Conservação

Olá a todos!!!

Gostaria de saber o que vocês utilizam na limpeza e naconservação das borrachas???
Não tenho o hábito de colar sempre, daí gostaria de saber o posso utilizar para limpar a borracha???
Sei que há um tipo de filme plástico para proteger a borracha da poeira; onde posso comprá-lo??? Os mais experientes sabem de “algum filme plástico similar”??? Mais barato e com a mesma função???

Grato a todos que puderem ajudar!!!

Da um baforada e passe á mao…

eu tamem dou uma baforada e passo a mão . Mas se eu vou guardar ou coisa parecida , eu molho um pedaço de algodão com agua filtrada , tiro exesso da agua e passo na borracha , o algodão contumas sair até meio escuro de tanta poeira q borracha absorve.

espero q tenha ajudado.

E depois dos treinos; vocês retiram ou não as borrachas da raquete???
Quando retiram, como guardam e as protegem da poeira e de outros agentes que possam vir a danificá-la???
Quando guardam a raquete, não usam nenhum “filme plástico” para proteger as borrachas???

P.S.–> Acho que estou com a imagem das borrachas chinesas que me chegam novinhas, cheias de aderência e viscosidade e com aquele filme plastico protetor na cabeça, rsrsrsrsrsrsrs… Não consigo deixar de pensar em manter sempre as borrachas naquela condição!!!
Será que não há algum tipo de plástico que posso usar para, pelo menos, tentar imitar o efeito de proteçõa???

Mais uma vez grato a queem puder auxiliar!!!

Eu sempre descolo no fim do treino. Um colega meu tem uma borracha chinesa que ja fez até aniversário e o plástico que vem com a borracha gruda até hoje. Ele cuida bem e até hj ela tem efeito.
No caso da minha,
eu descolo, limpo com bafo (falar isso é engraçado hehehe), boto dentro de um plastico que vem a borracha e pronto. o plastico gruda sozinho se a borracha estiver bem limpa… as chinesas duram muito, se vc souber cuidar, nao deixar solta em qualquer lugar, e limpar a mesa antes de jogar, a bola, etc. pq muita poeira que vem na borracha alem do ambiente, é da bola que quica no chao e na mesa.

A velha técnica da baforada é eficiente…hehehe.mas se vc comprar um limpador ou mesmo um algodão com agua q é bem mais barato e colokar depois na raqueteira acho q conservará bem.é o q eu faço

Ei…baforada ateh q vai mas passa a mao nela eh sacanagem…
Ach q vc deve ter visto algum top fazer isso (eu jah vi o Kong Linghui)…mas lembre-se q eles trocam d borracha quase tda vez q jgam…entao NAO FAÇA ISSO!!

No mais, conserve-a longe da poeria, numa raqueteira d preferencia…ou dentro dakela capa q vem a borracha…dai tu bota o plastico tipo fechando ela q serve tb…

Abraços a tdos e lembrem…borracha eh caro! intao cuidem bem!

P/ limpar a borracha o melhor msm é o método Leitão®. Só não faça em TODOS os intervalos de saque senão seu adversário vai querer te matar. :lol:

Eu uso o Butterfly RUSHAWA Rubber Cleaner para limpar.

Na Hiquasport tá a U$ 10, e o filme protetor U$ 1,00.

sei q o comentario vai ser tosco… Mas quero confirmar com vcs se ja notaram isso alguma vez…

Ja vi algumas vezes borrachas d jogadores q costumam limpar com algodão…e as danadas ficam varios fiapos d algodão presos nelas, prejudicando a aderencia, e por fim o efeito.
E esses jogadores sao os q adotam a filosofia q nunca baforar, nunca passar a mao e etc…

Pergunto eu, o exagerar do algodão tb nao eh legal ne?

eu tenho adotado a baforada e passar a mesma no short (com pano q nao seja 100% algodão) a fim d evitar os famigerados fiapos…

O método Leitão é bom…hehehe ele limpa td hora.Em relação a usar algodão é verdade que fika uns fiapinhos mas se vc tomar um “cuidado” naum vai ter tantos fiapos

metodo leitão? que metodo é esse que eu devo ter visto mas nao conheço pelo nome hehe.

Não sei se vc lembra, mais quando jogamos naquela vez, vc me viu limpar com algodão. Até te ofereci! Não este algodão convencional. É um pacote que ele vem como mini discos, parecidos com mini CD’s. Muito usado por mulheres para retirar maquiagem. Eu uso esse e é SHOW! Não fica fiapo algum Limpeza total!

eu uso esse tb… esse algodão de maquiagem é o poder… naum deixa nenhum fiapo… e é macio demais,… mais quando naum há disponibilidade do tal (falei bunitu), eu volto ao velho método de baforada + parte inferior da mão (a que fica livre de gordura e suor…)

O método Leitão é muito bom(heheh) alémde irritar o adversário, a raquete fica limpinha. Já vi juiz reclamar dele. O Marola(Silvio) quando tava de juiz, ele tava muito bravo com ele. O seu adversário(Ricardo Inokushi) nem se importou. E para jogar uma semi-final ou final, putz aí ele demora pra começa. Hoje no Hirabaiashi de federados, chamaram ele e ele veio, mas não para jogar, ele começo a preparar a camera, se troco, nisso já deu uns 20 minutos. Começo o jogo. Outro fator importante, ele a cada set ele troca a camiseta, meu, dá muita raiva heheheh,

Gabriel.

alguem me explica que metodo é esse leitão!!!

O método litão na verdade nao é um método. Na verdade, Leitão é um jogador muito bom do Brasil. Mais precisamente Marcelo Leitão que joga por Bunkyo ou Jundiaí. Ele demora muito pra vir pro jogo e quando começa, demora pra dizer ao adversário que já pode saca. Quantas vezes, o cara vai saca e ele ta limpando a borracha.

1 - A sujeira que pode se depositar sobre as borrachas pode ser de três naturezas: solúveis em água, solúveis em gordura e insolúveis.
1.1 - Solúveis em água, por exemplo, podem ser as proteínas e várias toxinas contidas no suor que eventualmente respinge sobre as superfícies aqui mencionadas. E tem gente que respinga um bocado… :slight_smile:
1.2 - Solúveis em gordura, os próprios compostos contidos no suor e que tenham natureza graxa.
1.3 - Insolúveis, o pó e a poeira do ambiente que vêm pelo ar, pelo contato da borracha com a bola, ou da borracha com a mesa etc.

Isto posto, o que se conclui é que bafejar e passar a mão pode apenas remover a poeira, o pó e um pouco de substâncias hidrossolúveis da borracha. Se a mão estiver suada, vai depositar um pouco de gordura e de toxinas, podendo até reduzir ligeiramente sua aderência. Passar o algodão com água é melhor, mas não remove a gordura, pois gordura e água não se misturam (isto é para quem faltou aquela aulinha da 4.ª série, quando se mostrou que uma gota de óleo não se dissolvia no copo com água :wink: ). Assim sendo, o melhor mesmo, em nossa modesta opinião, é utilizar um daqueles limpadores em spray espargindo-o com um pequeno pedaço de espuma (daquelas que se vendem em supermercados para limpar banheiros). Tal limpeza deve ser feita sempre depois de terminado o treino ou competição, quando a raquete deve religiosamente ser guardada no porta raquetes.

Quanto ao filme aderente, sem dúvidas é de grande importância. Particularmente não o utilizamos, mas reconhecemos sua eminência em face de que o que mais degrada a borracha é o contato com o ar e a luz por longos períodos, sendo que tais filmes aderentes praticamente impedem o contato da borracha com o ar. Qualquer borracha de aderência máxima exposta por longos períodos ao ar e à luz torna-se uma antispin (já sofremos pessolamente tal experiência).

Conclusão para uma longa vida da borracha: Limpá-la com o material adequado, e abrigá-la da luz e principalmente do ar, sempre que não se a estiver utilizando.

Meu ritual: acabei do jogar, limpo a borracha com algodão úmido. Deixo secar, descolo a borracha, guardo dentro da capinha original e esta dentro da raqueteira. Suponho que muita gente deve ter uma raqueteira. Se não tiverem façam uma economia p/ adquirir uma, pq, depois da madeira e borracha, é o item + importante p/ um mesatenista. Vc deixaria seu carro 0 Km fora da garagem durante a noite?

O leitão joga mt…mas o cara mais enrola do q joga.Ele limpa a borracha e troca de camiseta.Mas pelo que ele joga acho que ele tem esse direito.mudando de assunto…
Wang_Hao vc por acaso é o montanha?