Colocando efeito na bola

Po, eu sempre tento colocar cada vez mais efeito na bolinha e só consigo no sidespin um grande efeito…
No meu colegio consegui fazer 3 vzs uma chilena em saque =O mas a minha meta é colocar efeito de maneira que bata na raquete do adversário e “voe” :smiley:

eu sempre tento fazer a bola raspar na raquete de maneira certa mas mesmo assim n sai com tanto efeito… será q é minha raquete??

Eu não tenho condições de responder isso se você primeiro não disser qual é sua raquete.

faz tempo q eu ganhei ela, n me lembro o modelo, mas sei q é da dunlop :lol:
vo pesquisar o modelo mas eu queria saber se as raquetes em geral(da dunlop) são assim

O problema esta exatamente na sua raquete, Dunlop nao e um bom fabricante de raquetes de Tenis de Mesa, pelo que sei, fabricam boas raquetes para Tenis de Campo.

abracos

Smorigo

Olá Vieira…

Caro amigo, como disse Smorigo, o problema está em sua raquete. Se você quer colocar bastante efeito em seu saque precisa de um material adequado.

Não sei como é feita sua técnica e nem sua empunhadura (caneta ou clássica), porém tenho certeza que com uma boa madeira e uma boa borracha você colocará efeitos “muito” melhores do que com sua raquete atual.

Agora, a pergunta é: qual raquete compro então?

É o seguinte. Imagino que você não treine em algum lugar. Se treinar, provavelmente seu professor saberá indicar um bom material para você. Se tiver algum problema, existem diversos tópicos aqui no site que te esclarecerão. (Se ouver necessidade, pode emcaminhar uma mensagem pessoal para mim que ajudarei da melhor forma possível). Se não, sugiro a compra de uma raquete de iniciante.

Raquetes de iniciantes de fácil acesso:

DHS F1002 (clássica)
DHS F1005 (caneta) - Raquetes bem simples e que creio que não mudará seu desempenho. Possui pouca esponja, sua borracha é mais simples e com pouca explosão e acho-a um pouco pesada. Perdem suas propriedades muito rápido, principalmente quando má cuidadas.

DHS F3002 (clássica)
DHS F3005 (caneta) - Possui uma melhor borracha (PF4 ou PF41), tenho certeza que proporcionará melhor efeito em seus saques. Porém também as acho um pouco pesadas.

FriendShip 729 - 2020 (caneta ou clássica) - São raquetes muito indicadas para iniciantes que possuem bom peso e seu cabo é bem ergonômico. Bem cuidadas duram o tempo necessário para que você treine as movimentações básicas do esporte.

Butterfly - Biriba/ Addoy/ Champ/ Wakaba - São boas raquetes e de uma ótima marca e que possui uma gama maior de escolha para a compra para o iniciante. São raquetes boas e que bem cuidadas também duram o tempo necessário para que faça o treinamento básico dos movimentos do Tênis de Mesa.

Uma dica muito importante: Se você tem uma raquete, também deve ter um “case” ou “capa” para guardá-la.ok?

Se quiser procurá-las em shoppings e lojas esportivas também encontrará.

Obs.: Existem outros modelos da linha DHS, mas que não fogem muito da análise que fiz da F1002 E F1005.

Espero que o tenha ajudado…

Uma abraço e bom treino!!!

Como o PINGMAN já falou todas as opções de raquetes montadas falarei um pouco sobre as raquetes um nível acima. Elas custam um pouco mais caro, mas posusem uma qualidade e durabilidade muito maior, sendo que se vc for usar por mais que alguns meses e depois largar em algum canto elas valem muito a pena.

Para aproveitar estas vantagens vc deverá comprar separado uma borracha e madeira. Uma excelente linha de madeiras é a KWS, marca nacional que produz raquetes de excelente qualidade.

Para as borrachas vc pode optar por algo como a TSP Cesalo, Nittaku Micro entre outras. Sçao borrachas baratas mas que são infinitamente superiores à qualquer raquete montada que vc ve por aí.

A melhor parte é que isto não quer dizer qu sejam tão mais caras, com os 130 reais que vc gastaria em uma Biriba em um shopping por aí, vc monta uma raquete excelente seguindo a faixa de preços aqui do site. Vale uma pesquisada.

abraços

[quote=“Viera”:28dfnrsf]Po, eu sempre tento colocar cada vez mais efeito na bolinha e só consigo no sidespin um grande efeito…
No meu colegio consegui fazer 3 vzs uma chilena em saque =O mas a minha meta é colocar efeito de maneira que bata na raquete do adversário e “voe” :smiley: eu sempre tento fazer a bola raspar na raquete de maneira certa mas mesmo assim n sai com tanto efeito… será q é minha raquete??[/quote]
Cada vez que leio coisas como as postas, nao sei se choro ou dou muitas risadas…
Vc tá achando que só pq o saque tem muito efeito, ninguém pega ?
Saiba que existe técnica para pegar quaisquer tipos de saque, e alias o saque “mais difícil de pegar” nao é aquele que tem muito efeito, como muitos acham…
Muitas vezes o saque SEM efeito nenhum é bem pior de pegar…
E no geral, os mais velozes sao mais “chatos” de pegar…
Procure no Forum mesmo, que tem várias dicas sobre saque, em particular um que o Kyo postou com muita autoridade (o saque dele é realmente muito bom).

ahahah concordo com o doc, a melhor coisa que tem é lançar a bola ver o cara abrindo pro drive e meter um saque liso, corrido na paralela e ele só fica olhando :stuck_out_tongue: … e tb jogar contra os “pineiros” eh chato, se vc sacar heavy a bolinha volta toda torta…

bom… agora sobre o post do Vieira… pelo que eu sei de efeitos em saque, quanto mais vc raspar na bolinha mais efeito vai ter… agora c vc raspar e n for, procure outra borracha, agora se mesmo assim vc n conseguir, daí o problema pode ser falta de técnica :lol:

PS: Trocar borracha n seria trocar de raquete xing ling por xing lang… se vc n conhece aqui vai uma opinião minha pra all rounds… Mark V ou Sriver, são baratinhas e mt boas pra fazer tudo saque, drive,blocar, etc…

uma borracha muito boa para sacar com mais efeito é a Nittaku Midship
tem uma boa durabilidade bastante efeito nao é muito rapida maia é muito boa
:smiley:


tsp bjorn no back
bty sriver g2 fx no fore
madeira stiga clipper

Tiiii, vou discordar… a Midship dá efeito apenas razoável…
Falando apenas de Nittaku, tem um montao que dá mais efeito :
Renanos (soft/hard), Moristo (Nx, RS 2000) , G888 ( CS JS) , e até o pino chamado de Express dá mais efeito que a Midship…fora estas ainda tem outras como Hammond, Nodias etc…

Não esquecer que borrachas que dão muito efeito , recebem efeito do adversário na mesma proporção.
Portanto não adianta voce ter borracha vamos dizer… " grudenta " que dão muito efeito se voce não souber devolver saque pesado.
Precisará de muiiiito treino nesses fundamentos.

Um abraço a todos.

[quote=“NationalKid”:3oqbq9kk]Não esquecer que borrachas que dão muito efeito , recebem efeito do adversário na mesma proporção.
Portanto não adianta voce ter borracha vamos dizer… " grudenta " que dão muito efeito se voce não souber devolver saque pesado.
Precisará de muiiiito treino nesses fundamentos.

Um abraço a todos.[/quote]
bem relativo, que recebe o mesmo efeito eh verdade, mas receber saque com borracha chinesa eh mto mais facil do q com borracha japonesa…
a velocidade da borracha atrapalha mto mais a recepçao de saque do q o efeito propriamente dito… borracha mto rapida levanta mto mais a bola do q borracha grudenta

[quote=“Doc_SP”:2g1srcyo]Cada vez que leio coisas como as postas, nao sei se choro ou dou muitas risadas…
Vc tá achando que só pq o saque tem muito efeito, ninguém pega ?
[/quote]
Vai com calma, Doc_ …rs… O garoto agora q tá aprendendo efeito… vamos por partes :wink:

Tiiii, vou discordar… a Midship dá efeito apenas razoável…
Falando apenas de Nittaku, tem um montao que dá mais efeito :
Renanos (soft/hard), Moristo (Nx, RS 2000) , G888 ( CS JS) , e até o pino chamado de Express dá mais efeito que a Midship…fora estas ainda tem outras como Hammond, Nodias etc…[/quote]
Agora eu q vou discordar. Acho o efeito da Hammond totalmente pífio, embora seja excelente para atacar ou contra-atacar, devido a sua velocidade. Mas em termos de efeito, nem se compara com a Nodias.

acho que a butterfly flextra tambem é uma boa escolha para quem esta iniciando no TM, pois possui um efeito razoavel(com um bom saque raramente um panga ira devolver a bola) e uma velocidade boa para jogadas com mais controle.

Estranho né ?
O próprio fabricante coloca :
Hammond Spin 10
Nodias Spin 10

Enquanto que Midship (a borracha citada) 9,5

ah doc…ca entre nos, a hammond é uma aberração da natureza…
borracha torta, se vc raspa a bola cai, vc bate ela dispara…ela ateh da efeito, mas acho q da menos q a midship ateh, nao importando oq a nittaku diz

O problema encontra-se na combinaçao Borracha X madeira…
A Hammond (comum) nao é muito adequada para madeiras muito duras…
Já Alpha Pro nao tem o mesmo problema…

VLW MTO VCS!! PINGMAN, me ajudou mto no meu treino e os outros tbm =), e tipo eu usei uma DHS do meu colegio e foi bem melhor

VLW gente!

nao faz mto tempo q conheci esse site, mas ele tá me ajudando mto!
agradeço mto a equipe do site =)

[quote=“Doc_SP”:djrdg34q]Estranho né ?
O próprio fabricante coloca :
Hammond Spin 10
Nodias Spin 10

Enquanto que Midship (a borracha citada) 9,5[/quote]
Vc LEU as informações do fabricante. Eu USO as duas borrachas e foram compradas ao mesmo tempo. Quanto à Midship, não posso falar pois nunca usei. Abs.