Estou com umas ideias!
Sera q da pra construir um robo lancador?
Estou com umas ideias!
Sera q da pra construir um robo lancador?
Talvez esta turma possa te ajudar
Prof. Pardal
Ludovico Von Pato
MacGyver
Tomas Edson
:lol: :lol: :lol:
o macgyver faz um robo com um clips, uma vassoura e um fio de cabelo
nada de impede, desde q vc tenha conhecimentos suficientes, pq não?
Aqui vai a minha receita de robô lança-bola:
Abra o aspirador e coloque-o para trabalhar em reverso, depois encha o saco com bolinhas 40mm. Caso queira efeito é só colar as tiras de borracha na parte interna do cano de saída. Girando o cano, você pode alterar o tipo de efeito.
Só que você vai ter que ser o The Flash pra rebater 6 bolinhas por segundo.
Mais uma idéia biruta.
Uma pergunta: se diminuir a tensão de alimentação do aspirador, também iria diminuir a rotação do motor, e assim não seria possível diminuir a qtde de boilnhas por segundo???
[quote=“Kayroz”:294rvqe9]Aqui vai a minha receita de robô lança-bola:
Abra o aspirador e coloque-o para trabalhar em reverso, depois encha o saco com bolinhas 40mm. Caso queira efeito é só colar as tiras de borracha na parte interna do cano de saída. Girando o cano, você ode alterar o tipo de efeito.
Só que você vai ter que ser o THe Flash pra rebater 6 bolinhas por segundo.
Mais uma idéia biruta.[/quote]
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cara, dessa vez vc se superou… de onde tirou essa idéia?
Ei caras vocës ja repararam como um robo lanca bolas funciona, se naun me engano o principio e simples bastaria ter o mateial adequado(este e que e difícil). Pois imagine um cano com a espessura um pouco maior que a da bola, na saida do cano uma peca de borracha(pequena pra naum impedir a passagem da bola) pra criar atrito, desta peca a 180graus um roda tambem de borracha sendo girada por um motor(quanto maior a velocidade do motor com mais forca a bola será lancada). quando um bola toca esta roda, a rotacao faz conque a bola seja lancado. Dai vai ser necessario um outro despositivo para alimentar este lancador de bolas. Bom talves naum tinha sido possível intender a esplicacao póis oque parece ser simples na prática nem sempre o é na teoria. 8O
Só que se diminuísse a tensão, a corrente aumentaria demais, além de precisar de cabos mais grossos por causa da corrente alta, você perderia potência. A grande dificuldade aqui é fazer com que seja lançada uma bolinha por vez.
Talvez um alimentador auxiliar. Que jogasse uma bolinha por vez dentro do saco. Aí seria uma questão de se pensar um pouco (mas bem pouquinho mesmo), pra desenvolver o alimentador e um meio de sincronizar o lançador e o alimentador.
Talvez com um motor de passo gigante, acoplando a ele uma espécie de hélice com “colheres” que comportariam uma bolinha por vez, cada. Poderíamos utilizar seis colheres (de plástico e especialmente desenhadas pra não deixar a bolinha cair nem pegar mais de uma bola por vez) dipostas em forma de hélice, e unidas pelas pontas com durepox de maneira a formar um anel que seria encaixado no eixo do motor de passo gigante.
Seria necessário um timer programável que disparasse um nível lógico que ativasse o motor de passo numa freqüência desejada. Acho que nem saíria caro, o problema é achar o motor de passo que suporte essa carga toda e depois ficar fazendo as regulagens até achar um jeito de fazê-lo trabalhar satisfatoriamente.
Aê pessoal da Mecatrônica, um projeto legal, hein?
Pessoal é seguinte!!!
moro no RS e um kra daqui já fez um robo lancador de bola, ele ateh apresentou para o fran, ai o fran disse que se ele tivesse como fazer um acabamento melhor poderia revende-lo, ele entende um monte de eletrica, ele faz robotica e tudo mais, o icq dele é 209644018.
vlw
eu tava pensando onte e tive umas ideia!
tava pensando em um motor eletrico(com bastante torque) com uma um disco preso no eicho e um pino na raio do disco! quando o motor girar o disco ele pucharia a mola(chapa metalica, lembrando q nem todas as molas sao elicoidais, no caso essa seria igual ao sistema de suspensao de caminhao-feche de molas, quanto mais forte eu qizesse mais chapas eu adiciono) e quando chegasse no ponto maximo do pino pucha a mola ela escaparia dando movimento a bola, e comecaria tudo de novo! dai pra regular a velocidade poderia se usado um potenciometro pra regula o motor! esse eh o basico!
olha um projetinho!
tipo dai no caso, eu usaria um sencor de movimento pra liga o motor!
e pra faze o robo atirar pra varias partes da mesa eu utilizaria o sistema daqueles ventiladores!
mas a ideia dessa roda de borracha eh boa! tb vo aproveita ela em otro projeto!
Pessoal isso aqui tá ficando nerd!!! Só falta mostrarem equações de Física e daí se der algum problema nas contas “Deriva e Integra duas vezes”. Sempre lembrando que: “Derivar é que nem fritar pastel: de tanto fazer uma hora você aprende.”
Piada nerd: “Por que a galinha atravessa a faixa Moebius?”.
Tô fazendo um desenho esquemático da minha idéia biruta.
Galera, não seria mais fácil dar uma olhada no manual de instruções de um robô de fábrica?!?
pq ela qer ir e naun se perder no caminho e volta! :evil:
nerd??? :evil: q isso, eu pelo menos estou discutindo uma coisa seria!
Eu naun tenho dinhero pra compra um equipamento desse, dai uso o q tenho(a inteligencia) coisa q poucos tem assim como a educacao!
Ja q minha ideia naun tem valor, fuiiiii… :evil: :x
boas ideias…
:lol:
quero pedi desculpa aih pra galera, se alguem se sentiu ofendido kas frase ali em cima, foi mal! :oops:
ja fez o desenho? se sim posta aih pra te uma ideia!
se bem q eu ja desisti daqele projeto ali do motor com uma mola, pois ia com pouca velocidade e quaze nada de efeito!(sendo facilmente “quebrado”)
no novo projeto eu usei um cano de pvc, um motor de carrinho de controle remoto, um roda de plastico, espuma e borracha!
fiz um corte no pvc pra passar a roda q fica girando atraves do motor! quando a bola passa pelo pvc ela pega um “empurraunzinho” q manda a bola numa velocidade gigantesca, e efeito muito alto tb! pra faze a roda por efeito na bola, pega a espuma de uns 5mm e cola em volta da roda de carrinho, e em cima cola a tira de borracha! a espuma eh pra ajuda a borracha te mais contato ka bola! e assim colocando mais efeito!
vo tira umas foto, e se de ateh faze uns video clip pegueno do robo em funcionamento!
Ainda não desenhei, tô pensando em como desenhar da forma mais clara,pra transmitir direito a minha idéia.
Não é tão difícil assim… :lol: Eu contruí um robô com o mesmo princípio dos reais, que lançam bolinmhas através de um rolo de espuma, utilizando uma série de materiais (Sucata de brinquedos e Toca Fitas, Tubos Fontes e alguns componentes eletrônicos que aprendi numa revista.
Quem tiver interesse, posso enviar uma foto, não sei se consigo colocar a foto neste site…???
Só uma dica pra todos os “tecnólogos”:
Talvez seja interessante incorporar um sistema pneumático pra construção desse robô.
Porém seria um pouco diferente da idéia do robô lançador industrial.