Colas tóxicas foram proibidas a partir de ontem (26/05/07)

[quote=“clebiobahia”:1hr6ug74]como é q eles vão fazer para identificar se o atleta está ou não usando uma cola irregular?
o juiz vai cheirar a raquete?
ou o atleta será obrigado a colar a raquete nas dependencias de onde ocorrerá a competição?
ou o atleta pode colar em casa, e levar a raquete já colada para o ginasio?

acho que a fiscalização será muito complicada.[/quote]

http://enez.de

Caramba, que coisa mais sangrenta, nem em comerciais de alguns filmes de terror eu vi tanta alusão a sangue, do jeito que eles passam é cheirar o negócio e morrer na hora, agora, não quero ser o pessimista, mas, ninguém sabe quem é o fabricante deste equipamento “cheirador”? Por acaso não tem nenhuma ligação com alguém da ITTF não né? Eu sou meio desconfiado demais, sabem, é bem fácil para alguém criar um produto destes, mas para que ele seja aceito e tido como útil, a pessoa tem que mostrar isso, para tanto, faz um estudo, com profissionais sérios é claro, e nesta pesquisa mostra-se que o uso da cola rápida a longo prazo é prejudicial e pronto, o meu produto pode ser vendido para todas as confederações do mundo, pois é o que a ITTF confia…´não é nenhuim tipo de conspiração não, é só uma viagem minha, e não cheirei cola rápida…

é tamanha a boa-fé da cbtm que eles são incapazes de colocar um link pra nota oficial da ittf…

Acho legal a proibição, mas não sou a favor da forma com que ela foi feita, assim “do dia pra noite”, e como disseram aqui na forma 1 td mundo criticou quando exigiu-se a tirada do turbo, do controle de tração, e de outros controles do carro… e mesmo com isso os carros continuaram correndo mais por causa da tecnologia empregada, e outra, agora exige pilotos melhores do que antes (bom eu acho isso)… E sobre o papo de cheirar cola… eu usei cola por um tempo, realmente é um efeito muito bom, e mesmo colando em lugar arejado onde batia muito vento eu achei praticamente impossível não inalar um pouco, ahahah não que eu tenha enviado o nariz na lata, mas é que sinceramente sem se afastar um pouco o cheiro ainda bate e tal… e como disseram quem cola 2 vezes por dia, 20 dias por semana… realmente fica muito prejidicial, mesmo que a pessoa não pegue a doença sempre tem-se o risco e é isso que querem tirar…

Esse estudo que vc falou é totalmente descartável. QUalquer pseudo-técnico em quimica pode responder com propriedade sobre os efeitos de compostos aromáticos.

A questão prática que ainda não vi respondida nem comentada aqui nesse tópico é: qual cola devemos comprar dessas que estão aí no mercado? Praticantes que, como eu, não colam (nunca colei, nem vou colar mesmo) mas quando compramos borracha nova o que devemos usar? Vipal? Não parece a melhor solução. E aí, senhores???
Abraços, Glauco.

Para mim isso é muito barulho para pouca coisa, hoje existem vários tipos de colas e todas com instruções específicas de uso. Basta obrigar o individuo a seguir estas instruções e isto parte dos treinadores e técnicos de base. Tudo é uma questão de educação, não precisamos esperar alguém morrer de cancer ou outra coisa qualquer para seguir as orientações de uso dos produtos. todos sabem que produtos a base de solvente e colas que usam solventes são tóxicos sim.
Por isso se faz mal para o atleta ao longo de sua vida no esporte devemos sim incentivar o uso correto, e se a ittf orienta assim devemos obedecer.
Devemos ser corretos naquilo que fazemos e praticamos pois assim teremos uma evolução no esporte sendo exemplos para todos, principalmente em nosso esporte.
Isso não deveria ser tópico de bate boca, e sim uma forma de incentivar o uso correto pois realmente a meninada usa de qualquer jeito, não usa mascara, nem cola em lugar ventilado. Eu pessoalmente não uso cola rápida, mas aconselho a que usa que siga as intruções, utilize uma mascara de proteção a base de carvão ativado, e sempre em local ventilado. pois assim seremos exemplo aonde estivermos e assim todos seguirão.

concordo com o que vc disse AldoSilva… mas pra muita gente ainda mais aqui é algo inviável usar uma máscara de carvão ativado, colar em lugar arejado isso QUALQUER UM pode fazer, embora ache que a ittf errou em proibir e ao mesmo tempo deixar pra conferir só no ano que vem, acaba sendo meio que uma falta de respeito e ainda acredito que no brasil vai ser uma proibição que não será cumprida… Quero ver se em um próximo campeonato não vou ver alguém colando, duvido não ver ninguém colando…

Este que é o problema Madger,
O exemplo deveria vir dos treinadores que em vez de corrigir incentiva o uso do solvente, o pessoal compra a cola rápida na dosagem correta e coloca mais solvi cola. Que é extremamente tóxico.
Se o exemplo não vier de cima não adianta, é um trabalho de concientização e educação, claro que não se resolvera de um dia para o outro, mas, se for aplicado nos torneios com certeza o pessoal ira se adaptar.
Vamos aguardar.

[quote=“AldoSilva”:ujtorlj0]Este que é o problema Madger,
O exemplo deveria vir dos treinadores que em vez de corrigir incentiva o uso do solvente, o pessoal compra a cola rápida na dosagem correta e coloca mais solvi cola. Que é extremamente tóxico.
Se o exemplo não vier de cima não adianta, é um trabalho de concientização e educação, claro que não se resolvera de um dia para o outro, mas, se for aplicado nos torneios com certeza o pessoal ira se adaptar.
Vamos aguardar.[/quote]

eu joguei poucas vezes com cola, tem um cara onde eu treino que assim ele treina há MUITO tempo mesmo e sabe dar as dicas e tal, aí comecei a treinar com ele pra pegar movimento e tal, tanto que hoje tenho um movimento até que completo, por uns tempos eu comecei a usar cola numa sriver, aí percebi que primeiro que minha bola voltava mais fácil pro cara, segundo que meu movimento que era completo tava ficando meio movimento e quando não usava cola não acertava nada… aí parei com a cola, mas sempre tentei tomar esses cuidados mesmo tendo técnico e tal nenhum nunca falou pra tomar cuidado com cola essas coisas… embora lá onde eu treine tenha um lugar ao ar livre próprio pra colar naõ deixam vc colar dentro de onde treinam por ser lugar fechado

Quase duas semanas após o comunicado de imprensa dando conta da proibição do uso de colas VOC, a imprensa especializada alemã (http://ittf.com/ittf_handbook/hb.asp?s_number=3%2E02&. Por outro lado, a ITTF realmente retirou a licença de todas as colas, e não public ou até agora a nova lista de colas legais.

A federação alemã tem pressionado a ITTF pela publicação do texto oficial da regra, para que possa por sua vez determinar o regulamento em solo alemão para a próxima temporada. Em medida emergencial, foi liberado até 30 de julho de 2007 o uso das colas VOC que estavam na lista original da ITTF.

Pipocam também reportagens sobre os bastidores deste episódio. Por exmplo, de que o Sharara teria defendido como um leão a proibição imediata com controle imediato, na famigerada reunião em Zagreb. Teria sido no entanto vencido por 28x12 votos. Este fato representaria uma perda de força política para o Sharara. Parece que o cara simplesmente chutou o balde para ver como ficava.

essas reportagens têm saído na página da confederação alemã ou em sites independentes?? não sei ler alemão.

os interesses comerciais são certamente gigantescos nessa discussão e se o próprio sharara se dispôs dessa maneira deve ser pq NÃO HÁ DÚVIDA moral de que as colas com vcs têm causado danos à saúde dos atletas NA PRÁTICA.