Darker

Madeira classica de de de Kiso Hinoki

http://www.xiomtt.com/innovation/novus_material01.php

http://www.presports.com/xiom-control-o … -1141.html

Mas essa Xiom Control é de 5 folhas… pelo menos é o q diz nas especificações…

Sim,é verdade.mas coloquei os links pra mostrar que existem classicas de hinoki independente do numero de folhas…

Pqp, que puta discussão…

Olha, tem madeiras clássicas de hinoki por ai, sim.
A Butterfly tem, a Darker tem, a Juic…

Provavelmente não são do mesmo hinoki que a Nittaku A, Cypress Max, mas são raquetes de 1 folha de hinoki, sem material sintético ou outro tipo de madeira.

O que o Doc_SP falou é verdade: existe diferença entre um hinoki velho e do centro da madeira e um novo, prensado, da lateral.

O que o celojp e darkstalker dizem também é verdade: tem muita madeira da Darker boa, mesmo com um processo diferente. E não é lenta não, viu??? São bem ligeiras…

Nem vou falar que madeiras eu tive e quão recente é a comparação, pq já postei em outro tópico, mas pude comparar as melhores de cada uma dessas marcas e hoje EU prefiro a Kim Taek Soo. Mas já gostei da Darker Speed 70, da Nittaku Rorin e continuo em busca da Cypress Special.

No entanto, nessa discussão de egos, entra uma variável qualitativa e pessoal na equação: GOSTO. Cada um prefere um tipo de material.

Para mim, por exemplo, uma madeira clássica de hinoki seria muito grossa e pesada. Preferiria uma Stiga Clipper, Hybrid Wood ou uma Avalox P700.

Pessoal, cuidado com qualquer IMPOSIÇÃO. Respeitem a opinão das pessoas, como frisa nosso amigo Kyo

Exatamente. O propósito do fórum é discutir idéias e, se possível tirar algo proveitoso das mesmas. Querer se mostrar o dono da verdade não leva a nenhum lugar pacífico.

[quote=“celojp”:jverzl2c]Madeira classica de de de Kiso Hinoki

http://www.xiomtt.com/innovation/novus_material01.php

http://www.presports.com/xiom-control-o … -1141.html[/quote]

Usando seus próprios argumentos, quem procura madeira à base de Hinoki, procura o que chamamos de Folha única.

RAquetes com várias camadas são mais baratas ( é só olhar os catálogos) e observar, e por que ?

São usadas “sobras” , pois inclusive as chapas centrais podem conter partes separadas inclusive, quem tem as raquetes Primorac Carbon e/ou Gergely (a original), já deve ter reparado nisso.

O Paulones, mais acima, quase percebeu o problema da Darker prensada, o seja O PESO.

É só pensar, vc tem uma madeira de 10mm por exemplo, onde vc a diminui para 9mm, mas o peso será de uma de 10.

E pergunte ao próprio Paulones, que já teve uma Rorin de 10,5 mm, completamente diferente de uma Rorin de 9mm com madeira selecionada.

Basta salientar que se fosse melhor, outros fabricantes já teriam aderido a este tipo de técnica, que barateia em muito o processo.

Afinal de contas, esperar 300 anos ao invés dos 60 seria muita burrice.

Até para os mais tradicionais.

Para quem nao sabe, já em 1985 a Yasaka fez várias raquetes ao Cláudio para que ele pudesse experimentar, inclusive alguns (acho que eram 3 ou 4) com 10mm.

Bom, para quem conhecia o Cláudio, sabe o que ele escolheu.

Se o problema é velocidade como se diz, basta usar um Hinoki de 200 anos mais “pobre” digamos assim, ou seja as usadas nas Senkoh’s da BTY entre outras.

Aproveitando, já que vc está no Japao, procure saber sobre um jogador chamado Seiji Ono, que é caneteiro canhoto.

Pergunte a ele, quem foi que “criou” a raquete de Hinoki de folha única.

[quote=“celojp”:2dj0xwbb][ Caro amigo,não está sendo indelicado …já está sendo arrogante! e quem está discutindo é vc,estou pondo minhas opinioes…
pergunte ao usuario a que ele se referia…tenho quase certeza de que ele quis dizer madeira de hinoki de uma folha…
agora me parece que vc acha que só pq uma raquete é mais rápida que outra ela é melhor…
Se vc tem realmente acesso a tais materiais devia saber que a BTY faz qualquer raquete(formato,gripe) com o material disponivel atualmente…isso quer dizer que se eu quizesse,mandaria fazer uma madeira classica de Kiso hinoki!
Ah,a speed 90 tem duas versoes… 9 e a de 10mm…entendedor…[/quote]

Claro que sei, o que vc acha que é Nittaku Sabos ?

Por isso perguntei se realmente vc havia experimentado uma raquete clássica de Kiso Hinoki, o qual estou comparando com A Darker 90 clássica, e vc só citou raquetes canetas.

O jogador postante é clássico, nao caneta.

Então refaço a pergunta :

Vc já experimentou alguma raquete clássica feita de Kiso Hinoki ?

Pronto, aguardo a resposta.

Satisfeito ?

Exatamente. O propósito do fórum é discutir idéias e, se possível tirar algo proveitoso das mesmas. Querer se mostrar o dono da verdade não leva a nenhum lugar pacífico.[/quote]

E não leem corretamente o que o postante coloca e depois dá o maior rolo.

Observe vc mesmo que o postante é clássico, entao estamos falando sobre Darker clássica e nao caneta.

Como raquetes clássicas feitas com Hinoki “velho” são raríssimas, por isso perguntei qual experimentaram, e aqui todos falaram em raquetes caneta, que nao serve como referência.

As pessoas precisam aprender a ler melhor, e nao escrever o qué dá na telha.

Falar sobre raquetes canetas de Hinoki, não dá tem dezenas de opções e a questão passa a ser gosto, e gosto não se discute.
Se quiser falar sobre qualidade, técnica, material etc… ok…

[quote=“DarkStalker”:1dnwm8q0]jah joguei com nittaku A, cypress special e kim taek soo antiga, nenhuma das 3 chegam perto da darker q eu tenho.
acho q vai mto do gosto, mas esse negocio de tradicionalismo tb nao resolve nda, posso ter um hinoki de 800 anos e nao gostar como gosto do hinoki de 60 da darker.
acho q a unica deficiencia seria da darker eh a fragilidade da lamina[/quote]

Fala p/ mim quais as diferenças entre a Nittaku A, A cypress Special e a Kim Taek Soo.

Eu compreendo. Talvez seja essa a grande diferença. rsrs

Eu li e respondi corretamente. Se o seu aluno gostaria de conhecer uma madeira de 1-ply de hinoki clássica, ele aqui já ouviu sobre a Darker Tanpan 90 e sobre a BTY Hinoki Shake Speedy. Tem uma da Juic chamada Kiso Hinoki Shake. Se eu não me engano, o Choi Ki Bak (ATEME) tem uma e é excelente.

A diferença entre a Darker Speed 90 clássica e a caneta é a espessura. A clássica é de 8mm, se eu não me engano.

Se o Aizhen quer uma de hinoki de 300 anos, especial, pode esquecer. O que tem é muito novo e de baixa qualidade se comparado à uma Nittaku A.

Porém, é hinoki de 1 folha e é clássica.

Volto ao negocio do gosto, Doc_sp. Eu testei as madeiras de hinoki de todos os fabricantes que conheço e dos que não conhecia (kokutaku, darker, juic, xiom) e optei pela butterfly porque…porque…porque eu gostei! Aliás, o hanashiro prefere Cypress Special, e não Nittaku como vc disse.

Além de ser a madeira com que os caneteiros mais atuais conseguiram seus melhores resultados, é a madeira com a qual eu melhor me adaptei.

Muita calma nessa hora.

E as shakehands: Kiso Hinoki da BTY e da JUIC, prestam?

[quote=“paulones”:3nchb5bd]! Aliás, o hanashiro prefere Cypress Special, e não Nittaku como vc disse.Além de ser a madeira com que os caneteiros mais atuais conseguiram seus melhores resultados, é a madeira com a qual eu melhor me adaptei.
.[/quote]

Sei, pergunte ao Haná qual realmente ele prefere, longe do Itaim, claro.
Lembre-se que o Hanashiro era aluno do Serge…, eu sei o que estou falando…
To calmo…
É só nao ficar dizendo coisas absurdas … rs…(nao disse vc ein)
Mas só para te encher, vc pisou na bola, a madeira da BTY nao era folha única.
Daqui a pouco vao pegar Kiri prensado

[quote=“Doc_SP”:2gmozeb6][quote=“DarkStalker”:2gmozeb6]jah joguei com nittaku A, cypress special e kim taek soo antiga, nenhuma das 3 chegam perto da darker q eu tenho.
acho q vai mto do gosto, mas esse negocio de tradicionalismo tb nao resolve nda, posso ter um hinoki de 800 anos e nao gostar como gosto do hinoki de 60 da darker.
acho q a unica deficiencia seria da darker eh a fragilidade da lamina[/quote]

Fala p/ mim quais as diferenças entre a Nittaku A, A cypress Special e a Kim Taek Soo.[/quote]
vc ker saber de diferença de tamanho? espessura?
ou vc realmente ker q eu descreva as sensações subjetivas como velocidade e controle?
pq oq pra mim eh lento pra vc pode ser rapido, a variaçao de borracha pode mudar totalmente a sensação e inumeros outros fatores influem.
acho q se vc descer um poco do pedestal, vc vai notar q vc nao eh o unico q entende de material, nao eh o unico q joga tenis de mesa por aki.
respeitar um poco as opinioes e preferencias dos outros faz um bem danado pra uma discussao nao descambar pra troca de ofensas.

não concordo muito com esta afirmação apesar de não ser um entendido como o sr, ( aliás me pergunto quem seria uma pessoa tão viajada e com profundo conhecimento dos materiais, dá para se identificar??) acho que uma madeira de 300 anos é muito mais denso e portanto mais pesado, então não pode ser comparada com uma de 60 anos menos denso. Prensando para 9 mm por ex, continuaria com peso de 10 mm menos denso.
Estou com uma darker q tem 8,5 mm e peso de 76g aproximadamente.
Acho q o fator peso aí não vem ao caso, pelo contrário favoreceria as madeiras darker.

abraços

[quote=“DarkStalker”:2il9wfk6]vc ker saber de diferença de tamanho? espessura?
ou vc realmente ker q eu descreva as sensações subjetivas como velocidade e controle?
pq oq pra mim eh lento pra vc pode ser rapido, a variaçao de borracha pode mudar totalmente a sensação e inumeros outros fatores influem.
acho q se vc descer um poco do pedestal, vc vai notar q vc nao eh o unico q entende de material, nao eh o unico q joga tenis de mesa por aki.
respeitar um poco as opinioes e preferencias dos outros faz um bem danado pra uma discussao nao descambar pra troca de ofensas.[/quote]

Eu perguntei quais as diferenças…
Sensaçoes sao coisas próprias, como gosto.
Só perguntei pq parece que por aqui todo mundo faz cada bobagem que nao tem tamanho.

Por exemplo :

É óbvio demais que usar borrachas diferentes com colas diferentes com raquetes diferentes, nao se tem parâmetro nenhum, acho que este tipo de comentário é para crianças.

Para um adulto é mais do que óbvio que para COMPARAR algo, todo o restante tem que ser o mesmo, inclusive coisas como marca modelo de bola e marca modelo de mesa.
E já que vc quer colocar as coisas deste modo, jogar (nem que for bem) nunca foi sinônimo de ter conhecimento sobre material.
Então, fala sobre as diferenças das raquetes…
Só quem realmente jogou com elas sabe do que estou falando.
E nem vai adiantar ficar lendo nos catálogos e outros…com a maioria faz.
Achar que sabe é uma coisa, opinar é outra, e saber é completamente diferente.
E o melhor de tudo, saber argumentar é coisa para adultos inteligentes.

[quote=“Doc_SP”:ec6gv3h1][quote=“DarkStalker”:ec6gv3h1]vc ker saber de diferença de tamanho? espessura?
ou vc realmente ker q eu descreva as sensações subjetivas como velocidade e controle?
pq oq pra mim eh lento pra vc pode ser rapido, a variaçao de borracha pode mudar totalmente a sensação e inumeros outros fatores influem.
acho q se vc descer um poco do pedestal, vc vai notar q vc nao eh o unico q entende de material, nao eh o unico q joga tenis de mesa por aki.
respeitar um poco as opinioes e preferencias dos outros faz um bem danado pra uma discussao nao descambar pra troca de ofensas.[/quote]

Eu perguntei quais as diferenças…

Sensaçoes sao coisas próprias, como gosto.

Só perguntei pq parece que por aqui todo mundo faz cada bobagem que nao tem tamanho.

Por exemplo :

É óbvio demais que usar borrachas diferentes com colas diferentes com raquetes diferentes, nao se tem parâmetro nenhum, acho que este tipo de comentário é para crianças.

Para um adulto é mais do que óbvio que para COMPARAR algo, todo o restante tem que ser o mesmo, inclusive coisas como marca modelo de bola e marca modelo de mesa.

E já que vc quer colocar as coisas deste modo, jogar (nem que for bem) nunca foi sinônimo de ter conhecimento sobre material.

Então, fala sobre as diferenças das raquetes…

Só quem realmente jogou com elas sabe do que estou falando.

E nem vai adiantar ficar lendo nos catálogos e outros…com a maioria faz.

Achar que sabe é uma coisa, opinar é outra, e saber é completamente diferente.

E o melhor de tudo, saber argumentar é coisa para adultos inteligentes.[/quote]
poderia perder meu tempo respondendo a vc, mas vai fazer diferença se vc obviamente eh o dono da verdade e nao respeita minha opiniao?
prefiro perder meu tempo me divertindo do q discutindo com arrogantes… pode ateh ser q vc manje mto e realmente a gente esteja falando absurdos, mas se for pra manjar e ter essa falta de humildade eu prefiro continuar falando absurdos com ignorantes humildes.
Td de bom pra ti amigão!

[quote=“isaovet”:2urr19k6]não concordo muito com esta afirmação apesar de não ser um entendido como o sr, ( aliás me pergunto quem seria uma pessoa tão viajada e com profundo conhecimento dos materiais, dá para se identificar??) acho que uma madeira de 300 anos é muito mais denso e portanto mais pesado, então não pode ser comparada com uma de 60 anos menos denso. Prensando para 9 mm por ex, continuaria com peso de 10 mm menos denso.
Estou com uma darker q tem 8,5 mm e peso de 76g aproximadamente.
Acho q o fator peso aí não vem ao caso, pelo contrário favoreceria as madeiras darker.

abraços[/quote]

Coisas da física & da natureza.

O peso NORMALMENTE depende da densidade.
Mas ter 300 anos nao quer dizer que SEMPRE SEJA MAIS DENSA.
A densidade depende mais da localizacao da árvore (neste caso), se recebeu muita água, se fez sol e por ai vai.
O que torna o Hinoki de 300 especial é que ele cresce muito pouco a cada ano, o que o torna MAIS Regular, mais firme.

Para quem nao sabe, cada “risquinho” que vc pode ver na chapa de Hinoki é um ano na vida da árvore.
Assim sendo quanto mais risquinhos vc tem, mais firme e regular é a raquete e tb mais demora p/ a árvore crescer.
O supra sumo do ideal é ter risquinhos regulares em toda a extensao da raquete.
E isto nao torna a raquete mais pesada (nem mais leve).

Pegue a sua Darker e verá que os tais risquinhos sao bem afastados uma da outra.

Agora que vem o X da questão :

Qual é o lugar do tronco da árvore onde os risquinhos sao mais regulares ? No miolo.

Entao quantas raquetes vc consegue retirar do miolo ? e do resto ?

Agora, próximo passo.

Para a árvore crescer mais lentamente, qual a regiao que vc escolheria ? uma regiao sempre fria, ou uma mais quente ?
E comparado as 2 árvores plantadas em locais diferentes, qual vc acha que teria uma madeira mais útil para a finalidade de raquetes ?

Agora sobre o peso :

Pq vc acha que depois de um certo tempo, principalmente as raquetes do tipo caneta japonesa aumentam de peso ? (com o uso)

[quote=“DarkStalker”:23ed1eda]poderia perder meu tempo respondendo a vc, mas vai fazer diferença se vc obviamente eh o dono da verdade e nao respeita minha opiniao?
prefiro perder meu tempo me divertindo do q discutindo com arrogantes… pode ateh ser q vc manje mto e realmente a gente esteja falando absurdos, mas se for pra manjar e ter essa falta de humildade eu prefiro continuar falando absurdos com ignorantes humildes.
Td de bom pra ti amigão![/quote]

Mas perde tempo escrevendo bobagens e acha que está certo.
Pelo menos poderia “provar” de certa forma que realmente testou corretamente as raquetes.
Bom para vc.

Como disse opiniao é uma coisa, mas afirmaçao é outra.
Use argumentos plausíveis que vc ganhará o respeito que merece.

Por enquanto vc só leu errado e pior, entendeu mais errado ainda.

Aham… Que tal voltarmos ao tema do tópico?
Se for especificamente da Darker as opções serão poucas, pois o forte da Darker são madeiras quadradas de caneteiro. Modelos clássicos não existem muitos. Mas já que o assunto descambou p/ madeiras de hinoki eu tenho uma Juic Kiso-Hinoki Shake e apesar de não jogar “oficialmente” no estilo clássico, posso dizer que foi a melhor madeira clássica com que já bati bola. Tem velocidade de sobra (ainda mais com Bryce Speed) e um toque excelente. O lado ruim é que houve um baita reajuste de preços, no ano passado custava 7500 yenes e neste ano foi p/ 14000 yenes.

Sobre o assunto do topico,

eu tive a oportunidade de testar 2 raquetes da Tibhar feitas de Hinoki, uma de 3 camadas, H-3-9 e uma de 1 camada, H-1-9.

a de uma camada, que eh oq o amigo ta pedindo informaçao, tinha aproximadamente 8,5mm de espessura e um hinoki de qualidade aceitavel, sendo que ela era mais pesada que a minha p700, devia ter na faixa de 95g.

Eu nao aconselho a ninguem o uso de 1 folha de hinoki em raquetes classicas. Elas sao muito grossas, com 2 borrachas ficam pesadas e sem sensibilidade qualquer. Boa pra quem gosta de jogar a base de batidas, smashs, mas pra mim perdeu qualquer precisao em top spins e jogadas curtas.

A de 3 camadas era bem mais “jogavel”.

Se voce quer uma raquete com esse tipo de madeira, opte por 5 ou 7 camadas, entre 6 e 7mm que vai ficar bem melhor doq uma folha unica de 8 a 9 mm.

abraço