Discussão : Material e sua influência em um jogo

Em um dos tópicos do forum, enfatizaram que o Uma raquete e borracha é PRECISO para ser um bom jogador ou ganhar partidas. O mais absurdo é ouvir que devido a raquete a pessoa foi capaz de crescer e melhorar no esporte.
Eu tenho uma opnião totalmente contrária, pois eu tenho MUITAS raquetes mesmo, e posso dizer com toda firmeza que nenhuma é melhor ou pior que outra, TODAS tem seu lado bom e ruim cabe a cada um decidir o que é melhor para cada um.
Deixa eu enfatizar que raquetes que eu digo é no minimo uma biriba ou wakaba, não comparem raquetes para ping pong por favor.
Quando uma raquete tem velocidade, ela tem menos controle.
Quando uma raquete tem maior efeito(dweeling time), tem menor velocidade.
Quando uma raquete tem menor vibração, tem menor feeling.
e assim vai.
EU entendo completamente quando se compara duas iguais e destaca suas qualidade e defeitos, entretanto é ridiculo falar que uma é melhor que a outra, porque uma qualidade é oposta a um defeito.
Por exemplo a Cypress S é mais lenta que a Nittaku A, e acabam afirmando que a Nittaku A é melhor que a Cypress, ela é mais rapida e com uma madeira mais cara e de melhor qualidade logo ela é mais rápida só que de menor controle.
Outra coisa que vão citar aqui contra-argumento é quando por exemplo uma raquete tem mais velocidade que outra e tem a mesma pegada, entretanto é de notar-se que a deficiência de um elemento em uma raquete é muitas vezes uma de suas qualidades para algumas pessoas, eu mesmo quando treino kato, gosto de raquetes lenta mas com efeito bom.
Vou fazer um exemplo bem notável :
Qual é melhor ? Biriba ou uma Ekstaule+Bryce?
Acho que 100% aqui vai concordar que a Ekstaule é melhor que a Biriba imaginando que seria sua preferência, entretanto Ekstaule tem maior controle que a Biriba? É uma raquete boa para um iniciante? E o preço?
O que é normal é quando a pessoa começa a ficar bom, ela começa a gostar de raquetes cada vez mais rápidas pois consegue controlar a raquete, e em casos de profissionais, estes gostam de raquetes rapidissimas e que dificilmente alguem poderia controlar com precisão.
O mais tosco, é quando a pessoa fala que joga com ultra super rápida + borracha ultra FX super EX 2.0 e com uma cola rápida 2000 EX super Extra e fala q é melhor raquete que jogou, sendo que não tem o minimo de controle para dar um drive em uma bola de efeito e colocar onde ele quer.

Fica aqui minha opnião, e meu ponto de vista.

[quote=“Lestat”:1jway9w8]Em um dos tópicos do forum, enfatizaram que o Uma raquete e borracha é PRECISO para ser um bom jogador ou ganhar partidas. O mais absurdo é ouvir que devido a raquete a pessoa foi capaz de crescer e melhorar no esporte.

Um bom jogador usa um bom material que ele considere. Sem material adequado a evolução dele será lenta e até sem alguma eficiência.
A raquete pode sim, fazer a progresso ser acelerado e eficaz pro atleta. Se o cara tem movimentos curtos e chapa muito, talvez não tenha um estilo de jogo adaptado pra jogar com borracha chinesa. Ou seja, se você encontra um material em que o material encaixa bem no seu jogo e seu estilo encaixa bem no material, que é o que eu considero mais, você se adapta ao material e NÃO SOMENTE o contrário.

Eu tenho uma opnião totalmente contrária, pois eu tenho MUITAS raquetes mesmo, e posso dizer com toda firmeza que nenhuma é melhor ou pior que outra, TODAS tem seu lado bom e ruim cabe a cada um decidir o que é melhor para cada um.

Concordo, e foi o que eu acabei de citar, a melhor raquete é aquela que vc se adapta bem e combina com o estilo do atleta.

Quando uma raquete tem velocidade, ela tem menos controle.

Controle também é subjetivo, tem gente que considera a cola rápida um bom acessório pro controle, sendo a raquete rápida a mesma coisa.

Quando uma raquete tem menor vibração, tem menor feeling.

discordo parcialmente, o feeling é MUITO pessoal, e eu só gosto de usar madeira que não vibra, sinto bem melhor toque de bola doq com madeiras que vibram demais.

O mais tosco, é quando a pessoa fala que joga com ultra super rápida + borracha ultra FX super EX 2.0 e com uma cola rápida 2000 EX super Extra e fala q é melhor raquete que jogou, sendo que não tem o minimo de controle para dar um drive em uma bola de efeito e colocar onde ele quer.
Realmente ocorre bastante, qd a pessoa usa material muito rápido e acha que por ser muito rápido o material é excelente pra ela
[/quote]
Concluindo, acredito que o material pode sim, acelerar ou atrapalhar a evolução e sua eficiência e o desenvolvimento do atleta. Também acho que controle e vibração é muito subjetivo, tem gente que gosta e tem gente que não.

É como a cola , tem gente que não gosta de usar cola rápida, são poucas pessoas que conheço, mas não gostam.

Boa Analize Lestat.
Cada um tem que crescer com o que tem e com oq se acha mais apropriado.Sem desfazer das outras analizes, mas esse me agradou mais, pois acabei de comprar uma wakaba e depois de ler os coments, até desanimei, pois aqui na minha cidade tava dificil de encontrar uma boa, e meu cartaum ta estourado…

Valew at’w mais

[quote=“zacawood”:1vg8iee9]Boa Analize Lestat.
Cada um tem que crescer com o que tem e com oq se acha mais apropriado.Sem desfazer das outras analizes, mas esse me agradou mais, pois acabei de comprar uma wakaba e depois de ler os coments, até desanimei, pois aqui na minha cidade tava dificil de encontrar uma boa, e meu cartaum ta estourado…

Valew at’w mais[/quote]
Zaca não desanime, porque o que mais desanima um desportista é quando ele pensa que seu crescimento está limitado na qualidade de uma raquete.
A wakaba é uma raquete que não deve para nenhuma outra ai com cola rápida e bryce.
Com treino e dedicacao, vc pode detonar um cara que usa uma raquete de 1000 reais de ciprestes dos bosques encantado com a super borracha ultra Ex plus Rapid fire Extreme nervous!
ehheh
Tem muito nego com raquete de 400 reais que nao ganha de nego que joga de wakaba.

Amigo Lestat, eu tenho 28 anos de pratica desse esporte, dai entenda do pinh pong ao tênis de mesa. Bom, pelo que entendi vc afirma não ser possível a comparação entre raquetes, que uma não pode ser entendida como ruin e a outra como boa, ou seja, vc coloca no mesmo patamar uma Biriba com uma Kin taek Soo onde deve-se respeitar suas características é diz tambem que não é preciso se utilizar de um material de ponta para tornar-se um excelente mesatenista e que, nesse caso, se o cara utilizar uma Wakaba terá um crescimento tão bom quanto o cara que utiliza uma Timo Boll Spirit ou seja, não podemos fazer uma afirmação que a Timo Boll com uma Bryce e uma Catapult seja melhor ou pior que uma simples raquete para brincadeiras de fim de semana, como a Wakaba do exemplo. Eu não posso concordar com voce, respeito a sua opinião mas, já utilizei Biriba que é uma porcaria até para iniciante, (o Biriba deveria ter tido uma homenagem melhor que essa raquete) e a Wakaba é mais horrorosa ainda. Aqui, cabe uma explicação: Temos na escolinha da AABB vários alunos e algumas raquetes biribas pra iniciar as aulas mas, ninguem as quer utilizar preferem uma senkoh 6 com uma sriver pois é um conjunto perfeito para se ter um aprendizado mais veloz e um crescimento maior ainda. Tem tambem aqui um rapaz que o apelidamos de Pain que utiliza uma Wakaba e que tem o mesmo pensamento que você. O fato é que ele ja esta aqui a um ano e é um desastre, já tentamos de tudo para ele mudar de material mas ele acha que aquela ta muito boa mas, o fato é, que, todos os que começaram muito depois dele já o superam em tudo. Então, Amigo Lestat, desculpe-me, mas não posso de maneira alguma concordar com sua colocação, independente de preço, de dominação de técnica, de dominação de características do material. Ninguem nunca sera um bom mesatenista utilizando um material ruin.
essa tambem é minha opinião e respeito a sua…
Speed


Esperando a Primorac Carbom CS
For: 999t3
Back: Catapult

Valew Lestat

ë isso que os iniciantes em todos os esportes necessitam, estimulo, sem levar em conta o material.

Abraço

Minha opnião sobre o assunto é… $$$

Penso que o material esportivo que cada um vai usar, sinceramente que acredito que vai do poder aquisitivo de cada jogador. Tal como todo e qualquer esporte. Se vamos comprar chuteira para treinar um esporte de campo, quem pode comprar coisa boa vai comprar a melhor chuteira e não uma chuteira de iniciante. (se é que isso existe…)
No tênis, boa parte de iniciantes, compram raquetes boas já e bem tensionadas. Então…

O jogador que pode comprar um material bom (muitas vezes tem patrocinio) vai treinar com este e se desenvolver com o que tem de melhor. Vai também, se desenvolver mais, por já conseguir usar material top.
O jogador que não pode, faz aquisições mais modestas e procura compensar o material esportivo com seu maior e bom empenho no treinamento. Este, precisa dar sangue para conseguir um material melhor e se desenvolver mais.

Minha conclusão sobre isso é…

Seja qual for o seu nível no esporte, procure a melhor relação custo/beneficio para este nível.

É mesmo? Por que então vc compra um monte de raquetes? Por que vc não continua usando uma Wakaba ou Biriba?

nao concordo com a tua posiçao…
tava jogando com uma yashima xr3000e depois joguei com uma chiang peng lung com borracha tibhar rapid e posso te afirmar que tanto o fore quanto o back melhoraram em 1 treino…

Pois é. Eu comecei com uma sunflex s190 acho, algo assim. Raquete de 40 reais da feira do paraguai. Em 1 semana troquei por material usado e eu já senti diferença na batida. Na sunflex a bola morria, e na outra eu ja conseguia por a bola no fundo.

Tanto uma Wakaba quanto uma Ekstaule+Bryce vão impedir o bom desenvolvimento de um iniciante.
Um ideal para um iniciante é uma madeira de controle (Gatien extra,Stiga Offensive ou senkoh 6), com uma Sriver, Friendship ou tsp X’s F1.
A partir do desenvolvimento poderá optar melhor pelo seu material, adequando-o ao seu estilo de jogo.
Agora dizer que essas raquetes pré-montadas são boas para o iniciante é uma bobagem, pois não dá pra dar efeito com elas. Das pré-montadas a melhorzinha é a DHS (3002, 3005). Inclusive alguns jogadores experientes compram essas DHS pré-montadas tiram a borracha e colocam uma borracha de melhor qualidade.
O material adequado ao jogador além de favorecer o desenvolvimento, melhora a performance na mesa.

Deixa eu levantar uma hipótese. Wang Liqin é o melhor jogador desde o ano 2000 até hoje, certo? Se ele jogasse com uma Wakaba ele teria sido tricampeão mundial? Se ele é o melhor jogador e, segundo o Lestat quem faz a diferença é o jogador, então ele deveria vencer mesmo usando Wakaba, certo? Ah! Eu esqueci que ele NÃO tem patrocínio da Butterfly… Senão certamente ele estaria jogando com Wakaba hoje.

pelo q o lestat fala eh dificil acreditar q ele realmente jah jogou com outra coisa alem de wakaba ou biriba, ou kem sabe se ele realmente sabe o minimo pra jogar pq qualquer um q aprende a dar um drive nota que existe uma enorme diferença de uma sriver velha pra uma wakaba novinha

Essa vai entrar para os anais do temp.mesatenista.net.

Essa vai entrar para os anais do temp.mesatenista.net.[/quote]
Podes crer. Quando chegar o fim do ano e alguém fizer uma lista dos melhores e piores de 2007, isso aí vai estar incluído na minha lista.

Lestat,

Dessa vez você mandou muito mal.
Tenho acompanhado seus posts no forum, não sei há quanto tempo você joga ou qual o seu nível, mas acho praticamente impossível a partir do nível intermediário a qualidade do material não fazer diferença.
é óbvio que se você der uma wakaba c/ pino longo dos dois lados pro Hanashiro (ele joga caneta…) e uma Kreanga c/ Bryce FX de um lado e Catapult no back… pra mim… é óbvio que vou perder…
Mas entre jogadores do mesmo nível, o que faz diferença é o material mesmo… por mais que você ache que não…

Eu sabia que esse topico iria gerar uma discussão .
Bom como meu amigo jack dizia, vamos por partes.

Primeiramente vou falar de mim já que perguntaram: tenho 3 anos de experiencia em tênis de mesa e uns 2 anos jogando ping pong escolar.
Meus equips: tenho Ekstaule + Bryce, Lapuhta + Sriver+fentLong, Biriba, Cypress Max + MarkVII e finalmente uma cypress s com uma bryce e jah encomendei a Kim Taek Soo hehehe vai chegar em novembro, segunda a Sandra da BTY.
Como pode ver sou viciado em materiais rápidos, cheguei a participar de alguns campeonatos regionais ganhando terceiro ( 1º e 2º só dava marilia).


1- Agora falaremos dos materiais:
Um contra-argumento óbvio é de que os grandes campeões utilizam raquetes X e nunca utilizariam a Y nem para treino.
UM exemplo bem claro: Porque um ofensivo nunca vai usar uma raquete pino? é claro que a pino vai ser pior PARA O JOGADOR e não porque a borracha é uma merda.
O mesmo acontece com as raquetes, grandes jogadores tendem a ter uma raquete rápida porque se adequam melhor as suas técnicas.
O porque uma Biriba ser pior que uma Kim Taek Soo ?
Qual a diferença das duas?
1- Preço
2- Especificações
3- Status
Parece ser engraçado ter o Preço, acostumamos a ver somente a especificações e status(como todos veêm a raquete) e esquecemos que o preço é fator ponderante para a molekada trocar o ping pongue para o tênis de mesa.
Eu sou um jogador iniciante, qual a melhor raquete? biriba ou Kim Taek Soo ? Eu sou Kato, pego uma Kim Taek Soo ou uma Senkoh6?
Se sou um jogador pobre qual eh melhor? Se sou um jogador rico qual é melhor? ou seja será que alguém tem uma raquete que é A MELHOR DE TODAS?


2- Falaremos agora do quesito : CRESCIMENTO
Eu nunca ouvi falar em um esporte que o jogador ganhou por causa do material, nem na formula1(saudades do ayrton senna) que é tão obvio a dependência do material utilizado.
Não vai ser o tênis de mesa o esporte em que o material é fator ponderante para o crescimento, Se o jogador tem VONTADE tem DISCIPLINA tem MATERIAL MINIMO ele tem tudo para ser campeão. Eu fico muito triste em ver pessoas afirmando que só porque o jogadorX joga com uma biriba ele é um bosta… quem é você para saber a vida dele? vc sabe se ele tem dinheiro para comprar outra raquete?
talveaz os 70 reais que ele pagou na raquete equivale a mais de 2000 reais equivalente na sua vida…


3- Critica ao país
Brasil é o país do egoísmo, se a pessoa é rica, é porque é sortuda, se a pessoa é pobre é porque é vagabunda.
Isso se aplica ao tênis de mesa também, preconceito de status dos materiais.
Se você usar material X que não é utilizado pelo grandes jogadores, você nunca vai ser um grande jogador…Se você é um jogador ruim e utiliza material dos grandes é comentário de piada.
que bobagem…
Eu sempre joguei basquete e nunca fui melhor ou pior utilizando os tênis do michael jordan…
que país é esse?

[quote=“lucianok”:d9xnr4hv]Lestat,

Dessa vez você mandou muito mal.
Tenho acompanhado seus posts no forum, não sei há quanto tempo você joga ou qual o seu nível, mas acho praticamente impossível a partir do nível intermediário a qualidade do material não fazer diferença.
é óbvio que se você der uma wakaba c/ pino longo dos dois lados pro Hanashiro (ele joga caneta…) e uma Kreanga c/ Bryce FX de um lado e Catapult no back… pra mim… é óbvio que vou perder…
Mas entre jogadores do mesmo nível, o que faz diferença é o material mesmo… por mais que você ache que não…[/quote]
Obrigado por acompanhar meus posts,
Mas companheiro luciano(lula mode on)
você acha que a raquete do Kim Taek Soo melhor que a raquete do Timo Boll??? se o Timo Boll utilizar a raquete o Taek Soo? ou Vice versa com TODOS grandes campeões?
Você não concorda comigo que não existe um material melhor que o outro, Mas sim existe um jogador melhor em um material que o outro.

Mais uma p/ minha lista de fim de ano.
Quer dizer que você acha possível um jogador ser campeão paulista (só como exemplo) utilizando uma Biriba ou uma Wakaba?

Eu sempre joguei basquete e nunca fui melhor ou pior utilizando os tênis do michael jordan…

Eita Lestat, tu ta que tá hein? heheheheh. É verdade…concordo com você, nunca irá nem chegar aos pés do Jordan ou de qualquer outro utilizando um par de tênis, simplesmente porque nesse esporte a ginga de corpo e as mãos é que são os verdadeiros materiais utilizados, não os tênis mas, continuo afirmando como no começo do post, você está absolutamente errado.
Agora eu fico imaginando qual o motivo que leva uma pessoa que possue esses materiais que você nomina e ja encomendando uma KTS afirmar que eles não valem a excelência que possuem…pra que compra-los então? não seria melhor o amigo treinar com aquelas madeiras revestidas com curtiça e que devem custar uns 3 reais e para completar umas bolas Krolon é, com certeza, um excelente custo benefício e o cara que as usar vai obter um excelente crescimento dentro do esporte.
Amigo Lestat, vc mandou muito mal…
Abraço
Speed