Chop c/ Pinos Longos

Eae galera, estou em uma dúvida a um bom tempo sobre o Chop “cozinhada” com pinos longos, ja tenho conversado no msn com uma galera e pesquisando, treinando e treinando mas ainda n cheguei a lugar nenhum…
Bom vamos la…
Como jogo no estilo de kateiro vou explicar a situação :lol: …

Situação: Adversário saca corrido, dou um katinho, ele faz 3a., dou um kato, adversario cozinha a bola no meu backhand ! EIS Aqui a dúvida, Se eu cozinhar com o pino longo a bola vai inverter o efeito… Tudo estaria a mil maravilhas até perceber que essas cozinhadas com pino do Joo Se Hyuk, Park Mi Young e Kim Kyung Ah não invertem, voltam com efeito pra baixo e PESADO!!! única coisa que eu consegui fazer para o efeito ser semelhante foi girar a raquete para a lisa e cozinhar… mas se alguém souber como os 3 fazem, por favor help !!!

Bom desde já agradeço a atenção galera !
Meu material é JSY FL + T64 FH + Curl P1-R 0.5 BH

vlw Abraços

acho q o salatiel pode lhe explicar melhor :slight_smile:

Senhores, estou com o mesmo problema do Mmakoto. A cozinhada com o pino é uma trajédia. Quase certeza de eu entregar o ponto, pq a bola vai mortinha, mortinha. Com a borracha lisa eu consigo mandar a bola com bastante “peso”. Mas com o pino…

Alguem pode nos esclarecer a técnica correta?

tira pra parte lisa…kkk é o único jeito enquanto não aparece nenhum kato por aqui…

Eu nao sou cateiro mas sei la tenta só encosta na bola pq como n tem muito atrito vai devolver o efeito (acho que é isso).
tem um no meu clube que da batida com pino longo e n da kato hoaeaoehae é osso jogar com ele

bom, não sei oq seria essa “cozinhada”. cada região tem seus próprios termos, o ideal seria usarmos os termos genéricos para que todos entendam… enfim, pelo menos até onde eu sei, os pinos longos não produzem nada de efeito, e é exatamente por esse motivo que conseguem inverter o efeito, que na verdade ele não é invertido, a bola apenas continua girando para a msma direção mas que ela voltando parece ter invertido. se vcs forem sacar com o pino tbm não vao conseguir colocar nada de efeito.

abrs!

a entao tava certo oq eu pensei ^^

cozinhada aqui em SP é tsutsuki , um mini kato perto da rede.

Olha, eu acho que infelizmente não existe termo genérico no tênis de mesa heheheheheheeh. Isso é um problema sério cara: cada um entende por um nome, e muitas vezes cria-se novas denominações locais tb. Mas enfim, tem o tsutsuki (como disse o edusena), tem o push, e deve ter até mais. Espero ter esclarecido com os termos adicionais hehehehehe.

O que acontece é que a “inversão” que se considera é dada pela perspectiva do adversário. Afinal, se vc está do outro lado, a situação realmente se “inverte” para vc, pois vc envia com um efeito para baixo e recebe de volta com efeito para cima. Mas obviamente vc tem razão ao dizer que, em termos de rotação, o bola mantém o mesmo sentido.

Narita:
Vendo vc jogar, não parece que vc tem esse problema hahahahahah. Mas vai fazendo o improviso com a lisa enquanto não resolve o problema. Já que eu não jogo com vc mesmo, espero que consiga logo a solução. Apesar de que isso não ia fazer diferença no caso de um confronto: eu ia tomar sarrafo do mesmo jeito hahahahahaahah.
Abraços!!!

[quote=“Alcir”:1fsltizg]
Olha, eu acho que infelizmente não existe termo genérico no tênis de mesa heheheheheheeh. Isso é um problema sério cara: cada um entende por um nome, e muitas vezes cria-se novas denominações locais tb. Mas enfim, tem o tsutsuki (como disse o edusena), tem o push, e deve ter até mais. Espero ter esclarecido com os termos adicionais hehehehehe.[/quote]

ah, generico quis dizer usar termos em ingles, que eu acho que todos conhecem… foi mal não ter sido claro.
abrs

cozinhada = mesinha, underspin, tsutsuki… etc…
Agora, achar que pino longo nao produz efeito… bem… ai já é demais…
Será mesmo que nao se consegue “por efeito no saque” com pino longo ? … rs…
Fico imaginando como o pessoal treina por ai…
[]'s

Consegue mas nao é igual uma lisa

Tudo depende do nível de técnica que vc tem…
O problema que o referencial das pessoas, depende muito do nível técnico.
Mesmo borrachas "denominadas ANTI - XXXX"geram “efeito” se aplicar a técnica correta.
Qualquer tipo de borracha tem vantagens e desvantagens dependendo do tipo de jogo.
Ai é que está a beleza de se jogar tênis de mesa, técnicas variadas, estilos variados e tb variação no material.

Ah dá sim viu!!! E eu como fácil hahahahaahahah.
Mas é sério mesmo. O cara que domina o pino longo direitinho e consegue um saque de qualidade com ele, mata o adversário. A bola parece que cria vontade própria e faz uma trajetória “por ela mesma definida” hahahahahah. Joguei com o Valter Yoshihara (inclusive fiquei contente quando vi que ele ficou em 3º no Veterano do Paulistão) há uns dias atrás e o cara pisou em cima de mim como se eu fosse uma bituca de cigarro hahahahahah. Era impressionante o domínio que ele tinha sobre o pino longo, o que sabemos que é algo muito difícil.
Enfim, creio que a questão é saber retirar as vantagens de cada material da melhor forma. É óbvio que não adianta querer fazer com um pino longo o que se faz com uma lisa, com o mesmo método. Mas procurando a melhor forma, vc pode criar dificuldades talvez até maiores para o seu adversário. No meu caso, quando eu vejo que o adversário usa pino longo, sujo o short hahahahahahahahha.
Abraços!!!

No Acrepa (que sei que é onde vc joga), tem pessoas que usam relativamente bem o pino, caso por exemplo do Mauro Ikeda.
Porém, deixando os kateiros de lado, veja o Hugo Suzuki que tem um interessante (e chato) jogo…
Ele impoõe grandes dificuldades aos adversários.
Nos Jogos Abertos em SCS, ganhou de ninguém menos que o Diogo Kosaka (tarefa nada fácil convenhamos)…
[]'s

[quote="Doc_SPAgora, achar que pino longo nao produz efeito… bem… ai já é demais…

[]'s[/quote]

qndo disse que “não daria efeito” quis dizer que não é quase nada comparando a uma lisa… o pino teria um efeito de 10% em relação a uma lisa… praticamente nada. só uma generalização.

vlw

[quote=“Bernardo070691”:29wgqhgl]qndo disse que “não daria efeito” quis dizer que não é quase nada comparando a uma lisa… o pino teria um efeito de 10% em relação a uma lisa… praticamente nada. só uma generalização.
vlw[/quote]
Bem, só pq algumas pessoas nao conseguem, nao quer dizer que nao é possível.
10% ? bem, com toda a certeza, tem pessoas aqui mesmo no Brasil que conseguem bem mais que isto…
Como disse, é preciso ter técnica e conhecimento.
Achar que o mesmo movimento mecânico que se usa num material, produzirá o mesmo que em outro completamente diferente, nao dá…

[quote=“Doc_SP”:3esxrcha][quote=“Bernardo070691”:3esxrcha]qndo disse que “não daria efeito” quis dizer que não é quase nada comparando a uma lisa… o pino teria um efeito de 10% em relação a uma lisa… praticamente nada. só uma generalização.
vlw[/quote]
Bem, só pq algumas pessoas nao conseguem, nao quer dizer que nao é possível.
10% ? bem, com toda a certeza, tem pessoas aqui mesmo no Brasil que conseguem bem mais que isto…
Como disse, é preciso ter técnica e conhecimento.
Achar que o mesmo movimento mecânico que se usa num material, produzirá o mesmo que em outro completamente diferente, nao dá…[/quote]

uhmm… estou curioso agora, qnto então daria em relação à lisa? e como seria esse movimento, não é raspando e sim empurrando pra frente? ou é só questão de pura sensibilidade?
só para eu ter uma ideia…

Respondendo o "mmakoto
" o movimento que se deve fazer é empurrar a bola como se estivesse batendo nela só que numa velocidade bem menor.Ah o pino produz 12% de efeito comparado com uma borracha lisa

Em relação ao efeito do pino discutido ai em cima, eu não sou ngn para falar nada não… Porém, acho q ngn no mundo consegue dar “puxadas” com mta velocidade e efeito de Drive e Topspin, pq o material naum eh feito para isso… E quanto ao saque, acho q um saque MTU PESADO eh quasse impossivel tbm, porem existe outros jeitos de dificultar sem ser botando peso no saque… Estou certo? :slight_smile:

Se bem me lembro, o mmakoto já achou a resposta que procurava…
A tempos que nao conversamos no msn, mas se ele passar por aki e postar a ““solução””, seria legal aos cateiros de plantão…ehehehehe

Em tempo: Cateiro que faz tsutsuki tanto metendo peso quanto tirando é um pé no saco!..rsss

[]´s