Conflito de interesses na Seleção Brasileira

Como pode um técnico de Seleção Brasileira ser funcionário de um clube? Será que na hora da indicação técnica os jogadores desse clube não serão beneficiados? Para que Seletivas então?

Serei mais claro ainda: será que Paulo Rocha e Fernando Franco não estão na Seleção apenas porque são “afilhados” de Paulo Camargo?

Novamente a família Fran influenciando no Tênis de Mesa brasileiro? Ninguém vê isso? Achei que essa época já tinha terminado quando o CT FranTT deixou de ser oficial da CBTM.

E agora então com o Guilherme Simões, que sempre atacou Alaor e agora está beijando a mão dele para levar seus atletas do Santos para a Seleção.

Será que isso nunca vai terminar?

Ao meu ver a convocação do Paulo Rocha, é justa pois o menino ta jogando muito, a do Fernando não concordo, ele ainda tem q amadurecer para representar a seleção, temos jogadores mais fortes.
Sobre a familia Frantt influenciar, é bem dificil viu, pois só tem o paulinho la agora, e sozinho é ruim de influenciar algo ein…e outra não se esqueça que enquanto o Fran esteve a frente da seleção tivemos ótimos resultados, ele ajudou muito o TM Brasileiro, e não vamos esquecer que foi ele quem formou o Thiago, então o cara merece muito crédito…
Sobre o Indio, não posso comentar pois não sei oq ta acontecendo, só sei que está em ascensão como técnico…
Então resumindo minha opinião temos que ter seletivas sim, e todas as vagas da seleção deveriam ser dipsutadas na mesa…

Abraço

[quote=“Feradotenis”:j6suh8e6]Como pode um técnico de Seleção Brasileira ser funcionário de um clube? Será que na hora da indicação técnica os jogadores desse clube não serão beneficiados? Para que Seletivas então?

Serei mais claro ainda: será que Paulo Rocha e Fernando Franco não estão na Seleção apenas porque são “afilhados” de Paulo Camargo?

Novamente a família Fran influenciando no Tênis de Mesa brasileiro? Ninguém vê isso? Achei que essa época já tinha terminado quando o CT FranTT deixou de ser oficial da CBTM.

E agora então com o Guilherme Simões, que sempre atacou Alaor e agora está beijando a mão dele para levar seus atletas do Santos para a Seleção.

Será que isso nunca vai terminar?[/quote]

Temas delicados, hein? Meu ponto de vista:

Numa situação ideal, o técnico e os demais funcionários da confederação deveriam ser independente de clube e marca de materiais.

O Paulinho Rocha joga p/ kramba. Sem mais comentários. Acho que o Douglas tava numa melhor fase além de ter um jogo mais chato para os estrangeiros se adaptarem.

CBTM: Sim, todos vêem isso. Mas, ngm tem forças superiores p/ fazer a limpeza. Ou será que ngm vê que a política poderia ser melhor tbm?

Guilherme Simões é bom técnico e tem experiência em jogos decisivos de alto nível. Depois que virou técnico, de uma forma geral o pessoal de Santos evoluiu na técnica e na tática. Não parece ser um kra q consegue as coisas puxando o saco.

Acho que isso vai começar a melhorar quando o Brasil for um país desenvolvido.

Isso é natural. Um técnico escolhe atletas com quem tem mais afinidade.
Acontece isso em todos os esportes.

O ideal seriam seletivas, porém a afinidade com o técnico é necessária sim.

Alguns comentários:

• Paulo Rocha joga demais e merece oportunidades. Quanto ao Fernando, ainda não o vi jogar.

• Fran, Paulo e Guilherme são excelentes técnicos.

• Política de atuação da CBTM? … humm… poderia ser bem melhor. Assim como a relação com os atletas.

Realmente Paulo Rocha merece uma chance…e seletivas são necessárias!
O q o Jadson Falou em relação a bom relacionamento com o técnico eu concordo e q acontece em todos os esportes.

Agora sobre e Fran e companhia ltda. não vou me manifestar para não ter maiores problemas…rsrsrs

No caso daquela seletiva Juvenil, o Paulo Rocha pegou a vaga na mesa.
No caso do Latino Adulto, ou colocam um juvenil em ascensão ou um juventude forte (poderia ter sido Humberto de Santos).

A afinidade com o técnico é necessária mas tem que ser profissional. Seleção: os melhores atletas. Um técnico de seleção hoje não pode dedicar-se exclusivamente a seleção brasileira (exceto em poucos casos), e a grande maioria precisa ter outro emprego (venda de materiais ou aulas particulares, aulas coletivas no clube, aulas em escolas).

A chance de crescer dentro de uma seleção é muito difícil, ainda mais que muitas confederações pressionam seus técnicos.

Como citado acima, numa situação ideal técnico e funcionários da CBTM sem beneficiar clubes específicos.

Situação real: a maioria das seletivas, duas vagas na mesa e duas indicações (usadas em alguns casos de forma injusta na opinião da maior parte dos mesatenistas)

Senhores,
Pela competência, não vejo nenhum problema nas convocações do Paulo Rocha, e do Fernando Franco.
Assim também não veria nas convocações do Danilo, Douglas e outros grande jogadoresda mesma idade.
Acredito que o critério da CBTM deveria ser divulgado mais abertamente.

Por que não houve outra seletiva?

Queria ver o dois conseguindo estas vagas na seletiva, aí não haveria nenhuma discussão…

Vários países do mundo inclusive Argentina e Chile, as vagas são decididas através de seletivas, porém também existem países como: a China e Paraguay onde as indicações técnicas são utilizadas. Os dois critérios são válidos considerando os diferentes ponto de vista. Para os Usuários mais experientes neste site, sabem que realmente existem vários fatores que devem ser considerados. Vou citar alguns para podermos iniciar a discussão:

1. Objetivo da Seleção:
    Preparar novos Atletas, para renovação?
    Proporcionar mais experiência para os mais velhos?
    Premiar os melhores para representar o País?

2. Objetivo dos Atletas
    Ser um profissional no Tênis de Mesa
    Viajar e fazer turismo?
    Aproveitar a oportunidade já que é de graça?
    Representar o País, vestindo a sua camisa?

3. Objetivo dos Clubes
    Ter um representante na Seleção?
    Ajudar o País com Atletas?
    Contribuir para o desenvolvimento do tênis de mesa?
    Carater social e lazer?
    Ganhos financeiros?

4. Objetivo do Técnico da Seleção
    Representar o País?
    Status pessoal?
    Ter beneficios indiretos do seu clube ou do Atleta?
    Contribuir para o Desenvolvimento do Tênis de Mesa?

Como podem ver a discussão vai longe, mas eu acredito que na indicação do Técnico considerando que seja idôneo e não tendencioso, a indicação poderia existir desde que as regras fossem claras e objetivas, além disso, a indicação técnica deveria ser feito antes das Seletivas, pois assim todos soberiam quais são as sua reais chances.Também é natural que o Técnico acredite mais no seu Atleta, pois foi treinado com base no que ele acredita com ideal.
Vou dar um exemplo: Tem Técnico que preconiza a batida forte em vez do drive, tem outros que são mais estratégico e estimulam a habilidade do atleta, muitas vezes em detrimento da técnica e do movimento considerado correto.
Se sou um treinador driveiro, dificilmente indicaria atletas que não fosse o perfil que eu adoto.

[quote=“Feradotenis”:2qt2fjjw]MINHA GENTE: QUER DIZER QUE PARA SER DA SELEÇÃO É PRECISO SER AMIGO DO TÉCNICO???
[/quote]
Não radicaliza. Eu entendi muito bem o que os colegas quiseram dizer. É natural que todo ser humano, por mais imparcial que tente ser, “puxe brasa pra sua sardinha”. Isso ocorre até num nível inconsciente. Se ele tiver dúvida entre dois atletas, tenderá a preferir o que treina consigo. Isso não quer dizer que eu concorde com isso, nem que defenda que “tenha” que ser amigo do técnico pra ser convocado.

Quanto à sua afirmação de que Fran não formou o Thiago, concordo plenamente. Ele foi o responsável pela primeira convocação deste pra seleção, contrariando todos os dirigentes paulistas, segundo ele mesmo afirma. E o Thiago e a Ligia (que também fora convocada pela primeira vez) foram os únicos brasileiros campeões naquele no sul-americano. Então, trabalhar um atleta quase pronto não é o mesmo que formá-lo.

Pra quem não sabe, o Thiago com uns 10anos foi com seu pai de onibus de fortaleza para Piracicaba, para começar a treinar com o Fran, portanto o Thiago sim foi formado pelo Fran, ele já ter pegado na raquete não quer dizer que ja fosse um jogador “pronto”…
A Ligia é outra história, que por sinal eu não conheço então não posso opinar…

[quote=“Feradotenis”:2qns9i1y]PQ AQUELA DUPLA LÁ DE MANAUS (MUITO BOA POR SINAL, SE NÃO ME ENGANO ISRAEL E O OUTRO NÃO ME RECORDO AGORA) NÃO TEM VEZ NA SELEÇÃO?

E QUANTO AO MANCINI TER PERDIDO NA SELETIVA PARA O YUTA?..

ISSO NÃO ESTÁ CERTO… AMIZADE NÃO PODE SER CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO… TEM QUE CONQUISTAR A VAGA NA MESA…[/quote]

Acho que vc está se referindo ao Mario Costa, no individual o Mario está longe de ter nivel para compor a seleção, para vc ter idéia o Mario não deve ganhar dos juvenis Danilo Toma e Paulo Rocha, imagine contra cazuo, tsuboi, hugo, mancini, thiago, silney, pedro ramos, etc…

Caro Feradotenis, acho que você não disputa campeonato…Creio, me responda?

O Silney ganhou do Erick, como Erick ganho mais de uma vez do Hugo, mas o importante em pensar que são dois atletas em atividade; que treinam forte, disputam campeonatos e se dedicam em sua totalidade ao Tênis de Mesa, já o Silney tem outros interesses.
A vários pontos para se colocar em pauta na convocação, e levar atletas com potência para Seleção seja um deles, portanto respeite a decisão.
Tirando Thiago,Gustavo, Cazuo e Hugo, nosso carismático/ HUMILDE Erick Mancini desponta como (em minha opinião) o 5° melhor juntamente como o Bruno Anjos, mas o Erick merece essa oportunidade pela sua ascensão no esporte.

Mario Costa e Israel Barreto são grandes atletas, devemos respeito a eles, e garanto a você qualquer um que entrar na mesa com eles – ENTRARA FIRME , já vi os dois desbancando muito atleta considerado de nível superior nos Jogos Abertos.

Quanto ao interesse, dês que, nos tornamos racionais pensamos em benefícios; seja ele no esporte, profissionalmente ou em áreas afetivas.
Isto não explica convocações equivocadas, como a do Hugo( que em minha opinião) deveria dar oportunidades para a renovação.,mas até os mais novos não ganharem a vaga na mesa devemos respeitar.

Não sei pq deletaram minhas mensagens. Espero que tenha sido por causa da caixa alta, pois não há nada pior do que alguém querer calar o outro na marra… tenho minha opinião… Silney só não está na Seleção porque expulsaram ele… se ele fosse amiguinho do pessoal da CBTM com certeza seria convocado… se ele venceu Mancini na mesa, pq está fora?

Tudo bem que ele perdeu para o Hugo, mas já que venceu Mancini é pq deve estar entre os melhores… e se está entre os melhores, pq não convocá-lo?..

PS. não sou jogador… sou ping-pongueiro… para mim quem joga é Mma Lling, Ma Long, etc… sou fã da modalidade, mas para mim não existe Tênis de Mesa no Brasil. Não há seriedade.

bom pelo seu pensamento soh existem no max vinte praticantes de tenis de mesa no mundo todo…
se vc acha q nao existe tm no brasil é pq vc nao tah lah dando suor treinando q nem um condenado pra melhorar seu jogo e axa mto mais facil jogar a culpa em td q alguns poucos fazem de errado.
a cbtm tem problemas, sim tem, o silney no lugar do eric na seleçao faria uma grande diferença, com ctz nao, alem de q o silney eh mto mais velho q o eric e com ctz tem mto menos futuro e vai oferecer menos pro tm do q o eric tem pra oferecer ainda.
jah basta o hugo quarentao na seleçao, levar o silney tb eh mostrar q a cbtm realmente nao pensa no futuro da seleçao e tah se lixando…

Se o Silney estivesse jogando assustadoramente melhor que o Eric a CBTM deveria chamar o Silney, mas como não é o caso (os jogos são parelhos, os dois tem grande potencial) concordo com o DarkStalker, a questão da renovação na seleção é importante.

Exatamente. Leia as regras de postagem.

Para facilitar aqui vai um link direto para as regras de postagem:
https://mesatenista.net/modules.php? … pic&t=7681

Mesmo que o Silney tenha vencido o Eric na seletiva, as vitórias do Eric em cima do Hugo no ano passado não contam para sua indicação? Além do seu investimento (pessoal, não sei se financeiro) em morar no exterior e jogar liga?

A renovação do Brasil já não é eficiente, e sem colocar os principais atletas do juvenil e juventude na seleção adulta quando existe a oportunidade, aí é que o TM brasileiro não vai progredir.

Sempre assuntos como renovação, chance dos mais novos, etc… são polêmicos.
Cada um tem sua opinião.
Mas, conforme o próprio Silney disse :
Se o Cláudio ainda estivesse conosco, com toda a certeza, ele ainda seria da seleção é pq ?
Pq infelizmente o nível que conseguimos atingir hoje, ainda está longe do que jogadores do passado (leia-se Hugo, Cláudio & Cia) chegaram.
Entendo que realmente, muitas pessoas sejam a favor de renovação, mas enquanto estes “jovens” nao conseguirem ganhar bemdo Hugo, não há como negar que o Hugo ainda seja um grande jogador (e é).
O Cazuo, anos atrás (mais ou menos na idade do Eric Jouti hoje), jogava 2 categorias acima, a sua trajetória era “perfeita” , mas no meio do caminho ele “deu uma parada” , e de lá para cá, só vi o Jouti fazer o mesmo caminho.
Portanto acho difícil, ainda que importante, a renovação dos nossos jogadores. Se for pensar em renovação mesmo, Hugo, Thiago, Cazuo e Tsuboi já seriam “considerados velhos” …

Gostaria de lembrar a todos que em 1982, Cláudio foi Campeão Brasileiro adulto (sendo último ano de juvenil naquela época, pq hoje juvenil é até 18 anos). Coisa que nenhum outro atleta conseguiu e dificilmente conseguirá.(infelizmente)

Por mais que queiram “tirar o Hugo” , precisam vencê-lo, o que convenhamos está bem difícil, e porque as bolas deles são fortíssimas.

Sobre o Silney, claro, um grande jogador, mas tenho certeza de que ele não almeja mais ser da seleção, mas com certeza sua experiência, ajudaria muito.

Fora tudo isso, ainda há jogadores como Gilmar, Duan e Paco, que costumam derrotar “os garotos” , e com isto fica difícil pensar em simplesmente renovação.

Sobre o Thiago, o Ifanger tem razão, Thiago, foi sim formado pela competência e perseverança do Fran (e claro dele próprio). Thiago, praticamente foi “criado pelo Fran”. E outros tb, como o cenoura, duzinho, etc…

Doc_SP

Gostaria de lembrar a todos que em 1982, Cláudio foi Campeão Brasileiro adulto (sendo último ano de juvenil naquela época, pq hoje juvenil é até 18 anos). Coisa que nenhum outro atleta conseguiu e dificilmente conseguirá.(infelizmente)

Sua postagem esta incorreta…eu nao me lembro exatamente o ano…mas o grande BIRIBA …foi campeao brasileiro por longos e consecutivos anos…e a primeira vez com somente 14 anos…

abracos

smorigo