Discussão : Material e sua influência em um jogo

Putz, eu ia escrever algumas coisas mas…já falaram tudo…

É mesmo? Por que então vc compra um monte de raquetes? Por que vc não continua usando uma Wakaba ou Biriba? by MTN

Deixa eu levantar uma hipótese. Wang Liqin é o melhor jogador desde o ano 2000 até hoje, certo? Se ele jogasse com uma Wakaba ele teria sido tricampeão mundial? Se ele é o melhor jogador e, segundo o Lestat quem faz a diferença é o jogador, então ele deveria vencer mesmo usando Wakaba, certo? Ah! Eu esqueci que ele NÃO tem patrocínio da Butterfly… Senão certamente ele estaria jogando com Wakaba hoje.
by Nakata…sem comentários…

[quote=“Moroni”:1nm91rt8]Putz, eu ia escrever algumas coisas mas…já falaram tudo…

É mesmo? Por que então vc compra um monte de raquetes? Por que vc não continua usando uma Wakaba ou Biriba? by MTN

Deixa eu levantar uma hipótese. Wang Liqin é o melhor jogador desde o ano 2000 até hoje, certo? Se ele jogasse com uma Wakaba ele teria sido tricampeão mundial? Se ele é o melhor jogador e, segundo o Lestat quem faz a diferença é o jogador, então ele deveria vencer mesmo usando Wakaba, certo? Ah! Eu esqueci que ele NÃO tem patrocínio da Butterfly… Senão certamente ele estaria jogando com Wakaba hoje.
by Nakata…sem comentários…[/quote]
1- Eu joguei com biriba e já achei ela a melhor do mundo, agora eu não acho… assim como vcês um dia jogaram com uma raquete que acharam ser pior que atual.
2- WANG LIQIN é hoje o melhor jogador do mundo pelo seu esforço e não pela sua raquete.
Se fosse assim qualquer um que pegasse uma Kim Taek Soo iria jogar como tal.

Só por curiosidade, qual delas você acha melhor? :lol: :lol: :lol:

Seu exemplo é tendencioso. Compare borrachas com as mesmas características. Por que nenhum jogador contratado da BTY usa Tempest? Porque a borracha é uma merda. E olha que eles podem escolher qualquer borracha no “range” da BTY. Mas a maioria escolhe Bryce. Por que? Porque eles a consideram a melhor.

Nesse caso, se você escolher alguma das duas, estará fazendo parte de outra categoria, dos desprovidos de inteligência.

Não confunda as coisas. Se eu disser que um jogador com raquete Biriba é um bosta, eu estarei falando tecnicamente. Aliás ele será tecnicamente um bosta enquanto continuar usando raquete Biriba. Por que? Porque com uma Biriba ele não vai conseguir desenvolver drives, saques pesados, bloqueios ativos, etc.

Não se trata de preconceito, mas sim de realidade. Um jogador que usa Biriba nunca poderá ser considerado um jogador de tênis de mesa.

Outro exemplo tendencioso. Você sabe muito bem que o Timo Boll não é caneteiro. Por que levantar essa hipótese então?

De novo??? NÃO! Não concordo.

Mas como assim achou ela a melhor do mundo? Segundo você mesmo não existe raquete melhor que a outra. Ou você mudou de opinião lendo alguns posts mais sensatos por aqui?

[quote=“Lestat”:1wwy7zdc]2- WANG LIQIN é hoje o melhor jogador do mundo pelo seu esforço e não pela sua raquete.
Se fosse assim qualquer um que pegasse uma Kim Taek Soo iria jogar como tal.[/quote]

Enrolou e não respondeu. Você acha que se o Wang Liqin usasse uma Wakaba ele teria sido tricampeão mundial? Considerando todo o seu esforço?

Olha, por favor não tome como ofensa, mas você (Lestat) realmente tem essa opinião ou está querendo jogar polêmica no fórum p/ ganhar alguma notoriedade, já que você é usuário recém cadastrado?

Entao vcs acham que se o jogador tem Vontade, Disciplina e jogar com uma biriba ele está fadado a ser um bosta? Eu digo que ao ser um campeão paulista a pessoa dedica parte da sua vida para isso… comprar novos materiais que sejam BONS PARA O JOGADOR e isso é só depois de muito treino
Eu aprendi a fazer top spin com minha biriba, isso foi anos atrás… hoje tenho mais dinheiro e posso conseguir uma raquete que seja MELHOR PARA MIM, quando eu não tinha dinheiro, a Biriba era a melhor raquete para mim. Se eu não tivesse possibilidade de comprar outra raquete, a Biriba ainda continuaria sendo a melhor para mim.

Gostaria de assistir uma partida, e ver vcs perdendo com uma biriba de preferencia, no qual você acha tão ridiculo assim alguem jogar com ela.
E ganhar de você, para poder lhe ensinar que material não é nada a técnica supera o material. e os campeões sabem que para ganhar precisam de materiais que se alinham a suas técnicas, e não a técnicas se aliar ao material.

O que eu mais me admiro é aqueles que treinam com raquetes ruins e NUNCA culpam o material por um erro perdido ou um driver que não puxou. Agora esses caras que ficam discursando a superioridade de Raquetes e Borrachas, quando erram um ponto ficam culpando a raquete ou a borracha, quando perdem de alguem é a raquete do outro que não pega efeito… NUNCA ELES ESTAO ERRADOS.
Ridiculo essas pessoas.

[quote=“Nakata”:1ydiy4hm]

[quote=“Lestat”:1ydiy4hm]2- WANG LIQIN é hoje o melhor jogador do mundo pelo seu esforço e não pela sua raquete.
Se fosse assim qualquer um que pegasse uma Kim Taek Soo iria jogar como tal.[/quote]

Enrolou e não respondeu. Você acha que se o Wang Liqin usasse uma Wakaba ele teria sido tricampeão mundial? Considerando todo o seu esforço?[/quote]

Ele talvez tenha usado uma wakaba no começo de sua carreira ou até pior acredito eu…o que fez ele ser o que ele é foi TOTALMENTE por méritos dele.
Nakata, você está confundindo, eu não disse que wakaba é a melhor raquete, estou dizendo que para CADA PESSOA uma raquete é melhor e o pessoal aqui generaliza, fala que X raquete é a melhor que existe.
Esse tópico é uma critica aos que dizem para alguns que a raquete de tal pessoa é LIXO… ridiculo isso, além de querer impor uma realidade egoísta quer que a pessoa se sinta limitado pelo material que usa.

vc ainda joga campeonatos com biriba e wakaba???
se for o caso me doa as cypress…

Estou passando o bastão! Quem quiser continuar a discutir essa questão, fique à vontade.

É Nakata…tá dificil botar um pouco de discernimento na cabeça do Lestat.
Amigo Lestat, me diz…voce treina só ou tem técnico? e o que ele acha dessas tuas ideias fantasticas?
Mas, pra te dar um valor de credito, hoje, na escolinha da AABB, vou propor esse desafio entre os alunos entre nós, instrutores e mesatenistas já tarimbados. E o desafio será o seguinte:
Uma Biriba contra uma Cypress Max
Uma Wakaba contra uma Taksin
Jogos passando de jogador a jogador já, que, temos no Club, jogadores caneta, classico e classineta, nós, os mais experientes e o técnico, so utilizaremos a Biriba e a Wakaba, contra jogadores que nunca ganharam da gente…se voce tiver razão, nos não sentiremos nenhuma dificuldade de jogar contra meninos que possuem drives fortissimos e variações de ataques e ainda, não sentiremos nenhuma dificuldade de aplicar nossos golpes porque essas raquetes possuem poder para imprimir tanto spin quando speed. Vou testar sua teoria por respeito mas, desde já, te adianto, é besteira amigo… não dá!!!
Speed

acho q falta conhecimento tecnico de alto nivel pro lestat, nao sou um jogador de alto nivel, mas pela minha profissao estudo bastante performance de alto nivel dos atletas, pelo q entendo o lestat diz q tambem eh possivel dar top spin com uma biriba assim como a kts com bryce dá, logo pra ele a biriba eh tao boa quanto a kts+bryce, oq acho q falta pra ele entender oq todo mundo tah dizendo é q o esforço que um jogador tem q fazer pra dar um top spin com uma biriba eh no minimo mto maior do q o usa a kts e com ctz o golpe ainda sai com menos qualidade, por si só esse esforço em um jogo de alto nivel jah eh uma tremenda desvantagem, a falta de qualidade no golpe entao nem se fala, em alto nivel qualquer detalhe define resultados logo uma biriba pode ateh fazer algo parecido com oq otimas raquetes fazem, mas com ctz ela eh uma tremenda desvantagem pra kem a usa

Porcaria por porcaria, eu preferia uma DHS porque aí sim sairia bem mais barato. Pagar mais de R$ 100 numa Biriba, Wakaba ou similares dói no bolso.
Mas o esquema mesmo é comprar materiais chineses, esses sim são baratos e bem melhores que essas porcarias que vendem no shopping. Já vi o Wei vendendo um conjunto bom para iniciante com preço que realmente compensa.

[quote=“Lestat”:20s1ka8k]Ele talvez tenha usado uma wakaba no começo de sua carreira ou até pior acredito eu…o que fez ele ser o que ele é foi TOTALMENTE por méritos dele.
Nakata, você está confundindo, eu não disse que wakaba é a melhor raquete, estou dizendo que para CADA PESSOA uma raquete é melhor e o pessoal aqui generaliza, fala que X raquete é a melhor que existe.
Esse tópico é uma critica aos que dizem para alguns que a raquete de tal pessoa é LIXO… ridiculo isso, além de querer impor uma realidade egoísta quer que a pessoa se sinta limitado pelo material que usa.[/quote]
Eu duvido que liqin tenha usado wakaba no começo da carreira. Se brincar ele nunca ouviu nem falar.

TOTALMENTE mérito dele? E os técnicos não tem mérito dele ser campeão não? E os colegas de treino? Sparrings? Governo? Familiares?

O material com certeza ajuda e muito. Liqin jamais seria campeão mundial com wakaba. Acho que não tem nem lógica colocar isso em questão.

E uma raquete que custa 100 reais e a borracha é lisa não é ruim não? Enquanto uma borracha usada em bom estado custa 30 reais.

Agora… ficar comparando classistas, caneteiros, profissionais ainda por cima, não faz o menor sentido…

Até que enfim um post legal do sr. neste tópico.

[quote=“Lestat”:3968jnrl]Entao vcs acham que se o jogador tem Vontade, Disciplina e jogar com uma biriba ele está fadado a ser um bosta? [/quote] Não dá p/ afirmar se será um bosta ou se será campeão, mas dá p/ se especular um pouco.

[quote=“Lestat”:3968jnrl]Eu digo que ao ser um campeão paulista a pessoa dedica parte da sua vida para isso… [/quote] Pode apostar que sim.

[quote=“Lestat”:3968jnrl]Eu aprendi a fazer top spin com minha biriba, isso foi anos atrás… hoje tenho mais dinheiro e posso conseguir uma raquete que seja MELHOR PARA MIM, [/quote] O que dá a entender é que vc fez o certo ao começar a jogar c/ uma raqt q não seja turbinada. E que hoje vc tem condições financeiras de adquirir a raquete que combina melhor c/ o seu perfil. Portanto, pro seu perfil essa 2ª seria melhor do que a Biriba.

[quote=“Lestat”:3968jnrl]quando eu não tinha dinheiro, a Biriba era a melhor raquete para mim. Se eu não tivesse possibilidade de comprar outra raquete, a Biriba ainda continuaria sendo a melhor para mim.[/quote]Discordo porque a raquete que combina melhor com vc não é aquela a qual vc pode pagar, e sim aquela que é mais a sua cara. “Ah, mas eu só consigo comprar a Biriba!” Nesta condição a Biriba seria a melhor raquete que vc poderia pagar, e não a melhor raquete para vc.

[quote=“Lestat”:3968jnrl] Gostaria de assistir uma partida, e ver vcs perdendo com uma biriba de preferencia, no qual você acha tão ridiculo assim alguem jogar com ela.
E ganhar de você, para poder lhe ensinar que material não é nada a técnica supera o material.[/quote] Pq? Vc quer ver isso pq tem ódio da gente ou por que vc se importa com o nosso aprendizado e desenvolvimento enquanto pessoa? Se isso vier a ocorrer, sem dúvida alguma, seria um baita de um aprendizado para nós, mas eu desconfio que a sua prioridade nisso não seja esta última.

[quote=“Lestat”:3968jnrl] e os campeões sabem que para ganhar precisam de materiais que se alinham a suas técnicas, e não a técnicas se aliar ao material.[/quote] Ainda acredito que o jogador e o material tenham que “casar”, “fundir-se”, “combinar-se” “q estar conciliados/alinhados” e não que um tem q se alinhar ao outro. Pq ao longo da carreira há inúmeras “experienciações” (sic) e evoluções técnicas. E o atleta, muitas vezes, molda sua técnica baseada nas características do material, porém as vezes troca de material por uma característica pessoal (física ou de personalidade) ou por um aspecto técnico que não quer modificar. Esse alinhamento duplo cria uma inter-dependência. Portanto, acredito no mútuo alinhamento e não que uma coisa se alinha a outra, assim como num casamento onde as duas partes se alinham (não necessariamente c/ a mesma intensidade).

[quote=“Lestat”:3968jnrl] O que eu mais me admiro é aqueles que treinam com raquetes ruins e NUNCA culpam o material por um erro perdido ou um driver que não puxou. Agora esses caras que ficam discursando a superioridade de Raquetes e Borrachas, quando erram um ponto ficam culpando a raquete ou a borracha, quando perdem de alguem é a raquete do outro que não pega efeito… NUNCA ELES ESTAO ERRADOS.
Ridiculo essas pessoas.[/quote]
Concordo. Como o mais comum é ver pessoas que culpam o material, vemos com nobreza uma atitude destas. Porém, esse reconhecimento de nossa ruindade e imperfeição deveria ser obrigação de todos nós.

Não falta conhecimento técnico.
Todos entendem aqui inclusive eu que é preciso mais técnica e esforço utilizando uma raquete ruim.
O que vocês não entendem é que para aprender o que é um topspin é preciso treinar, e eu acho que um cara que aprende com uma raquete pior a fazer um topspin com a raquete que é melhor o topspin vai ser O TOPSPIN.

Uma coisa que gosto de fazer as vezes é treinar com minha lapuhta, pois ela tem borracha dos dois lados o que acaba dando quase 200g nela, e depois eu volto para a cypress, faço isso para treinar a velocidade dos meus drivers.

[quote=“j0rnal1sta”:3t0w4rf8][quote=“Lestat”:3t0w4rf8]Ele talvez tenha usado uma wakaba no começo de sua carreira ou até pior acredito eu…o que fez ele ser o que ele é foi TOTALMENTE por méritos dele.
Nakata, você está confundindo, eu não disse que wakaba é a melhor raquete, estou dizendo que para CADA PESSOA uma raquete é melhor e o pessoal aqui generaliza, fala que X raquete é a melhor que existe.
Esse tópico é uma critica aos que dizem para alguns que a raquete de tal pessoa é LIXO… ridiculo isso, além de querer impor uma realidade egoísta quer que a pessoa se sinta limitado pelo material que usa.[/quote]
Eu duvido que liqin tenha usado wakaba no começo da carreira. Se brincar ele nunca ouviu nem falar.

TOTALMENTE mérito dele? E os técnicos não tem mérito dele ser campeão não? E os colegas de treino? Sparrings? Governo? Familiares?

O material com certeza ajuda e muito. Liqin jamais seria campeão mundial com wakaba. Acho que não tem nem lógica colocar isso em questão.

E uma raquete que custa 100 reais e a borracha é lisa não é ruim não? Enquanto uma borracha usada em bom estado custa 30 reais.

Agora… ficar comparando classistas, caneteiros, profissionais ainda por cima, não faz o menor sentido…[/quote]
Mérito querendo me referir a raquete + pessoa.
Wakaba é só um dos meios de eu dizer que é uma raquete de iniciante que pode ser adquirida por menos de 100 reais nova e na maioria das lojas.
Se você acha que meu post não tem sentido, ignore, acredite no que quiser não estou obrigando ninguem a acreditar em mim… alias eu sei aqui que eu seria metralhado nesse post hehehhe, enfim esto tentando expor minha opnião, e aqui é um forum de discussões

[b]acho que um cara que aprende com uma raquete pior a fazer um topspin com a raquete que é melhor o topspin vai ser O TOPSPIN.

Uma coisa que gosto de fazer as vezes é treinar com minha lapuhta, pois ela tem borracha dos dois lados o que acaba dando quase 200g nela, e depois eu volto para a cypress, faço isso para treinar a velocidade dos meus drivers[/b]

hehehehehehe. Lestat eu definitivamente sou teu Fã.

Entendo, ai que é a questão principal que levantei, melhor raquete que você poderia pegar.
O que eu quero dizer é que todos deveriam ser felizes com materia que conseguem ter… eu acho muito chato nego falar que não consegue melhorar pelo seu material, ou outros falando: Nossa! você usa uma raquete lixo? vc vai ser lixo!
e pelo que vejo todos querem dizer involuntariamente:
Tênis de mesa não é para quem quer, mas para quem pode

Não falta conhecimento técnico.
Todos entendem aqui inclusive eu que é preciso mais técnica e esforço utilizando uma raquete ruim.
O que vocês não entendem é que para aprender o que é um topspin é preciso treinar, e eu acho que um cara que aprende com uma raquete pior a fazer um topspin com a raquete que é melhor o topspin vai ser O TOPSPIN.

Uma coisa que gosto de fazer as vezes é treinar com minha lapuhta, pois ela tem borracha dos dois lados o que acaba dando quase 200g nela, e depois eu volto para a cypress, faço isso para treinar a velocidade dos meus drivers.[/quote]
realmente acertei, te falta mto conhecimento tecnico e de treino também.
vc devia aprender um pouco sobre adaptação de movimentos, memoria cinética, nda adianta você aprender a dar spin com uma raquete lisa se quando você pega uma raquete mais rapida você tem de mudar todo o movimento, o mesmo é essa sua ideia de usar uma raquete mais pesada para dar drive mais rapido com a outra, veja se algum preparador fisico te recomenda correr com 15 kilos em cada perna pra aumentar sua velocidade ou te recomenda um treino anaerobio como musculaçao para aumentar sua explosão muscular?
o mesmo vale para sua ideia, com vc treinando com essa raquete provavelmente você ficaria mais forte pq vc tem deficiencia muscular, mas soh chegará a um ponto, depois disso soh com treinamento especifico.
te disse que te faltava a visão pra alto nivel

Quando se pratica algum esporte, buscamos sempre o material q melhor nos atenda. Indubitável é o fato de que a medida das posses da pessoa torna-se fator preponderante na hora da escolha de um em detrimento de outro, mas, na maioria das vezes, busca-se a melhor relação custo/benefício.
Vários exemplos foram dados e outros tantos existem, no sentido de demonstrar que o material faz diferença sim.

  • na natação, as roupas especiais para a minimização de atrito, quem vê a diferença do coeficiente nem imagina porque os atletas de ponta se depilam e/ou utilizam a indumentária própria;
  • na fórmula 1 (ou em outras), as diferenças entre motores, chassis, coeficientes aerodinâmicos, etc, são mínimas, mas há o investimentos de fortunas, para se diminuir, às vezes, décimos de segundo;
  • os tênis, em diversas modalidades, projetados, ora para redução de impacto, ora para possibilitar maior mobilidade, tração, etc;
    E, por aí vai…
    Conclusão: encarar que um atleta de nível não necessite de um material de ponta, ou melhor adequado ao seu jogo, para alcançar aquela diferença, não condiz com a lógica dos fatos.

Lestat,

Acredito que parte dessa polêmica toda criada pelo seus posts, deve-se ao fato da forma como vem colocando seus comentários.
O interessante de um grupo de discussões é justamente a troca de idéias e opiniões. Entretanto, quando se posta um tópico com palavras como “É um absurdo … ”, “É ridículo …” ou outras expressões com tom de dono da verdade, você pode estar passando uma imagem de arrogante. Não estou dizendo necessariamente que isso seja verdade, pois não te conheço pessoalmente, mas sim que ao ler seus posts essa foi a primeira imagem que me veio.
Assim, se eu fosse você mudaria um pouco a forma como colocar suas idéias, usando mais expressões de respeito com os demais integrantes do fórum.
Sem ofensas, mas acredito que muitos dos membros, tem uma bagagem muito maior que você, não somente no TM como de vida também, e com certeza se mudar um pouco a forma como se expressa nos tópicos (o que não quer dizer que você não possa manter suas opiniões próprias) as pessoas vão te respeitar mais também.
Não sei se outras pessoas compartilham da mesma idéia, mas de toda forma essa é minha opinião…