Colas tóxicas foram proibidas a partir de ontem (26/05/07)

acho que o debate deixou de ser entre pró e contra abolição de colas tóxicas há bastante tempo… o debate real é como instituir a proibição.

pensem na questão fundamental do comércio de materiais, pensem, por exemplo, o que aconteceria com as vendas que sustentam economicamente (eu suponho) este nosso site querido se as colas rápidas fossem proibidas do dia pra noite :?

outro debate muito mais pé no chão pra gente é discutir materiais alternativos rsrsrs

Galera… e se usar Vipal e SOlvente? tbm eh proibido ne? o solvente e forte tbm. mas o vipal nao. La na escola mta gente usa… camada de solvente… camada de vipal… e mais uma camada de solvente. Pronto, a borracha ta turbinada. Pra falar a verdade, tiraram a graca mesmo, nao q tenis de mesa seja colar a borracha, mas fala q vc nao acha mto legal colar pra turbinar seu jogo? Bom como eu comecei esse ano, e ja proibiram, nao vo sentir tanta falta. Mas q eh mto mais massa colando, ah isso eh mesmo! E duvido q apartir de hj todas as escolas nao vao usar mais. E se usar essas colas aprovadas, e esticar a borracha na mao? nao eh a mesma coisa ne?

VIPAL SEMPRE FOI PROIBIDO, MESMO ANTES DESSA NOVA REGULAMENTAÇÃO. QUEM USAVA VIPAL E REDÚ SEMPRE AGIL ILEGALMENTE.

[quote=“Mazinho”:3vg8z4kg]CBTM manifesta-se. Cola rápida tá liberada…

http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll … 6&item=125

Abraços,

Mazinho[/quote]

Ah, agora entendi,

é proibido usar cola rápida, mas pode usar cola rápida

corta o tubo…

Mitidieri,

como a Federação Alemã se manifestou?

Abraços,

Mazinho

Bom, pelo menos temos o “ponto final” para questão, ou seja temos até 1º de Setembro de 2008 para irmos testando alternativas que substitua o o uso da cola, não é nada tão agravante, que tire o brilho do tênis de mesa, mesmo porque as colas a base de água devem produzir um efeito bem próximo das atuais colas.

Abraços,

Bob

[quote=“Mitidieri”:21mjpesh][quote=“Mazinho”:21mjpesh]CBTM manifesta-se. Cola rápida tá liberada…

http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll … 6&item=125

Abraços,

Mazinho[/quote]

Ah, agora entendi,

é proibido usar cola rápida, mas pode usar cola rápida

corta o tubo…[/quote]

é elementar: tão importante quanto decretar boas regras com a melhor das intenções é descer pro mundo real e criar condições para que sejam respeitadas.

  1. acho super razoável discutir se 1ºset2008 não é um prazo muito dilatado;
  2. qualquer jogador pode se adiantar à data limite por conta própria;
  3. proibir a partir de “ontem”, no brasil, traria conseqüências indesejáveis que poderiam muito bem ser superadas por um processo de transição.

[quote=“Mazinho”:1031a9zq]Mitidieri,

como a Federação Alemã se manifestou?

Abraços,

Mazinho[/quote]

Ainda não se manifestou, ou melhor, houve uma nota dando conta de que todas as decisoes serao tomadas em uma reuniao das federacoes estaduais nos dais 9 e 10 de junho, após a análise das respostas às questões que foram ou serão feitas à ITTF.

Assim que houver novidades sobre isso, dou noticias,

Abracos Mazinho

[quote=“Padawan”:28ayh5nt][quote=“Mitidieri”:28ayh5nt][quote=“Mazinho”:28ayh5nt]CBTM manifesta-se. Cola rápida tá liberada…

http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll … 6&item=125

Abraços,

Mazinho[/quote]

Ah, agora entendi,

é proibido usar cola rápida, mas pode usar cola rápida

corta o tubo…[/quote]

é elementar: tão importante quanto decretar boas regras com a melhor das intenções é descer pro mundo real e criar condições para que sejam respeitadas.

  1. acho super razoável discutir se 1ºset2008 não é um prazo muito dilatado;
  2. qualquer jogador pode se adiantar à data limite por conta própria;
  3. proibir a partir de “ontem”, no brasil, traria conseqüências indesejáveis que poderiam muito bem ser superadas por um processo de transição.[/quote]

Concordo em gênero, número e grau. Traria consequências em qualquer lugar do mundo.

Eu só tenho problema com a lógica dos textos. Mas sabe como é, eu aprendi que 1+1 é dois, e não que pode ser 3 ou 4 ou 5 dependendo da vontade do freguês.

Quando as palavras não tiverem mais sentido algum, então tanto fará como tanto fez se grunhimos como chipanzés, né José? Tudo se resumirá à vontade poder. Ganha quem falar mais alto.

[quote=“Mitidieri”:1eop8wpw]Concordo em gênero, número e grau. Traria consequências em qualquer lugar do mundo.

Eu só tenho problema com a lógica dos textos. Mas sabe como é, eu aprendi que 1+1 é dois, e não que pode ser 3 ou 4 ou 5 dependendo da vontade do freguês.

Quando as palavras não tiverem mais sentido algum, então tanto fará como tanto fez se grunhimos como chipanzés, né José?[/quote]

então concordamos sobre a pauta da discussão: como proibir… e desde que haja conversa e prestação de contas, pra mim, tá valendo.

não vejo NADA de errado com a flexibilização da regra desde que respeite algum prazo limite e funcione para superar as dificuldades reais das partes atingidas. não vejo nada de errado com esta lógica.

Não haveria nada de errado se o Presidente da ITTF não houvesse proibido explicitamente o uso de cola rápida e urgido os jogadores a agirem em acordo com a consciência.

Não me entenda mal. Eu sou totalmente à favor de se mantenha o curso planejado que e de pleno conhecimento de todos: proibicao à partir de setembro de 2008.

Eu só nao me sinto bem em participar de uma farsa, participacao que está sendo empurrada goela abaixo de todo mundo. O presidente finge que proíbe, todo mundo pisca o olho pra ele e finge que obedece. Não sei de você, mas pra mim não desce. Sabe porquê? porque se algo sair errado, os errados seremos nós.

exatamente:

a ittf se exime, a partir do dia 26.5, de qq responsabilidade pelo uso de colas tóxicas e urge todos os jogadores a pararem de usar colas contendo vcs. além disto, ela vai implementar em 1.1.08 (para juvenis) e 1.7.08 (para todo o resto) um sistema de tolerância zero em todos os eventos da ittf, com instumentos de teste etc. Uma ressalva: se, neste ínterim, uma autoridade médica reconhecida pela ittf comprovar a ligação entre um incidente grave de saúde e o uso prolongado das colas até então permitidas, o programa de tolerância zero será implementado imediatamente.

está tudo explicitado no anúncio da ittf:
http://www.ittf.com/_front_page/ittf_fu … ition_ID=&

sendo assim, o anúncio da cbtm me parece completamente de acordo com a ittf.

e concordo completamente com o que vc escreveu: a responsabilidade é e será nossa.

só mais uma coisa pra deixar claro meu ponto de vista: a ittf não proibiu nada, ela apenas se eximiu de qq responsabilidade retirando sua aprovação de todas as colas contendo vcs no mercado e anunciando um futuro programa de tolerância zero (este, sim, proibirá) em todos os eventos da ittf.

isto pq ela entende que embora as colas até então aprovadas contenham doses muito reduzidas de componentes tóxicos e não causem dano imediato se manuseadas adequadamente e em lugares ventilados, o seu uso prolongado pode causar efeitos negativos à saúde.

"Although it is felt by the Board of Directors that the current levels of volatile compounds in Glues used to affix rubber coverings to the table tennis blade are in very small quantities and if applied correctly in a ventilated area provide no serious health risk to the players, it is felt, however, that long term use of such glues may have negative health effects. "

Não desejo redirecionar os debates porém, devo responder a indagação do usuário Isaovet:
Não Amigo, não jogo pelo prazer de cheirar cola com solvente se era isso que você tão mal educadamente quis passar, até porque sei muito bem como proteger minha saúde, obrigado. Além disso, fazer uma comparação entre a cola que utilizamos para o jogo e a que os menores cheiram me parece descabida e fora do contexto esportivo, esse assunto esta mais para a área social que esportiva.
Voltando aos debates: Não acredito que os atletas profissionais irão facilmente aceitar essa impossição, há várias questões entrelaçadas aqui, como por exemplo, seus ganhos financeiros que cairão vertiginosamente pelo possível afastamento dos patrocinadores que não verão mais a beleza das jogadas de efeito quase impossíves, característica peculiar desse esporte.
Continuo com minha opinião, respeitando a dos outros, cola rapida faz parte do Tênis de Mesa como feijão e arroz.
Speed

agora, uma coisa a gente podia cobrar muito mais da cbtm: que usasse seu espaço pra conscientizar os mesatenistas dos malefícios potenciais das colas com vcs… mas isso deve ser contrário aos seus interesses econômicos imediatos :x

A não ser que a pessoa resolva beber cola rápida, ela realmente não mata ninguém diretamente. Muita gente tá falando que nunca viu ninguém morrer por usar cola rápida. Realmente, é provavel que você nunca veja mesmo. Substâncias tóxicas como a cola rápida tem efeito cancerígeno a longo prazo, e só afetam uma grande minoria mais sensível a essas substâncias. Mesmo assim, galera, essa grande minoria que pode ser afetada já justifica a nova regra. É isso.

[quote=“speed”:23hnogok]Não desejo redirecionar os debates porém, devo responder a indagação do usuário Isaovet:
Não Amigo, não jogo pelo prazer de cheirar cola com solvente se era isso que você tão mal educadamente quis passar, até porque sei muito bem como proteger minha saúde, obrigado. Além disso, fazer uma comparação entre a cola que utilizamos para o jogo e a que os menores cheiram me parece descabida e fora do contexto esportivo, esse assunto esta mais para a área social que esportiva.
Voltando aos debates: Não acredito que os atletas profissionais irão facilmente aceitar essa impossição, há várias questões entrelaçadas aqui, como por exemplo, seus ganhos financeiros que cairão vertiginosamente pelo possível afastamento dos patrocinadores que não verão mais a beleza das jogadas de efeito quase impossíves, característica peculiar desse esporte.
Continuo com minha opinião, respeitando a dos outros, cola rapida faz parte do Tênis de Mesa como feijão e arroz.
Speed[/quote]

xiiiiii
lá vamos nós…

indaguei porque vc deu a entender isso, má educação só vc viu.
cola com solvente é mesma coisa cheirando propositalmente ou involuntariamente, socialmente ou esportivamente.

hehe tudo mundo q fala respeita a opinião dos outros sempre quer dar uma alfinetada, não é mesmo?

é a melhor sintese da confusão toda , boa resposta.
acho q muita gente não leva em conta o quanto de solvente é usado por tenistas menores de idade, q não tem noção do risco. O amigo Speed já tem idade suficiente para saber dos riscos e deveria passar a essa juventude.
Sem maldade, paremos para pensar: quantas vezes num treino vc já viu um moleque colando sem nenhum cuidado? Imagine este moleque colando uma a duas vezes ao dia, 20 a 25 dias no mês! Imagine algo parecido com o cigarro, o cara não morre na primeira tragada, demora muito…

[quote=“isaovet”:m902dos8][quote=“speed”:m902dos8]Não desejo redirecionar os debates porém, devo responder a indagação do usuário Isaovet:
Não Amigo, não jogo pelo prazer de cheirar cola com solvente se era isso que você tão mal educadamente quis passar, até porque sei muito bem como proteger minha saúde, obrigado. Além disso, fazer uma comparação entre a cola que utilizamos para o jogo e a que os menores cheiram me parece descabida e fora do contexto esportivo, esse assunto esta mais para a área social que esportiva.
Voltando aos debates: Não acredito que os atletas profissionais irão facilmente aceitar essa impossição, há várias questões entrelaçadas aqui, como por exemplo, seus ganhos financeiros que cairão vertiginosamente pelo possível afastamento dos patrocinadores que não verão mais a beleza das jogadas de efeito quase impossíves, característica peculiar desse esporte.
Continuo com minha opinião, respeitando a dos outros, cola rapida faz parte do Tênis de Mesa como feijão e arroz.
Speed[/quote]

xiiiiii
lá vamos nós…

indaguei porque vc deu a entender isso, má educação só vc viu.
cola com solvente é mesma coisa cheirando propositalmente ou involuntariamente, socialmente ou esportivamente.

hehe tudo mundo q fala respeita a opinião dos outros sempre quer dar uma alfinetada, não é mesmo?

é a melhor sintese da confusão toda , boa resposta.
acho q muita gente não leva em conta o quanto de solvente é usado por tenistas menores de idade, q não tem noção do risco. O amigo Speed já tem idade suficiente para saber dos riscos e deveria passar a essa juventude.
Sem maldade, paremos para pensar: quantas vezes num treino vc já viu um moleque colando sem nenhum cuidado? Imagine este moleque colando uma a duas vezes ao dia, 20 a 25 dias no mês! Imagine algo parecido com o cigarro, o cara não morre na primeira tragada, demora muito…[/quote]

Concordo em genero, numero e grau.

Na boa speed, cola nã faz magica. Ajuda muito mas não faz milagre.
A comparação com o cigarro é muito pertinente. TUdo bme que desse jeito que está tudo sendo feito vai ficar uma porcaria até realmente proibirem. Bola fora da ittf.

Ok!!! tranquilo!!! Posso não concordar com algumas ponderações e isso seria pano para muita discussão mas, como não estou querendo que ninguém aceite como verdade universal - até porque isso não existe - o que penso sobre essa proibição, ficamos assim…ponto final.
Speed

como é q eles vão fazer para identificar se o atleta está ou não usando uma cola irregular?
o juiz vai cheirar a raquete?
ou o atleta será obrigado a colar a raquete nas dependencias de onde ocorrerá a competição?
ou o atleta pode colar em casa, e levar a raquete já colada para o ginasio?

acho que a fiscalização será muito complicada.