Construindo uma Raquete...

Construindo uma raquete…

Olá… :lol:
Estou construindo uma raquete pessoal… só que gostaria de saber algum tutorial para me ajudar na construção…
Se alguem souber me avise plz… obrigado…

Ops outra coisa, qual é a melhor madeira?
R:

Vlw!!! http://www.mesatenistas.cjb.net

Acho que para construir uma raquete proria, seri amais fácil as de folha única…(1 camada),na minha opinião usaria Kiri ou Hinoki…

Queridos colegas mesatenistas,

Quero compartilhar com vocês o resultado do meu projeto de construir a própria raquete. Seguem 3 fotos.

A primeira foto é da raquete inteira:

A segunda é mostrando a raquete com inclinação lateral:

E a última é mostrando as 7 camadas:

Este foi o produto que obtive na segunda tentativa. Tem muito o que melhorar, mas achei muito legal fazê-la.

Para construir, estes foram os passos que segui:
  1. Comprei 1 chapa de madeira balsa de 3,2x100x900mm (loja de aeromodelismo), 2 folha de madeira cedro rosa de 0.6x200x900mm e 1 folha de madeira marfim 0.6x200x900mm (qualquer loja especializada em produtos para marceneiros tem). As medidas são espessura X largura X comprimento.
  2. Com um serrote cortei a madeira balsa em 3 chapas de 3.2x100x300mm (dividi em 3 pedaços com 30 cm de comprimento); com um estilete, cortei as folhas também em pedaços de 0.6x200x300mm (pedaços com 30 cm de comprimento).
  3. Coloquei duas chapas de madeira balsa de 10 cm de largura uma do lado da outra, prendendo as duas com auxilio de fita crepe. Deixei a parte com fita crepe para baixo.
  4. Com auxilio de um pincel, espalhei cola de madeira sobre a madeira balsa e sobre 1 folha de cedro rosa. Este processo tem de ser bem rápido e a cola tem de ser espalhada uniformemente. Não precisa lambuzar de cola, apenas o suficiente para cobrir a madeira.
  5. Juntei a superfície de balsa com cola com a superfície de cedro com cola.
  6. Virei a madeira, para deixar a parte recém colada para baixo e retirei a fita crepe que prendia as duas folhas de balsa. Repeti o processo 4 e 5 do outro lado do protótipo de raquete.
  7. Revesti com jornal dois azulejos lisos maiores que a raquete, um azulejo ficou como base colocar a raquete em cima e o outro azulejo foi colocado em cima. Depois de fazer um sanduíche de: azulejo, protótipo de raquete e azulejo, coloquei um balde cheio de água em cima.
  8. Esperei 1 dia para secar a cola.
  9. Fiz o passo 4 a 8 mais duas vezes. Mais uma vez com cedro rosa e a outra com marfim.
  10. Após isto, a raquete ficou com 7 folhas e com a "alma" pronta.
  11. Para fazer o molde da raquete, peguei o desenho no site do Ross Leidy, o formato standard e imprimi em papel carta. (Se for A-4 tem que imprimir no tamanho real)
  12. Colei adesivo de dupla face na impressão e coloquei sobre a "alma" da raquete.
  13. Cortei o protótipo grosseiramente com ajuda de um tico-tico.
  14. Fiz o acabamento com lixadeira de disco e lixadeira de cinta elétrica.
  15. Cortei o cabo de eucalipto no formato do desenho do Ross Leidy. Dei acabamento com as lixadeiras.
  16. Passei cola de madeira na raquete e no cabo e prendi com prendedor grampo, deixando secar por 1 dia.
  17. Após tudo isto, dei acabamento com lixa fina para madeira (400).
  18. Voilá! A raquete ficou pronta.

Ainda pretendo fazer com outras combinações de madeiras. Mas, o tempo é sempre um inimigo feroz do meu tênis de mesa.

Alguém também já construiu? Vi somente a raquete carbonada do NationalKid no fórum. Se o Tenna também quiser me dar umas dicas eu agradeço. :stuck_out_tongue:

Desculpe ressuscitar o tópico, mas acho que este era o objetivo inicial, certo?

Abraços.

Bela raquete Julio. Eu já prefiro modificar raquetes. Faço qualquer classineta virar caneta japonesa e depois virar clássica, com cabo ST, FL ou AN. Meio difícil de entender, mas depois eu coloco algumas fotos que explicarão melhor.

Show…ficou muito legal.
Tambem achei prazeroso fazer a minha propria raquete !!!
Tanto eh que fiz mais uma rsrsrs…
Quanto pesou a sua ???
Abraco.

Em termos do valor preciso vou ficar te devendo a informação. Mas te adianto que a raquete ficou pesada mesmo com borrachas leves (Européias). Atribuo esse peso ao cabo que foi de madeira maciça. Nessas férias vou trabalhar em outras versões e vou anotar os pesos também. Para raquete clássicas, o pessoal trabalha com o peso médio de 90g e raquetes de 100g já são consideradas pesadas. Abraços.

Pode ser por causa do cabo mesmo…voce usou mogno, cedro ???
Nao daria pra fazer cabo em Balsa ?? ou ficaria muito fragil ?
Vou tentar fazer uma caneta com essa tecnica sua, balsa + laminas
abraco

Eis algumas fotos:

  • Aqui os moldes de modelos clássico, classineta e caneta:

  • Matéria-prima do modelo caneta:

  • Do modelo clássico:

  • Do modelo classineta:

  • Aqui 2 classinetas cortadas, mas sem acabamento:

  • Detalhe das lâminas, de 5 folhas com balsa e de 7 folhas:

  • Alguns cabos ainda inacabados:

  • Detalhe do cabo, 2 folhas de balsa prensando uma lâmina de plástico:

  • Matéria-prima dos cabos:

  • Ferramental utilizado:

Que bacana !!!
Achei muito legais as peças.
Parabéns pelo capricho !!!

Ficou muito bacana! Conte-nos sobre jogar com ela! Que borrachas utilizou e qual o resultado?

Eis algumas raquetes que ficaram prontas. Fiz de 3 modelos inicialmente.



Show…Parabens !!!

E X A T A M E N T E ! ! ! ! !

P A R A B É N S !!!

Para raquetes canet a jap, apenas sugiro utilizar uma cortiça mais lisa. Sei que é meio difícil de encontrar (talvez em sapateiros), mas dá pra comprar o kit cabo/folha pela internet.
Usar hinoki seria o ideal para a lâmina, mas ñ creio que seja fácil/pouco custoso importar (tem no brasil? eu penso q não!).
Para uma carbonada (ou com fibra de vidro ou com fibra de aramida - Kevlar), basta utilizar 1 camada da fibra bem fina (gramatura tipo 120 é perfeita) antes da última camada externa da lâmina (simetricamente, uma camada de cada face). Existem fornecedores dessas fibras aqui no BR, basta fazer contato com eles e ver se eles disponibilizam em poucas quantidades.

Gde abraço.

[quote=“JCarlos” post=102874]Para raquetes canet a jap, apenas sugiro utilizar uma cortiça mais lisa. Sei que é meio difícil de encontrar (talvez em sapateiros), mas dá pra comprar o kit cabo/folha pela internet.
Usar hinoki seria o ideal para a lâmina, mas ñ creio que seja fácil/pouco custoso importar (tem no brasil? eu penso q não!).
Para uma carbonada (ou com fibra de vidro ou com fibra de aramida - Kevlar), basta utilizar 1 camada da fibra bem fina (gramatura tipo 120 é perfeita) antes da última camada externa da lâmina (simetricamente, uma camada de cada face). Existem fornecedores dessas fibras aqui no BR, basta fazer contato com eles e ver se eles disponibilizam em poucas quantidades.

Gde abraço.[/quote]
Olá JCarlos. Sim, eu sempre achei melhor o cabo e folha de cortiça não-granulados, mas é difícil de encontrar este tipo de material para vender. A não ser que sejam os cabos próprios para raquetes, o que encareceria muito o produto final.
Quanto ao hinoki creio ser impossível encontrar no Brasil. Até mesmo no exterior é difícil encontrar a madeira in natura.
O que estamos fazendo (eu e meu sócio, digamos assim) são madeiras de 5 folhas com camada central de balsa. Para as clássicas e classinetas utilizamos uma camada de balsa mais fina e mais 2 lâminas de cada lado, totalizando 7 a 7.5mm na espessura.
Para as canetas usamos a balsa mais grossa, resultando numa raquete de 10mm.
Ah, e sobre fibra de carbono, ele tem um rolo enorme deste material. Uma raquete “carbonada” será o próximo passo.
Obrigado pelas dicas. Abs.

Muito bacana as raquetes Nakata, parabéns! Eu também tô pensando em montar mais algumas. No entanto, queria ver uma técnica efetiva, porém barata de prensar as madeiras na hora de colar. O que você usou? Pensei em usar morsa, mas é difícil encontrar uma que encaixe bem e distribua bem a força. Pensei também em usar uma prensa como a de colar borrachas na madeira, mas também vou ter dificuldades em distribuir a força e reproduzir mais raquetes. O que achei de mais técnico foi um modelo de prensa à vácuo que ficaria mais de R$ 2.000,00 para montar. Têm também as prensas hidráulicas, mas daí tem de encontrar uma almofada de prensa para garantir a pressão igual na madeira, o que faria o conjunto custar mais ou menos R$ 1.000,00. O pior é que no final, se eu comprar a prensa, vou ficar sem dinheiro para trocar as borrachas… =D

Olha ai a minha com a borracha…
O desempenho, ao meu ver, ficou interessante…
A madeira que usei (caixeta) ao contrario do que eu esperava, ficou de certo modo lenta.,…mas com a sriver FX ficou bem equilibrada.
…Acho que acertei…borracha rapida com madeira mais lenta…controle excelente…pra mim ficou beleza rsrsrsrs !!!

Attachments:

Muito bom, Rogerio! Parabéns.

Bom dia,

Achei essa madeira caixeta porém apenas na espessura de 20mm, teria como eu cortar pela metade? Tipo 10mm e 10mm? Fiz algumas raquetes para os meus alunos utilizando madeira pinos, mas achei um pouco pesada, e impossível fazer raquete clássica com ela devido ao peso final com as borrachas. Comprei cortiça direto numa loja aqui em SP, casas da cortiça. Comprei um pedaço da nacional mesmo, algo em torno de 80 reais o metro quadrado de uns 15 me, mas tem espessuras a partir de 1mm. Eles tem a cortiça importada tb. Um pouco mais cara, porém com bem mais qualidade.

Ouvi dizer que cedro é muito boa também. Mas não pesquisei preço e espessuras também.

Olha, infelizmente vc ñ vai conseguir duas metades com 10mm cada. Tem q levar numa marcenaria, eles vão cortar ao meio e aplainar as chapas. Devem ficar com aprox 8mm cada.