Como se faz uma cola rapida

Gente eu gosraria de saber como c faz uma cola rapida

Vc compra uma cola chamada VIPAL ( especifico p remendos a frio )+ REDUCOLA em casa de tintas, bicicletarias…etc
ai vc dilui a cola com o REDUCOLA
eu qd usava esse tipo de cola, de uma lata eu fazia duas…
espero ter ajudado…

flw

essa “receita” é boa pra quem n quer gastar dinheiro como eu, mas alem de danificar seu material , pode prejudicar sua saúde. O ideal seria vc comprar uma cola feita por alguma empresa de tm.

Compre VIPAL (encontrado numa loja chamada Vulcão da Borracha, talvez tenha na sua cidade) + Tolueno (solvente encontrado em lojas que vendem produtos químicos).

A proporção vai depender do seu gosto, se quiser uma cola mais liquída, coloca 60% de tolueno. Pra mim metade de cada já fica legal.

[quote=“j0rnal1sta”:pctq635n]Compre VIPAL (encontrado numa loja chamada Vulcão da Borracha, talvez tenha na sua cidade) + Tolueno (solvente encontrado em lojas que vendem produtos químicos).

A proporção vai depender do seu gosto, se quiser uma cola mais liquída, coloca 60% de tolueno. Pra mim metade de cada já fica legal.[/quote]

cara vc ja ouviu falar de unium?? um tubinho amarelo tipo bisnaga??

esse tolueno é a reducola ou é diferente??

é que ouvi falar q unium é melhor q vipal pois nao danifica tanto a esponja quanto a vipal

abraços

Olha eu usei fluído para isqueiro (Zippo é a melhor marca pois não tem cheiro, e não ter cheiro não quer dizer q não seja tóxico), ele não deixa a cola tão rapida quanto diluída com reducola, mas da uma sensação de que a borracha ficou mais macia, e com sensibilidade de controle maior do que com o reducola. Esse zippo encontra-se em qualquer tabacaria, ou loja de materiais de pesca.
O principio de fazer é o mesmo, mistura o zippo com cola vipal ou unium. Mas como citado ai em cima isso é apenas para economizar, o ideal é comprar colas aprovadas.
Ainda não se causa algum dano ao material, pois usei por pouco tempo, mas acredito que deva causar, como qualquer cola caseira.

Sem querer ser chato, todos estes solventes são ilegais para o Tênis de Mesa. Quem usa-los em uma competição está teoricamente sujeito à desclassificação. Mas ok, eu sei que nada disso acontece. Quem no Brasil se importa de estar fora da lei?

certo! mais infelizmente nao temos condiçoes d comprar colas autorizadas ,principalmente eu q sou classista e uso 3 a 4 maos d cola kkkkkkkkkkkkk aja dinheiro !
eh osso…

certo! mais infelizmente nao temos condiçoes d comprar colas autorizadas ,principalmente eu q sou classista e uso 3 a 4 maos d cola kkkkkkkkkkkkk aja dinheiro !
eh osso…[/quote]

Eu to usando cola autorizada a 10 meses, é impressionante como ela vai embora rapidinho. A impressão que tenho é que ela é mais ralinha que vipal/tolu, e no fim o gasto sai enorme. É complicado mesmo ter essas colas autorizadas, mesmo pagando 90 reais o litro sai bem caro.

Eu to usando cola autorizada a 10 meses, é impressionante como ela vai embora rapidinho. A impressão que tenho é que ela é mais ralinha que vipal/tolu, e no fim o gasto sai enorme. É complicado mesmo ter essas colas autorizadas, mesmo pagando 90 reais o litro sai bem caro

Sabemos que sai mais caro comprar uma cola aprovada pela ITTF,porem faz menos mal que misturar solventes em uma cola Vipal!!
Vamos parar com isso gente!Misturar produtos quimicos sabendo que e prejudicial a saude nao leva a nada.Somente fara mal a sua saude!E na verdade sai mais caro ,pois voce tera que gastar dinheiro(bastante)no hospital!!![/b]

vipal 1 + tolueno (ou reducola) 3
esse negócio de fazer mal à saúde é verdade, mas ninguém vai ficar inalando esse troço direto, vai?! é só usar numa área bem ventilada, deixar o frasco bem fechado e tudo certo!!!
se vc tem grana, pague uma legalizada. se ñ tem, é vipal!
para competições oficiais, use a legalizada, é óbvio (ou então cole a borracha com vipal EM CASA, hehehe!)
quem aqui compete direto oficialmente?? você não?! então é vipal, my friend!!!
saudações

Algumas coisas perigosas da cola rápida caseira:
1 - Por mais que vc acha que não inala, as latinhas deixam vazar o vapor do solvente. Deixe a latinha fechada mesmo dentro da mala por algum tempo, e vc verá que a mala vai ficar impregnada com cheiro de solvente. Assim vc acaba de uma certa forma se tornando um “cheirador passivo” de solvente (vc acaba inalando mesmo quado não usa cola).
2 - É meio dificil vedar uma latinha de cola cheia de solvente. Uma coisa muito comum é a borrachinha de vedação que fica na tampa cair porque o solvente dissolveu a cola que gruda a borrachinha. O solvente chega a ser tão forte que um amigo meu tinha uma latinha de Fair Chack vazia e colocou o solvente. Depois de alguns dias o pincel descolou da tampa.
3 - Pelo fato de a vedação ficar prejudicada o risco de vazamento é enorme.
4 - Sem contar que o próprio rótulo da reducola informa que o produto é perigoso.

Por isso quando for fazer a cola caseira tome alguns cuidados.
1 - Não use muito solvente. Pode causar problemas na vedação da lata
2 - Tenha certeza que a borrachinha da tampa está boa, ou seja que não está soltando.
3 - Evite deixar a lata em lugares fechados, por exemplo, dentro do quarto. Deixe em locais com muita ventilação. Isso porque mesmo com a latinha fechada vc corre o risco de cheirar o vapor pelo fato de ser difícil vedar.
4 - Se puder, deixe a lata em algum compartimento separado ou de preferência fora da mala. Isso para evitar que o cheiro fique impregnado e que ocorram acidentes de vazamento.
5 - Se vc não joga bem não use cola, pois não é ela que vai fazer vc melhorar. Por exemplo, o Persson diz em seu vídeo de treinamento que ele só começou a usar cola aos 14 anos e que isso foi muito importante para desenvolver a parte técnica primeiro.

Na verdade, se vc não usa cola, não comece a usar agora, pois s+ao grandes as chances de que seja definitivamente proibida a partir de setembro deste ano mesmo.

Segundo andei lendo por aí, a pressão agora vem do comitê olímpíco, que teria dado um ultimato para que a cola fosse proibida logo. Algo mais ou menos assim: ou proibe já, para a próxima competição, ou o tenis de mesa é excluído das olimpíadas. (cá entre nós, prá mim isto está cheirando à armação do Sharara)

quando fala em proibir cola rápida significa que até fair check pode ser proibido? não entendo bem esta proibição, achei q era só para este negocio de solvente…

Solventes como reducola são proibidos desde que o mundo é mundo. O que vão banir agora é fair chack e similares.

Li há alguns meses (acho q 3 mais ou menos) que a ITTF tinha lançado o regulamento que proíbe a cola a partir de Julho/2007.

tenho que pesquisar novamente, mais se não me engano até aqui mesmo no site isso foi debatido no ano passado.

Solventes sempre foram proíbidos.

Não sei até que ponto a vantagem da cola com solventes levando em conta que uma borracha sai uns R$80,00 e vc deteriora a sua usando eles…bom se por tudo no papel saí praticamente o preço de comprar uma cola aprovada.

E algo bem interessante que já foi dito…a cola não faz ninguém jogar…o que faz é a técnica.

abraços

A cola rápida não melhora a técnica de ninguém, claro. Mas também é consenso que quando dois jogadores do mesmo nível se enfrentam, o uso da cola por apenas um deles desequilibra a disputa de maneira sensível.

bom…existee uma discussao enorme sobre o assuntoo…mas a soluçao pra tudo isso tralvez jah tenha saido e ninguem presta atençaoo
alguem aqui jah experimentou o evo1 aqui do site ?
o ecolo expander II ?

acho q essa serah a soluçaoo
qnd estava em desenvolvimentoo…tdo comentavam do evo1…agora q esta para vender…nunca mais vi alguem comentar sobre ele

[quote=“MTN”:mb2b4azn]
5 - Se vc não joga bem não use cola, pois não é ela que vai fazer vc melhorar. Por exemplo, o Persson diz em seu vídeo de treinamento que ele só começou a usar cola aos 14 anos e que isso foi muito importante para desenvolver a parte técnica primeiro.[/quote]

Espero que todos que estão iniciando leiam este comentário…
Conheço gente que com poucos meses já estão no hábito do reducola.

“…só começou aos 14 anos?..” O “só” é que me faz chorar lembrando do meu começo tardio…snif… :frowning:

Well, no meu caso só comecei com isso tem 2 meses, ou seja, depois de 1 ano e 7 meses de treinos quase diários e graças aos conselhos daqui e do que tenho encontrado pela internet, tenho buscado usar das colas autorizadas.

Ah, pra os que não sabem, a Nittaku já lançou uma cola a base d’água e uma versão soft da Narucross já no esquema pra uso com essa cola.

Gent gostaria de agradecer v6 por tirarem a minha duvida como falaram as colas autorizadas sao mt caras por isso quero fazer a minha
vlw