Conflito de interesses na Seleção Brasileira

Smorigo, TALVEZ vc tenha razao de citar o Biriba, eu tentei pesquisar e nao achei tal informaçao, porém eu acredito que mesmo ele nao tenha ganho o brasileiro ADULTO.

Eu vou consultar as pessoas daquela época (Sr Romeu Tibério por exemplo) que talvez se lembrem “de cabeça”…e posto a informaçao. Ou quem sabe se encontrar com o próprio Biriba no domingo, eu perguntarei a ele.

De qualquer forma como o assunto é RENOVAÇÃO, e ai a informaçao é precisa, nenhum outro conseguiu… demonstrando novamente, que “os novos” ainda tem um longo caminho a percorrer…

Quem sabe o Éric consiga “igualar” o Cláudio…

Doc-SP

Realmente voce errou sobre o Biriba…veja esse trecho de “A Gaseta Esportiva”…

Quando se fala em tênis de mesa, os primeiros nomes que vêm à cabeça são Hugo Hoyama e Cláudio Kano. Porém, o primeiro grande destaque da história desta modalidade no Brasil é Ubiraci Rodrigues da Costa ou apenas Biriba, de 62 anos, que possui aproximadamente 400 troféus e cerca de 300 medalhas ao longo de sua brilhante carreira.

Atleta precoce, Biriba conquistou seu primeiro campeonato adulto nas décadas de 50 e 60 com apenas 11 anos e, aos 13, já era campeão sul-americano. Duas vitórias foram os principais destaques de sua carreira, ambas aos 15 anos: sobre o então campeão mundial, o japonês Tanaka; e sobre outro campeão do mundo, o chinês Yung-Hue Tuan, conquistada no Campeonato Mundial de Pequim.

Ele nao so conquistou o adulto brasileiro…Sul Americano…e venceu um campeao e um vice do mundo com apenas 15 anos…

abracos

smorigo

[quote=“Smorigo”:pfcyqvly]Atleta precoce, Biriba conquistou seu primeiro campeonato adulto nas décadas de 50 e 60 com apenas 11 anos e, aos 13, já era campeão sul-americano. Duas vitórias foram os principais destaques de sua carreira, ambas aos 15 anos: sobre o então campeão mundial, o japonês Tanaka; e sobre outro campeão do mundo, o chinês Yung-Hue Tuan, conquistada no Campeonato Mundial de Pequim.

Ele nao so conquistou o adulto brasileiro…Sul Americano…e venceu um campeao e um vice do mundo com apenas 15 anos…
smorigo[/quote]

Pois é Smorigo, o problema sempre fica na interpretação de quem lê.
A fonte citada, não diz qual era o campeonato que ele ganhou no adulto, se era o Brasileiro, diz apenas que ele ganhou um campeonato adulto (poderia ser qualquer um), e no sul americano, ai não diz em que categoria.

Sobre ele ter ganhou de um japonês campeão mundial, tb a informaçao é incorreta, pois o Biriba ganhou de 2 campeões mundiais ( Tanaka e Oguimura)Mas tal feito não foi no campeonato mundial…e depois (ai no campeonato mundial) do chinês.

Como disse, no domingo se ele estiver presente eu pergunto diretamente a ele, mais fácil e mais confiável.

Obrigado Doc pela informação, mas entendo que quando se trabalha um atleta que já tem 16 anos (e não 10) e que acumula títulos desde o pré-mirim, não se pode dizer EXATAMENTE que o formou, mas sim que o aprimorou: http://www.opovo.com.br/opovo/paginasazuis/727505.html

Abs.

P.S: Pra quem não entendeu, eu não disse “pronto”:

[quote=“FabioAM”:18juy137] Obrigado Doc pela informação, mas entendo que quando se trabalha um atleta que já tem 16 anos (e não 10) e que acumula títulos desde o pré-mirim, não se pode dizer EXATAMENTE que o formou, mas sim que o aprimorou: http://www.opovo.com.br/opovo/paginasazuis/727505.html
Abs.
P.S: Pra quem não entendeu, eu não disse “pronto”:

Fábio, houve no passado muitos (para nao dizer dezenas) de “futuros jogadores” , e destes quais foram os que se destacaram ?

Cláudio, Hugo, Cazuo, Silney, Akira, Mancini, Humberto, blá blá… todos de SP …

Vc acha mesmo que o Thiago, se continuasse por ai, teria chegado onde chegou ? Até onde consta, não foi “apenas” aprimoramento, ele teve que “reaprender muita coisa” … e nao apenas aperfeiçoar (sinônimo de aprimorar).

A idade nao importa… o que importa é quanto ele pode melhorar em quanto tempo…

Só pra reforçar o que o Doc_SP colocou, e o que o Ifanger tbm falou sobre esse assunto:

O Fran começou a trabalhar o Thiago quando ele tinha 10 anos de idade, ele ia pra Piracicaba de ônibus com mais atletas nas férias, ficava por lá cerca de 2 meses, e o Fran tbm ia para Fortaleza várias vezes por ano, e fazia a orientação dos treinos para o pai do Thiago (Miudo) quem passava os treinos para ele em Fortaleza…
Inclusive foi por causa desse trabalho do Fran com o Norte/Nordeste que se formaram muitos campeões Brasileiros fora do sudeste, como de Palmas, Fortaleza, Pernambuco, Maranhão e Brasília (o que não vemos mais hj em dia!).
Já em dezembro de 1996 o Thiago foi pra Europa com o Marles e o Igor (do Maranhão), e ficou cerca de 3 meses treinando forte por lá. Na volta em Janeiro de 97 ele foi morar em Piracicaba e ficou por lá e fazendo estágios fora do país até se estabelecer na Europa como está hj. MAS TD ESSE TRABALHO TEVE O ACOMPANHAMENTO DO FRAN… Tanto é verdade que o Thiago é atleta TIBHAR, e vcs acham que isso é por que?? Ele ainda tem contato com o Fran sim…
E claro que nada disso seria possível se o Thiago não tivesse a força de vontade e o talento que ele tem…

A opinião do Alexandre seria a “melhor” sobre essa “questão” do Thiago! :slight_smile:

Tô fora André! Prefiro ficar quieto até pq a questão inicial do tópico é completamente diferente…

Abraço

Só para não deixar “assunto pendente” : ao Smorigo…

Nesta semana estive na FPTM e procurei registros do Biriba (para saber sobre o camp/ brasileiro que ele ganhou)…

Não achei nada pq creio que deva procurar na CBTM, mas…
Encontrei algumas “raridades” …
O número de registro do Biriba na FPTM é de no 0008 …
Mas antigo do que ele, (que eu conheci) foram Sr Humberto Romano (in memorian) e Sr Álvaro Vieira (in memoria)… o número 0001 nao sei quem é (esqueci de pegar o nome, mas depois eu pego)…

Bom, então só restava falar como próprio, que me confidenciou que, ganhou o Sul-Americano Adulto ANTES de ganhar o brasileiro adulto (uns 3 anos depois disse-me ele)… ele disse que deve ter sido com 16/17 (não tem certeza)… de qq forma então (se os dados estão certos), só ele o Cláudio conseguiram tal façanha…

Aproveitando : Sabia que o Ricardo Inokushi é o único a vencer um Sul-Americano jogando caneta e depois clássico …?

[quote=“Doc_SP”:1cqc7pc7]
Aproveitando : Sabia que o Ricardo Inokushi é o único a vencer um Sul-Americano jogando caneta e depois clássico …?[/quote]

Essa façanha eu quero ver alguém repetir.

Doc

Conheci o Romano, Vieira, entre outros, para a epoca otimos jogadores e melhores ainda como pessoas…
Isso mesmo…o Ricardinho, como era chamado na epoca, jogou caneta e depois classico, para mim, ele tinha maior desempenho como caneta…
abracos
smorigo

Bom SMorigo, eu respeito sua opinião (sobre o Ricardo), mas nem dá para comprar caneta com clássico… , o Ricardo foi 3o no Mundial Universitário em Fortaleza (acho que em 1986) jogando clássico.

Eu tb conheci e joguei com eles (na mesma equipe) de Ricardo, Cláudio, Issamu, Hugo, Thomas… depois com Gilmar, Rufino, Ademir, Romano, Vieira, Cláudio, etc…