Dei o braço a torcer: estou testando um novo conjunto

Quando iniciei a venda de material da Nittaku me prometi que não mudaria o material apenas por ser revendedor de uma determinada marca. Dessa forma, é necessário frisar que não fui orientado, muito menos obrigado a trocar de material. Foi uma decisão exclusivamente minha.

Há 7 anos vinha utilizando a seguinte combinação: Butterfly Defense II com Butterfly Tackiness Drive e Butterfly Feint Long II (até 1999 utilizei a Feint Long “I”, que deixou de ser vendida naquele ano). Sempre estive bastante satisfeito com este material e inúmeras vezes prometi que não me deixaria levar pelo impulso de testar outros modelos e marcas. Percebi que estava errado.

Se bem que a verdade seja dita: um dos principais fatores que me levaram a não trocar de material por todos estes anos é que sempre fui liso (e ainda sou) e fazer “teste” saia-me muito caro, por isso sempre optei pelo “feijão com arroz”. Em 7 anos nunca abri mão da Feint Long (já utilizei o I, II e III), mas em duas oportunidades tentei outra borracha lisa: uma Butterfly Sriver FX em 2000 e uma Butterfly Tackifire Drive em 2004. Com a Sriver FX fui um desastre completo. Com a Tackifire Drive tive um bom rendimento, porém abaixo que havia alcançado com a boa e velha Tackiness Drive.

Vendo todas estas borrachas e raquetes da Nittaku aqui em casa, minha curiosidade alvoroçou-se. Senti-me realmente tentado a testar uma combinação da Nittaku. Em conversa com meu fornecedor, Edson Fumihiro Takahashi (ex-seleção brasileira), perguntei qual o material que ele me indicaria. Ele me enviou a combinação que seus alunos usam lá no Japão: Raquete Haneyoshi (cabo ST), com borrachas Moristo e Moristo LP.

Imaginei que o material fosse ser parecido com minha antiga combinação, todavia estava mais enganado do quê imaginava! É absurdamente diferente! Senti-me como estivesse iniciando-me no estilo novamente! Foi algo assustador, só não me desesperei porque meu antigo conjunto (Defense II + Butterfly Tackiness Drive + Butterfly Feint Long II) está ali do lado caso eu precise.

Estou usando a raquete Nittaku Haneyoshi ST + Nittaku Moristo DF e Nittaku Moristo LP (pino longo) há quase 3 semanas, mas ainda não me sinto muito confortável para fazer uma análise definitiva, principalmente porque disputei pouquíssimos jogos individuais em competições. Acho que daqui a uma semana poderei publicar uma análise melhor fundamentada.

Pra quem quiser dá uma espiada no meu novo (mas ainda não definitivo) material:

Raquete Nittaku Haneyoshi ST : www.nittaku.com/racket/02/nc0287.html
Borracha Nittaku Moristo DF: www.nittaku.com/rubber/01/nr8672.html
Pino longo Nittaku Moristo LP: www.nittaku.com/rubber/03/nr8673.html

Bem, falarei sobre o material em outro tópico. Só publiquei este porque me senti até com peso na consciência por ter condenado muita gente que vive trocando de material. Tudo bem que algumas pessoas exageram, trocando de raquete/borracha como quem troca de roupa, mas se você pode, teste sim novos modelos e marcas. Farei isso inclusive com materiais não específicos para defensivos, pois preciso aumentar o meu conhecimento sobre materiais.

Abraços,

Mazinho

Se eu tivesse tantos produtos na minha casa como você, eu com certeza testaria vários produtos,e ‘‘pegaria’’ pra mim os que eu gostasse, não precissa também se justificar tanto só por uma troca de material, acho que qualquer um aqui do site iria dar umas testadas nos materiais.

Talvez pra você isto seja uma coisa simples, mas para mim está sendo e foi muito, muito difícil. Quantas pessoas você conhece que utilizam o mesmo material há 7 anos?

Abraços,

Mazinho

Bom, eu nunca conheci alguém que usou o mesmo material por 7 anos, sei que depois de tanto tempo com um só material é dificil de se acostumar com outro, mas acho que com mais ou menos 1 mês ou até menos que isso você possa se acostumar com esse seu novo material, mas se não conseguir, porque você simplesmente não volta com o antigo material.

A raquete eu troquei porque já estava muito, muito desgastada (era há mesma há 7 anos). O cabo até já foi quebrado e um amigo que trabalha muito bem com madeira o colou novamente.

É muito difícil eu voltar para a mesma Butterfly Defense II. Minha meta agora é testar a Butterfly Joo Se Hyuk. Sei que ela é um pouco rápida, porém acho que posso me costumar, pois a cada dia estou atacando mais.

Abraços,

Mazinho

Sobre essa sua madeira de 7 anos, quando o cabo quebrou e seu amigo colou, não tinha perigo de a parte onde o cabo foi colado quebrar? Ou esse seu amigo colou muito bem e isso era pouco provavel de se acontecer?

Fiz essa pergunta porque uma vez acnteceu isso comigo e colei o cabo com cola de madeira, deixei secar por 2 dias e depois que fui usar o cabo descolou em menos de 3 horas.

Eu acredito que devemos, quando a situação permitir, procurar experimentar novos materiais, porque as vezes por não arriscarmos, deixamos de evoluir com os materiais novos também. Aconteceu comigo que também usava a mesma madeira por exatos 8 anos, mas não as borrachas, de mudar para uma mais rápida e meu jogo melhorar muito no quesito ataque, como minha defesa teve pouca evolução nos últimos meses, resolvi arriscar e acredito me dei muito bem. Confesso que no inicio tive medo e também dificuldade mas agora estou muito satisfeito com meu conjunto.

[quote=“Teixeira”:3u2n5bxi]Sobre essa sua madeira de 7 anos, quando o cabo quebrou e seu amigo colou, não tinha perigo de a parte onde o cabo foi colado quebrar? Ou esse seu amigo colou muito bem e isso era pouco provavel de se acontecer?

Fiz essa pergunta porque uma vez acnteceu isso comigo e colei o cabo com cola de madeira, deixei secar por 2 dias e depois que fui usar o cabo descolou em menos de 3 horas.[/quote]
Vou explicar o que houve:

Este meu amigo, que se chama Ernesto e é irmão do meu técnico, é bastante conhecido aqui por recuperar raquetes quebradas. Dei-lhe a raquete quebrada e ele me devolveu “novinha”.

O cabo rachou e ele fez o seguinte: separou o cabo da “cabeça” da raquete. Colocou dois pinos de aço no cabo e usou cola para fixar (não sei dizer qual tipo de cola ele utilizou, mas acredito que tenha sido cola específica para madeira).

Como sou kato vivo batendo a raquete no chão e a bichinha mantêm-se impecável até hoje. Apenas as bordas estão lascadas de tanto bater na mesa e no chão… Isso foi há mais de um ano e não senti muita diferença depois dessa “cirurgia” na raquete.

A raquete está emprestada para um amigo que tenta iniciar-se no estilo defensivo. Quando puder, vou bater algumas fotos da raquete para você ver como ficou.

Abraços,

Mazinho

[quote=“Mazinho”:1nrca6td][quote=“Teixeira”:1nrca6td]Sobre essa sua madeira de 7 anos, quando o cabo quebrou e seu amigo colou, não tinha perigo de a parte onde o cabo foi colado quebrar? Ou esse seu amigo colou muito bem e isso era pouco provavel de se acontecer?

Fiz essa pergunta porque uma vez acnteceu isso comigo e colei o cabo com cola de madeira, deixei secar por 2 dias e depois que fui usar o cabo descolou em menos de 3 horas.[/quote]
Vou explicar o que houve:

Este meu amigo, que se chama Ernesto e é irmão do meu técnico, é bastante conhecido aqui por recuperar raquetes quebradas. Dei-lhe a raquete quebrada e ele me devolveu “novinha”.

O cabo rachou e ele fez o seguinte: separou o cabo da “cabeça” da raquete. Colocou dois pinos de aço no cabo e usou cola para fixar (não sei dizer qual tipo de cola ele utilizou, mas acredito que tenha sido cola específica para madeira).

Como sou kato vivo batendo a raquete no chão e a bichinha mantêm-se impecável até hoje. Apenas as bordas estão lascadas de tanto bater na mesa e no chão… Isso foi há mais de um ano e não senti muita diferença depois dessa “cirurgia” na raquete.

A raquete está emprestada para um amigo que tenta iniciar-se no estilo defensivo. Quando puder, vou bater algumas fotos da raquete para você ver como ficou.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Obrigado pelas respostas Mazinho, quando tirar as fotos mande pro meu e-mail cadastrado aí no site.

Uma vez um conhecido meu (já falecido, infelizmente) conversava comigo e com o Hana no IK. Ele comprava uma borracha quando o Hana comentou em tom de brincadeira: “Esse pessoal gosta de uma borracha…”
Foi aí que ele citou algo com que eu sempre concordei. Ele disse que p/ quem é de alto nível como o Hana é fácil jogar e evoluir com o msm material. Mas p/ panga que nem nós (eu e ele) a diversão era experimentar borrachas e raquetes novas. De lá p/ cá eu já experimentei muitas borrachas e madeiras diferentes, de estilos diferentes inclusive. E eis que quando eu penso estar encontrando algo satisfatório, a ITTF novamente decide mudar a regra, proibindo a cola rápida. A DHS Hurricane 2 PRO é uma borracha excelente, mas sem cola rápida não funciona. Peguei uma Tackifire C, mas esta tbm necessita de cola rápida p/ oferecer um desempenho satisfatório. Dessa maneira a tendência é que eu ainda teste + algumas borrachas no meu fh até criar vergonha na cara e decidir treinar p/ evoluir.

:oops: Mudei minha assinatura.

Abraços,

Bob

Sem explicações ?quote=“Bob-Marelli”]:oops: Mudei minha assinatura.

Abraços,

Bob[/quote]

O Villela é só uma zueira minha… pq o Mazinho disse que tem gente que troca de material igual troca de roupa. :wink:

Magoei… :cry:

:lol:

Abraços,

Bob

bom pessoal … na minha opnião não acho muito bom a troca de material… claro que isso É OPNIÃO MINHA… pq? Bom 1o… é que sou pobre… rssss… nao tenho dinheiro pra trocar de borracha ou raquete igual troco as cuecas… rsss… o que acho… é que com a troca de material é complicado melhorarmos de nivel… pelo contrário temos uma queda, claro que por exemplo com a troca de bola para 40mm a borracha sriver que era tão excelente passou a ser pouco utilizada e nasceu a Bryce ou outras borrachas da Bty com a tecnologia High Tension… ou até as nittaku Pro 2, Pro 3 e as Borrachas da Juic oq dizer entaum com tecnologia Nano… que ainda não sei direito como é que é isso… q estou sabendo que tem borrachas com speed 15!!!

oq quero dizer é que a cada troca de material temos que nos adaptar à borracha ou raquete e isso pelo menos leva 30 dias para estarmos bem adaptados aos novos materiais, e se caso não gostar e ae? temos que trocar de novo e lá se vão + 30 dias… bom então com a troca não há evolução, a não ser que troque uma borracha velha por uma nova… ae sim… com certeza muda …
tive uma raquete Cypress-S que comprei em 1996 que demorei um ano economizando as merrecas das mesadas para poder comprar joguei com ela… ateh 2004 qdo infelizmente rachow a danada e ae… naum teve jeito tive que aposentar, experimentei a S Senkoh 95 que dizem que é rapida que a Cypress-S mais naum adaptei, até que resolvi comprar a Ryu, que por sinal É O BICHO!!! lá se foram economias de 8 anos suados para a compra desta bichinha… claro q tem muita diferença + tenhu certeza que se minha raquete não quebra-se estaria com ela ateh agora… com a Cypress-S …

eu nao acho muito bom também porque a troca de material de certa forma atrapalha a evolução. a nao ser que o cara seja dotado pra jogar com todos os materiais hehe. mas na minha opiniao, a troca nao favorece. o ideal é treinar, aprender os golpes, experimentar o maior numero de materiais possivel, e depois de uns 2 anos no maximo ter a raquete definida.

Mazinho (ou qualquer um que entenda de kato): Vc acha que as Hurricanes com esponja japonesa servem p/ um kateiro? Ou vc as considera muito rápidas?
Outra dúvida: Qual a espessura ideal da borracha lisa de um kateiro?
:?:

Talvez pra você isto seja uma coisa simples, mas para mim está sendo e foi muito, muito difícil. Quantas pessoas você conhece que utilizam o mesmo material há 7 anos?

Abraços,

Mazinho[/quote]

heheheeh 7 anos mesmo material eh realmente fodaaaH
eu sou meio loko teve uma epoca q trocava borrachas a cada duas semanas ! uhahauhauha

[quote=“Nakata”:387yjwbi]Mazinho (ou qualquer um que entenda de kato): Vc acha que as Hurricanes com esponja japonesa servem p/ um kateiro? Ou vc as considera muito rápidas?
Outra dúvida: Qual a espessura ideal da borracha lisa de um kateiro?
:?: [/quote]
Acabei de encomendar uma Nittaku Hurricane 3 (esponja japonesa) com espessura de 2.0 exatamente para fazer o teste. Em duas semanas devo estar com a bichinha. Depois digo como foi!

Sobre a espessura, acho que 1,9 - 2,0 seria a ideal. Isso se você defende de forehand, mas se você for um Chen Weixing da vida, que nunca, nunca defende no forehand, apenas ataca, pode ser até uma Narucross, Bryce ou Torpedo… hehehehehe

Abraços,

Mazinho

Mazinho,

Vc usou durante 7 anos o mesmo material?
Meu recorde deve ser um mês. :lol: :lol: :lol:

No backhand: eu mudo, mas sempre retorno ao Spinpips.
Mas no forehand, às vezes eu tenho que olhar pra raquete pra ver com que material estou jogando, pois as vezes nem eu mesmo sei…rsrsrsrs

Eu adoro testar tecnologias (rsrsrrs): nano, g2, FX, high tech, transcend…Já testei a hurricane 3 da Nittaku com esponja japonesa…ela é parecida com a tackfire…a bola faz muita curva com ela…só não gostei do ataque chapado, pois a bola não dispara.

[quote=“jadsonalmeida”:2ofv5sdr]Mazinho,

Vc usou durante 7 anos o mesmo material?
Meu recorde deve ser um mês. :lol: :lol: :lol:

No backhand: eu mudo, mas sempre retorno ao Spinpips.
Mas no forehand, às vezes eu tenho que olhar pra raquete pra ver com que material estou jogando, pois as vezes nem eu mesmo sei…rsrsrsrs

Eu adoro testar tecnologias (rsrsrrs): nano, g2, FX, high tech, transcend…Já testei a hurricane 3 da Nittaku com esponja japonesa…ela é parecida com a tackfire…a bola faz muita curva com ela…só não gostei do ataque chapado, pois a bola não dispara.[/quote]
Fala Jadson! Transcend??? Qual fabricante inventou isso? 8O E qual Tackifire vc disse que é parecida com a H3 jap? A Tackifire SP, SP Soft, Drive ou a nova TFC?
E sobre mudar de material, esse da minha assinatura é o que está durando + tempo sem trocar (uns 6 meses), mas isso provavelmente se deve ao fato que eu NÃO estou jogando atualmente… :mrgreen: