cara para fazer um robo é complicado mas não impossivel veja bem . primeiramente voce precisa de um motor forte e uma caixa de sustentação,saco de bolas, 2 canos ,duas rodas de plastico ,tiras de borracha.
No caso como o Keyroz citou seria bom se fosse um aspirador de pó. Vc o colocaria para fazer o giro reverso mas precisaria de algo para fazer o giro sobre as bolas através do cano . Molas ficaria muito frageis e não daria a mesma potencia .Então poderia ser uma pequena roda ligada diretamente por uma pequena bateria eletrica que permitisse o giro sobre as bolas . e um pequeno pedaço cano de 41 mm que fosse posto sobre essa roda e logo por cima outro pequeno pedaço só que mais grosso . e as tiras de borracha no seu interior .Com um cano mais grosso no final permitiria que a bola passasse de forma tranquila e tivesse maior atrito com as tiras de borracha.
Amigos! Muitos de vcs que se propuserem a fazer um robo irão conseguir, os robôs que tem nos EUA, China, Europa…etc, foram pojetados por pessoas, não surgiram do nada e como somos pessoas com inteligencia podemos fazer uma maquina que lança bolas sim. Eu demorei 11 meses em meio a idéias que não deram certo, tentativas que naufragaram, mas sempre surgia uma idéia nova que podia ser aproveitada, resultadondo numa maquina feita com canos d’agua (PVC), motores de maquina de costura, rolamentos de Skate, madeira velha que tinha aqui em casa…etc. Não é perfeito, tenho que melhorar ainda muito, mas já da para brincar com ele, treinar devoluções, forehand, backhand…Assistam ai um pequeno video do que eu chamo de “Maria Fumaça” hehehe
O seu “projeto” é muito interessante…
Gostaria de parabenizá-lo.
As pessoas costumam ter muitas idéias (boas e ruins), mas chegar a execução final e fazê-las funcionar, é para poucos.
Eu mesmo, ha tempos venho pensando nisso, e “nunca dá tempo” , sempre tem outra coisa mais urgente para fazer…
Já tive vários modelos de robot, inclusive hoje tenho um bem sofisticado, mas todos eles tem "algum tipo de defiência.
Quem sabe quando me aposentar eu consiga fazer o que vc consegui com sucesso.
Abraços e parabéns…
[]'s
Opa! Obrigado pelo incentivo Doc_SP.
É uma pena que eu não possa estar em uma oficina com todos aqui que pensam em fazer um “lança bolas”, pois sei que cada um tem uma idéia que pode ser aproveitada. A idéia de usar um aspirador de pó tbem não é ruim, se conseguir faze-lo trabalhar em reverso e expulsar as bolinhas, então basta criar um tipo de valvula que controlaria o No de bolas lançadas por segundo ou minutos (isso é facil de se fazer).
Caro Doc_SP não espere até se aposentar, comece agora, trabalhe em seu tempo livre, finais de semana, feriados…quando você começar vai ver que idéias surgirão.
Se puderem assistam ai a minha “Maria Fumaça” e se não for pedir muito postem um comentário.
http://www.youtube.com/watch?v=HIMtHxMLO58
Abraço a todos
Olá.
Meus elogios são sinceros, pois eu, com toda a certeza tenho conhecimento pleno das dificuldades que sao impostas a um projeto e, principalmente depois quando da construção (ou execução do mesmo).
Já fiz vários protótipos de várias coisas (sempre por “obrigação”), pois eram simplesmente a diferença entre se formar ou n ao (rs…)
Voltando ao assunto dos vários tipos de lançador de bolas, sim o “aspirador” poderia ser usado, mas creio que seria mais simples usar um pequeno compressor com reservatório e ir lançando as bolas, onde o “temporizador” poderia ser mais simples como “controle de roldanas” ou ainda de engrenagens (depende de cada um)…O aspirador tem potência sobrando, além de consumir energia demais (desperdício) e na maiorias das vezes barulhento tb.
Outro método mais simples, usaria uma mola com uma engrenagem excêntrica (por exemplo), e uma espécie de “braço” que lançaria a bola…
E por ai vai…
Iria mesmo depender do que se deseja (todo Robot tem algum tipo de “defeito”).
Como trabalho como Consultor, minhas atividades sao bem variadas e com isto, gasto sempre muito tempo pesquisando antes, com isto tempo p/ mim é um problema, tento “melhorar” aumentando a eficiência e a produtividade.
Quando aposentar (espero ser em breve), terei mais tempo para me dedicar a este tipo de atividade…ou quem sabe depois que fizer a cirurgia …
[]'s
Para Doc_SP
qtos vats sao necessarios para o comprensor de ar lançar bolinhas rapidas, mais naum muito?
12V ja esta bom ou e muito fraco?
(outro q souberem a resposta podem responder tb )
Na verdade “a quantidade de Watts” nao é o mais importante e sim outras coisas como :
Quantidade de pressão necessária p/ o lançamento da bola, e com isto o tamanho do reservatório de ar…
Deve-se lembrar que quanto mais rápido ou quanto menor o intervalo entre as bolinhas lançadas (frequencia), maior terá que ser a capacidade do reservatório…
Se a frequencia nao for a exigência maior, até compressores de “ar direto” devem servir…