Diferenças tecnicas entre os estilos

Po, com todo respeito, mas até aí nao diz nada…

Pegue a projeção de corpo (transferencia de peso) do forehand do MaLong e do Wang Hao (ou Ryu se preferir), ambos top do mundo na atualidade e verá que não se tem essa diferença toda.

[]´s

Bem é como eu digo :

Cada um só quer “ver” aquilo que interessa …

Ninguém aqui (pelo menos eu), nao falei em transferência de peso, e sim na angulação e faixa do movimento (curso) mecânico do drive de forehand, o que na foto em questão é muito fácil identificar.

Se um clássico “tentasse” fazer o mesmo movimento que o Yoo Nam Kyu estava executando, será mesmo que o drive iria sair tão potente ? …

[]'s

O Liquin e Ma long tambem abrem o braço assim na hora do drive.

Bom, posso dar minha contribuição aqui com o post, pelo pouco que sei. Este é meu primeiro post. Sou um mesatenista “fake” , meu jogo da pra enganar e ganhar umas partidinhas, gosto muito de técnica e estou sempre tentando aprender mais, e vou contribuindo com o pouco que sei na medida do possível.

Os demais posts estão bem completos, então vou comentar somente sobre bons golpes de backhand para caneteiros.

O Kim Taeko Soo, tinha um backhand muito bom, lateral. É uma bola muito boa pra ser explorada por caneteiros, pois vem forte, e com uma curva lateral dificil de defender. Vejo poucos caneteiros treinando esta bola, mas é muito eficiente, e vale a pena ser treinada. Não é uma bola dificil de executar, e algumas pessoas executam mesmo sem querer, pela naturalidade do movimento que favorece, qdo se termina o movimento com a raquete acima do ombro, com o braço perpendicular ao chão, e as costas das raquete voltada para o lado do adversário.

Assim como citado acima, existem diferentes jeitos de “bater” na bolinha. Conheço alguns jogadors que dão um “drive” de backhand . Mas se você analisar os tops caneteiros, o backhand é bem mais uma bola de preparação para fazer o pivô e finalizar de forehand, que sem dúvida é a maior arma dos caneteiros.

Outra coisa pouco explorada por caneteiros é o backhand paralelo. Realmente ele é bem mais dificil de ser executado, pois você precisa virar mais ainda o corpo para realizar a alavanca e conseguir o angulo, mas quando bem executado, pega muitos adversários no contrapé e desprevinidos.

Portanto sáo suas técnicas boas a serem treinadas por caneteiros.
1 - backhand c/ efeito lateral
2 - backhand paralelo

Mas claro, treine outras batidas, qto mais variedade, melhor. Mas tenha pelo menos uma destas bolas com uma boa eficiência.

Nao soh back lateral e paralelo , tambem shoto smash e backhand drive.

Na minha opinião, a grande diferença que move classistas e caneteiros é o backhand.
O backhand de caneteiros serve mais como uma maneira de sair para o pivô do que para finalizar o ponto.
No caso dos classistas, um movimento de backhand bem executado (como o de Kalinikos Kreanga) pode lhe dar o ponto.

Em vista deste déficit de backhand, a caneteiro geralmente tem que se movimentar muito mais que um classista. Seu jogo de pernas tem que ser forte, e o forehand deve compensar o back.

Por questão genética e fisiológica, pessoas baixas costumam ser mais velozes e terem mais facilidade de se locomover. Provavlemente seria mais difícil para um homem alto correr a mesa inteira batendo de forehand e executando pivôs do que um homem baixo.

Abraços!

otimas explicacoes…
foram de grande proveito x)

O que um caneta tem de vantagem para um classineta? (só pra acabar com as duvidas)
Um caneta que quando esta longe/media distancia troca back (back x shoto) com o adversario, da batidas fortes (smashs e shotos) de longe e desloca etc. inves de se matar para sair de drives em todas (claro que sai em algumas) seria ruim?
ou pra jogar nesse estilo seria melhor classineta?

[quote=“edusena”:jqf27bhr]O que um caneta tem de vantagem para um classineta? (só pra acabar com as duvidas)
Um caneta que quando esta longe/media distancia troca back (back x shoto) com o adversario, da batidas fortes (smashs e shotos) de longe e desloca etc. inves de se matar para sair de drives em todas (claro que sai em algumas) seria ruim?
ou pra jogar nesse estilo seria melhor classineta?[/quote]

Seria melhor classineta, mas você pode ter um ótimo back de caneta e fazer isso que você quer se treinar o movimento especificamente, eu mesmo sou um caneteiro e uso bastante o back até mesmo quando a maioria dos caneteiros usariam o fore e não acho nenhum pouco ineficiente, inclusive, faço muitos pontos em troca de bolas de back de classico contra meu shoto, principalmente em cima da mesa.

eu faço isso troco shoto com classista e as vezes até ganho em bolas que outros talvez virariam e dariam um drive de fore
eu me sinto confortavel dando back, mas só complica as bolas mais ‘‘pesadas’’ que normalmente eu passo ou cozinho
mas tambem me sinto confortavel dando rpb quando to jogando classineta hehe…

[quote=“edusena”:2ocvppby]O que um caneta tem de vantagem para um classineta? (só pra acabar com as duvidas)
Um caneta que quando esta longe/media distancia troca back (back x shoto) com o adversario, da batidas fortes (smashs e shotos) de longe e desloca etc. inves de se matar para sair de drives em todas (claro que sai em algumas) seria ruim?
ou pra jogar nesse estilo seria melhor classineta?[/quote]
Tecnicamente depende mais do que vc pretende fazer…
Caneteiros “puros” tem mais facilidade de bater , enquanto que no caso dos classinetas, a vantagem é dar drives (loop drive por exemplo é muito difícl para caneteiros).

Mas ha vantagem em trocar bolas mais batidas do que com spin?

Pense no seguinte aspecto :

Dar Drives é muito mais fácil do que dar batidas…
Entao a tendência é errar muito mais quando só se bate…
Porém, para quem defende, tb é mais fácil defender drives do que batidas…
Jogadores como Cláudio e Hugo, jogam melhor com jogadores mais TOP, pq suas batidas são muito difíceis de se defender…
E nestes casos da empunhadura interfere diretamento na facilidade.
Caneteiros quadrados (com o movimento e posiçao correta), tem muito mais facilidade de bater do que as outras empunhaduras.
No seu caso específico, deveria treinar mais saída de bola (vc é um pouco passivo na recepçao) e batida com movimentos mais chapados.
Mas eu te recomendaria virar classineta mesmo, vc tem biotipo para isso.
[]'s