Densidade da esponja

Alguém pode me dizer qual a influência da densidade da esponja na velocidade, no spin e no controle?

Claro que depende de outros fatores com madeira que vc usa, espessura e topsheet, mas…
De modo geral, esponjas mais moles favorecem o drive, e esponjas mais duras favorecem o Smash.
E dependendo da combinação com o Topsheet, esponjas mais duras tem mais controle.

A maioria das marcas de TM ao lançarem borrachas com mesmo topsheet e esponjas diferentes (vide sriver / sriver FX), normalmente a versão mais macia é a que dá mais controle.

Só pra exemplificar:
Andro ROXON 500Pro - The top athlete is our most critical customer. Right he is because his level of playing table tennis is so sophisticated that he is also setting high standards for his body and his material. The ROXON 500pro is designed for exactly this technically elaborate high-class player. Due to an optimised surface net structure the player can generate utmost stroke dynamic with this rubber. Precision and stability, broad sound and an exercise book flying curve: that these effects can be reached with speed-glue only belongs to the past from now on. ROXON is the future! The rubber for the absolute top-player! Utmost speed-glue feeling and endurance!

Andro ROXON 450 - The demand for the material is growing with the playing level. With his balanced technical skills the player of the ROXON 450 is able to ideally control this rubber’ s power and dynamic. The athlete benefits from the reduced rubber weight of the ROXON 450 by faster and more precise arm movements. The stabilisation in the molecular caoutchouc layer results in a high abrasion resistance - long endurance and a shiny surface are the impressive evidence. The rebound effect will inspire all former speed-gluing players also during non-centred hits. The secret lies in the rubber mixture, not in the glue! The rubber for ambitious players of all playing levels! Utmost speed-glue feeling and endurance!

[]´s

Acrescentando ao post do Mutley:

Joola Energy Green Power
Joola Energy X-tra (mais macia = maior controle)

Bryce Speed
Bryce Speed FX (mais macia = maior controle)

Sriver
Sriver FX (mais macia = maior controle)

Tibhar Sinus
Tibhar Sinus Alpha (mais macia = maior controle)

Mark V
Mark V 30 (mais macia = maior controle)

Nittaku Waldner
Nittaku Waldner SC (mais macia = maior controle)

E por aí vai, a lista é grande.

Complementando, é interessante observar que se formos traçar um gráfico velocidade x densidade da esponja, o resultado será uma parábola. Ou seja, a velocidade aumenta conforme aumenta a dureza da esponja até certo ponto, depois começa a diminuir.

A maioria das marcas de TM ao lançarem borrachas com mesmo topsheet e esponjas diferentes (vide sriver / sriver FX), normalmente a versão mais macia é a que dá mais controle.[]´s[/quote]
Bem, dependendo da versao pode sim ser verdade, mas creio eu que vc tenha escolhido exemplos impróprios, pois Sriver FX, por exemplo é uma versao que foi feita p/ uso da cola rápida. Se v comparar a Sriver Kawatuski (mais dura de todas) com a FX com cola, verá que a com cola tem menos controle.

Então, pelo que foi dito, até certo grau de dureza, a velocidade é diretamente proporcional à dureza.

E, uma vez que quanto maior a velocidade menor o controle, até certo grau de dureza, o controle é inversamente proporcional à dureza.

Mas, fixando todos os demais parâmetros, como topsheet, madeira, espessura da esponja e colas, é correto deduzir que, quanto mais macia é a esponja, maior é o spin?

Penso isto, porque quanto mais macia for a esponja, mais a bolinha afundará na topsheet, aumentando a área de contato e, conseqüentemente, o atrito.

A maioria das marcas de TM ao lançarem borrachas com mesmo topsheet e esponjas diferentes (vide sriver / sriver FX), normalmente a versão mais macia é a que dá mais controle.[]´s[/quote]
Bem, dependendo da versao pode sim ser verdade, mas creio eu que vc tenha escolhido exemplos impróprios, pois Sriver FX, por exemplo é uma versao que foi feita p/ uso da cola rápida. Se v comparar a Sriver Kawatuski (mais dura de todas) com a FX com cola, verá que a com cola tem menos controle.[/quote]
Novamente vc vem puxando nuances desesperadas só pra não admitir que as outras pessoas possam estar certas… :lol: :lol: Vai questionar as outras que eu e o Nakata citamos?
Ou não seria mais honroso vir e dizer que não estamos abordando “esquemas de colagem” na comparação das borrachas e suas versões mais macias, pois nesse caso alterariam o desempenho das mesmas, e bla bla bla, e novamente iríamos pra off-topic???.. :lol: :lol:

Sim, de uma maneira geral, sua lógica está correta…

Então, de um modo geral, se eu quero:
a) mais velocidade: esponja grossa e dura;
b) mais controle: esponja fina e macia;
c) mais spin: esponja grossa e macia.

Obs.: Fixando-se todos os demais parâmetros (madeira, topsheet e cola).

[quote=“onlineman”:xh3cjmzc]Então, se eu quero:
a) mais velocidade: esponja grossa e dura;
b) mais controle: esponja fina e macia;
c) mais spin: esponja grossa e macia.[/quote]Resumo perigoso…
Principalmente no controle, pois neste quesito simplesmente não há “norte”: Vc tem o seu, desenvolve-o e ponto.

[]´s

[quote=“Mutley-BR”:1dee82y7]Resumo perigoso…
Principalmente no controle, pois neste quesito simplesmente não há “norte”: Vc tem o seu, desenvolve-o e ponto.
[]´s[/quote]

Então eu incluo a habilidade/sensibilidade do jogador como parâmetro a ser fixado. :smiley:

[quote=“Nakata”:3iwxdehi]

Nittaku Waldner
Nittaku Waldner SC (mais macia = maior controle)

.[/quote]

Nakata eu uso a midship e a midship sc e são a mesma coisa q a nittaku waldner.
Posso dizer a q a SC com certeza absoluta tem menos controle q a normal.
A midship normal eh mto mais estavel e melhor na hora de receber saques ou bloquear drives.a midship SC tem mto menos controle apesar de ser boa para pushar backspin, na hora de cozinhar eh um desastre

Quanto as outras nao posso falar mais nada pq nao experimentei =p quanto as waldner e waldner SC foi isso q eu senti

Pra mim mais spin é esponja grossa e DURA.

Se você joga mais em cima da mesa bloqueando e quer saque com muito efeito - Esponja Grossa e Dura, de preferência TopSheet Chinês.

Se joga fora da mesa com grandes drives e top Spins - Esponja grossa e macia.

[quote=“Mutley-BR”:2wh4x1bv][Novamente vc vem puxando nuances desesperadas só pra não admitir que as outras pessoas possam estar certas… :lol: :lol: Vai questionar as outras que eu e o Nakata citamos?
Ou não seria mais honroso vir e dizer que não estamos abordando “esquemas de colagem” na comparação das borrachas e suas versões mais macias, pois nesse caso alterariam o desempenho das mesmas, e bla bla bla, e novamente iríamos pra off-topic???.. :lol: :lol: …[/quote]
Ninguém aqui está desesperado por nada nao…
O problema é que nao pensam antes de escrever.
EU digo, afirmo e provo que a borrachas como Sriver FX foram criadas para uso da cola, o que modifica completamente o que foi dito.
Basta apenas dizer que se for em iguais condições, ou seja cola em todas as borrachas, em qual o efeito de velocidade será maior ?
Pq então os vários fabricantes retiram as versões Kawatsuki de linha ? (atualmente a BTY só tem a Sriver em linha, todo o restante nao tem mais).
Perdão, mas o que vc’s nao querem admitir é que conhecimento tem que ser bem mais profundo do que esta análise simplória que vc’s fazem.
Levar em conta a função de cada borracha e para que tipo de situação ela foi desenvolvida é primordial no momento da análise.
Vc não pode comparar uma borracha que foi feita p/ se usar cola rápida, com uma que é tensionada e nao pode usar cola (como a Xtend por exemplo)e fazer uma classificação simplória da dureza da esponja.
Segundo seu raciocínio entao uma Tackiness Chop que tem esponja mais mole deveria ser mais veloz que uma Tackiness D que tem esponja mais dura … e sabemos que isto nao é verdade. Por isso tem certos critérios a se analisar.
Outros exemplos errados :
Waldner X Waldner SC ( uso obrigatório de cola rápida )
Mark V X Mark V 30 graus ou Mark V AD ( tb uso de cola rápida )
e por ai vai, (estao falando de borrachas antigas na era da cola rápida)

Isto nao é exatamente verdade.
Basta pensar:
Se afunda bastante na esponja, a bola sai com mais velocidade, e com mais velocidade, menos tempo de contato, ou seja menos efeito.
Para se ter efeito, é preciso ter aderência.
Neste quesito, vc pega uma borracha chinesa como FriendShip com esponja 44 de dureza e ela dará mais spin que outra qualquer com esponja macia.
É física.
É preciso ter cuidado ao se generalizar a maciez citada.
Se for macia, mas que nao expulse a bola rapidamente, pode dar mais efeito, mas se for macia que expulse logo a bola, nao irá dar muito efeito (vide borrachas tensionadas)
Imagine o seguinte :
uma borracha bem dura, a bola bate e já sai da raquete.
Uma borracha bem macia , a bala bate, afunda e depois sai da raquete.
Dependendo da distância a ser percorrida, uma ou outra será mais veloz.
Resumindo, em uma curta distância a mais dura será mais rápida, mas numa distância mais longa a outra será mais veloz.
Seria como aceleração x velocidade final.
Ganhar (ou ser mais veloz) depende da distância.

“Para que facilitar quando podemos complicar?” :smiley:
Barão de Itararé, salvo engano

Exclui-se o efeito cola e a variavel controle, também. A Tackness Drive (ou a Chop) não são moles e possuem excelente controle. O mesmo para as Friendship da vida. Duras e com controle.

Um Sriver Kawatsuki sem cola era mais rápida que uma Sriver FX. Com cola, ambas tinham a mesma velocidade.

E controle não é equacionável, na minha opinião. Para mim uma bryce com cola é OK de se controlar. Para muitos é uma tarefa árdua.

Mantendo a resposta dentro de um padrão que irá nos ajudar, uma borracha mole com topsheet grudento, na maioria dos casos, dará mais spin que uma dura com o mesmo topsheet

Quanto à dureza, como o Nakata disse, a dura, até certo ponto, é mais rápida que a mole.

A espessura da borracha aumenta ou diminui proporcionalmente o resultado final da conta spin+speed.

Abrax

[quote=“paulones”:8340bmof]
E controle não é equacionável, na minha opinião. Para mim uma bryce com cola é OK de se controlar. Para muitos é uma tarefa árdua. [/quote]

Quem dera eu conseguir controlar a Bryce, tenho uma fx aqui, e de tanto errar drives a longa distância, curta o que for, coloquei uma Hurricane 2 de esponja azul. Com cola ou sem, com a Bryce eu só passava a bola porque sabia que se desse cacetada a bola não ia na mesa.

Esse negócio de borracha mole, borracha dura, sei lá.
NMO deveriam analisar as borrachas “de fábrica”, ou seja, sem cola, sem óleo, normalzinha.
Ai sim, pode-se tirar uma conclusão, como eu disse: de fábrica.

Como diz o ditado: a borracha é dura pra quem é mole, digo a vida é dura pra quem é mole.
=]

[quote=“Doc_SP”:ov3w7w5k]Perdão, mas o que vc’s nao querem admitir é que conhecimento tem que ser bem mais profundo do que esta análise simplória que vc’s fazem.[/quote]Acho que o graaaaaande magnânimo Doc chegou no ponto em questã (a lá Pânico na TV).

Páre e pense no seguinte: Todos do fórum respondemos questões visando dar um conhecimento a mais à quem pergunta, ninguém aqui quer esgotar um assunto por completo, nem abordar todas as variantes possíveis em cada questão e citá-las, pois se assim fosse, a visita à este site se tornaria enfadonha demais.

Por exemplo, imagine responder este post citando:
No caso de sriver x sriverFX acontece…
Na Midship x SC acontece…
Na bryce x FX…
Na hammond x ProAlfa…
Na H2 x H2 esponja azul…
(e assim por diante seguindo todas as marcas de TM e todas as suas borrachas… Alguém teria saco pra vir aqui ler alguma coisa?)

E é justamente isso que vc aparenta ter como objetivo de vida. Em todas as respostas se sente na obrigação de citar toooooooooodas as variantes possíveis, que, na verdade, corroboram as respostas mais abrangentes de todos os demais membros do fórum.

Tal como citou o paulones: Não é melhor pra convivência em sociedade, vir e responder de acordo com a curiosidade de quem pergunta??? Na moral, desista de querer esgotar todas as variantes de cada pergunta, nosso esporte tem infinitas variáveis, sendo assim, vc com seu estilo está cada vez mais polemizando e não necessariamente sendo esclarecedor e útil aos que manifestam suas dúvidas.

Outra coisa:[quote=“Doc_SP”:ov3w7w5k]Ninguém aqui está desesperado por nada nao…O problema é que nao pensam antes de escrever…[/quote]Páre de subestimar a capacidade de raciocínio dos que estão à sua volta. Vc só vai conseguir se isolar.

Perdão aos demais membros por vir com uma mensagem em aberto destinada à um, mas fiz questão fazê-lo pra reflexão de todos.

[]´s

Entao deveriam ANTES Analisar os EXEMPLOS.
Assim como Paulones já citou (nao me lembro onde), o conceito está (digamos) correto, mas os exemplos completamente fora .
E, se tivessem tido o cuidado de “pensar”, veriam que as tais borrachas moles que citaram (FX,AD.30 Graus, SC e etc…) sao borrachas ANTIGAS, na geração da cola rápida (foram criadas p/ o uso de…)
Borracha mole, da geração atual, são muito velozes (E SEM COLA), como Xtend,Tenergy, Moristo, Omega e por ai vai, então dizer que borracha mole tem mais controle é no mímino estranho.
Não precisa esgotar o assunto, mas precisa é “pensar” em todos os aspectos da resposta.
Ser simplório demais na resposta dá nisso :
mole tem mais controle ?
mole dá mais efeito ?
Qual(is) as resposta(s)