Dica de raquete legal para iniciante

Pessoal,

É meu primeiro post aqui.

Imagino que essa pergunta não tenha uma resposta facil… acredito que deva depender de varias coisas, mas vou tentar levantar algumas informações que acho necessárias.

Jogava o vulgo “ping-pong” durante a faculdade… cerca de 2h / dia de seg a sexta, entao acho que nao sou tao iniciante no “ping-pong”.

Faz 1 ano que nao jogo e agora, na academia que estou frequentando, tem uma mesa de ping-pong e até tem um pessoal que brinca direitinho la… tem ate uns mais idosos que jogam “tenis de mesa” mesmo, digamos assim.

O pessoal la cada um tem sua raquete bonitinha e quando eu jogo, estou usando a raquete da academia (ou seja… um traste rss… acho que eh uma Speedo… daquelas que vc compra 2 por R$25,00 rss).

Resultado, mal consigo devolver o saque do pessoal, por causa dos efeitos…

Gostaria de algumas dicas para comprar uma raquete decente.

Não sou nenhum experiente nas terminologias do tenis de mesa, embora ultimamente tenha ate feito uma pesquisa sobre o assunto e, justamente por ter visto que há uma vasta possibilidada de material, decidi abrir esse tópico para receber a ajuda de vcs na escolha da minha raquete.

Antes de ter comecado a pesquisar, eu achei que apenas a marca era importante (pra vcs verem como eu realmente n entendo nada de material rss)… Entao, eu tava pensando em comprar uma Butterfly (soh conheco esse nome, n conheco suas variantes).

Porém, após fazer algumas pesquisas, vi que o pessoal mistura coisas do tipo “minha raquete tem madeira A ou B e borracha X ou Y”… “minha raquete eh para estilo caneta ou classico”, etc, etc…

Com isso, fiquei em duvida se vale a pena eu comprar uma raquete ja de qualidade (sem ter conhecimento para saber qual seria meu gosto para raquetes, se eh q vcs me entendem), ou se eu deveria comprar alguma razoavel agora e, depois tivesse experiencia e conhecimento suficientes para decidir sabiamente qual raquete “profissional” comprar.

Nunca treinei tenis de mesa… apenas jogava ping-pong mesmo… jogo no estilo caneta, gosto de breincar com efeitos, mas tenho uma “tara” (vontade enorme) de cortar sempre que possivel (o que talvez me faria ter um estilo ofensivo?)… Dito isso, gostaria de perguntar duas coisas:

  1. Para quem está comecando agora no tenis de mesa, que criterios eu deveria considerar para saber se eu deveria treinar o estilo caneta, classico ou classineta (que eu li por aih, mas confeço que nao faco a minima ideia de como seja este ultimo)?
  2. Dadas minhas condicoes, qual seria a raquete (ou as possiveis raquetes) que vcs indicariam que eu comprasse hoje?

Espero ter sido claro com a minha pergunta (embora tenha escrito bastante e o pessoal pode ate ficar com preguica de ler rss :oops: )

Abraços, pessoal.

1 - Se vc quer aprender a jogar, procure um clube de Tênis de Mesa.
Se não encontrar, entre no link abaixo:
https://mesatenista.net/modules.php? … e_Praticar
Então num clube irão explicar muitas dessas dúvidas que vc tem.
2 - Pergunte ao técnico (quando já estiver em um clube um clube). Se vc quiser veja as orientações no link abaixo:
https://mesatenista.net/modules.php?name … pic&t=6062

Olá,

Li os tópicos recomendados. Frequento outros foruns e entendo esse tipo de problema, mas penso como a grande maioria que postou no topico (nos foruns que participo nao fico chateado em responder os iniciantes).

Minha intenção não é treinar o profissional TM, pois, no momento, não estou com tempo para frequentar um clube de TM. Assim sendo, acaba descartando a possibilidade de eu tirar essas duvidas com um tecnico e achei que seria interessante buscar uma comunidade aberta e disposta a ajudar aqueles que estão motivados e interessados no esporte.

Estou praticando o esporte por ser saudavel e por diversao. Inicialmente, minha intenção é de apenas brincar com os colegas… só que como esses colegas jogam direitinho, resolvi fazer uma pesquisas e, digamos, chegar la fazendo surpresa.

Na verdade, para “iniciar” só tenho duas dúvidas (o tópico ficou enorme pela contextualização que eu dei, fruto de algumas horas, nao minutos, nem segundos, de pesquisa tanto aqui no forum quanto em outras fontes… o que acaba me tornando “um pouco” diferente daqueles que entram no forum e já saem perguntando, sem fazer alguma pesquisa previa).

Já li que existem muitos fatores que podem influenciar nessas respostas, mas não estou buscando uma resposta extremamente precisa… apenas de algumas sugestões para eu me basear e não começar fazendo escolhas erradas:

  1. Qual estilo seria recomendado para alguem que está iniciando?
  2. Qual modelo de raquete recomendada para quem está iniciando?

Também não estou aqui para encontrar uma resposta direta às minhas perguntas… podemos discutir a respeito… caso precisem de mais informações para responder a tais perguntas, estou aqui para dialogar, pois embora eu saiba que existem varios fatores que influenciem nessas escolhas, como sou iniciante, nao os conheco.

Abraços.

primeiramente, bem vindo ao forum.

bom, nos jogos com a galera da sua academia e antigamente na faculdade, qual a empunhadura que você utiliza? caneteiro ou clássico? se caneteiro, utiliza apenas um lado da raquete ou os 2?

eu acredito que você deva permanecer com a empunhadura que você já está habituado e como você nao tem pretensões de treinar em clube e apenas quer se divertir, deve colocar em primeiro plano o prazer de jogar e isso começa com a empunhadura que mais te agrada, independente de ser a mais indicada pra você iniciar ou nao…

definindo isso, facilita a mim ou ao resto do pessoal dá algumas dicas quanto à material.

abraço

Oi, Alexandre.

Obrigado pelas boas-vindas e pela resposta.

Eu costumo jogar no “estilo caneta”, mas acho “elegante” e às vezes olhando o pessoal jogar no estilo clássico e também vendo videos no youtube, percebo (posso estar enganado) que pelo menos “parece” ser mais facil jogar no estilo classico, principalmente para devolver aquelas bolas que vêm no lado da mao livre (desculpem se nao sei o nome tecnico para isso). Portanto, tb teria satisfação de aprender a jogar com esse estilo.

Mas para fazer essa escolha, nao sei quais seriam as possiveis vantagens x desvantagens de algum estilo, ou melhor, empunhadura (já aprendi um termo novo rss) em relação à outra. Ou, se isso for algo pessoal, quais seriam alguns fatores que influenciam nessa decisão.

Olá Rafael. Concordo plenamente com o Alexandre. Você deve privilegiar o prazer de jogar, uma vez que não tem pretensões profissionais. Mas coloco também que você deveria se focar naquilo que acha mais fácil. E geralmente o mais fácil é aquilo que nós aprendemos primeiro.
Meu caso, por ex, eu aprendi a jogar como caneteiro. Mas assim como você eu também sempre achei lindo o estilo clássico. E já tentei por 3x vezes adotar este estilo, mas sempre sem sucesso. Até que dá p/ treinar bem como classista, mas na hora do jogo eu simplesmente não consigo visualizar e/ou executar jogadas com eficiência.
Sendo assim eu aconselho você a tentar jogar como classista (peça uma raquete emprestada) para ver se tem facilidade no estilo. Caso contrário permaneça no lado negro da força, como caneteiro mesmo. Ainda tem a vantagem de economizar uma borracha.

1 Curtida

Eu não quero ser grosso com vc mas, se vc quer aprender a jogar de verdade, vc deve procurar um clube. Se vc não procurar um clube, um material melhor não vai fazer muita diferença.

Se vc conhece o pessoal que joga TM, peça para eles ensinarem a base.

Em relação à raquete, se vc não vai procurar um clube de Tênis de Mesa, o máximo que eu recomendaria são as raquetes montadas das marcas chinesas Friendship ou Double Happiness (DHS). As montadas da Butterfly são muito caras e tem o “benefício” equivalente ao das montadas chinesas.

Quanto a empunhadura, vc só vai saber se experimentar. Veja com qual vc tem mais facilidade, a que vc mais gosta. Como vc joga com empunhadura caneta, acho legal começar com caneta, e se sentir que deve mudar, com uma boa base no estilo caneta é possivel mudar para o clássico com certa facilidade.

Concordo com o nosso colega MTN, se vc nao procurar um clube de verdade, nao fara muita diferenca vc comprar um material mais avancado, ou no caso eu diria mais “poderoso”. Seria o mesmo que dar uma Ferrari a alguem que nao sabe dirigir. Como todo esporte, mesmo no tenis de mesa, existe o “beabá” para vc aprender que e muito diferente do ping pong tradicional que so visa descontrair. Existem movimentos corretos a serem aprendidos, postura, tecnicas, estrategias etc… Se vc realmente quer aprender o tenis de mesa correto e sair do “ping pong” mesmo que vc nao pretenda ir muito longe, vc deve procurar pessoas que possam te ensinar o “beabá” básico correto do esporte. Bom, nao sei ate onde vai o seu nivel no “ping pong”, mas por experiencia propria posso dizer que se vc realmente esta comecando do zero ou quase no tenis de mesa e esta ingressando no esporte depois dos 20 e poucos anos tendo o ping pong como base,o caminho a seguir nao sera fácil. Digo isso porque como vc, tbem entrei no tenis de mesa depois dos 20 e tbem tinha como base o ping pong, mas tinha “vicios” (movimentos errados, etc) do “ping pong” e foi muito dificil de corrigi-los. O ideal e iniciar no esporte ainda qdo crianca, porque qdo nao se sabe nada, nao existem “vicios”, se aprende o correto logo no inicio e para corrigi-los depois de adulto, e preciso uma mente aberta e muita forca de vontade. Pode parecer que estou querendo desanima-lo, mas muito pelo contrario, seja bem vindo ao esporte. Assim que vc tiver uma base do tenis de mesa real, o prazer vai ser tao grande que vc nao vai mais querer parar. Vai querer aprender mais e mais e ir bem mais longe do que vc pensava. Informe-se se o pessoal onde vc brinca e capaz de te ensinar as tecnicas e movimentos corretos.Bom,o ideal seria vc levar um praticante de nivel medio ate la para avaliar se o pessoal “entende” mesmo do esporte (caso vc estiver na duvida). A raquete, nos primeiros meses, vc pode usar essas baratinhas mesmo de 25 reais, pque para aprender as “batidas basicas” vc vai precisar de um bom controle e raquetes mais caras sao mais rapidas e dificeis de controlar. Nao compensa vc pagar caro no material agora. Como vc ja esta familiarizado com o estilo caneta, nao vejo pque mudar. Muitos dos maiores mesatenistas do Brasil sao caneteiros, (Biriba, Claudio Kano, Hugo Hoyama, Cazuo Matsumoto…). Futuramente caso vc ache interessante mudar, a decisao e sua e pode ate ser uma boa, mas mudar agora vai te custar muito mais tempo ate se acostumar com uma nova empunhadura. Depois de adquirir uma base correta minima, vc trocara sua raquete e borracha para mais rapidas e melhores e existe uma infinidade tao grande de opcoes que vc nem imagina. Vc pode escolher o material com base no seu gosto pessoal e opinioes dos colegas do site. Estaremos prontos para ajuda-lo a evoluir no esporte no que for possivel. Bons treinos e progressos para vc!!

Quanto ao seu problema nas devolucoes de saque, o problema nao esta na raquete. E sim na tecnica de devolucao que existe para qualquer saque por mais terrivel que seja. Nas maos de alguem com um nivel razoavel mesmo essas raquetes baratinhas (com borracha e claro)servem. Por serem mais lentas so fica mais dificil atacar com elas,mas para recepcao de saque isso nao faz tanta diferenca. No caso da borracha estar muito lisa e sem nenhuma aderencia, troque so a borracha, vai te custar no minimo uns 60 reais. Se isso e o que mais te incomoda no momento, peca a um instrutor ou alguem com um nivel medio te ensinar as tecnicas de recepcao de saques. Bons treinos!!

Sempre é perguntado sobre a qualidade, o preço, as características entre outras preocupações no momento de comprar a primeira ou segunda raquete.

Como é relativamente fácil adquirir materiais da BTY, DHS, Friend Ship, mais do que as outras marcas (disponibilidade) a relação custo benefício é a que deve ser buscada.

A linha 1000 da DHS possui as madeiras mais robustas e as borrachas não são aderentes, assim como a esponja é lenta. Material ótimo para quem nunca teve uma raquete ou vai jogar por hobby. Sem muitos cuidados dura 2 anos. É um pouco pesada (comparando a material top!) mas está dentro da relação de custo.

A linha 3000 da DHS possui um acabamento melhor, as lâminas tem um feeling diferente, leve, as borrachas são o tipo tradicional chinês, tem goma na top sheet e é melhor manter o filme de proteção.
Não devem ser guardadas sujas e sem a proteção, pois a borracha desgasta (perde a goma) rapidamente. Ótima relação custo/benefício para quem tem uma raquete ruim e quer mudar de madeira ou borrachas. Vale por ser barata, usando até o desgaste das top sheet’s originais, vale a pena trocar por borrachas usadas para posteriormente substituir a lâmina.

Estas mudanças são imprescindíveis para uma evolução técnica, a sensação de diferentes madeiras e borrachas enquanto aprende-se os movimentos iniciais vai estimulando todos os sentidos, permitindo desenvolvimento e adaptação a velocidade, efeito, dureza de bolas, tampos de mesa com diferentes espessuras, etc.

As Wakaba’s, Stayer, e Biriba (Butterfly) estão em uma relação custo/benefício deficitária, pois custam mais (frequentemente 80% a mais)e não oferecem mudanças significativas de qualidade na madeira e nas borrachas. Quem decide pagar muito mais por material de qualidade semelhante (ou inferior) opta por outros critérios além do econômico.
É uma escolha adequada para a primeira raquete, desde que se queira a famosa marca japonesa. Muitas vezes não compensa descolar a raquete para aproveitar a madeira com outras borrachas.

As Friend Ship disponíveis são muito parecidas com a linha 3000, as borrachas tem bastante spin produzido pela cobertura aderente (a esponja é lenta). Os cuidados devem ser os mesmos, manter limpa e com o filme plástico. As empunhaduras são um tanto pequenas (adequadas para mãos pequenas) e o acabamento é razoável. Opção de primeira raquete montada, podendo utilizar a madeira em um segundo momento com outra borracha.

Resumindo: conjuntos montados (já vem com a borracha ou borrachas coladas de fábrica) que não custem mais de R$ 50,00 reais.

Nakata, Obrigado pela resposta.

Vou seguir o conselho de tentar jogar como classista. Espero que eu tenha bons resultados rss… obrigado pelo conselho.


MTN, Obrigado pela resposta.

Como falei, estou pretendendo fazer uma surpresa ao pessoal… chegar la com “truques novos” rss… não conseguiria isso perguntando a eles logo de inicio… claro que pretendo, apos ter surpreendido-os um pouco, pedir dicas aos mesmos.
Quanto à empunhadura, estou pensando em experimentar a clássica… nesse caso, se eu comprar uma raquete classica, vai atrapalhar jogar no estilo caneta? E se eu comprar uma raquete caneta, vai atrapalhar o estilo classico?


Katodito, Obrigado pela resposta.

Estou mais ou menos nessa situação que vc descreveu. Entendo que vc nao esta tentando me desmotivar. Tenho alguns vicios do ping-pong. Com certeza, tenho movimentos errados e não sei raciocinar como um mesatenista… Não tenho um jogo inteligente (ainda), embora eu costume variar as jogadas pra “matar” o adversário, em certas ocasiões.
Com uma raquete dessa, de borracha lisa, eu consigo devolver saques com efeito? Tem saque que eu rebato a bola e ela vai totalmente pra fora rss. Tem uns saques que a bola parece que tem vida… e, tentando analisar o movimento do sacador, percebo que ele n ta usando muita tecnica… nesse ponto, acho que a raquete dele ajuda um bocado no saque.
Quanto ao problema de devolução daquelas bolas que vêm na mão livre, é mais facil devolve-las jogando no estilo classico, ou caneta, ou nao tem diferenca?


Hinoki, Obrigado pela resposta.

Vejo que vc copiou o post que vc colocou em outro topico rss, mas valeu… suas informacoes foram muito importantes… inclusive, estou pensando em comprar uma DHS…
Porém, fiz uma pesquisa na net e encontrei DHS 3002 por mais de 100 reais… eh isso mesmo? nas pesquisas que fiz encontrei algumas Butterfly por esse preço. Em comparacao, tem DHS 1002 por 60 reais… A diferenca de preco justificaria eu comprar a 3002 ao inves da 1002?

Butterfly
http://lista.mercadolivre.com.br/tenis-mesa-butterfly

DHS 1002 e 3002
http://compare.buscape.com.br/procura?id=9490&raiz=1328&kw=raquete+dhs

Butterfly Wakaba-55 (por R$149,00), Butterfly Biriba51 (por R$120,00), DHS 1002 (por R$60,00) e DHS 3002 (por R$115,00)
http://www.prospin.com.br/

No caso, uma borracha mais aderente ajuda para colocar mais efeito no saque e mais spin (rotacao) no drive (efeito de rotacao para frente) tambem conhecido como top spin que pode ser tambem inclinado para esquerda ou direita nos praticantes de nivel mais elevado. Existe tambem o “kato”, movimento contrario ao drive que usa o efeito para tras devolvendo a bola quase com o mesmo efeito que ela veio (estilo que pratico). No caso para treinar saques e bom uma raquete com uma borracha um pouco aderente para se por mais efeito. Para recepcao tambem ajuda, mas se vc nao aprender as tecnicas, nao importa quao boa seja a raquete e a borracha, vc nao vai conseguir. Por isso, procure informar-se com alguem de um bom nivel mostrando sua raquete, seus conhecimentos e habilidades e so a partir dai vc vai ter um ponto inicial para comecar, porque ele vai te dizer quais tecnicas treinar e quais seriam as mudancas a serem feitas na sua raquete e borracha, ou ate mesmo indicar um material melhor. Tenis de mesa e igual as artes marciais, nao importa o quanto vc seja bom na briga de rua, se vc entrar numa academia de judo por exemplo, vc vai comecar da faixa branca como todos. Precisara deixar de lado todo o seu conhecimento incorreto para absorver as tecnicas, regras e leis do esporte o que nao e nada facil porque requer paciencia, forca de vontade, mente aberta e muita humildade. Onde treino por exemplo, tenho colegas muito mais jovens e com um nivel bem mais elevado que o meu. Mesmo assim aprendo muito com eles porque existe a humildade e o respeito mutuo. Meu nivel melhorou muito e apesar de ainda nao ter atingido meu objetivo em materia de nivel, estou muito satisfeito com os resultados ate hoje. Se vc achar que onde vc pretende treinar nao vao lhe oferecer o que vc precisa, procure outro lugar melhor porque bons professores existem sim, e so procurar nos lugares certos. Boa sorte!!

katoditudo, obrigado pelas dicas, conselhos, sugestoes e tudo mais. Quando vc responde, parece que vc entende exatamente as minhas duvidas… tudo que vc falou parece muito verdadeiro e bem proximo da minha realidade. Tem coisas que a gente aprende (totalmente errado, mais ou menos errado, quase certo, ou ate totalmente certo) na pratica, sem ter estudado toda essa teoria… claro que sou a favor dos que pensam que quem conhece a teoria, consegue aplicar a pratica com muito mais eficiencia do que aqueles que apenas conhecem o lado pratico.

Essas tecnicas que vc descreveu eu já utilizo “de leve”… claro que, com certeza, posso nao estar aplicando os movimentos corretos.

Como nao posso, no momento, ter acesso a um bom treinador, vou continuar meus estudos sobre TM pela internet mesmo. Achei varios videos no emule de mesatenistas treinando, inclusive ate com o treinador dando as dicas para o jogador corrigir postura, movimentos, etc.

Também vou procurar conhecer os nomes para essas técnicas de batida na bola. Acredito que tb consiga achar pelo menos descrições de como a tecnica eh aplicada. E acho que posso tentar verificar como a tecnica eh aplicada na pratica observando os jogadores em videos.

Imagino que isso nao seja nem proximo aos beneficios que eu teria se tivesse o treinador falando diretamente para mim e se eu estivesse treinando no momento (ao inves de ver o jogador treinar). Mas somando esses videos com a tentativa de aplicar na pratica é o mais proximo que eu vou conseguir no momento de um treinamento tecnico.

Obrigado a todos pela ajuda que estão me dando até agora. Se alguem tiver mais sugestoes, por favor, sinta-se a vontade.

rafael , adiciona meu msn aih [email protected] aih tentarei te ajudar com o que meus conhecimentos permitirem

Pessoal, acabei comprando uma DHS, mas nao foi 1002 nem 3002… foi uma Red Devils chinesa :oops:

Custou 40 reais (comprei em uma loja decente do shopping :? )

Mas, então, o que vcs acham da Red Devils? Apanhei muito ao ter comprado ela? e por esse preco?

Alguem sabe as caracteristicas dela?
Control - ? (1-10)
Spin - ? (1-10)
Speed - ? (1-10)

Obrigado.

Como todo iniciante, fiquei na dúvida sobre qual material comprar. Então, tive a “brilhante” idéia de comprar uma TWISTER (a mais rápida da KWS) e colei uma SRIVER MAX nela. Resultado: há um mês que tento nem consigo devolver a bola na mesa. De cada 10 bolas, 11 vão pra fora. Vale ficar tentando, ou devo guardá-la, e me adaptar primeiro com uma DHS?

CaneteiroRN, já que você ousou e não seguiu os conselhos, em seu caso específico, compre uma madeira mais lenta.

Use a mesma borracha e adquira uma caneta leve de 5 folhas, como a Balance.

É difícil quem já tem (comprou uma raquete pela aparência, Status, preço ou economia) se adaptar a uma madeira mais básica.

Vai estar sempre reclamando do acabamento e do peso terminando por comparar a cada segundo seu material parado com o em uso.

Hinoki, obrigado pelo conselho. Desta vez seguirei a risca,senti na pele e no bolso, por não ouvir a opinião dos senhores. Valeu!

POR FAVOR alguem OPINE sobre a RED DEVIL - DHS…

Tbm tava vendo uma AKi na MINHA CIDADE ! ( JUIZ DE FORA )

ow a MAX PLUS - DUNLOP ! :?: :?: :?:

abraçosss !"… xauzimmm !!!

Amigo boa tarde,

Se tu não tiver nenhum interesse profissional no esporte, se for apenas para hobby…fica com a DHS mesmo…

Abraço