Como jogar contra pinos?

Boa tarde pessoal. Tenho enorme dificuldade de jogar contra pessoas que usam pino. Tenho dúvidas sobre de que firma mandar as bolas, como rebatê-las. Alguém poderia dar umas dicas?

Achei somente esses dois tópicos aqui do fórum falando sobre…
Embora os posts tenham quase 20 anos, e muita coisa mudou, em termos de construção técnica das borrachas e técnicas novas, em algum aspecto tem fundamento.

Como jogar com borracha lisa contra borracha de pino…

Estratégia contra pino longo

Mas não encontrei nada de estratégias em específico para quem é caneta, nem ao menos saberia pesquisar com termos para ter uma resposta (no Google, no caso)

Nem posso dar dicas próprias pois faz anos que não jogo contra pino hahahaha no meu convívio de parceiros de jogo, só tem 3 que usam pino, mas como eles jogam por diversão, nada muito sério, não vou levar eles ao limite, nem me desgastar “à toa”; aí ficamos batendo bola hahaha

Nessa não consigo ajudar muito…

Abs

Dica para jogar contra pineiro?
Pague um refrigerante para ele antes da partida mas encha de laxante.

Isso mesmo hahahaha
“Pino não é de Deus não”
hahaha

Boa tarde @paulogomes70,

Como em muita coisa no tênis de mesa, há muito tempo (talvez sempre tenha sido assim) a maioria dos jogadores escolhe criar um mito em torno da coisa ao invés de entender, treinar, etc. No fim, a qualidade sempre vai prevalecer, mas muita gente aponta o pino como desculpa para negligência. Bem, atitudes comuns daquela parte que não temos orgulho do nosso esporte. Mas só o fato de vc ter procurado algo aqui já é muito legal.

E claro, não são umas linhas num tópico que vão resolver seu problema por si só, mas antes de qualquer coisa, vc só vai conseguir lidar melhor com o que se expor com mais frequência. Ou seja, se quer saber como ganhar de um pineiro, minha resposta é perdendo de muitas formas diferentes antes. Procure oportunidades de praticar contra eles, que é o contrário do que muita gente faz, evitando enfrentar, muitas vezes por mero ego. Não jogue no piloto automático, vá entendendo como o que vc manda retorna para vc e como “contra reagir”. Isso é o mais importante. A dinâmica de efeito e inversão dele é um princípio que vc vai entender rápido e aprender a usar a seu favor ou pelo menos não ser prejudicado por ela. Resumidamente: o que vc manda para baixo volta um pouquinho para cima (quase sem efeito) e o que vc manda para cima (drive) volta para baixo. Com esse entendimento, vc já pode ganhar uma chance de trocar mais bolas. Como eu disse, tudo isso são princípios, e daí em diante a qualidade prevalece. Não existe solução mágica, só treino.

Eu mesmo trilhei este caminho e recentemente tenho jogado bem melhor contra pineiros, inclusive ganhando de jogadores que não conseguia ganhar por este simples entendimento, o que não torna as coisas fáceis, mas não mais difíceis do que precisam ser.

Abraços!!!

2 Curtidas

Muito obgdo Alcir, realmente, vc falou a pura verdade. Estudar e analisar o que acontece, entender a reação da bolinha de acordo com as minhas devoluções. E tudo com muita paciência e concentração.

eu como um jogador de pino a muito tempo posso lhe dizer que nao tem misterio o unico jeito de vc aprender a jogar contra um pineiro é simplesmente treinando com alguem que usa pino até onde sei é o unico jeito de aprender a jogar contra um, mas é claro que existe estrategias tbm mas vc vai pra esse lado quando tiver ja bem treinado em devolver a bola de alguem com pino