Colas tóxicas foram proibidas a partir de ontem (26/05/07)

“Based on a majority decision taken by the Board of Directors of the ITTF, Glues containing harmful volatile compounds are no longer approved by the ITTF effective immediately. Although it is felt by the Board of Directors that the current levels of volatile compounds in Glues used to affix rubber coverings to the table tennis blade are in very small quantities and if applied correctly in a ventilated area provide no serious health risk to the players, it is felt, however, that long term use of such glues may have negative health effects.”
http://www.ittf.com/_front_page/ittf.as … ry=General

Tradução:

Baseado numa decisão majoritária tomada pela comissão de diretores da ITTF, colas contendo compostos voláteis maléficos não são mais aprovados pela ITTF a partir de agora. Embora fora levado em consideração pela comissão de diretores que os compostos voláteis nas colas utilizadas para fixar a borracha nas raquetes de tênis de mesa estão em quantidades muito pequenas e que se aplicadas em ambiente ventilado não oferecem grande risco para os jogadores, foi sentido, entretanto, que uso prolongado das colas pode ter efeitos negativos para a saúde.

entao hoje dia 27 nao pod + usar?
como nos vamos colar as borrachas q vem da fabrica?

[quote=“TuRbAdO”:3e6mrzx3]entao hoje dia 27 nao pod + usar?
como nos vamos colar as borrachas q vem da fabrica?[/quote]

Com as colas permitidas pela ITTF.

[quote=“cesarav”:1m1c80qg][quote=“TuRbAdO”:1m1c80qg]entao hoje dia 27 nao pod + usar?
como nos vamos colar as borrachas q vem da fabrica?[/quote]

Com as colas permitidas pela ITTF.[/quote]

Eu diria com as novas colas permitidas, ou seja, à base d’água.

Também aproveitando pra outra dúvida:
O tal esquema da Bty “powersponge” tá aprovado mesmo ou pra vcs eles ainda vão lançar uma série de borrachas visando uma nova cola rápida à base d’água?..

[]´s

e a clean chack por exemplo, ela é uma cola pra tenis de mesa(apesar de naum ser cola rapida) e eh permitida pela ittf

Não mais.

Nada contra quem concorda com a proibição da cola, mas, ACABARAM COM A GRAÇA DO TÊNIS DE MESA.
Sendo sincero, nenhuma cola que inventarem a partir de agora ou as que ja existem a base de água ou de qualquer outra coisa, irá substituir as propriedades da cola rapida atual.
Nao gostei mesmo!!!
Speed

Pode haver uma perda inicial dos efeitos produzidos pela cola a base de volateis, mas logo as borrachas vao estar ainda mais rapidas!
E’ como os carros de F1: mesmo tirando turbo, controle de tracao e etc os carros ficam cada vez mais rapidos.

tomaraaaaaaaaaaaaa

[quote=“speed”:1gmerql9]Nada contra quem concorda com a proibição da cola, mas, ACABARAM COM A GRAÇA DO TÊNIS DE MESA.
Sendo sincero, nenhuma cola que inventarem a partir de agora ou as que ja existem a base de água ou de qualquer outra coisa, irá substituir as propriedades da cola rapida atual.
Nao gostei mesmo!!!
Speed[/quote]

Nada contra quem discorda com a proibição. Não estou falando isso com intuito de ofender, apenas debater, mas não tem graça morrer gente por causa de cola. E todo esporte passa por adaptações, eu acredito que a galera que investe em cond. fisico, explosao, bons fundamentos, vai se dar bem, pq sem cola, esses vão se sobressair na minha opiniao.

Anotada tua consideração para o futuro só, que, não há condicionamento fisico que substitua os efeitos de uma cola rapida nas borrachas. Até onde sei e nesses 28 anos que pratico e acompanho noticias de tênis de mesa nunca soube de alguem que morreu por uso de cola rapida, para mim e, continuo respeitando quem quer acreditar nessa miragem, o não uso desse material vai deixar esse esporte cada vez mais sem espaço pela perda total de suas caracteristicas, de suas peculiaridades. Imagine-se usando uma borracha seja ela tensionada, supertensionada ou seja lá o que for, colada uma vez sem que seja preciso colar novamente porque não haverá ganhos em nada só de perda de tempo, que graça tem isso?
REAFIRMO, respeito a opinião de todos, mas para mim estão tentando acabar com o melhor esporte do planeta.
Speed

concordo 100% e acho que condicionamento físico e bons fundamentos já é um pré-requisito por causa do aumento gradual da competitividade no tm… por enquanto o tm não é um esporte globalizado, mas será qd o nível top e a profissionalização forem alcançados pelos jogadores da américa latina, áfrica, oceania, próximo oriente etc, aí não haverá mais saída a não ser tornar-se mesatenista E atleta.

quanto à toxidade das colas atuais, qq químico em qq esquina pode confirmar, não importa a origem… a única coisa que eu vou realmente lamentar é a falta dos tops colando suas borrachas ao ar livre pra todo mundo ver, todo o resto se arranja rsrsrs

Sem entrar no julgamento contra ou a favor.

O fato é q uma das coisas mais gostosas no tênis de mesa é ouvir o barulho da raqt e ter a sensação a cada drive dps de colar c/ “cola do Márcio”. Mtass vezes, é bem mais gostoso perder dando vários drives c/ uma raqt dessas do q ganhar c/ uma raqt q não faz barulho e nem dá sensação de efeito catapulta.

Essa sensação vai ser qse impossível substituir. Acho q era essa a mensagem q o usuário “speed” quis salientar e eu concordo.

CBTM manifesta-se. Cola rápida tá liberada…

http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll … 6&item=125

Abraços,

Mazinho

[quote=“Mazinho”:2adpcfu1]CBTM manifesta-se. Cola rápida tá liberada…

http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll … 6&item=125

Abraços,

Mazinho[/quote]

apesar de ser completamente a favor da abolição das colas tóxicas, me parece muito razoável a decisão da cbtm… justamente pq há tanta disparidade entre os continentes, não faria qq sentido a ittf impôr uma decisão centralizada para o resto do mundo, mas o sinal está dado e é só uma questão de tempo até a abolição ser uma realidade para todos.

[quote=“speed”:1bt5s7no]Anotada tua consideração para o futuro só, que, não há condicionamento fisico que substitua os efeitos de uma cola rapida nas borrachas. Até onde sei e nesses 28 anos que pratico e acompanho noticias de tênis de mesa nunca soube de alguem que morreu por uso de cola rapida, para mim e, continuo respeitando quem quer acreditar nessa miragem, o não uso desse material vai deixar esse esporte cada vez mais sem espaço pela perda total de suas caracteristicas, de suas peculiaridades. Imagine-se usando uma borracha seja ela tensionada, supertensionada ou seja lá o que for, colada uma vez sem que seja preciso colar novamente porque não haverá ganhos em nada só de perda de tempo, que graça tem isso?
[/quote]

olá

desculpe amigo , mas vc joga tenis só pelo prazer de ficar colando ??

Se a cola com solvente não fizesse nenhum mal, por que proibir menores q ficam cheirando cola na rua? Esses solventes, amigo, causam problemas hepaticos e nervosos , isto sem falar em outras coisas mais.

alguns dados:

"A inalação crônica de solventes, seja proposital como aquela involuntária, traz problemas sérios à saúde. Por exemplo trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura se não usarem equipamentos de proteção estarão fazendo uso crônico involuntariamente de solventes.

A inalação crônica pode levar a morte de neurônios (células do cérebro), causando lesões irreversíveis do cérebro. Além disso a pessoa que usa cronicamente solventes fica apática, com dificuldades de concentração e déficit de memória.

Sabe-se que o uso crônico de alguns solventes causam lesões no fígado, rins e degenerações progressivas de nervos periféricos como os da perna, levando a transtornos no andar, podendo chegar à paralisia. Além disso o solvente torna o músculo cardíaco (o coração) muito sensível a uma substância que aparece normalmente no sangue, quando a pessoa exerce um esforço extra como por exemplo correr ou quando toma um susto. Essa substância é a adrenalina. Assim, se uma pessoa inala um solvente e logo depois faz esforço físico, o seu coração pode sofrer danos, pois ele estará muito sensível à adrenalina liberada por causa do esforço. A literatura médica já descreveu vários casos de morte, por síncope cardíaca, principalmente ! de adolescentes."

Digamos que o Tênis de Mesa ganha e perde:

Perde uma de suas caracteristicas, por mais que seja ruim era no intuito de velocidade etc. etc. Como eu acho que perdeu quando proibiram o saque escondido. Acho que com a proibição o tenis de mesa vai ser visto como um esporte 100% saudavel. ( Acho que com as bolas mais lentas tavez o jogo fique mais disputado com mais trocas de bola , pode ficar mais popular )

Bom eu só queria ver como iria ser após a completa proibicão… imagina Samsonov, Timo, Kreanga sem cola 8O

Acho que esses 3 se beneficiariam bastante:

  1. samsonov é uma muralha e só teria a ganhar com mais troca de bola;
  2. kreanga subiu muito no ranking depois das ultimas mudanças;
  3. boll é tecnicamente completo e super atlético.

Acho que esses 3 se beneficiariam bastante:

  1. samsonov é uma muralha e só teria a ganhar com mais troca de bola;
  2. kreanga subiu muito no ranking depois das ultimas mudanças;
  3. boll é tecnicamente completo e super atlético.[/quote]

haueheauhaei…imagina os caras sem as 5 camadas de pura velocidade para ajudar…samsonov sem o barulhao da borracha dele kreanga tbm…TODOS enfim eu quero ver como vai ficar o TM…sera que vai ficar mais competitivo?? mais trocas de bola?? etc…

[quote=“Victor_MS”:q1swf94c]
haueheauhaei…imagina os caras sem as 5 camadas de pura velocidade para ajudar…samsonov sem o barulhao da borracha dele kreanga tbm…[/quote]

Não sei o pq de tanto drama em relação ao barulho, pois já existem borrachas que dão o mesmo som de “recém coladas”…
E a tendência é aparecer mais e mais…

[]´s