Pra quem não sabe, o Thiago com uns 10anos foi com seu pai de onibus de fortaleza para Piracicaba, para começar a treinar com o Fran, portanto o Thiago sim foi formado pelo Fran, ele já ter pegado na raquete não quer dizer que ja fosse um jogador “pronto”…
A Ligia é outra história, que por sinal eu não conheço então não posso opinar…
[quote=“Feradotenis”:2qns9i1y]PQ AQUELA DUPLA LÁ DE MANAUS (MUITO BOA POR SINAL, SE NÃO ME ENGANO ISRAEL E O OUTRO NÃO ME RECORDO AGORA) NÃO TEM VEZ NA SELEÇÃO?
E QUANTO AO MANCINI TER PERDIDO NA SELETIVA PARA O YUTA?..
ISSO NÃO ESTÁ CERTO… AMIZADE NÃO PODE SER CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO… TEM QUE CONQUISTAR A VAGA NA MESA…[/quote]
Acho que vc está se referindo ao Mario Costa, no individual o Mario está longe de ter nivel para compor a seleção, para vc ter idéia o Mario não deve ganhar dos juvenis Danilo Toma e Paulo Rocha, imagine contra cazuo, tsuboi, hugo, mancini, thiago, silney, pedro ramos, etc…
Caro Feradotenis, acho que você não disputa campeonato…Creio, me responda?
O Silney ganhou do Erick, como Erick ganho mais de uma vez do Hugo, mas o importante em pensar que são dois atletas em atividade; que treinam forte, disputam campeonatos e se dedicam em sua totalidade ao Tênis de Mesa, já o Silney tem outros interesses.
A vários pontos para se colocar em pauta na convocação, e levar atletas com potência para Seleção seja um deles, portanto respeite a decisão.
Tirando Thiago,Gustavo, Cazuo e Hugo, nosso carismático/ HUMILDE Erick Mancini desponta como (em minha opinião) o 5° melhor juntamente como o Bruno Anjos, mas o Erick merece essa oportunidade pela sua ascensão no esporte.
Mario Costa e Israel Barreto são grandes atletas, devemos respeito a eles, e garanto a você qualquer um que entrar na mesa com eles – ENTRARA FIRME , já vi os dois desbancando muito atleta considerado de nível superior nos Jogos Abertos.
Quanto ao interesse, dês que, nos tornamos racionais pensamos em benefícios; seja ele no esporte, profissionalmente ou em áreas afetivas.
Isto não explica convocações equivocadas, como a do Hugo( que em minha opinião) deveria dar oportunidades para a renovação.,mas até os mais novos não ganharem a vaga na mesa devemos respeitar.
Não sei pq deletaram minhas mensagens. Espero que tenha sido por causa da caixa alta, pois não há nada pior do que alguém querer calar o outro na marra… tenho minha opinião… Silney só não está na Seleção porque expulsaram ele… se ele fosse amiguinho do pessoal da CBTM com certeza seria convocado… se ele venceu Mancini na mesa, pq está fora?
Tudo bem que ele perdeu para o Hugo, mas já que venceu Mancini é pq deve estar entre os melhores… e se está entre os melhores, pq não convocá-lo?..
PS. não sou jogador… sou ping-pongueiro… para mim quem joga é Mma Lling, Ma Long, etc… sou fã da modalidade, mas para mim não existe Tênis de Mesa no Brasil. Não há seriedade.
bom pelo seu pensamento soh existem no max vinte praticantes de tenis de mesa no mundo todo…
se vc acha q nao existe tm no brasil é pq vc nao tah lah dando suor treinando q nem um condenado pra melhorar seu jogo e axa mto mais facil jogar a culpa em td q alguns poucos fazem de errado.
a cbtm tem problemas, sim tem, o silney no lugar do eric na seleçao faria uma grande diferença, com ctz nao, alem de q o silney eh mto mais velho q o eric e com ctz tem mto menos futuro e vai oferecer menos pro tm do q o eric tem pra oferecer ainda.
jah basta o hugo quarentao na seleçao, levar o silney tb eh mostrar q a cbtm realmente nao pensa no futuro da seleçao e tah se lixando…
Se o Silney estivesse jogando assustadoramente melhor que o Eric a CBTM deveria chamar o Silney, mas como não é o caso (os jogos são parelhos, os dois tem grande potencial) concordo com o DarkStalker, a questão da renovação na seleção é importante.
Exatamente. Leia as regras de postagem.
Para facilitar aqui vai um link direto para as regras de postagem:
https://mesatenista.net/modules.php? … pic&t=7681
Mesmo que o Silney tenha vencido o Eric na seletiva, as vitórias do Eric em cima do Hugo no ano passado não contam para sua indicação? Além do seu investimento (pessoal, não sei se financeiro) em morar no exterior e jogar liga?
A renovação do Brasil já não é eficiente, e sem colocar os principais atletas do juvenil e juventude na seleção adulta quando existe a oportunidade, aí é que o TM brasileiro não vai progredir.
Sempre assuntos como renovação, chance dos mais novos, etc… são polêmicos.
Cada um tem sua opinião.
Mas, conforme o próprio Silney disse :
Se o Cláudio ainda estivesse conosco, com toda a certeza, ele ainda seria da seleção é pq ?
Pq infelizmente o nível que conseguimos atingir hoje, ainda está longe do que jogadores do passado (leia-se Hugo, Cláudio & Cia) chegaram.
Entendo que realmente, muitas pessoas sejam a favor de renovação, mas enquanto estes “jovens” nao conseguirem ganhar bemdo Hugo, não há como negar que o Hugo ainda seja um grande jogador (e é).
O Cazuo, anos atrás (mais ou menos na idade do Eric Jouti hoje), jogava 2 categorias acima, a sua trajetória era “perfeita” , mas no meio do caminho ele “deu uma parada” , e de lá para cá, só vi o Jouti fazer o mesmo caminho.
Portanto acho difícil, ainda que importante, a renovação dos nossos jogadores. Se for pensar em renovação mesmo, Hugo, Thiago, Cazuo e Tsuboi já seriam “considerados velhos” …
Gostaria de lembrar a todos que em 1982, Cláudio foi Campeão Brasileiro adulto (sendo último ano de juvenil naquela época, pq hoje juvenil é até 18 anos). Coisa que nenhum outro atleta conseguiu e dificilmente conseguirá.(infelizmente)
Por mais que queiram “tirar o Hugo” , precisam vencê-lo, o que convenhamos está bem difícil, e porque as bolas deles são fortíssimas.
Sobre o Silney, claro, um grande jogador, mas tenho certeza de que ele não almeja mais ser da seleção, mas com certeza sua experiência, ajudaria muito.
Fora tudo isso, ainda há jogadores como Gilmar, Duan e Paco, que costumam derrotar “os garotos” , e com isto fica difícil pensar em simplesmente renovação.
Sobre o Thiago, o Ifanger tem razão, Thiago, foi sim formado pela competência e perseverança do Fran (e claro dele próprio). Thiago, praticamente foi “criado pelo Fran”. E outros tb, como o cenoura, duzinho, etc…
Doc_SP
Gostaria de lembrar a todos que em 1982, Cláudio foi Campeão Brasileiro adulto (sendo último ano de juvenil naquela época, pq hoje juvenil é até 18 anos). Coisa que nenhum outro atleta conseguiu e dificilmente conseguirá.(infelizmente)
Sua postagem esta incorreta…eu nao me lembro exatamente o ano…mas o grande BIRIBA …foi campeao brasileiro por longos e consecutivos anos…e a primeira vez com somente 14 anos…
abracos
smorigo
Smorigo, TALVEZ vc tenha razao de citar o Biriba, eu tentei pesquisar e nao achei tal informaçao, porém eu acredito que mesmo ele nao tenha ganho o brasileiro ADULTO.
Eu vou consultar as pessoas daquela época (Sr Romeu Tibério por exemplo) que talvez se lembrem “de cabeça”…e posto a informaçao. Ou quem sabe se encontrar com o próprio Biriba no domingo, eu perguntarei a ele.
De qualquer forma como o assunto é RENOVAÇÃO, e ai a informaçao é precisa, nenhum outro conseguiu… demonstrando novamente, que “os novos” ainda tem um longo caminho a percorrer…
Quem sabe o Éric consiga “igualar” o Cláudio…
Doc-SP
Realmente voce errou sobre o Biriba…veja esse trecho de “A Gaseta Esportiva”…
Quando se fala em tênis de mesa, os primeiros nomes que vêm à cabeça são Hugo Hoyama e Cláudio Kano. Porém, o primeiro grande destaque da história desta modalidade no Brasil é Ubiraci Rodrigues da Costa ou apenas Biriba, de 62 anos, que possui aproximadamente 400 troféus e cerca de 300 medalhas ao longo de sua brilhante carreira.
Atleta precoce, Biriba conquistou seu primeiro campeonato adulto nas décadas de 50 e 60 com apenas 11 anos e, aos 13, já era campeão sul-americano. Duas vitórias foram os principais destaques de sua carreira, ambas aos 15 anos: sobre o então campeão mundial, o japonês Tanaka; e sobre outro campeão do mundo, o chinês Yung-Hue Tuan, conquistada no Campeonato Mundial de Pequim.
Ele nao so conquistou o adulto brasileiro…Sul Americano…e venceu um campeao e um vice do mundo com apenas 15 anos…
abracos
smorigo
[quote=“Smorigo”:pfcyqvly]Atleta precoce, Biriba conquistou seu primeiro campeonato adulto nas décadas de 50 e 60 com apenas 11 anos e, aos 13, já era campeão sul-americano. Duas vitórias foram os principais destaques de sua carreira, ambas aos 15 anos: sobre o então campeão mundial, o japonês Tanaka; e sobre outro campeão do mundo, o chinês Yung-Hue Tuan, conquistada no Campeonato Mundial de Pequim.
Ele nao so conquistou o adulto brasileiro…Sul Americano…e venceu um campeao e um vice do mundo com apenas 15 anos…
smorigo[/quote]
Pois é Smorigo, o problema sempre fica na interpretação de quem lê.
A fonte citada, não diz qual era o campeonato que ele ganhou no adulto, se era o Brasileiro, diz apenas que ele ganhou um campeonato adulto (poderia ser qualquer um), e no sul americano, ai não diz em que categoria.
Sobre ele ter ganhou de um japonês campeão mundial, tb a informaçao é incorreta, pois o Biriba ganhou de 2 campeões mundiais ( Tanaka e Oguimura)Mas tal feito não foi no campeonato mundial…e depois (ai no campeonato mundial) do chinês.
Como disse, no domingo se ele estiver presente eu pergunto diretamente a ele, mais fácil e mais confiável.
Obrigado Doc pela informação, mas entendo que quando se trabalha um atleta que já tem 16 anos (e não 10) e que acumula títulos desde o pré-mirim, não se pode dizer EXATAMENTE que o formou, mas sim que o aprimorou: http://www.opovo.com.br/opovo/paginasazuis/727505.html
Abs.
P.S: Pra quem não entendeu, eu não disse “pronto”:
[quote=“FabioAM”:18juy137] Obrigado Doc pela informação, mas entendo que quando se trabalha um atleta que já tem 16 anos (e não 10) e que acumula títulos desde o pré-mirim, não se pode dizer EXATAMENTE que o formou, mas sim que o aprimorou: http://www.opovo.com.br/opovo/paginasazuis/727505.html
Abs.
P.S: Pra quem não entendeu, eu não disse “pronto”:
Fábio, houve no passado muitos (para nao dizer dezenas) de “futuros jogadores” , e destes quais foram os que se destacaram ?
Cláudio, Hugo, Cazuo, Silney, Akira, Mancini, Humberto, blá blá… todos de SP …
Vc acha mesmo que o Thiago, se continuasse por ai, teria chegado onde chegou ? Até onde consta, não foi “apenas” aprimoramento, ele teve que “reaprender muita coisa” … e nao apenas aperfeiçoar (sinônimo de aprimorar).
A idade nao importa… o que importa é quanto ele pode melhorar em quanto tempo…
Só pra reforçar o que o Doc_SP colocou, e o que o Ifanger tbm falou sobre esse assunto:
O Fran começou a trabalhar o Thiago quando ele tinha 10 anos de idade, ele ia pra Piracicaba de ônibus com mais atletas nas férias, ficava por lá cerca de 2 meses, e o Fran tbm ia para Fortaleza várias vezes por ano, e fazia a orientação dos treinos para o pai do Thiago (Miudo) quem passava os treinos para ele em Fortaleza…
Inclusive foi por causa desse trabalho do Fran com o Norte/Nordeste que se formaram muitos campeões Brasileiros fora do sudeste, como de Palmas, Fortaleza, Pernambuco, Maranhão e Brasília (o que não vemos mais hj em dia!).
Já em dezembro de 1996 o Thiago foi pra Europa com o Marles e o Igor (do Maranhão), e ficou cerca de 3 meses treinando forte por lá. Na volta em Janeiro de 97 ele foi morar em Piracicaba e ficou por lá e fazendo estágios fora do país até se estabelecer na Europa como está hj. MAS TD ESSE TRABALHO TEVE O ACOMPANHAMENTO DO FRAN… Tanto é verdade que o Thiago é atleta TIBHAR, e vcs acham que isso é por que?? Ele ainda tem contato com o Fran sim…
E claro que nada disso seria possível se o Thiago não tivesse a força de vontade e o talento que ele tem…
A opinião do Alexandre seria a “melhor” sobre essa “questão” do Thiago!
Tô fora André! Prefiro ficar quieto até pq a questão inicial do tópico é completamente diferente…
Abraço
Só para não deixar “assunto pendente” : ao Smorigo…
Nesta semana estive na FPTM e procurei registros do Biriba (para saber sobre o camp/ brasileiro que ele ganhou)…
Não achei nada pq creio que deva procurar na CBTM, mas…
Encontrei algumas “raridades” …
O número de registro do Biriba na FPTM é de no 0008 …
Mas antigo do que ele, (que eu conheci) foram Sr Humberto Romano (in memorian) e Sr Álvaro Vieira (in memoria)… o número 0001 nao sei quem é (esqueci de pegar o nome, mas depois eu pego)…
Bom, então só restava falar como próprio, que me confidenciou que, ganhou o Sul-Americano Adulto ANTES de ganhar o brasileiro adulto (uns 3 anos depois disse-me ele)… ele disse que deve ter sido com 16/17 (não tem certeza)… de qq forma então (se os dados estão certos), só ele o Cláudio conseguiram tal façanha…
Aproveitando : Sabia que o Ricardo Inokushi é o único a vencer um Sul-Americano jogando caneta e depois clássico …?