Como cortar efeito?

drive é um movimento rápido de top spin…
na verdade naum se corta qualquer efeito com drive…
underspin por exemplo se for dar drive concerteza vai estourar na rede…
preciza ser um loop (quer é um drive que vc usa o corpo como alavanca, e pucha lah de baixo pra cima)

ou seja… um underspin em cima da mesa só se tira com outro underspin… agora se for alto (um pouco mais alto que a rede) dar pra tirar com (droga esqueci o nome) é um movimento que vc faz com o braço dando um tapa na bola pra frente com muita velocidade… sem efeito nenhum… vela velocidade da bolinha… se anula o efeito…

vc pode testar isso jogando a bolinha pra cima e deixando cair na raquete… e depois fazendo a mesma coisa… só que batendo com força na bola… aí vc verá a diferença… ehehehhe

Valeu, já me ajudou um pouco, mas… ainda paira uma dúvida, e os efeitos laterais, eu consigo tirar eles com um drive, tem com eu usar um drive em cima de um efeito lateral, pra começar um ataque ou não tem jeito!!!

pow… vc pode mandar um drive forçando pra fora… ai ele vai com topspin e vai com efeito lateral junto… o que faz com que a bola (caso o oponente consiga pegar) volte na sua mão… pra iniciar um outro ataque… até que ou ele capa a bola… ou manda tão (por exemplo se vc for destro) direita que a bola acaba indo pra fora… normalmente se faz isso quando vc está atacando fortemente…

acho que foi essa a sua duvida né? (se naum foi esplica denovo pq foi isso que eu entendi)

[quote=“Tiago_tns”:291t8b9a]pow… vc pode mandar um drive forçando pra fora… ai ele vai com topspin e vai com efeito lateral junto… o que faz com que a bola (caso o oponente consiga pegar) volte na sua mão… pra iniciar um outro ataque… até que ou ele capa a bola… ou manda tão (por exemplo se vc for destro) direita que a bola acaba indo pra fora… normalmente se faz isso quando vc está atacando fortemente…

acho que foi essa a sua duvida né? (se naum foi esplica denovo pq foi isso que eu entendi)[/quote]

Era mais ou menos isso!so q eu to falando e um jeito de cortar no geral.pq nem sempre o efeito e o q parece mesmo sem eu identificar se tem jeito de cortar mais o objetivo inicial era esse!!!Pra nao vacilar na escolha do corte e efeito

Basicamente existem três formas de atuar com o efeito: continuando, anulando ou neutralizando.

Ao continuar devolvemos no mesmo sentido original, seja bloqueando e angulando a raquete ou utilizando a topsheet para aumentar esta rotação no mesmo sentido.

Para anular basta deslocar a bola de seu eixo de rotação, princípio que facilita a devolução mas que produz trajetórias indesejadas(um golpe chapado anula com a velocidade) mas dentro da mesa este tipo de ação produz bolas lentas e de média altura.

Para neutralizar é necessário usar a topsheet para produzir efeito superior ou mesmo mais lento em outra direção.

Um golpe de top spin por exemplo, atua com dois princípios, deslocando a bola de seu eixo e imprimindo rotação para cima.

Muito interessante este tópico, por isso gostaria de mais dicas a respeito da recepção de efeitos.
A grande dificuldade parece que não é só anular ou continuar o efeito, mas sim saber que bola vem, já que nem sempre se consegue perceber o efeito. Lógico que os karas mais feras pegam fácil o tipo de efeito que vem, mas os pangas sem complicam (como eu). Mesmo porque é muito rápido o movimento da raquete no instante da batida. Nem com câmera lenta dá pra perceber nos vídeos dos feras o exato instnate da batida.
Na dúvida o melhor é esperar o máximo que der antes de toca-la, pois aí diminui o efeito??
Abr,
Svr