Como cortar efeito?

O pessoal algum de vcs pode me ajudar com a minha duvida?E q eu to com o problema nao to dando conta de cortar efeito mesmo quando alto …Como faço :?: As pessoas que jogam usando efeito tem uma vantagem enorme em cima de mim :evil: entendem

Começa a treinar !!! e dai pergunta para o seu técnco

Mais na minha cidade nao tem tecnico de TM :cry:

Nesse caso vc deve assistir vídeos, baixa da net ou compra do nosso mestre Mazinho que sai mais barato que ficar esperando os links funcionar. E com os vídeos de treinamento e até mesmo de jogos vc observar melhor.
Boa sorte
Tarcisio

Brigadao em Tarciso

Esse tipo de dúvida só se tira com muito treino e com alguém pra ver o que estás fazendo de errado!

O importante em qualquer nível de jogo é ter pleno conhecimento da mecânica do esporte.

Óbviamente a intensidade e capacidade de atuar efetivamente com diferentes efeitos é desenvolvida com o passar do tempo mas os conceitos básicos são primários:

Os golpes podem possuir rotação, velocidade ou ambos, dependendo da intenção do executante.

      Utilizamos o material para produzir, anular ou continuar o giro da bola buscando vencer a seqüência do jogo.

Todas as estratégias de jogadas como serviço, recepção, ataques e defesas precisam ser avaliados no quesito spin.

      Nossa resposta está diretamente ligada a possibilidades táticas limitadas pelo julgamento e intervenção acertada dos golpes.

      A superfície das borrachas lisas permite imensa variação de “toques”.

Hinoki muito obrigado graças a isso passei a observar a tatica e efeitos dos jogadores e descubri uma forma para cortar um efeito ou outro

Gostaria de comentar também que a quantidade de efeito cai com o aumento da distância entre a bola e o jogador que a golpeou: pois a resistência do ar diminui a rotação da bola, progressivamente. Assim, se você estiver com muita dificuldade para devolver um saque, por exemplo, com muito efeito, espere alguns instantes antes de golpear a bola. Certamente ela chegará na sua raquete com menos efeito.

Humm… Nem sempre… :roll:

Ps. E se o adversário lhe devolver uma bola bem carregada e CURTA???

Se vc esperar a bola perder o efeito, jah deverá estar quicando a 23a vez em sua mesa…

Pra mim que estou aprendendo efeito também é bem complicado mas estou notei que no inicio é melhor aprender a continuar o efeito e não tentar cortar o efeito em sentido contrário é mais facil.Mudar o sentido do efeito as vezes pode ser complicado sempre que tento fazer isso contra um adversário de raquete melhor a bola acaba indo pra fora, agora quando se devolve no mesmo sentido se acaba devolvendo uma bola com mais veneno ainda.Bom essa é minha pobre opinião rs

[quote=“max1980”:3frwr4f7]Pra mim que estou aprendendo efeito também é bem complicado mas estou notei que no inicio é melhor aprender a continuar o efeito e não tentar cortar o efeito em sentido contrário é mais facil.Mudar o sentido do efeito as vezes pode ser complicado sempre que tento fazer isso contra um adversário de raquete melhor a bola acaba indo pra fora, agora quando se devolve no mesmo sentido se acaba devolvendo uma bola com mais veneno ainda.Bom essa é minha pobre opinião rs[/quote]Ei max1980
Acho que voce consegue receber a bola da maneira mais difícil pois se a quantidade de efeito colocada na bola é muito grande vc tem que fazer o movimento muito rapido para continuar o efeito, enquanto que se vc aprender a cortar o efeito com o movimento contrário vc não precisa fazer muita velocidade, apenas se concentrando em acertar o angulo da recepção.
tenta treinar primeiro cortando o efeito que é mais facil para defender e para atacar ou contra-atacar vc se especializa em seguir o efeito.
Abraço,
Maurel

Valeu pela dica, mas realmente estou com muito problemas com relação ao angulo de recepção para cortar efeito,já com relação a continuar efeito eu acabo sempre fazendo um movimento bastante rápido mesmo pra mim é facil pq minha característica é ser rápido e muito ofensivo sempre quando continuo um efeito faço com vontade pra bola voltar mordendo o adversário rs.Vou tentar treinar o contrário também pq é muito importante receber de várias maneiras.

Eu tinha o mesmo problema e percebi com o tempo que vc tem duas opções, ou vc posiciona a raquete em um angulo correto percebendo que efeito o adversário deu, ou vc tira o efeito dele dando um efeito contrario, por exemplo se o efeito é por cima vc posiciona a raquete como um choto num angulo de 30 graus assim / * <- imagine que a estrelinha é a bola e a barra a raquete, a partir dai o efeito é sempre rotativo anti horário, basta posicionar a raquete nesta posição segundo a rotação da bolinha, quando o efeito é inverso ou para baixo inverta a posição da raquete, * <- imagine que a bolinha esta com rotação sentido horário, vc deve inclinar a raquete de acordo com a intensidade do efeito e entrar com a raquete por baixo da bolinha se vc observar a mecânica é o mesmo angulo que o primeiro exemplo só que de cabeça para baixo, o efeito lateral é a mesma coisa imagine que a raquete deve ser colocada neste angulo só que em posição lateral ai vc olhara os exemplos com se estivesse vendo por cima e não de frente. Isso exige muita atenção e um pouco de treino pois vc desenvolve bastante controle sobre a bolinha. E em ultima instância sendo saque longo vc pode dar um drive bem aplicado para tirar qualquer efeito, ou um haral em caso de saque curto. São muito eficientes. Mas tudo precisara de muito treino e atenção.

Existe alguns tipos de saque que são muito difíceis de se receber com o efeito contra principalmente contra canhotos.
É importante se concentrar no movimento da raquete do adversário, imagine o movimento da sua esquerda para a direita, para voce receber este saque contra o efeito e para devolve-lo na mesma posição que ele saiu da raquete do adversário vc deve fazer o mesmo angulo da raquete dele e direcionar o movimento da sua esquerda para a direita no mesmo sentido dele (observando também se ele esta para cima ou para baixo, que irá também mudar o angulo da recepção. Se esta para cima com a raquete inclinada para frente, se esta para baixo a raquete inclinada para cima), tendo a vantagem de não precisar fazer a mesma velocidade do adversário, pode ser mais lento e mais firme.
Se vc entrar mais firme na bola ela tende a sair mais da mesa, se vc entrar mais suave ela tende a morrer mais perto da rede dificultando o ataque de 3a bola.
Vc deve treinar as duas bolas pois no jogo o que ganha mais é ter variação de jogadas.
Abraço,
Maurel Luchiari

Tpw, acho q pa corta o efeito, a concentração tem q se mto boa.
Qndo vc se senti preparado, olhe bem para o saque, e quando a bola estiver chegando perto de vc, vc vai la e da um tiro no cara e joga a bola na cara dele. Assim vc pega qlq saque =D

Pra cortar efeito aprendi a pouco tempo.Vc deve saber qual efeito vc ta li dando se for um pra baixo vc corta com efeito pro lado puxando a raquete
pra esquerda

agora efeito lateral vc corta normalmente so prescisa ta bem posicionado

Mas nao e muito certo se for com muito efeito mesmo ja nao sei pois o Brasil e ruim de efeito ainda mais com quem jogo hehehehehe brincadeira

eh segundo as msgs de cima da pra pegar qualquer saque, mas quando podia esconder, ninguem pegava saque do lio guoliang nao.

Estou com algumas dúvidas, eu jogava tênis de mesa há alguns anos atrás, parei por motivos de estudo e estou voltando agora de novo, mas percebo que esqueci alguns fundamentos básicos e gostaria de saber o seguinte: Um drive(não sei como vocês chamam aí), não é aquele movimento com a raquete reta pra cima(esse chamamos de top aqui), o que chamamos de drive é aquele com a raquete um pouco mais inclinada, assim +ou- / * , serve para atacar com a bolinha fazendo movimento de cima para baixo, tendendo o adversário a jogar a bola para fora, bem…, minha dúvida é se o Drive corta qualquer tipo de efeito, por exemplo se o adversário mandar com um efeito lateral, se eu posso mandar um drive confiante que ela passa com certeza, ou se preciso utilizar outro recurso pra devolver a bolinha. lembrando(sou classineta, não sei se isso vai interferir em alguma coisa)

Abraços, por favor me ajudem