“COLAS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA”

A grande e dolorida verdade eh que nao havera nada que possa substituir as atuais colas rapidas.

Esta mudanca de regra (proibicao dos solventes organicos volateis) vai implicar na mais radical mudanca no TM, desde a introducao das esponjas. O TM vai mudar sua caracteristica.

E veja o detalhe: o nivel de volatilidade esta limitado no folheto, indepedente do tipo de solvente utilizado (organico ou nao organico).

“Volatilidade” se mede pela pressao parcial (PP) do solvente evaporado. Ora, se a PP for limitada nao importa se o solvente seja organico (leia-se derivados de petroleo) ou inorganico, o efeito sobre a esponja tambem sera limitado.

O que a ITTF quer de verdade, por tras desta justificativa de “limpar o esporte”, e diminuir a velocidade e o spin. Com isso eles acham que tornar o esporte mais palatavel ao grande publico.

Eu jah acho que o TM nunca sera um esporte de assistencia de massas, nao importa o que se faca. Por outro lado, esta regra vai tornar o esporte enfadonho para os praticantes e conhecedores.

Vai ser um tiro no pe da ITTF. Que merda.

by the way, adesivo eh a pior porcaria q existe.

mitidieri vc sabe dizer se o adesivo pode ser utilizado pra pino longo? e se 1x por ano pode-se retirar o adesivo , pra trocar o pino e colocar outro adesivo e outro pino na mesma madeira ou o adesivo pode tirar fibras da madeira ou algo semelhante? pois é um saco ter que colar pino de vez em quando, o adesivo seria uma benção ao pino.

bom jogando agora sem cola… o meu jogo naum ficou mais lento… nem mesmo diminuiu o spin… a unica coisa que tah acontecendo é a porcaria do cansaço… to cansando muito mais… muito mais mesmo… parece que a borracha tem cola e prende a bola… os drives fortes tem antes eu precizava dar um pequeno salto pra mandar ele estou “qause” dando um 180º de pulo… e isso cansa… (isso foi um exagero… mais que to tendo que girar o corpo muito mais eu estou)

será que tem como colar com cola lenta esticando a borracha em sei lah… algum tipo de maquina??? ehhehehehehhe TEM QUE TER UMA SAIDA!!!
(buáááá fora que o barulho da borracha sem cola é feio…)

A gente compra 10000000 de litros de cola, e estoca… uaHhAuaHuAhAU

Mas a Butterfly não fabricou uma cola à base de água?, essa cola também seria proibida??, porque???

mas todo tipo d cola vai ser proibido?!?! ateh a regular???

tiago, nao adiantaria comprar cola e estocar. o problema da cola rapida, nao é que vai sumir, a gente pode mesmo usa cola caseira, o problema é que vai ser proibida , nao adiantaria nada estocar. vipal e solventes nunca vao sumir, servem pra outras coisas tambem

esta havendo uma confusao entre a galera.

O que vai ser proibido e o uso de cola rapida FRESCA.

Vc vai ate poder usar a cola rapida, mas nao imediatamente antes do jogo.

quer dizer, vc cola e depois que o solvente evaporar totalmente, nao tem mais nenhum problema.

na verdade, a regra se aplica ao niveis de solvente NA BORRACHA

Mas depois de quanto tempo o solvente evapora completamente…, e quanto tempo dura o efeito de uma cola rápida ou fresca…, será que o efeito da cola ainda vai ser perceptível até o momento do jogo…

P.S.: Desculpa as reticências no lugar das interrogações, meu computador tá com problema, vou trocá-lo no final desse mês ou início do outro.

A estratégia é comprar borracha tensionada…tenho certeza q alguem ou alguma marca vao inventar alguma coisa q de uma certa forrma substitua a cola de igual pra igual…ouvi boatos q essa cola a base de agua existe naum sei se a bty vende mas acho q existe e falaam pra mim q demora mais ou menos 48horas pra secar.

D qualquer forma mudança é drastica,mas visando o melhor do esporte…

P.S. OS defensifos vao fazer a festa

Realmente, os defensivos vao fazer a festa, apesar de que eu mesmo, nao gosto de jogar sem cola

Por falta de disponibilidade sou agora escrevo sobre este assunto.
Passo às minhas experiências.
Quando comecei a jogar e durante muitos anos usei GOMA ARÁBICA (resina) de árvores que se dissolvia com água porque a cola(normal era cara) o resultado era bom embora para altura o jogo fosse mais lento que o actual. Depois passei para a cola nornm da BTY que hoje ainda uso.
Também já usei uma cola em spray para artes gráficas com o nome de BISON que resulta bem embora lenta.
Também já usei a fita castanha de dupla face 3M amarela que é a melhor de todas principalmente para colar picos longos s/mousse resulta bem, Já usei o filme da BTY e da Sportcontacto (Austrália) mas não me convenceram têm pouca aderência (a FEINT OX da BTY) trás já um adesivo potente muito diferente do anterior e dura muito. Por fim usei uma fita dupla face TESA branca cujo papel descolavel é branco que é muito boa. Estas experiências foram sempre para colar picos longos s/mousse, nas outras borrachas usei e uso cola normal.
Como jogador defensivo sou contra as colas rápidas e aí é que quero ver como é que os atacantes vão jogar com menos velocidade vai ser um espéctaculo de protestos.
Cump
Amilcar Maria

Mudando um pouco o direcionamento do tópico (p/ não ter que criar outro)… Alguém acredita que no Brasil a proibição da cola rápida vai “pegar”? E não só em rachas, mas até msm em campeonatos estaduais, copa Brasil, etc. Como farão p/ detectar se fulano está usando cola rápida ou não? Se depender da CBTM os juízes vão analisar as raquetes dos jogadores metendo o nariz e a partir daí desqualificar o atleta ou não.
Outra questão: o cara cola a raquete em casa e vai p/ o clube. Chegando lá os drives dele estão super rápidos e fazendo aquela barulhada típica de cola rápida. Vc vai se recusar a jogar contra ele por causa disso?

Acho que nao vai pegar, é proibido á ultilizaçao de solventes e qse tds usam…Nessa de o juíz meter o nariz é soh questao de passar um perfume no lado da raquete!rss

haha perfume foi boa. mas pelo que conversei com o mitidieri, ele disse que parece ser um processo caro, logo, pra fiscalizarem isso, teriam que cobrar mais ainda na inscrição, e ninguem iria. tem pessoas que ja não vao por achar caro.

Tb acho que as dificuldades de implementacao da regra serao herculeas no nosso querido Br.

E infelizmente, o maior prejudicado sera o proprio TM de mesa brasileiro. Explico. Aqueles que conseguirem atingir um nivel decente, passarao por um choque ao entrar em competicoes internacionais, nas quais o teste sera feito por imposicao incondicional da ITTF. Ai, depois de anos de apego aa muleta da cola rapida, o sujeito vai ter que se adaptar aa falta dela em curtos periodos. Aposto que nao vai dar certo.

Quem tiver pretensoes, para de usar. O mundo vai virar de cabeca pra baixo? Vai. Sera menos divertido jogar TM? Sera. Sera exigida mais tecnica dos jogadores? Definitivamente, sim.

Uma nova ordem surgira.

Abracos

cara… a bryce sem cola parece até uma sriver com cola… é muito ruim… a sriver sem cola intão é muito lenta mesmo… buáááá

tem que inventar uma cola rápida a base d’água… heheheeh

sriver com cola ruim? eu ja experimentei, e nao achei tao ruim assim, só achei meio ruim pra sacar, a cola era bem rapida, mas pra atacar, normal, e pra bloquear tambem. Vai ver porque a madeira era lenta. mas vejo as pessoas usando sriver colando, e nao acham ruim.

Hurricanes sem cola intao …Parece que ja tem cola a base de agua ,millenium chack,juic ecolo expander…Intao se puder usar essas colas á base de água aki no br vai continuar o msm jeito que está…

estas colas aa base de agua sao uma palida sombra das colas que se usam hoje em dia. havera dois caminhos: a ilegalidade ou a disposicao de desenvolver novas tecnicas adequadas aa nova realidade.