Competição de Ping Pong!?

Muito obrigado MTN, vc me ajudou a resolver uma questão existencial.
Sou um mesatenista!
Eu sou um mesatenista!
lol

Engraçado. Se jogar a raquete no chão, perde 1 ponto. Se demorar mais de 15 segundos para sacar, PERDE 3 PONTOS. Logo, é só jogar a raquete na cara do adversário, de modo que ele não consiga sacar em 15 segundos que vc já está ganhando por 3x1.

Olha isso

“QUINTETOS
· Cada jogo será disputado no critério melhor de 5 games de 50 pontos, ou seja, a equipe que ganhar 3 games vence a partida não havendo necessidade de um quarto ou quinto game. Quando for necessária a disputa de um quarto ou quinto game, o mesmo só termina com diferença de 2 pontos. Por exemplo: (50 x 48) - (51 x 49) - (52 x 50)…”

É muita coisa 5 sets de 50 pontos, deve demorar muito a partida.

Eu assisti a uma equipe de PING PONG jogando na cidade de Taquara proximo de Porto Alegre RS.
Eles usam uma raquete graaande, graande mesmo, a área de contato da bolinha calculo que seja em torno de 25 cm de largura por uns 30 de comprimento , eles passam algo parecido com giz na raquete para a bola escorregar mais fácil pela superfície da raquete e com isso enganar mais o adversário.

Tenho que admitir o jogo é muito bonito de assistir, eles jogavam muuiiiiiito!!!.
Só vendo para acreditar, é um jogo diferente do nosso, se esses jogadores de PP mudassem para TM depois de treinarem dariam muito trabalho para os Mesatenistas eles são bons, muito rapidos.

Eu não concordo com a gozação que vi nesse Forum aos atletas de PP, PING PONG e TENIS de MESA são esportes diferentes cada um com suas regras definidas, o que é estranho para nós é normal para eles e vice-versa.
E é um esporte como qualquer outro.

O PING PONG deles não tem nada a haver com o PING PONG ( lazer ) que vemos por aqui.
É coisa muito séria, como é o nosso TM.

Quem tiver oportunidade de ir para Rio Grande do Sul não deixem de assistir a umas partidas de PING PONG ( dos federados ) é muito bonito mesmo, vale a pena.

Abraço a todos

Partindo do presuposto que uma Federação deve ser filiada a uma Confederação para existir e que não há Confederação de PP…

Qualquer atividade humana que é praticada por um grupo é passível de disputa, mas é importante ressaltar alguns pontos:

O Tênis de Mesa é reconhecido mundialmente, sendo um esporte Olímpico e Para-Olímpico, exigindo material de jogo com especificações técnicas da ITTF, possui inúmeros fundamentos técnicos, físicos, táticos e psicológicos a serem aprendidos, praticados e desenvolvidos, tem um sistema de regras e pontos mundialmente aceito, constituindo atividade profissional.

Dizer que é o mesmo que qualquer outra coisa ou atividade que utilize raquete é desmerecer os Técnicos e jogadores profissionais, enquanto para a mídia ou a população não for caracterizado o TM como esporte não haverá progresso da modalidade.

A identidade e o profissionalismo estão intimamente ligados.

Promover corridas de carroças não é o mesmo que promover o circuito mundial de Fórmula 1.

Sou técnico de Tênis de Mesa, quem quiser jogar diferentemente da ITTF não estará praticando a atividade profissional que exerço.

É estranho defender o TM em um site sobre a modalidade, falta visão e noção de muitos participantes…

Caro HINOKI

Em momento algum eu desmereci um ou outro esporte , para os participantes de uma Corrida de Carroças ela tem mais importancia que uma Corrida de Fórmula 1.
Os atletas de PP levam o esporte deles tão a sério como nós o TM.
Qual o problema nisso ???
O PP que eu vi ai no seu estado , com regras , Federação, Torneios etc, para mim é um esporte SIM!!!
O TM começou com uma Federação também.

Veja o que vc escreveu:

enquanto para a mídia ou a população não for caracterizado o TM como esporte não haverá progresso da modalidade.

Portanto baseado no que vc escreveu :

Aqui no Brasil , PP e nem TM NÃO são ESPORTES!!!

É esporte para nós que somos praticantes, o que acaba nos colocandos também juntos a esportistas de outras modalidades desconhecidas da grande massa, com ou sem Federação, " Piloto " de Carroças , por exemplo…

Um abraço

Vou tentar levar esse assunto à sério.
Eu joguei ping-pong há muito tempo atrás aqui na Bahia.
Eu ainda não conhecia o esporte Tênis de Mesa e fazia junto com amigos, campeonatos de ping pong, onde nós mesmos definíamos a regra. As raquetes não tinham borrachas, eram apenas de madeira. Ficavamos horas e horas disputando boas partidas.
Um dia um amigo nosso apareceu com uma raquete com borracha e a superioridade dele foi incrível, devido aos efeitos. Daí, um a um, todos nós compramos raquetes com borrachas.
Observamos que para usar borrachas precisávamos de mais técnica. Os jogos ficaram mais rápidos e com menos rallies.
Eu comecei a treinar na Federação e eu passei a ganhar deles com mais facilidade devido ao fato de possuir uma técnica mais apurada (eles não treinavam na federação).

Porque contei essa história?
O ping pong é uma deliciosa diversão, mas não é um “esporte”. É um jogo competitivo, disputado e um gostoso vício. É muito bom assistir e melhor ainda jogar. A não utilização de borrachas, faz com que o nível dos jogadores seja mais nivelado.
O Tênis de Mesa é um esporte. Necessita preparação, treinamento. É chato de assistir pra quem não entende suas regras, seus “efeitos” e seus detalhes. Mas tb é viciante pra quem o entende. A técnica faz existir um verdadeiro abismo entre jogadores experientes e treinados, e iniciantes.

Obs: Outro dia joguei com ping-pongueiros bastante fortes. Utilizei uma raquete sem borracha e tive dificuldade de ganhar as partidas, apesar de ganhá-las (utilizando os meus conhecimentos de tênis de mesa). Mas foi muito legal.

Interessante não conhecia os nobres pingue pongueiros do Rio Grande do sul, acho que eles estão bem organizados eu vi no site que eles tem várias etapas em diferentes cidades e a premiação é muito boa se levarmos em conta aquelas medalhinhas que são distribuidas nas Copa Brasil. Deve ser interessante jogar com aquelas raquetes enormes não sei como me sairia contra um deles e gostaria de um dia participar de um certame destes. Quanto ao caso de ser ou não um esporte acredito que é sim pois estão uniformizados, equipados, tem regras específicas e estão muito bem estruturados com uma federação e várias equipes cadastradas. Parece um pouco com aqueles caras que jogam Hard Bat e procuram reviver o tenis de mesa antes do advento da borracha e nas regras clássicas. Legal! , aí Jadson ainda bem que eu não tenho este dilema sou pingue pongueiro nato e assumido.Rs… Parabéns aos nossos amigos gaúchos.

[size=4][color=red]Este grupo de pessoas sem contato com as regras da ITTF, sem contato com os avanços tecnológicos que (visaram tornar mais interessante a pratica do Ping Pong nos anos 1950!), sem compromisso com técnica, preparação física e intelectual deve estar correto!

Vou enviar agora mesmo sinais de fumaça para a ITTF regredir no tempo, liberando a todos que quiserem inventar regras e "modalidades esportivas"e também para eu não precisar perder meu tempo…[/color][/size]

VIVA A DIFERENÇA

Este tópico tá indo no caminho do “A minha religião é melhor que a sua” e no meio fica um monte de ateus avessos a disputa.

Eu sugiro fazer uma confraternização, quem sabe uns pinguepongueiros não resolvam aprender TM, não somos a “evolução”?

“Futebol não se aprende na escola, por isso que o BRAZUCA é bom de bola…” Gabriel Pensador.

CARO HINOKI

[quote=“hinoki”:1oeg1do0][size=4][color=red]Este grupo de pessoas sem contato com as regras da ITTF, sem contato com os avanços tecnológicos que (visaram tornar mais interessante a pratica do Ping Pong nos anos 1950!), sem compromisso com técnica, preparação física e intelectual deve estar correto!

Vou enviar agora mesmo sinais de fumaça para a ITTF regredir no tempo, liberando a todos que quiserem inventar regras e "modalidades esportivas"e também para eu não precisar perder meu tempo…[/color][/size][/quote]

NÃO COMPREENDO O QUE TE INCOMODA TANTO A EXISTENCIA DESSE ESPORTE, COMO JÁ DISSE EU NÃO DESMERECI O TENIS DE MESA EM NENHUM MOMENTO.

Vc escreveu isso também:

É estranho defender o TM em um site sobre a modalidade, falta visão e noção de muitos participantes…

O NOSSO RECONHECIMENTO OU NÃO DO PING PONG GAÚCHO COMO ESPORTE EM NADA INFLUENCIARÁ O NOSSO TENIS DE MESA.

ALGUÉM CRITICOU OU FALOU MAU DO TM ?

RESPEITO A SUA OPINIÃO, EXCETO NUMA COISA :

TER OPINIÃO DIFERENTE DA SUA, NÃO É FALTA DE VISÃO E NOÇÃO.

E a partir de agora o nosso " PING PONG " terminou, vou assistir essa partida ( Forum ) de camarote.

ABRAÇO E SAUDAÇÕES MESA-TENÍSTICAS E PINGUE- PONGUÍSTICAS A TODOS.

Vou me expor saindo de cima do muro…(não o fiz antes pq nao vi necessidade)
Como já comentei aqui, meu primeiro contato com raquete, bolinha e mesa (de cimento, diga-se de passagem) foi ao que me denominaram como ping-pong, isso qdo estava na 5a serie aproximadamente…
Só fui apresentado ao tênis de mesa, dpois dos 28 anos, e aprendí a diferenciar um do outro.

Respondendo ao tópico, eu não vejo problema nenhum se algum grupo de pessoas resolveu criar outro esporte que não o “nosso” tênis de mesa, na realidade acho até interessante, pois fica mais fácil diferenciar um do outro. Um dos problemas à criação de regras pra o PP é que PP em 90% dos casos é um passatempo, e a graça dele é exatamente essa, a de vc chegar numa mesa e descobrir de quanto vai ser o “set” na hora, pois em cada lugar se joga numa quantidade diferente.

Por sinal, imagine daqui a um tempo, termos a mesma mesa e ao chegar de 2 pessoas, elas se perguntam: Vamos jogar o que, TM ou PP ?.. Pois até então creio que não exista uma mesma área de jogo que sirva pra 2 esportes, hã?..rssssss

[]´s
Peace!

Parece muito claro que ambos são esportes, embora o PP seja mais simples que o TM. Não é desmerecimento, apenas constatação.

Nesse ponto, o hinoki está certo: tornar-se um grande mesatenista requer muito esforço e dedicação para crescer tecnicamente, para se adaptar à regras e regulamentos, para comprar materiais, além de outros requisitos. Ao passo que no PP os gastos são menores por conta da simplicidade dos materiais e o potencial de crescimento desportivo também pois o PP não é um esporte com proporções mundiais e nem olímpicas (no geral os campeonatos internacionais são escassos e restringem-se a poucos paísesparticipantes).

Espero que eu não cometa erro na comparação. Penso que o PP está para o TM assim como o futebol de areia está para o futebol de campo. Claro que o futebol de areia tem crescido nos últimos anos, mas a diferença em termos de regras, estrutura e projeção, em relação ao de campo, é muito grande. Da mesma forma é o PP e o TM.

No entanto, o PP não deixa de ser um esporte interessante e muito divertido.

Tênis de mesa é o próximo passo , é a evolução. É bom que possa existir um estímulo ou uma maneira democrática de se praticar o tênis de mesa.Qualquer garoto que jogue o “seu” pingue pongue na escola , quando tiver um contato com o Tenis de mesa de nível ficará encantado com o esporte, e com certeza irá atrás de material , clube e de como alcançar essa técnica do tênis de mesa.Aí é que deve entrar as instituições do tenis de mesa… Na divulgaçõa e na massificação do tênis de mesa.Agora , se têm uma turma que insiste em ficar apenas jogando pingue pongue! Eles são livres prá escolher, prá mim isso é como comprar um carrão mas usar só a primeira marcha prá andar nas ruas…
O tenis de mesa é , prá mim , o mais fantástico esporte com bola do mundo!!

[quote=“Maumau”:2u8b6l1l]Tênis de mesa é o próximo passo , é a evolução. É bom que possa existir um estímulo ou uma maneira democrática de se praticar o tênis de mesa.Qualquer garoto que jogue o “seu” pingue pongue na escola , quando tiver um contato com o Tenis de mesa de nível ficará encantado com o esporte, e com certeza irá atrás de material , clube e de como alcançar essa técnica do tênis de mesa.Aí é que deve entrar as instituições do tenis de mesa… Na divulgaçõa e na massificação do tênis de mesa.Agora , se têm uma turma que insiste em ficar apenas jogando pingue pongue! Eles são livres prá escolher, prá mim isso é como comprar um carrão mas usar só a primeira marcha prá andar nas ruas…
O tenis de mesa é , prá mim , o mais fantástico esporte com bola do mundo!![/quote]

Concordo com o que disse e ainda acrescento mais.
Se todos nós praticantes de Tênis de mesa ajudássemos a divulgar nossa modalidade, chegaria uma hora em que o N° de Mesatenista superaria o N° de “pingue-pongueiros”.

Se você conhece alguém que gosta de ping-pong, leve-o pra treinar um dia no seu clube.
Se você não treina mas tem uma noção de Tênis de mesa, ensine os movimentos básicos para seu amigo, ou ao menos ensine-o a regra correta.
Se na sua escola, faculdade ou trabalho tem uma mesa de tênis, jogue tênis de mesa nela :smiley:

Garanto que seus amigos vão se surprender e vão querer conhecer essa modalidade fantástica.

olá

acho q esta comparação de futebol de areia e futebol de campo não tem nada a ver, poderia sim comparar o TM com Ping-Pong a futebol de campo e pelada. Mesmo q exista uma “associação” são regras inventadas por um grupo e q são diferentes do oficial. Num campeonato de peladas algumas regras são diferentes do oficial, por ex o cara pode jogar até descalço enquanto no oficial não pode.
Todos q já jogaram numa mesa com a raquete de madeira diz q jogou ping pong e nunca TM. O ping-pong é recreacional, enquanto o cara não aprende a sacar, a dar um drive entre outros não se pode falar q tá jogando TM.
No meu clube aparecem alguns ping pongueiros q jogam até bem, suponho q são pessoas q jogam na hora do almoço da firma com seus pares. Quando vem para conhecer o TM e descobrem q tem aquecimento, corrida, preparo antes de pegar na raquete, desistem rapidinho…
Pingpongueiro não treina, gosta de jogar e só.
Aliás joguei muito ping pong quando moleque , e só depois de velho q tomei coragem de aprender TM.

[quote=“isaovet”:52dos5si]
O ping-pong é recreacional, enquanto o cara não aprende a sacar, a dar um drive entre outros não se pode falar q tá jogando TM. [/quote]

Releia todas as respostas ao tópico. Não estamos falando do pingue-pongue recreacional, mas sim do Ping-Pong esporte. Daí você entenderá a comparação.

Pingue pongue é recreação , não é esporte.O fato de uma turma montar um esquema mais “oficial” , não muda o fato.Para se tornar um esporte , ou até esporte olímpico como é o TM , existem muitos passos a seguir.Até esconde-esconde pode , daí , virar um esporte.Porêm não desmereço o pingue pongue porque no fim é um celeiro para o T de mesa.

[quote=“Roberto”:1i49tssl][quote=“isaovet”:1i49tssl]
O ping-pong é recreacional, enquanto o cara não aprende a sacar, a dar um drive entre outros não se pode falar q tá jogando TM. [/quote]

Releia todas as respostas ao tópico. Não estamos falando do pingue-pongue recreacional, mas sim do Ping-Pong esporte. Daí você entenderá a comparação.[/quote]

então se tá tão sério assim a ponto de virar esporte , já deveriam pensar num novo nome para não haver confusão…
Afinal o futevolei não se chama futebol ou voley, pois é diferente dos dois (apesar de ser parecido) .

https://mesatenista.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=4801&sid=2ef7cb67e3f4ecae9b9c4e6cd36d104f