode influir e muito na decisão de sua empunhadura)

O planejamento atingirá você em trabalhos de regularidade de batidas e jogadas, e principalmente em trabalhos aeróbios e relacionados a resistência.

PESSOAL, SE ESQUECI DE ALGO, POR FAVOR… Incluam!!!

Espero ter ajudado

Grande abraço a todos!

[quote=“PINGMAN”:u63zn82g]Olá pessoal!
Estou sumido a algum tempo, mas não resisti ao tópico.
Primeiramente:ALCIR, vc é um p… ingrato mesmo…rss (anos de senai e amizade)![/quote]
Me desculpe, mas não consegui te reconhecer: na sua foto eu só consigo identificar um enorme queixo hahahahahahahaha.

Mas bem, foi importante colocar estas observações tb. Acho que além da avaliação do técnico, vc tem que se auto avaliar com frieza.
Vou citar o meu exemplo: não é segredo para ninguém que, apesar de ser classista, acho que o estilo de jogo (em termos de empunhadura) mais bonito é o “caneta japonesa”. Eu acho muito legal a dinâmica deste tipo de jogo. Tanto é que, imaginem só: tenho um monte de vídeos de jogos e o jogador mais “frequente” na minha lista é o Ryu Seung Min. É claro que eu adoro o jogo clássico tb, mas acho que o caneta japonesa tem um algo a mais, quando se fala na estética do jogo.
Mesmo assim, como o PINGMAN disse, o seu biotipo influencia a viabilidade de jogar um estilo ou outro. No meu caso, eu sou razoavelmente alto, com uma envergadura considerável. Então, desde o começo, eu sempre fui classista, pq é o estilo de jogo mais confortável para mim. Obviamente já brinquei (e pretendo fazê-lo mais vezes por diversão) com outras empunhaduras, mas exatamente pelo desconforto, nunca as levei mais à sério.
Como eu te disse antes, o importante é vc se sentir bem jogando. Então, procure a forma que vc se sinta melhor. Se depois mudar de idéia, pq não tentar outra coisa? Não se pressione e nem coloque minhocas na cabeça.
Abraços!!!

[quote=“Alcir”:2ipvyloh][quote=“junior_tm”:2ipvyloh]Eu sou fã do Alcir…kkkkk

Isso me cai como uma luva![/quote]
Muito obrigado pela admiração heheheheheheh.
E cadê o “lá em Pato Branco se joga com pino, e daí?” Ri muito quando eu li aquilo hahahahahahhah.
Abraços.[/quote]

[Off-Topic]]

Fala Alcir, a admiração é verídica, admiro e aprecio seus posts!!!

Esta é sempre um discussão muito interessante. Como você, comecei com caneta japonesa. Quando comecei ter alguma noção do Tenis de Mesa, através de contato com mesatenistas já com alguma técnica, mudei para classico. Sempre achei o jogo classico muito mais bonito (principalmente depois de assistir alguns jogos do Waldner). No entanto, meu forehand caneta sempre foi mais potente, conseguia entrar com no tempo certo e com muita velocidade, cheguei até a voltar ao caneta só pra jogar um torneio. O problema era o shoto, sempre tive muita dificuldade com este movimento.

O estilo caneta, pra mim, era como um vício…rs, eu jogava classico e quando o forehand não entrava, e quase nunca entrava, eu pensava em voltar pro caneta! Fiquei nessa indecisão pelo menos uns 6 meses; então decidí me dedicar ao classico, independente dos resultados ou evolução, foi o melhor que fiz, ficar nessa duvida é o pior que pode acontecer. Apesar do que já foi colocado por outros amigos do fórum, penso que mesmo que não estejamos em busca de resultados em competições, a gente não quer errar, quer sempre por a bolinha na mesa e a concentração em um unico estilo, no meu caso, foi fundamental !!!