Diferenças tecnicas entre os estilos

Porque o Drive de Caneteiro tende a ser mais forte que o de um Classista ou Classineta? Classineta tende ser mais forte que Classico?
Porque o Back de Caneteiro é dificil para muitos? (acho até meio facil shoto e back do tipo do ryu)
Quais vantagens da raquete quadrada?
Diferenças entre o sweet spot nos estilos?
Porque altos dao mais certo classico e mais baixos caneta? e classineta?

Se alguem puder me ajudar a desvendar esses misterios entre os estilos postando outras duvidas/respostas

Valeu.

Sao perguntas bem interessantes e que poucas pessoas às vezes param p/ pensar…
Daria até p/ “escrever um livro sobre o assunto”, pq é bastante complexo…
Vou tentar colocar apenas alguns tópicos bem por cima, se vc precisar de mais profundidade, vá “questionando” …

O Drive do caneteiro (coloca-se aqui o estilo japonês/coreano), tende a ser mais forte em funçao da alavanca que se consegue no movimento.
O peso da raquete a facilidade do movimento (mais natural), o uso opcional do pulso ainda ajudam na potência do golpe…
Repare que normalmente nos classicos, eles executam o drive com o braço bem mais dobrado…

Sobre o Back do caneteiro :
O maior problema do back do caneteiro tem ver com a velocidade da bola, pois o shoto (que vc cita ser fácil), praticamente “só devolve” a bola, se a bola estiver veloz, vc pode ou nao devolvê-la veloz, mas se estiver lenta, ou com muito efeito p/ baixo, fica difícil…
Coisa que nao acontece com os classinetas ou clássicos…que conseguem “puxar” praticamente em qq posiçao no back-hand.

A grande vantagem da raquete quadrada é justamente o forehand, quando o HotSopt é corretamente usado…e tem novamente a ver com a alavanca…

Sobre o HotSpot específico de cada raquete é complicado devido a enorme quantidade de materiais que se tem hoje em dia.

Sobre o físico (alto e baixo) ter um teórico perfil de jogo, é pela facilidade na execuçao de golpes…

Para “tirar toda a vantagem de ser caneteiro” , o ideal é que a raquete fique pouco acima da altura da mesa (que facilita forehand (drive e batida)), entao uma pessoa muita alta teria que ficar muito abaixada…

Eu nao acho dificil os movimentos de backhand caneta é só treinar isso tambem invés de só treinar forehand

Tem como dar alguns exemplos de sweetspot ou hotspot ou explicar como acha-los? (rs)

Qual seria uma altura boa para ser caneteiro? e a de um classineta é a mesma?

O drive de classineta tem alguma vantagem sobre o drive classista?

[quote=“edusena”:238gccf2]Eu nao acho dificil os movimentos de backhand caneta é só treinar isso tambem invés de só treinar forehand e se matar correndo dum lado pro outro em todas as bolas :lol: (obvio que o footwork é necessario)
Tem como dar alguns exemplos de sweetspot ou hotspot ou explicar como acha-los? (rs)
Qual seria uma altura boa para ser caneteiro? e a de um classineta é a mesma? (hehe to preocupado)
O drive de classineta tem alguma vantagem sobre o drive classista?Off.Ja viram RBF (golpes de forehand com a borracha de tras de classineta) Muito dificil e criativo rs[/quote]
Difícil, até que nao é, o problema é que nao sai muito forte nem rápido, dai é um problema de eficiência… neste ponto tanto o classineta quanto o clássico, levam clara vantagem…na maioria das vezes o caneteiro, prefere colocar a bola…
Bem, vou ver se faço alguns rabiscos e depois posto p/ vc…(sobre sweetpot ou hotspot)…
Sobre a altura, nao há limite teórico, veja que havia o “parceiro do Primorac” que era caneteiro (mas raquete redonda), tinha o jogo “meio feio e esquisito”, mas o fato é que jogava bem, dava muito trabalho para os adversários…
Se tivesse que “chutar” diria que o ideal seria no máximo 1,80/1,85, depois disso ficaria muito complicado ser caneteiro…
Mas p/ ser classineta, nao vejo (digamos que ainda nao percebi) nenhum ponto negativo…
Sim, o drive de forehand do classineta leva vantagem sobre o do clássico… mas lembre-se que isto é teoria e depende do nível de cada um…nao dá para dizer que o drive do Wang Hao é “melhor” do que do Wang Liqin…

[quote=“Doc_SP”:2g20a4df][quote=“edusena”:2g20a4df]Eu nao acho dificil os movimentos de backhand caneta é só treinar isso tambem invés de só treinar forehand e se matar correndo dum lado pro outro em todas as bolas :lol: (obvio que o footwork é necessario)
[/quote]Difícil, até que nao é, o problema é que nao sai muito forte nem rápido, dai é um problema de eficiência… neste ponto tanto o classineta quanto o clássico, levam clara vantagem…na maioria das vezes o caneteiro, prefere colocar a bola…[/quote]
Nisso eu discordo…
Ate hoje de todos os caneteiros que vi jogar, qdo optam pelo back vem sim uma pedrada daquelas (maioria quase sem giro ou até com side principalmente em iniciantes).

E isso ressalta o que pra mim é o maior diferencial entre canetas “quadradas” e classicos/classinetas/caneta redonda: A raquete dos caras tem mais madeira!!! (dã…) Ou seja, sempre em batidas mais chapadas eles terão bolas mais velozes, daí se comentar que o drive forehand do caneteiro (quadrada) ser mais forte que o clássico. Os classicos/classinetas/caneta redonda tem mais facilidade pra drives com mais giro, pelo mesmo motivo (raquete deles tem menos madeira e “expulsa” menos a bola).

Isso na minha opinião, claro.

[]´s

Eu ia escrever isso que o back e shoto de caneteiro normalmente sai mais com velocidade doque efeito.
Sim, eu sei que é teoria porque na pratica sempre tem excessoes.

[quote=“Mutley-BR”:3c7nhuvo]Nisso eu discordo…
Ate hoje de todos os caneteiros que vi jogar, qdo optam pelo back vem sim uma pedrada daquelas (maioria quase sem giro ou até com side principalmente em iniciantes).[/quote]
Bem, primeiro acho entao que vc deve dizer o que é back para vc…
Vc está chamando um smash de esquerda (quando um jogador é destro) ?
Ou vc está chamando de back qualquer movimento que o jogador faz quando realmente as “costas” da mao dele encontra-se na frente ? (dai a expressao back-hand) ? lembrar que inclusive o shoto é um back-hand…

Independente das variantes de back, a bola tende a ir mais com caneta japa do que nos demais estilos.
Das variantes possíveis talvez só no shoto que com o classsico saia mais rapido pelo movimento de pulso ser mais fácil.

Não tem o que complicar.

Em tempo, já vi canetas japas com ótimos shotos mas não é a maioria que consegue fazer bom uso do pulso.

[quote=“Mutley-BR”:1oo4vquj]Independente das variantes de back, a bola tende a ir mais com caneta japa do que nos demais estilos.
Das variantes possíveis talvez só no shoto que com o classsico saia mais rapido pelo movimento de pulso ser mais fácil.
Em tempo, já vi canetas japas com ótimos shotos mas não é a maioria que consegue fazer bom uso do pulso.[/quote]
Me desculpe, mas nao dá nem para comparar o Back de um caneteiro contra um do estilo clássico (shake hand)…
Nao há o que discutir… caneteiro obrigatoriamente (se quiserem vencer) tem que ter muito footwork para justamente usar o que tem de mais forte, ou seja o forehand…
Para quem assistiu o jogo do RSM contra o Thiago nas olimpíadas, por várias vezes Thiago nao deixou RSM usar o forehand, segurando-o no back…

O problema, Mutley, no meu ponto de vista, é que comparar uma batida de backhand caneta contra um drive de back clássico não é o correto.
Compare a batida do Persson, famosa, contra a batida do Kim Taek Soo, tb famosa. As velocidades se equiparam, a meu ver, com vantagens para o Persson.

Se comparar um shoto do Mr. Waldner com um shoto do Chiang Peng Lung, por exemplo, famoso “shoteiro” caneta, é nítido que quando o assunto é potência a vantagem pende pro clássico, pelo menos para mim. (Ok, é o Waldner. Mas veja o shoto do Liqin, do Oh Sang Eun, e de outros classistas que usam bastante esse movimento).

Quanto ao drive de back, nem se fala. Joerg Rosskopf, Kalinikos Kreanga, Oh Sang Eun, o torto do Schlager, o Maze…Talvez o Hao faça frente à eles quando o assunto seja spin, mas potência…e nem caneteiro ele seria, segundo a nova "etiqueta.

Quanto à potência do forehand, existe uma bela diferência no movimento de alavanca de braço entre os dois estilos.
O caneteiro usa, em drives de potência, todo o braço como alavanca. Isso é bem nitido quando vemos fotos dos koreanos preparando um power drive em uma 3ª ou 5ª bola, por exemplo. A escola caneta japonesa “inventou” esse movimento.
O braço sai aberto de trás/baixo do corpo, vem aberto até o momento do impacto e no momento se adiciona a alavanca do cotovelo - e, para alguns jogadores, o pulso também (não aconselhável) - terminando em frente a cabeça/testa (um pouco mais alto que um drive de preparação, que termina como em um movimento de continência militar) a transferência de potência é maior.

Mas não é só deles esse movimento, mais. Os chineses (Hao e Ma Lin) também o usam em drives de potência, se vc reparar.
Até acho que na última TT Player tinha uma jogada do Hao ilustrando um powerdrive de braço aberto…

A maioria dos clássicos usa somente a alavanca do cotovelo ou cotovelo+pulso, o que obviamente diminui a potência tranferida. Isso é bem nitido nos movimentos do Boll, do Sansonov. Mas alguns clássicos já aumentaram a amplitude do movimento (sem os excessos dos sul-coreanos, claro) para aumentar a potência, como o Liqin, Ma Long e a leva nova de chineses classistas). Isso não necessariamente implica em ter menos ou mais potência no drive. Tem muitos classiqueiros com uma patada de forehand bem forte, como o próprio Ma Long, o Kreanga, o Fetzner…

Claro, o material ajuda muito. A madeira caneta foi feita para transferir a paulada de forehand. Sweet spot deslocado para a ponta aumenta ainda mais o tamanho da alavanca. Essa “engenharia” de materiais tem um propósito bem claro.

Quanto ao “mais madeira”, se eu fosse pensar dessa forma o drive dos chineses de 20 anos atrás seria insuperável em potência. A raquete dos caras pesava 1 arroba!!! rsrsrs.

Abrax

Cara, ficou grande isso, né?
Parece os postulados de professor pardal Doctor Doc, rsrs
Exceto pelas peguntas magistrais.

Abrax

Doc, é brincadeira, viu

Resumindo se quer ter back potente vire classico.

Compreendí, paulones, suas colocações e concordo sim.

Note sua colocação logo no começo “drive classico x batida caneta”, ou seja reforça o que citei que com caneta japa as bolas tendem a ir retas e com classicos as bolas tendem a ir com giro. Isso que quis dizer com “a bola tende a ir mais”.

Fui esquecer a palavra “retas” que já puxaram comparações de eficiência entre os estilos, e não era o intuito do meu comentário. Estava em mente ressaltar SOMENTE essa característica. Quanto ao desempenho no todo, aí sim entra o que os Srs citaram.

Comparando potência, eu ainda penso que o backhand caneta quadrada pegando à esquerda do corpo (no caso do destro, diferente de um classico que o faria de frente) a bola vai mais rapida sim, comparando com clássico. Nessa posição, o clássico mais “passa” a bola (ficando a exceção ao que o Persson fazia).

Já o clássico ganha vantagem qdo se dá esse drive de frente ao seu corpo, até pq é impossível ao caneta quadrada meter um drive de back com a bola à sua frente, ficando só a opção do shoto.

[]´s

E o back de um classineta consegue ‘‘empatar’’ com o back de um classista?

E o classineta com raquetes de hinoki ( folha unica 10 ou 9 mm) vao ter madeira suficiente e mais peso que um caneta. Vao se sobressair aos caneteiros em todos quesitos? ( pois vao ter um golpe a mais usando a mesma raquete e mais peso para transferir para a bola)

Ao meu ver é um back q é mto mais pro back classista sim… Diferença é que a bola pega um efeito diferente, tendenciando pra side.

[]´s

[quote=“paulones”:24a9iazy]O problema, Mutley, no meu ponto de vista, é que comparar uma batida de backhand caneta contra um drive de back clássico não é o correto.
Compare a batida do Persson, famosa, contra a batida do Kim Taek Soo, tb famosa. As velocidades se equiparam, a meu ver, com vantagens para o Persson.
Se comparar um shoto do Mr. Waldner com um shoto do Chiang Peng Lung, por exemplo, famoso “shoteiro” caneta, é nítido que quando o assunto é potência a vantagem pende pro clássico, pelo menos para mim. (Ok, é o Waldner. Mas veja o shoto do Liqin, do Oh Sang Eun, e de outros classistas que usam bastante esse movimento).
Quanto ao drive de back, nem se fala. Joerg Rosskopf, Kalinikos Kreanga, Oh Sang Eun, o torto do Schlager, o Maze…Talvez o Hao faça frente à eles quando o assunto seja spin, mas potência…e nem caneteiro ele seria, segundo a nova "etiqueta.
[/quote]
Pois é, o problema é que “back-hand” envolve uma série de coisas :
No caneteiro, back hand é a batida de esquerda (no caso de destros), e shoto…
E na grande maioria das vezes, sendo canteiro nao se consegue por muito spin e nem muita potência em bolas lentas…
Na maioria dos casos, os caneteiros conseguem dar potência à bola, quando ela já esta veloz…
No caso do clássico, seja lenta, seja rápida, seja com efeito p/ baixo e tal, o clássico consegue atacar de forma mais eficiente…até dar drive de back em cima de outro drive, experimente fazer isso sendo caneteiro…

[quote=“paulones”:2iffkw1l]Quanto à potência do forehand, existe uma bela diferência no movimento de alavanca de braço entre os dois estilos. O caneteiro usa, em drives de potência, todo o braço como alavanca. Isso é bem nitido quando vemos fotos dos koreanos preparando um power drive em uma 3ª ou 5ª bola, por exemplo. A escola caneta japonesa “inventou” esse movimento.O braço sai aberto de trás/baixo do corpo, vem aberto até o momento do impacto e no momento se adiciona a alavanca do cotovelo - e, para alguns jogadores, o pulso também (não aconselhável) - terminando em frente a cabeça/testa (um pouco mais alto que um drive de preparação, que termina como em um movimento de continência militar) a transferência de potência é maior
A maioria dos clássicos usa somente a alavanca do cotovelo ou cotovelo+pulso, o que obviamente diminui a potência tranferida. Isso é bem nitido nos movimentos do Boll, do Sansonov. Mas alguns clássicos já aumentaram a amplitude do movimento (sem os excessos dos sul-coreanos, claro) para aumentar a potência, como o Liqin, Ma Long e a leva nova de chineses classistas). Isso não necessariamente implica em ter menos ou mais potência no drive. Tem muitos classiqueiros com uma patada de forehand bem forte, como o próprio Ma Long, o Kreanga, o Fetzner…[/quote]
Fora tudo isso, se for bom observador ou estudioso do assunto (que sei que é o seu caso), os caneteiros no forehand, tem uma “gama” maior de posições angulares e de sustentação, que permitem maior variaçao de efeito e velocidade do drive de forehand.
No caso do clássico a posiçao e a angulaçao sao bem mais restritas…

Mais uma coisa.
Existe topspin drive de back caneta? tem que treinar isso?

A priori, “basicamente” existe todo o tipo de técnica, seja no tipo de posicionamento, seja na mecânica do movimento, seja, incluisve no timming da bola. É questão “de jeito” , facilidade, ou até de eficiência conforme o caso.
Assim sendo, respondendo de forma simples :
SIm existe, em determinados casos ajuda, e, claro, para se aumentar a eficiência deste ou de qq outro “golpe” , é necessário treinar…
[]'s

[quote=“Doc_SP”:25iijeoq][quote=“paulones”:25iijeoq]Quanto à potência do forehand, existe uma bela diferência no movimento de alavanca de braço entre os dois estilos. O caneteiro usa, em drives de potência, todo o braço como alavanca. Isso é bem nitido quando vemos fotos dos koreanos preparando um power drive em uma 3ª ou 5ª bola, por exemplo. A escola caneta japonesa “inventou” esse movimento.O braço sai aberto de trás/baixo do corpo, vem aberto até o momento do impacto e no momento se adiciona a alavanca do cotovelo - e, para alguns jogadores, o pulso também (não aconselhável) - terminando em frente a cabeça/testa (um pouco mais alto que um drive de preparação, que termina como em um movimento de continência militar) a transferência de potência é maior
A maioria dos clássicos usa somente a alavanca do cotovelo ou cotovelo+pulso, o que obviamente diminui a potência tranferida. Isso é bem nitido nos movimentos do Boll, do Sansonov. Mas alguns clássicos já aumentaram a amplitude do movimento (sem os excessos dos sul-coreanos, claro) para aumentar a potência, como o Liqin, Ma Long e a leva nova de chineses classistas). Isso não necessariamente implica em ter menos ou mais potência no drive. Tem muitos classiqueiros com uma patada de forehand bem forte, como o próprio Ma Long, o Kreanga, o Fetzner…[/quote]
Fora tudo isso, se for bom observador ou estudioso do assunto (que sei que é o seu caso), os caneteiros no forehand, tem uma “gama” maior de posições angulares e de sustentação, que permitem maior variaçao de efeito e velocidade do drive de forehand.
No caso do clássico a posiçao e a angulaçao sao bem mais restritas…[/quote]

Olá só que interessante, “achei” esta foto comparativa entre o movimento de um caneteiro e um clássico, ambos de alto nível ( um campeao olímpico e um campeao mundial )