COR DA BORRACHA

Amigos,
Uma curiosidade que até hoje não recebí informação é :
Porque se exige borrachas de cor vermelha ou preto e, não , de qualquer cor ?
Ou será culpa dos rubro negros ?

Vc não perguntou, mas tenho a impressão de que as borrachas pretas são mais pegajosas… Isto procede ou é auto-engano??

Eu sinto que as pretas tem esta característica.
Porém, porque só vermelhas ou pretas ?

Alguns mesatenistas já me falaram que a borracha preta também tem tendência a ser mais rápida que uma vermelha com as mesmas características de fábrica, queria saber se é verdade, ou se não tem nada a ver também, mas realmente, me deixaram curiosos, porque as cores das borrachas são só vermelhas e pretas…

O do porquê de ser obrigatório a cor preta e vermelha eu não sei… Mas antigamente podia usar a cor que quisesse. Existiam borrachas verdes, azuis… E não era obrigatório o uso de duas corres diferentes nos 2 lados da raquete, podia usar 2 vermelhas por ex.

Mas acredito eu, que isso deve ter sido um acordo entre jogadores, fabricantes e a ITTF, para fortalecer mais a identidade do esporte, se não iria virar uma bagunça.

Quanto ao debate sobre as diferenças entre as cores preta e vermelha, jah teve um tópico bem longo no site discutindo a respeito, mas ainda não procurei… Quem conseguir achar, poste o link aqui.

Mas pelo que me lembro, muitos chegaram a conclusão de que a cor preta produz mais efeito e em dias mais quentes ela é mais rápida.

Abraços.

Não seria o contrário: preta mais pegajosa e vermelha mais rápida?

Kamikaze, faz sentido mesmo, afinal a borracha por ser preta absorve mais calor, algo que estudamos em óptica no colegial, absorvendo mais calor ela deve “grossamente falando” ressecar um pouco, ficar menos umida e tensionar um pouco mais, o que faria ela se tornar mais rápida.

Abração
[/list]

Não sei ao certo… Mas pelo que me lembre, foi dito algo parecido no fórum…

Tô dando uma fuçada aqui no fórum mas não estou encontrando…

Isso é fato e pode ser explicado fisicamente:

  • A cor preta absorve todo o espectro da luz solar, ou seja, tende a absorver mais calor, mais rápido que a cor vermelha, que em borrachas mais “moles” acaba por dar a sensação de mais elástica.

Aquela velha estória de usar roupas escuras sob sol forte…

Quanto ao padrão vermelho e preto adotado pela ITTF, acredito serem as cores mais tradicionais, quanto a norma foi criada, visando uma padronização.

Acho que tem q ser preta e vermelha pq tipo sendo 2 vermelhas por ex eu uso um pino longo e um curto ai da p/ enganar…Falam que á preta faz mais barulho…

tive uma bryce vermelha e uma bryce preta (atual) digo que é igualzinha. não mudou em nada… velocidade, efeito, barulho… é igualzinha em tudo… quase tudo… ela é preta!! heheheh

O desempenho do material tem relação com a sua fabricação. As borrachas na cor preta recebem uma maior quantidade de corante e segundo uma informação que recebi, sofreriam um processo duplo de usinagem, processo não necessário para a cor vermelha, mais próxima da cor da borracha natural.
Algumas marcas inclusive fabricam modelos somente na cor vermelha, (modelo Red power) para garantir as condições de qualidade.
Teoricamente as pretas têm um grau menor de resistência.
Quando ao acumulo de energia devido a cor ,acredito ser mais efetivo o uso da técnica para potencializar os golpes.

[quote=“joaocavti”:2cwed6lv]Isso é fato e pode ser explicado fisicamente:

  • A cor preta absorve todo o espectro da luz solar, ou seja, tende a absorver mais calor, mais rápido que a cor vermelha, que em borrachas mais “moles” acaba por dar a sensação de mais elástica.

Aquela velha estória de usar roupas escuras sob sol forte…

Quanto ao padrão vermelho e preto adotado pela ITTF, acredito serem as cores mais tradicionais, quanto a norma foi criada, visando uma padronização.[/quote]

Não acredito que o fato do preto absorver luz tenha algum efeito na borracha.

O tênis de mesa é um esporte indoor e geralmente com iluminação fluorescente. O que desprende muito pouca energia.

Eu particularmente não conheço ninguém que ponha a borracha no sol para ela ficar mais rápida. :lol:

Quanto às cores, só sei que são duas justamente para não confundir o adversário, com relação ao tipo de borracha que está sendo usado para rebater.

[]´s

Alexandre

Aslima a questão não é colocar a borracha no sol diretamente, afinal ressecaria a borracha e a estragaria, seria uma incidência muito grande de calor que inclusive a nossa pele não aguenta em excesso causando as vezes até cancer de pele, mas como vc sabe, a Luz é refletida, senão só estaria claro onde o raio de sol bate e essa claridade é espalhada através da reflexão, desde que haja como os raios solares serem refletidos, e a pigmentação preta mais absorve o calor desse feixe de luz do que reflete ao contrário do branco que mais reflete do que absorve, devido as propriedades dela por natureza, o que ocasiona um calor excessivo na borracha maior que o da vermelha, tornando a preta menos umida e mais tensionada (como foi colada numa posição, e os espaços onde antes havia a umidade ela não existe mais, então a borracha tensiona não porque estica, mas porque se contrai, agora… o único problema e que a borracha preta por ser mais suscetível a esse fato, tem uma durabilidade menor que a vermelha)…

Bem…
Ao menos essa é a minha opinião

Abraços

Fabiano Medina

Só uma observação, concordo que à noite, quando local for iluminado por lâmpadas fluorescentes, também chamadas de lâmpadas frias, a geração de calor será bem menor, o que também ocasionará um efeito menor, da propriedade da pigmentação preta.

Perfeito Medina… ::perfeito::

Vc acabou de explicar ao ASLIMA a diferença entre irradiação Direta e Difusa…

Claro que ninguém vai deixar sua borracha ao sol… por favor… ::oops::

Vamos manter o nível bacana do tópico … nada de comentários NO SENCE… ::cego_surdo_mundo::

Pessoal,

Quando falei em colocar no sol estava BRINCANDO, vocês não viram o sorriso? Não tive a intenção de ofender ninguém :oops:

Contudo continuo afirmando que é muito difícil a iluminação difusa ou direta influenciar nas propriedades da borracha.

Eu sei que qualquer material por ser preto, absorve mais energia do que um branco. Mais de quanto joules estamos falando? Não é necessariamente uma quantidade que seja relevante.

Vocês sabiam que quanto mais rápido nós andamos maior é a nossa massa? Contudo em velocidades não relativísticas essa variação é imperceptível.

Acho que outros fatores são muito mais relevantes nas propriedades da borracha do que a incidência de luz.

[]´s

Alexandre

Aslima, Na minha opinião é uma quantidade relevante que influencia, que se torna perceptível a mim, na minha borracha eu consigo sentir diferença, mas é tudo uma questão de opinião e como disse Voltaire, pensador e filósofo francês: “Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas lutarei até o último momento pelo seu direito de se expressar”.

Abraços

de seu amigo, (se é que posso dizer isso)

Fabiano Medina

Uma coisa que pode inluenciar na escolha da cor da borracha: a esponja, pois esponjas escuras (azul por exemplo) não devem ser usadas sob topsheet vermelho pois pode escurecer o a cor da borracha tornando-a mais escura. A não ser que o topsheet seja bem opaco tal que a luz não passe. Acho que é por isso que o Wang Liqin usa a borracha preta no forehand.

Ah, e para aqueles que acham que faz diferença a cor da borracha, eu não me arrisco. Pois várias coisas influenciam:

  • não adianta comparar 2 borrachas diferentes
  • não adianta comparar uma velha com uma nova
  • não adianta comparar borrachas de grossura diferentes

Eu acho que vc só pode comparar se for com duas extremamente parecidas (mesm modelo, mesma grossura e mesma época de troca de borrachas, etc), e mesmo assim há sempre haverá diferença, pois sempre existe variação de peso e dureza da esponja entre outros fatores, como lado da raquete é um pouco diferente um do outro, a quandidade de cola nunca vai ser a mesma. Mas na média acredito que as borrachas sejam iguais, e o que muitas vezes influencia é fator psicológico.