“COLAS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA”

“COLAS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA”

"Depois que a proposta feita pela Associação Japonesa em 2004 em Qatar para proibir o uso de solventes orgânicos voláteis na composição da cola usada para o tênis de mesa e aprovado pelo Conselho de Diretores, a ITTF criou um grupo de trabalho a fim implementar tal proposta. Um dos objetivos deste "Grupo de Trabalho da Cola” foi desenvolver uma especificação transparente na qual os fabricantes poderiam usar para desenvolver novas colas livres de solventes orgânicos voláteis. Esta especificação é uma revisão do atual Folheto Técnico T4B, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2006.”

Click no link abaixo para fazer o download ou a leitura do Folheto Técnico da Cola T4B em PDF. (4 páginas em inglês).
http://www.ittf.com/ittf_equipment/pdf/ … _Rev_2.pdf

O texto acima foi traduzido da notícia publicada no dia 14/11/2005 do site da ITTF veja o link:
http://www.ittf.com/stories/Stories_det … l&ID=8044&

[b]Apenas dois destaques do referido Folheto T4B

No capítulo 2 diz:

“…A partir de 1º de janeiro de 2006 novas colas somente receberão a autorização da ITTF se forem baseadas em solventes orgânicos não voláteis…”

Vale a pena salientar também o que exprime o Capítulo 4 sobre os riscos da cola que atualmente usamos no tênis de mesa vejam:

"Capítulo 4: Solventes orgânicos voláteis: riscos

Os solventes podem prejudicar nossa saúde em três maneiras, dependendo de como eles são introduzidos em nosso corpo:

Pela inalação: a maneira a mais importante, os vapores dos solventes no ar são respirados e atravessam facilmente dos pulmões para o sangue.

Pelo contato: os solventes atravessam diretamente da pele para sangue.

Pelo ingestão: os solventes podem ser ingeridos através da boca pelo contato com as mãos, etc…"

É isto aí amigos “é melhor prevenir do que remediar”

Abraços a todos

Paulo Noya[/b]

Bom tópico Paulo, fiquei sabendo que o que deve rolar é um adesivo, que ficará entre a madeira e a esponja.

Mais ainda não vi nada parecido a venda.

Abraços,

Bob

Me desculpem,
Não existem colas não tóxicas ?
Se usarmos borracha com adesivo, com o tempo este adesivo não vai
se estragar ? Perderíamos a borracha muito mais rápido que com cola.
O prejuizo da saúde é em função do tempo de exposição da pessoa com o cheiro da cola tóxica. Em uma partida a cola emite gases ?
Ou isto, como outras coisas que vemos tem relações comerciais ?
Vender …Vender … Vender …
ESTOU CONFUSO !

[quote=“Bob-Marelli”:1369yllm]Bom tópico Paulo, fiquei sabendo que o que deve rolar é um adesivo, que ficará entre a madeira e a esponja.

Mais ainda não vi nada parecido a venda.

Abraços,

Bob[/quote]

Olá Bob

A tradução literal título da notícia é “ADESIVOS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA” que foi traduzido por mim como “COLAS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA” porque um adesivo, na realidade, não deixa de ser um sinônimo de cola. Também no Folheto Técnico T4B, no Capítulo 2 no Item 3.2.4.1 há a hipótese de ser lançada (uma lâmina, folha ou placa) de pressão adesiva, acredito no caso deveria ser de dupla face para aderir a borracha à madeira.

Abraços
Paulo Noya

[quote=“PauloNoya”:gjl4aqkt]há a hipótese de ser lançada (uma lâmina, folha ou placa) de pressão adesiva, acredito no caso deveria ser de dupla face para aderir a borracha à madeira.

Abraços
Paulo Noya[/quote]

Isso que fiquei sabendo que iria tipo predominar…, não foi com base neste artigo, tem umas 3 semanas mais ou menos que ouvi isso.

Abraços,

Bob

Desculpe a ignorância se estiver falando besteira, mas… pelo que me consta, parece que a butterfly conseguiu produzir uma cola à base de água, é verdade ou não… Essa cola não seria permitida não…,

por favor, se puderem me esclarecer

[quote=“Bob-Marelli”:359epqbp][quote=“PauloNoya”:359epqbp]há a hipótese de ser lançada (uma lâmina, folha ou placa) de pressão adesiva, acredito no caso deveria ser de dupla face para aderir a borracha à madeira.

Abraços
Paulo Noya[/quote]

Isso que fiquei sabendo que iria tipo predominar…, não foi com base neste artigo, tem umas 3 semanas mais ou menos que ouvi isso.

Abraços,

Bob[/quote]

Desde 2004 que a Associação Japonesa propôs a modificação da composição das colas no tênis de mesa, a ITTF criou um grupo de trabalho e este grupo desde aquela época, vinha elaborando as novas normas que resultaram no Folheto Técnico T4B, que foi publicado no dia 14/11/05, para que estas normas entrem em vigor 1º de janeiro de 2006.

Logo você deve ter lido ou ouvido alguma coisa sobre este assunto, porque sempre vazam algumas informações, durante a preparação de um projeto.

Abraços

a questão é… todas as colas rápidas tem solventes proibidos… tipo, as colas butterfly, ou as colas da yasaka ou da hobby… todas elas possuem solventes orgânicos voláteis na composição???

[quote=“PauloNoya”:2osc8och]
Olá Bob

há a hipótese de ser lançada (uma lâmina, folha ou placa) de pressão adesiva, acredito no caso deveria ser de dupla face para aderir a borracha à madeira.

Abraços
Paulo Noya[/quote]

Acho que esse adesivo já existe. Veja se não é o que a Butterfly Argentina vende

[]´s

Alexandre

A BTY é a única marca que tem um adesivo desse tipo. Se chama New Quick e eu já usei p/ colar pino seco, mas borracha comum eu não tenho coragem.

Para ver a foto da New Quick, que é uma folha transparente com 0,05 mm de espessura com adesivo dos dois lados para fazer uma colagem rápida e fácil da borracha na madeira e que custa somente US$ 2.00, clique no link abaixo:

http://www.butterfly-argentina.com.ar/

Você terá acesso à página de entrada do site da Butterfly Argentina, nesta página clique clique em:

Ir directo a la Lista de Precios sin frames

Role para abaixo esta página com os materias e preço até encontrar a palavra:

PEGAMENTOS

Aí você clica finalmente em:

Butterfly New Quick (lámina autoadhesiva) ITTF

P. S. - Este processo todo é porque o site da Butterfly Argentina não permite que se faça link remoto de imagens e aquivos.

Eis o link:

http://butterfly-argentina.com.ar/Butte … _Quick.JPG

Esse adesivo cola a borracha por quanto tempo???

obs: ao invés de clicar diretamente no link, copie e cole o endereço no seu navegador e pronto!!

Pois então, dentro desta nova “ideia adesiva” estão sendo fabricadas madeiras diferentes as que estamos acostumados a ver, me parece que elas vem com um laquere especial, como se fosse uma cobertura em cima da madeira, pois esse adesivo, deve, ao que tudo indica ser muito forte, e com certeza nas madeiras normais tirariam lascas das mesmas com muita facilidade, não tenho certeza mais acho que a Kreanga Carbon já tem esse novo processo, no Brasil, a KWS já adotou essa nova “laqueadura”, digamos assim, em sua madeira Skarine Carbon.

Abraços,

Bob

Pela eternidade. É daquele caso dos 2 tipos de esparadrapos: o que não gruda e o que não sai. New Quick é o esparadrapo que não sai.

[quote=“PauloNoya”:2epm2lhy]

P. S. - Este processo todo é porque o site da Butterfly Argentina não permite que se faça link remoto de imagens e aquivos.[/quote]

Tinha que ser site de argentino :evil:

sera q esses adesivos tem algo pa dxr a raqute rapida por longo tempo…

esse adesivo cola pino longo? o que eu uso vive descolando. mas e aí, será que tem como trocar a cada 7-10 meses? é o tempo que eu pretendo trocar o pino. deve existir alguma maneira de remover esse adesivo.

pelo que consta no site a andro já tem esse adesivo tambem , no site esta 1,50 euro
mais barato vai ser , agora a qualidade do produto e até essa medida chegue até todo lugar do mundo ainda demora demais
segue o link do site da andro
http://www.andro.de/en/kleber_reiniger/zubehoer.php

SERÁ Q ESSE ADESIVO DARA VELOCIDADE E EFEITO COMO AS COLAS RAPIDAS? heheheh
OU O TEMPO DAS PORRADAS E EFEITOS JA ERA??

to ficando meio doente… a bryce sem cola rápida parece um plastico… é muito lento… eu kero mais velocidade, meu jogo tah ficando cansativo d+, (drive,drive,loop,drive)… isso acaba desanimando…
Alguem com informações adicionais sobre cola sem solventes orgânicos não voláteis (que sejam rápidas???)