Classineta (DEFINIÇÕES)

Beleza, galera!!!

Agora essa é para os iniciados e entendidos mesmo em tênis de mesa: 8O
Mitidieri, Kyo, Nakata, Kayroz, etc… É de voceês que eu estou precisando agora… :cry:

Qual é o fundamento das borrachas para os jogadores classineta?
No back vai borrachas macias?
E o no fore? Usa-se borrachas mais duras?
O caneta japonês é altamente explosivo em sua ofensividade, certo?!!!
E o classineta, como é seu jogo? O controle é favorecido ou é prejudicado?
Quais são as borrachas ideais?
E a raquete? Como deve ser?
Privilegiando o controle ou a velocidade?
Quais são as melhores marcas e modelos de raquete para o estilo classineta?
E além dos chineses: Wang Hao, Liu Guoliang e Ma Lin; quem são os grandes nomes do tênis de mesa que são classinetas?

Grato a todos que ajudarem,

Thunder_Ball.

em geral, usa-se madeira off- macia e borracha dura no forehand com borracha regular no back, tipo Sriver ou Mark V.
mas não é regra, vide o Hugo Hanashiro, que usa uma Petr Korbel com Bryce no forehand, o back eu ñ sei.

Pro fh eh importante enfatizar o controle. Porque? Porque o classineta tem que dominar o jogo curto com maestria, pra ter sucesso.

Pro bh eh mais importante velocidade. Porque? Porque o classineta procura sempre atacar com o bh. Pra bloquear, pode-se usar o lado do fore (coisa que o WH nao faz, mas o ML e eu fazemos muito bem ).

Tanto pro fh quanto pro bh spin eh muito importante. Nao precisa explicar por que neh?

Traduzindo em borracha: chinesa no fh e japonesa no bh.

As hurricanes representam o estado da arte em borracha chinesa com caracteristica de controle, spin e boa velocidade quando chamada na xinxa. Pras borrchas japonesas, o estado da arte sao sao as srivers e afins com dureza media, que oferecem spin mecanico e bom controle. Mas pra aprender o bh do classineta eh melhor borracha macia, principalmente se a madeira for mais rapida do que a extra. Eu uso macia ateh hoje e comecei hah 2 anos e meio.

Cola eh fundamental, tanto no fh quanto no bh. Borracha colada alem de mais rapida, tem mais sensibilidade.

Madeira (da mais lenta pra mais rapida): yasaka extra, stiga offensive classic (sem wrb) e avalox 555 sao o supra-sumo. As 3 sao feitas na mesma fabrica, da stiga.

Thunder_Balln[quote]Beleza, galera!!!

Agora essa é para os iniciados e entendidos mesmo em tênis de mesa: 8O
Mitidieri, Kyo, Nakata, Kayroz, etc… É de voceês que eu estou precisando agora… :cry:

Qual é o fundamento das borrachas para os jogadores classineta?
No back vai borrachas macias?
E o no fore? Usa-se borrachas mais duras?
O caneta japonês é altamente explosivo em sua ofensividade, certo?!!!
E o classineta, como é seu jogo? O controle é favorecido ou é prejudicado?
Quais são as borrachas ideais?
E a raquete? Como deve ser?
Privilegiando o controle ou a velocidade?
Quais são as melhores marcas e modelos de raquete para o estilo classineta?
E além dos chineses: Wang Hao, Liu Guoliang e Ma Lin; quem são os grandes nomes do tênis de mesa que são classinetas?

  • alem dos chineses tem os hong kong q eh msm coisa q chines (leung chu yan nunk esteve taum bem qto agora, li ching esse ano alcancou sua melhor fase tbm e o ex-numero 1 de hong kong ko lai chak tbm esta bem, ams jah esteve melhor q isso)

  • marcas tem um monte, mas o pessoal geralmente usa mais stiga/yasaka (msm fabrik) e em menor qtdd butterfly e nittaku…o modelo o pessoal tah pegando geralmente madeira de 5 folhas sem carbono

  • acho q privilegiando a velocidade controlada

  • a raqt preferencialmente deve ter a borracha de tras mais fina p/ a raqt naum fik mto pesada…e p/ facilitar os golpes de RPB curtos de raspagem, eh mais propicia uma borracha japonesa mole (c/ excecao dos chineses q usam sriver)…a borracha da frente fik a seu gosto (mas de preferencia prefira uma q naum seja mole

  • sobre essa forca do classineta o kay definiu bem em outro post…ele diz q o classineta naum consegue ser taum agressivo como o caneta quadrada, entaum ele se aproveita bem da forca do oponente e diminuindo o tempo de reacao do adversario…entaum ele compensa essa relativa perda de forca diminuindo o tempo do adversario de pensar e preparar juntando a forca (impossibilitando do adversario abrir mto o braco p/ arregaca-lo)

  • a forma de jogo depende do jogador…geralmente eles taum jgoando igual a um caneta normal soh q qdo ele precisa do RPB ele solta…

Ma Lin: usa o maximo de forehand possivel, soh usa RPB qdo num dah mesmo (ele dah no maximo 2 por set, c/ excecao do jogo em atenas contra waldner q era uma variacao estrategica), sendo o RPB de controle (e naum de definicao)…ele bloqueia de shoto c/ a face de cima/de frente…ele joga u poko mais perto da mesa q os demais…define o ponto rapidamente c/ excecao qdo eh RPB…e nunk solta 2 RPB seguidos…ele dah 1 e jah vira de forehand

Wang Hao: usa forehand em td menos qdo tah desequilibrado e num eh uma posicao favoravel, daih ele usa RPB (bem masi q o ma lin)…ele jah solta RPB mais fortes q ma lin e pode chegar a dar mais q 1 RPB seguido…ele bloqeuai c/ a borracha de tras…c/ excecao da 3a bola (q eh matadora) ele joga um poko mais afastado (meia distancia) do q o ma lin…entaum na 3a bola ele atua como ma lin, mas na sequencia ele atua a meia distancia abrindo dos 2 lados c/ drives rapidos e pesados, entaum o kra num consegue contra atacar direito essas bolas…

Leung Chu Yan: Joga igual Wang Hao soh q a diferenca eh q ele num tem uma 3a bola taum forte, entaum ele num define os pontos rapidamente…entaum td ponto ele tem q dah 2, 3 drives…esse kra lembra um poko o kojima jogando sempre dando 500 drives por partida…

Li Ching: num tem nada de diferente na sua tecnica p/ ser analizado individualmente

Ko Lai Chak: parece um poko c/ Qin Zhi Jian…

Arregaçou na explicação, hein Kyo? Num deixou quase nada pra falar…
Mas tá beleza. Eu particularmente, em matéria de classineta tenho no Ko Lai Chack e no Li Ching os meus favoritos. Por causa do forehand muito mais potente em relação aos outros.
Eles, sim, pra mim são o melhor dos dois mundos: forehand igual ao da caneta japonesa e back quase igual ao do clássico. E isso se dá por um motivo bem simples: enquanto Wang Hao e Ma Lin usam madeiras OFF- de 5 folhas boas para controle e efeito, Ko Lai e Li Ching usam, Stiga Titanium 5.4 e Carbo 7.6, que são duas das mais rápidas madeiras do mundo. Então o forehand deles tem muito mais velocidade do que o da caneta chinesa atual, parecendo mais com o da caneta japonesa.
Os dois usam DHS Hurricane 3 no forehand e Stiga Mendo MP MAX no back.

Eu jogo classinet a pouco tempo e gostei muito da Taksim da BTY.
E Sriver FX(macia) no bh é muito boa.
Bryce FX na frente também é recomendável.

FAlo

[quote=“GAND1N”:35ah0vgw]Eu jogo classinet a pouco tempo e gostei muito da Taksim da BTY.
E Sriver FX(macia) no bh é muito boa.
Bryce FX na frente também é recomendável.

FAlo[/quote]
Os feras já disseram tudo, então eu só vou enfatizar esse post do Gandin. A única coisa que foi dita que eu não concordo é sobre a necessidade de borracha chinesa no forehand. Pode-se muito bem usar japonesa, por que não? Essa combinação que o Gandin citou me parece excelente e até pretendo adotá-la num futuro próximo. Já disseram que o Hana usa Bryce comum no fore e tbm é uma ótima opção.
O ideal msm seria uma borracha que tivesse as características de viscosidade das Hurricanes e efeito catapulta das Bryces, mas isso obviamente não existe. Então, optar por uma Hurricane ou uma Bryce no forehand depende do estilo que cada jogador classineta preferir adotar.

[quote=“Nakata”:2g4xx1ma][quote=“GAND1N”:2g4xx1ma]Eu jogo classinet a pouco tempo e gostei muito da Taksim da BTY.
E Sriver FX(macia) no bh é muito boa.
Bryce FX na frente também é recomendável.

FAlo[/quote][/quote]
O ideal msm seria uma borracha que tivesse as características de viscosidade das Hurricanes e efeito catapulta das Bryces, mas isso obviamente não existe. quote]

O Chuan Chi Yuan jah tentou fazer usando Topsheet chinesa + sponja da bryce, mas obviamente eles num conseguem reproduzir o efeito pre-tensionado q eles fazem na fabrik neh…entaum fik a cargo da cola esticar a borracha…

Ai Kay, esta eh a propaganda oficial da Stiga, que patrocina os dois. Mas nas fotos que eu vi deles, eles usavam a offensive classic.

realmente, sempre vi videos deles c/ “raqt de pau”

Bem, a Stiga é uma das maiores mentirosas, junto com a Joola.

Mas eu reparei nisso, por causa do Mundial de 2003, no jogo do Ko Lai contra o Wang Hao, parecia que ele tava usando uma Yasaka Gatien Carbon ou Offensive, ou uma Stiga Clipper, ela tinha escudo vermelho. De lá pra cá, acho que ele trocou de madeira, por que na final de duplas contra Wang Hao e Kong Linghui no Pro Tour da Coréia do Sul, reparei na raquete e era outra, mas não a Offensive Classic, e pelo som ( bem duro e metálico) em alguns golpes, especialmente em um harau do 4 set o som sai bem duro, como a minha KCZ sem cola.

O Ko usava a Yasaka Offensive antes. ela tem cbo preto com riscos amarelos e vermelhos e selo vermelho.
O som do arquivo que vc viu podia estar distorcido, ou o som era mesmo de uma borracha com muita-muita cola . (Apenas possibilidade que valem a pena ser consideradas)

Eu vi pela TV. Eu acredito que ele continue usando a Yasaka Offensive ou tenha trocado pela Stiga Carbo 7.6 mesmo. Não é muito relevante o fato de ele e o Li Ching serem fotografados pela Stiga para a Stiga usando Offensive Classic, ela já se contradiz no próprio site…

E a raquete que eles escolheram em cima da mesa onde estavam todos os modelos… eh o q eu imagino

Algumas fotos para serem examinadas:
Singapore Open2004

Atenas 2004

Korea Open 2004 (Ko Lai com mesma raquete do Singa Open2004)

Italian Open 2002 (Yasaka Offensive, cabo escuro com escudo vermelho)

Atenas 2004

Leung Chu Yan: esse cara, sim, usa Stiga Offensive Classic WRB CN!

Olá! Desculpe-me estar postando esta mensagem no respectivo topico. Kayroz! Vc está usando sua madeira Kcz? Caso negativo, tem interesse em vendê-la para mim? Por favor, de uma pensada e retorne. Até mais!
=P

Eu já tive uma madeira chinesa igualzinha a do Leung, mas não gostei muito não… Não sei se era pelo formato das Stiga (+ redondo que as Yasaka) ou se era pela leveza da madeira, pois eu adquiri uma com 77g. Só sei que a batida ficava 1/2 xoxa e olha que eu usava 2 Hammond 2.1! Depois eu troquei p/ a Yasaka Offensive e ficou bem melhor, mas tbm a bichinha pesava 98g. Agora eu estou pensando em migrar p/ uma Donic de fibra de carbono (Persson Powerfibre). Tem um peso ideal, +ou- 85g, mesmo formato das Yasaka e sweet spot grande, segundo o fabricante. Antes que perguntem, eu não gostei muito da Yasaka Extra, achei lenta, mesmo usando Cermet com cola.
Já as Avalox não me agradam no grip, acho desconfortável. Alguma outra sugestão?

Algo a dizer sobre a Nittaku Wang Hao?

É mesmo! Eu tinha me esquecido da Wang Hao. Mas tem um porém: ela é parecidíssima com a Extra. 5 folhas só de madeira, sendo que a folha central é que muda. Enquanto na Extra ela é predominante (+ grossa), na WH as 3 folhas centrais têm espessuras parecidas. Não sei o resultado prático disso, mas não estou a fim de pagar 75 dólares só p/ experimentar uma raquete que eu desconfio que seja semelhente (ou até + lenta que) a Extra. Por isso eu citei a Persson, penso que deva ser bem + veloz que uma só de madeira… Se bem que os fabricantes enganam muito.

valeu pela pesquisa, Kay.
A madeira do Ko parece mesmo a Tit 5.4.
Mas a madeira do Li Ching nao ta dando pra identificar.

Nakata, c tah perguntando por uma madeira pra classineta? Pq se for, o shape da avalox eh IDENTICO ao shape da extra, e de todas as outras canetas da Stiga. Da Donic, vc jah deu uma olhada na Waldner Senso Carbon? E a madeira que o waldner jogou nas olimpiadas e tem versao caneta. Preco, 49 euros, se nao me engano.