Competição de Ping Pong!?

[quote=“hinoki”:1guwmxsg]https://mesatenista.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=4801&sid=2ef7cb67e3f4ecae9b9c4e6cd36d104f

Tênis de Mesa X Ping-Pong

O sistema de regras e pontuação é mundialmente difundido pela ITTF X Não possui regras definidas, nem organização de entidades.

Logo, se tem regras definidas e organização, como o comentado nesse post, não pode ser considerado recreação.


Não quero defender, mas também não quero desmerecer o PP organizado. Se é organizado e estruturado não tem porque não ser reconhecido como um esporte. No entanto, é claro que existem muitas diferenças entre PP e TM.

Essa é minha opinião final e respeito a de todos os outros.

Olha só o que eu encontrei:
http://www.pingue-pongue-rs.blogspot.com

[url=http://photos1.blogger.com/x/blogger/38/4298/1600/823916/IMAG0038.jpg:2oumdniv]
[url=http://photos1.blogger.com/x/blogger/38/4298/1600/269258/IMAG0002.jpg:2oumdniv]

Então é assim que é a mesa de ping pong? Dá até pra ver as gambiarras nas redes, huahua.

Tem várias linhas brancas na mesa.
E as raquetes são enormes mesmo! 8O

Vou passar lá no Galpão do Xucro pra tirar um racha hauhuahuah

Na primeira foto não sei se é impressão mais a rede parece estar meio torta.
Sobre as raquetes são enormes mesmo.

Alguém sabe para que serve tantas linhas brancas na mesa?

[quote=“jadsonalmeida”:80l67cud]Alguém sabe para que serve tantas linhas brancas na mesa?[/quote] Deve ser por causa daquelas regras que falam do terço central e tal.

Sobre a polêmica esporte x recreação, há dois aspectos a considerar:

  1. O praticante de um jogo com regras e materiais próprios para profissionais (no caso o TM) normalmente não simpatiza com a prática do seu jogo com regras e materiais próprios para pangarés (PP). Daí se ele anui que isso seja considerado esporte, é outra estória;

  2. o praticante no segundo caso, se for amante do seu jogo, também não vai gostar que ele seja desclassificado para recreação (embora isso possa ser verdade).

Em ambos os casos pode haver desequilíbrios emocionais (como aconteceu com o Adriano_Neves no orkut) ou exasperações como a do Hinoki, que sempre foi equilibrado, mas saiu do sério dessa vez he he. Afinal, quem de nós nunca saiu?

O que se pode concluir é que, independente do mérito da questão, devemos tentar manter o bom humor (como disse o paulones em http://www.mazinho.com.br/modules.php?n … highlight= ), sem perder de vista a seriedade da discussão quando o fórum é especializado, como este. Ou levar a ovelha dissidente para o nosso pasto, como bem disse o P3N_H0LD3R.

Deixa eu contar uma estorinha pra vcs. Das coisas que faço no campo do lazer, a única que seguramente estou entre os tops, é o dominó. Pois bem, aqui no Amazonas é onde se pratica esse jogo da forma mais completa e complexa que conheço (que conheço, frise-se), com similar somente em Roraima, se não me engano.

Imagina como nos sentimos quando a ESPN transmite as finais do campeonato mundial de dominó, com Federação Internacional e tudo, mas jogado daquela forma medíocre, abominada por nós. Seria como, por hípótese, termos inventado o TM de hoje e ver pela SKY uma transmissão - com todas as pompas - de um campeonato mundial de PP.

Mas, antes de ficarmos indignados, rimos muito dos comentaristas elogiando as jogadas mais simplórias como se fossem fantásticas, resultado de muitos anos de treino e entrosamento das duplas kkkkkkk. Se um desses jogadores lesse isso, me tacaria a carroça de branco na cabeça (que é a mais pesada, pois tem menos buracos), e nem sei se ele perderia um ponto, mas eu poderia levar vários na testa he he.

Voltando ao TM. Muito já se falou que no terreno do PP, com mesa lenta e furada, borracha velha (ou madeira) e bola krolon, a gente leva sufoco. Realmente, já até perdi de um viciado, mas fiz vários pontos e depois de um tempo a gente os supera. Mas a recíproca não é verdadeira: se chega um pingpongueiro pra jogar com material oficial, não pega nem o saque dos mesatenistas treinados e não vai superar ninguém por vários anos, pois o desnível é muito grande.

Acho que já falei d +, nem eu tô mais aguentando. Abs.

Vejam, acho que este tópico está um pouco confuso. Só revisando alguns pontos:

  • O ping-pong gaúcho que deu origem à discussão é muito diferente do ping-pong que estamos acostumados das escolas, recreação, etc. Realmente como foi sugerido poderia muito bem ter outro nome, para não gerar confusão. Lá no RS é um esporte sim, com regras, participantes profissionais, etc.

Sou de Curitiba, mas recentemente um ex-praticante do ping-pong gaúcho começou a treinar no meu clube, pois se mudou para cá e não teve outra opção a não ser o tênis de mesa. Ele explicou alguns aspectos das regras, técnicas, etc. O jogo é muito bonito, com defesas inacreditáveis afastadas da mesa. A raquete é aquela grande de madeira. Para vocês terem idéia do nível de profissionalismo, existem atletas das empresas com bolsas, que “vivem” do esporte, coisa que o tênis de mesa tem dificuldade para conseguir. O saque tem que ser dado para a bolinha pingar diretamente na mesa do adversário, sem pingar na sua mesa antes e existem outras regras para controlar o saque. Resumindo é uma nova modalidade esportiva, que, como qualquer outra modalidade nova, ainda está se estruturando, não é olímpica, mas que, se for divulgada, pode vir a ser um dia.

P.S. O ex-praticante agora usa uma raquete de pinos para se adequar às regras do tênis de mesa e efetua defesas espantosas, defendendo quase todos os ataques da maioria dos mesa-tenistas. São poucos os que conseguem ganhar uma partida dele e eu não sou um deles.

  • Quanto ao “ping-pong” recreação, aquele que sempre comentamos, que jogávamos quando crianças, etc. Este eu acho que tratamos de maneira errada. Para mim este deveria ser considerado parte fundamental do tênis de mesa, e não discriminado. Apesar de algumas pequenas variações de regra, o conceito fudamental é o mesmo. Por exemplo, quando queima três vezes é ponto do adversário, ou sets até 7, são regras que são muitas vezes usadas por questões práticas, pois o tempo disponível é pequeno (intervalos, almoço, etc) e o número de praticantes é grande. Quanto aos materiais, normalmente são utilizados materiais simples pois o custo dos materiais profissionais aqui no Brasil é muito alto. Se tivéssemos materiais bons mais baratos, assim como mais programas de incentivo, o “ping-pong” recreacional e o tênis de mesa deixariam de ser diferenciados como modalidade e o tênis de mesa só teria a ganhar. Para que desperdiçar uma quantidade imensa de jovens praticantes segregando-os como “ping-pongueiros”? Para mim são todos atletas de tênis de mesa iniciantes, que se incentivados vão se aprimorar e levar o esporte a sério. Os clubes deveriam fazer visitas regulares às escolas, fazendo apresentações e selecionando ping-pongueiros.

Resumindo, Tênis de mesa e ping-pong (recreacional e não o gaúcho) são o mesmo esporte, o que falta é integração para que a imensa quantidade de crianças que joga como hobby entendam que estão jogando um esporte excelente, olímpico, e que sejam incentivadas a levar adiante os treinamentos.

[quote=“Randri”:2kau8ger]
“o que falta é integração para que a imensa quantidade de crianças que joga como hobby entendam que estão jogando um esporte excelente, olímpico, e que sejam incentivadas a levar adiante os treinamentos.”[/quote]

falo tudo!!! eu ja to ensinando o meu irmao os macetes hehe
ele tah “viciado” quase todo dia ele pede pra joga e quando eu nao posso, ele chora!! daki a poco ele ta dando coro em mim :smiley:
abrass a todos

Caras vou contar pra vcs o meu relato sobre este tal pingue pongue gaúcho, dia destes fui a uma cidade a 100km de Porto Alegre, lá me desafiaram pra tirar uma partida de pingue pongue e aceitei, quando o pessoal foi montar a mesa eu estranhei que a mesa tinha 90cm de altura, a bolinha não era pesada tipo Krolon e sim DHS 3 estrelas, as raquetes realmente são daquele tamanho mesmo enormes, e tem outra a empulhadura deles é diferente, eles batem na bola de baixo pra cima e não de trás pra frente, não tem shoto ou batida de esquerda, só fore hand, vcs precisavam ver o que os caras conseguem fazer com aquelas raquetes, tiram rallys a 5 metros de distância da mesa de dar invenja em qualquer mesatenista (não dá pra entender as raquetes são de madeira!!!) eu só ganhei deles por causa do som (pasmem!!!) por causa da borracha da minha raquete eles não ouviam o barulho da batida e por isto não conseguiam calcular o tempo de chegada da bola.

o loko! de madeira ainda?
quero experimenta esse ping pong ae!!!